Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer na Cidade do Quebec
O Quebeque é uma cidade multicultural com habitantes locais felizes por receberem os visitantes e mostrarem as suas tradições. Por isso, aproveite ao máximo as suas férias neste destino pouco convencional, que funde o charme europeu com os traços do estilo de vida norte-americano.
O local perfeito para começar uma visita é o bairro histórico, estrategicamente dividido em dois e que esconde alguns dos monumentos mais fascinantes. Mas não é tudo! Quebec também se caracteriza pelos segredos dosmelhores museus locais, além de antigas fortificações e castelos de outras épocas. Aqui também não pode faltar um passeio de teleférico ou um relaxante passeio de barco. Se procura uma atividade mais tradicional, talvez queira visitar o Fairmont Le Château Frontenac.
1. Conhecer a Cidade Alta e Baixa do Quebeque
É uma cidade complexa, mas não se preocupe! Para entender melhor o seu traçado, comece pelo Vieux Québec, também conhecido como Québec Velho. Neste bairro coexistem duas zonas muito importantes, pois é a porta de entrada para a Cidade Alta e para a Cidade Baixa.
A história remonta a 1608, quando os territórios canadianos ainda se chamavam Nova França. A Cidade Baixa é a primeira coisa que se vê no sopé da falésia, fica mesmo ao lado do porto e é umazona de entretenimento privilegiada. Caracteriza-se por ruas pitorescas e locais históricos. A Cidade Alta, por outro lado, fica no topo da colina e a sua arquitetura neoclássica torna-a imperdível.
Pode ser confuso no início, por isso recomendo juntar-se às melhores excursões da cidade de Quebec que podem dar-lhe o percurso mais completo. Desta forma, um guia turístico irá mostrar-lhe as ruas, tornando-o um verdadeiro local. Aqui estão algumas das coisas para ver em cada área.
Cidade Alta
- Château Frontenac: reservar uma visita guiada ao Fairmont Le Château Frontenac é uma óptima opção, uma vez que é um dos edifícios mais fotografados da cidade e tem uma história muito interessante.
- Catedral de Notre Dame de Québec: um dos mais importantes e belos santuários religiosos, que impressiona a partir de pontos de vista próximos.
- Cidadela do Quebeque: atualmente residência do Governador e dos monarcas, tem mais de 200 anos de história que podem ser descobertos através de túneis encantados e da mudança da guarda no verão.
- Louis ou Porte St. Louis: é uma das entradas muradas que preserva vestígios da história antiga.
Cidade Baixa
- Bairro Petit Champlain: uma zona comercial pitoresca com casas encantadoras e uma variedade de lojas, restaurantes e actividades.
- Place Royale de Québec: esta é a área artística por excelência, onde encontrará murais e galerias de artesanato.
- Igreja de Notre-Dame-des-Victoires: é uma bela igreja de pedra, considerada uma verdadeira joia da América do Norte.
2. Fazer o passeio de teleférico do parque Chute-Montmorency
É claro que o Quebec merece ser admirado de diferentes perspectivas, por isso é preciso visitar o Parque Chute-Montmorency. É um espaço rodeado de trilhos naturais onde se pode desfrutar de um agradável passeio.
As flores silvestres dos jardins são lindas, mas a maioria dos turistas vem para ver as Cataratas de Montmorency, que são mais altas do que as Cataratas do Niágara. Recomendo comprar bilhetes queincluam uma viagem de ida e volta no teleférico, pois é a maneira mais rápida e confortável de chegar ao topo e apreciar a maravilhosa queda de água. Caso contrário, terá de subir 487 degraus e, no final da viagem, estará demasiado cansado.
Note-se que, de outros ângulos, a neblina natural das quedas de água obscurece a vista, mas este ponto permite-lhe apreciá-las em todo o seu esplendor. A entrada custa a partir de19 euros e também estão disponíveis actividades adicionais, como o tirolesa sobre a cascata. Existe também uma ponte suspensa onde pode caminhar ao seu próprio ritmo.
3. Descubra os segredos do Museu Albert Gilles
Uma joia artística a não perder é o Museu Albert Gilles, uma excelente paragem durante a sua viagem no Quebeque.
