Mais sobre: As 7 melhores excursões a partir de Quebec
O Québec é uma cidade que combina modernidade e história, pois a cultura contemporânea convive com as tradições dos povos originários. Se já passou vários dias na cidade e sabe tudo o que há para ver e fazer no Quebeque, mas ainda quer ficar mais tempo nesta cidade cosmopolita, ficará feliz por saber que há muitas maravilhas para descobrir nos arredores.
Altas cascatas, trilhos rodeados de florestas, aldeias históricas, cruzeiros de observação de baleias... Estas são apenas algumas das excursões que pode fazer a partir do Quebeque para aproveitar ao máximo a sua estadia nesta cidade canadiana.
1. Ver as cataratas de Montmorency e a aldeia de Beaupré num passeio de um dia

Um dos lugares mais recomendados para visitar perto de Quebec é a cidade de Beaupré, onde se encontram as famosas Cataratas de Montmorency, que têm 83 metros de altura. Para as ver, pode participar numa visita guiada de meio dia com transporte incluído, que também o levará a outros locais de interesse na cidade, como a Basílica de Sainte-Anne, um ícone arquitetónico da cidade.
A joia da coroa destas excursões é, sem dúvida, as Cataratas de Montmorency, situadas no Parc de la Chute-Montmorency. Há trilhos que o levam até às quedas de água para as admirar de perto e até ao teleférico, de onde pode apreciar a vista panorâmica das quedas e da natureza circundante. As excursões incluem normalmente tempo livre para desfrutar deste tesouro natural.
A Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré é considerada o segundo centro de peregrinação mais antigo da América do Norte e uma visita ao Museu de Albert Gilles, um famoso artista de estampagem em cobre que fez as portas da Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré e outras peças de arte em igrejas do Quebeque, está também normalmente incluída na visita guiada.
Durante toda a visita, será acompanhado por um guia local especializado que poderá enriquecer a experiência com informações sobre a cultura e a história de Beaupré e os seus tesouros naturais.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 61 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 4 horas e meia.
- Meio de transporte: autocarro.
2. Maravilhe-se com uma excursão de cruzeiro de observação de baleias

Perto do Quebeque encontra-se o Parque Nacional Marinho Saguenay-Saint Lawrence, um dos melhores locais do mundo para a observação de baleias devido ao grande número de animais aquáticos que habitam as suas águas. As excursões realizam-se normalmente num navio de cruzeiro, que o leva para perto da zona de observação. Há também a opção de ir numa lancha rápida para se aproximar das baleias e vê-las de perto sem as perturbar.
Estas excursões são normalmente efectuadas com um guia especializado que lhe poderá dar a conhecer todas as espécies e o ecossistema marinho. Para isso, é preciso reservar um dia inteiro, pois a experiência costuma durar cerca de 11 horas.
Entre as baleias que se podem avistar estão a baleia azul, com cerca de 31 metros de comprimento e cauda azul, a baleia de barbatana ou rorqual, que se caracteriza pela sua enorme mandíbula, e a baleia beluga, que se destaca pelo seu fantástico canto.
Tenha em conta que a melhor altura para ver baleias é no verão, entre os meses de maio e outubro, embora a baleia beluga e numerosas espécies de aves e outros peixes possam ser vistos durante todo o ano. Não há dúvida de que este passeio é um dos melhores passeios de barco no Quebec, pois é uma experiência apreciada por pessoas de todas as idades.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 180 euros para adultos e cerca de 160 euros para crianças com menos de 13 anos.
- Duração: cerca de 11 horas.
- Meios de transporte: barco de 3 andares e lancha rápida para se aproximar das baleias.
3. Trekking e esqui no Parque Nacional Jacques Cartier.

Se gosta de desporto, pode juntar-se a esta experiência de trekking e esqui no Parque Nacional Jacques-Cartier, uma área protegida situada a 45 minutos do centro da cidade do Quebeque. Aí poderá descobrir as maravilhosas vistas dos seus miradouros, aprender sobre a sua flora e fauna e percorrer os seus trilhos com um guia especializado que lhe mostrará as florestas nevadas numa excursão para pequenos grupos.
A melhor altura para fazer esta excursão é no inverno, que vai de dezembro a março no Quebeque. As empresas de excursões costumam fornecer-lhe todo o equipamento de esqui, raquetes de neve e bastões necessários para que possa fazer a caminhada sem qualquer inconveniente. Além disso, estas excursões são geralmente efectuadas em pequenos grupos de pessoas acompanhadas por um guia experiente, garantindo assim uma experiência segura.
Durante as caminhadas pelos trilhos do Parque Jacques-Cartier, terá muitas oportunidades para apreciar as vistas do Vale Glaciar Jacques Cartier e do Rio Jacques Cartier. Além disso, a partir dos trilhos, poderá observar animais nativos como veados, alces-rainha, castores, veados e muitos outros.
Muitas destas experiências incluem almoço e uma bebida reconfortante, como chocolate quente, para além do transporte de e para o parque. Tenha em atenção que deve estar em condições físicas médias para desfrutar desta atividade, uma vez que os trilhos estarão cobertos de neve. Além disso, como o parque recebe um número limitado de pessoas por dia, não se esqueça de reservar a sua excursão com antecedência.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 95 euros para adultos e cerca de 65 euros para crianças com menos de 17 anos.
- Duração: cerca de 3 a 4 horas.
- Meio de transporte: miniautocarro.
4. Pedalar até às cascatas de Montmorency