Este local é famoso pela produção de arte em cobre e deve o seu legado e nome ao seu criador, que era especialista em ornamentação de igrejas e foi responsável pelos detalhes da Basílica de Santa Ana de Beaupré. Umavisita guiada ao seu interior pode ser ideal para descobriros segredos escondidos entre as suas paredes desde 1927. Desta forma, poderá explorar uma mina de cobre e apreciar o processo de transformação do mineral. Note-se que pode participar em workshops culturais onde se tornará um artista e um ourives. Além disso, o museu está aberto de segunda a sexta-feira das 9:00 às 16:00, enquanto aos sábados e domingos funciona das 13:30 às 16:00. Se planeia visitar o Quebeque no Natal, é bom saber que o museu está fechado, bem como no dia de Ano Novo.
4. Explorar o interior do Fairmont Le Château Frontenac
É um colecionador de histórias? Então passe pelo Fairmont Le Château Frontenac, uma joia imperdível durante a sua visita ao Quebec. Este lugar vai fazê-lo sentir-se como se estivesse num filme de época, pois passou de um simples alojamento a um ícone local.
Se planeia passar 2 dias no Québec, esta experiência interactiva é imperdível, uma vez que as visitas guiadas às instalações são normalmente oferecidas com um guia vestido como uma autêntica personagem da época. No interior, esperam-no lendas de actores, dignitários, monarcas e muito mais, pelo que não há lugar para o tédio.
5. Faça um cruzeiro de observação de baleias na cidade de Quebec
Se gosta de animais, deve considerar uma aventura de observação de baleias.
A melhor coisa a fazer é aproveitar os passeios de barco no Quebec que o mergulham num cruzeiro fantástico com vistas panorâmicas de sonho. Sentir-se-á como umexplorador franco-canadiano e apreciará a variedade de cetáceos que vêm aqui durante todo o ano, mas predominantemente no verão.
As mais famosas são as baleias jubarte e as baleias beluga brancas, mas a observação de baleias é cheia de surpresas. Note que as excursões organizadas a partir do Quebeque ofereceminfinitas possibilidades de descobrir estes simpáticos cetáceos, mas se quiser fazê-lo por conta própria, recomendo que vá de junho a outubro. Especificamente, os melhores locais para a observação de baleias são:
- O Parque Nacional Marinho de Saguenay-Saint-Laurent.
- A baía de Gaspé.
- O Golfo de São Lourenço.
Se a sua viagem não coincidir com a época das baleias ou se preferir uma experiência mais relaxante, tem a opção de mergulhar nas paisagens à volta do rio São Lourenço.
6. Divirta-se a descobrir as exposições do Museu da Civilização
Para descobrir as histórias cativantes do Quebeque, pode viajar no tempo através das exposições permanentes e temporárias do Museu da Civilização. Este lugar foi fundado em 1984 e garante uma experiência agradável para todas as idades. Ao entrar, encontrará modelos rotativos do corpo humano e histórias aborígenes através de exposições de artesanato ancestral, objectos sagrados, jóias e trajes.
De facto, a exposição chama-se C'est Notre Histoire e está dividida em cinco secções, onde se aprende sobre a descolonização, as suas raízes e os seus principais períodos. No edifício, encontrará também exposições centradas na inteligência artificial, com robots e simulações que irão pôr a sua mente à prova.
Além disso, todos os meses são preparadas actividades interactivas e são organizados diferentes eventos para exaltar a cultura local. Recomendo quecompre os bilhetes para o Museu da Civilização com antecedência para garantir a experiência.
Informações úteis
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10:00 às 17:00.
- Preço: a partir de 14 euros por pessoa.
- Bónus: normalmente oferecem um áudio-guia e acesso à aplicação do museu, que oferece uma emocionante viagem de aprendizagem.
- Dica: aproveite para visitar a praça de alimentação e a loja de souvenirs.
7. Maravilhe-se com a antiguidade do Terraço Dufferin
Se gosta de contos de fadas e sítios históricos, recomendo que aprecie os tesouros em bruto do Quebeque. Comece pelo Dufferin Terrace, um miradouro vintage com vista para o rio São Lourenço e para o Velho Quebeque.
É também um local ideal para fazer compras de recordações ou reservar uma excursão gastronómica canadiana, uma vez que está repleto de bancas de rua, artistas de rua e entretenimento ao vivo. Também acolheeventos sazonais e fica perto de outras atracções. Dependendo do tempo, pode comer um gelado ou saborear um chocolate quente, mas não deixe de passar pelo Museu Arqueológico, fundado em 1888 e que alberga as ruínas do Château Saint Louis. Trata-se de um antigo edifício do Quebeque que foi construído em 1690, mas que, após várias renovações e reconstruções, foi oficialmente demolido por um incêndio em 1834.
8. Passeie pela Cité Lévis e obtenha as melhores vistas de Quebec
Uma escapadela rápida nunca é demais, por isso, se está a planear uma estadia de 3 dias no Québec, deve considerar as actividades disponíveis na cidade de Lévis, um enclave a cinquenta minutos de distância no autocarro da Société de transport de Lévis.
No entanto, recomendo que apanhe o ferry de Traversiers, que o leva até lá em dez minutos e oferece vistas deslumbrantes tanto no verão como no inverno. Quando chegar, descobrirá que as casas são maravilhosas e um verdadeiro espetáculo, mas também tem atracções divertidas como:
- Le Bunker de la Science: um museu de ciência com actividades lúdicas, incluindo desafios de química, salas de fuga, rallys ao ar livre, oficinas familiares e jogos noturnos.
- Quai Paquet: tem jactos de água e uma fonte para se refrescar, é totalmente gratuito e fica ao lado do ferry da ilha. À noite, há um espetáculo de luzes, mas, em geral, é um local animado com festas, passeios de bicicleta e espectáculos de fogo de artifício.
9. Visitar a Catedral de Notre Dame no Quebeque
A Catedral de Notre Dame é um santuário religioso imperdível, pois é considerado um marco icónico do Quebeque. Pode começar no Altar da Sagrada Família e iniciar a sua visita a partir daí. A sua antiguidade é evidente em cada canto, pois é o edifício neo-gótico mais antigo do Canadá.
Pelo menos 2.500 pessoas visitam-no todos os dias e estima-se que se possa passar pelo menos 20 minutos no seu interior. Isto dá-lhe tempo suficiente para ver o profundo teto abobadado azul, desfrutar de um espetáculo de luzes, explorar os vitrais e aprender sobre a história da sua construção.
Além disso, há duas torres idênticas, com cerca de 69 metros de altura, que chamam a atenção de todos os ângulos e que parecem um pormenor insignificante, mas uma alberga umsino de 11.000 quilos e a outra uma coleção de 10 pequenos sinos. Além disso, os eventos do coro são normalmente organizados junto a eles. Note-se que a entrada custa a partir de 9 euros, mas se quiser ver o espetáculo de luzes interior, o preço sobe para cerca de 22 euros.
10. Passear pelos bairros artísticos do Quebeque
Ainda há muitas coisas para fazer no Quebeque, mas sugiro sobretudo que não perca os bairros artísticos que embelezam a cidade com arte de rua, murais e galerias. Podes começar pela Galeria de Arte uNo, que tem exposições permanentes e temporárias com artistas de diferentes categorias, sendo uma das mais emblemáticas da zona.
No entanto, não é a única que pode ver, pois o município alberga o Museu Nacional de Belas Artes com uma extensa coleção composta por cerca de 38.000 obras, algumas datadas do século XVII.
Dicas para visitar o Quebeque
- Documentos: certifique-se de que tem o seu passaporte na mala, ou pelo menos uma fotocópia, pois pode ser-lhe pedido que o leve em algumas atracções e excursões.
- Bagagem: leve roupa adequada à estação do ano da sua visita. Por exemplo, os Invernos são muitas vezes extremos e é difícil sobreviver sem aquecedores e casacos quentes. Além disso, certifique-se de que usa sapatos confortáveis na maioria das deslocações.
- Seguro de viagem: pode ser-lhe pedido na alfândega e é obrigatório para garantir a sua tranquilidade durante a viagem. Não se esqueça de que os cuidados de saúde no Canadá são extremamente caros, pelo que é mil vezes mais barato ter um seguro à mão.
- Visto: Alguns países exigem um visto para entrar no país.
- Planeamento: Se quiser desfrutar de todas as actividades do Quebeque, recomendo que estabeleça um itinerário com atracções, pausas e escapadelas nos arredores. Além disso, compre os bilhetes com antecedência para evitar que se esgotem.
- Visitas guiadas: para a sua primeira vez no Quebeque, o mais inteligente é juntar-se às melhores visitas guiadas da cidade para saber onde ir e otimizar ao máximo o seu tempo.
- Língua: Não se esqueça de que o Quebeque é uma cidade de raízes francesas, pelo que muitos estabelecimentos só falam francês. No entanto, pode ajudar-se com o tradutor e é uma boa ideia conhecer algumas palavras básicas. Outra opção é comunicar em inglês, uma vez que é a segunda língua mais utilizada.