Se preferir uma experiência mais aventureira para ver as cascatas de Montmorency, pode juntar-se a um passeio de bicicleta até ao Parque Nacional Chute-Montmorency, onde se encontram as famosas cascatas com o mesmo nome. Com 83 metros de altura, as Cataratas de Montmorency são as mais altas da região e estão localizadas num belo cenário natural. O percurso a partir do Quebeque é de cerca de 10 km de ida e 10 km de volta.
Estas excursões utilizam geralmente as ciclovias ao longo do rio São Lourenço, o que já é um passeio muito agradável. Uma vez no parque, pode deixar as bicicletas de lado, pois há caminhos pedonais que o levam até à base da cascata, e um teleférico e uma ponte suspensa de onde pode ver as cascatas de cima. Também pode subir as escadas, se preferir. E se quiser aumentar a emoção da experiência, pode atravessar as cataratas de tirolesa.
Estas excursões são normalmente efectuadas em pequenos grupos com um guia local profissional que lhe pode dar muitas informações sobre o Parque Nacional, as cataratas e a sua flora e fauna. Também costumam fornecer-lhe todo o equipamento necessário para participar na atividade, como um capacete e uma garrafa de água. A maioria inclui também a entrada no parque e um bilhete para o teleférico.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de aproximadamente 118 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Meios de transporte: bicicleta e teleférico.
5. Provar os melhores vinhos numa excursão de degustação de vinhos na Ile d'Orléans

Se é um amante do vinho e da gastronomia, ficará feliz por saber que muito perto do Quebeque, na Ile d'Orléans, também pode fazer uma excursão de degustação de vinhos para provar os melhores vinhos locais das suas vinhas. As excursões são geralmente efectuadas com um guia especializado que pode enriquecer a visita com informações interessantes sobre os vinhos, as caves e as vinhas.
Quanto à Ile d'Orleans, tem uma longa tradição na produção de vinho graças ao seu microclima e à composição dos seus solos, que a tornam perfeita para a produção de vinhos de alta qualidade. É o caso da vinha de Sainte-Pétronille, que cultiva cerca de 12 castas diferentes e é especializada em vinho branco, e da Cassis Monna & Filles, uma vinha familiar que já vai na quinta geração.
Estas excursões incluem normalmente o transporte para a ilha a partir do Quebeque e todos os transferes de uma vinha para a outra. Também costumam incluir provas de vinhos e um lanche gourmet, uma vez que a ilha é conhecida pelas suas diversas especialidades culinárias.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 80 EUR por pessoa.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
6. Passeio de barco à volta do arquipélago da Ilha-Aux-Grues

Uma das melhores excursões que pode fazer a partir do Quebeque é navegar até ao arquipélago da Ilha Aux-Grues, um local conhecido por ser a maior zona húmida intocada do nordeste da América do Norte. Estas excursões são geralmente acompanhadas por guias profissionais que lhe podem fornecer uma grande quantidade de informações sobre a região e a sua história, bem como sobre a sua flora e fauna marinhas.
Os cruzeiros, que partem das docas do Quebeque ao longo do rio São Lourenço, oferecem as melhores vistas panorâmicas da cidade e da animada costa desde o início. O arquipélago é composto por cerca de 21 ilhas, cada uma com a sua história particular, que os guias não deixarão de lhe contar. A ilha de L'Isle-aux-Grues é a única que é povoada e é conhecida por ser o local de nascimento do proeminente pintor e escultor canadiano Jean-Paul Riopelle.
Estas excursões realizam-se normalmente por volta do meio-dia, especialmente na primavera e no verão, exceto quando as condições meteorológicas não o permitem. É melhor planear com antecedência estas excursões, uma vez que tendem a ser muito procuradas, especialmente na época alta. Por outro lado, muitas destas excursões não costumam incluir comida e bebida.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 60 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2,5 horas.
- Meio de transporte: barco.
7. Mergulhe na história da Grosse Île

Outra excursão interessante que se pode fazer a partir do Quebeque é visitar a ilha de Grosse Île, para conhecer a sua história e importância cultural. Grosse Île foi de grande importância no século XIX, durante a época da imigração irlandesa para o Canadá, quando se tornou uma estação de quarentena e um hospital para milhares de imigrantes.
Os guias destas excursões interpretam normalmente personagens históricas e contam a história de uma forma original e divertida, permitindo-lhe seguir os passos dos imigrantes e compreender melhor o significado do local. Também é habitual visitar locais de importância histórica em Grosse Île, como a antiga estação de quarentena e o monumento aos imigrantes.
É uma excursão que não só ensina história, mas também permite admirar a paisagem circundante, uma vez que é necessário embarcar num navio de cruzeiro no cais do Quebeque para chegar à ilha. Normalmente, realiza-se no verão, de maio aos primeiros dias de outubro, devido ao clima. Por favor, note que não há restaurantes na ilha e estas excursões não costumam incluir almoço, por isso traga a sua própria comida e bebidas.
Informações úteis
- Preço: a partir de 71 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meio de transporte: barco.