Os 10 melhores museus de Quebec

O Quebeque é uma cidade cosmopolita onde se pode explorar museus que mostram a sua história, diversidade cultural, ciência, arquitetura e expressões artísticas.
Os 10 melhores museus de Quebec

Outras atividades populares em Cidade do Quebeque

Mais sobre: Os 10 melhores museus de Quebec

A cidade do Quebeque está situada ao longo do rio Lawrence, rodeada por um ambiente natural privilegiado, num local onde se respira qualidade de vida e diversidade cultural.

Alguns dos museus mais interessantes do Canadá estão localizados nesta cidade, pelo que uma das melhores coisas para ver e fazer no Quebeque é visitar os seus museus, que reflectem tanto o passado como o futuro da cidade e do país. Para que não perca nada nesta experiência cultural no Quebeque, deixo-lhe neste artigo uma lista dos seus museus mais representativos, que cobrem umasérie de temas que vão desde o passado e o presente das populações nativas até à presença francesa e à arte em todas as suas formas.

1. Museu da Civilização

O Musée de la Civilisation é um museu dedicado à cultura e às civilizações do Quebeque e de outras partes do mundo.

Inaugurado em 1988, está situado na Cidade Velha do Quebeque, perto do rio São Lourenço, num edifício considerado uma joia arquitetónica da cidade. Aí poderá conheceras primeiras civilizações do Canadá, com exposições interactivas que vão desde as suas raízes até aos nossos dias. Em particular, a exposição permanente C'est notre histoire (Esta é a nossa história) permite-lhe conhecer a história e a cultura das 11 civilizações que povoam o Quebeque, composto por cerca de 95.000 habitantes.

P ara além desta coleção permanente, oMuseu da Civilização oferece uma vasta gama de exposições temporárias com temas que vão desde a história musical do Quebeque até assuntos insólitos como a luta livre. Um guia áudio e uma aplicação estão disponíveis para o ajudar a interpretar as exposições.

Detalhes interessantes

  • Localização: 85 Rue Dalhousie, Québec, QC G1K 8R2, Canadá.
  • Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • Entrada: cerca de £17 para pessoas com idades compreendidas entre os 35 e os 64 anos; cerca de £14 para pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, cerca de £6 para pessoas com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e cerca de £4 para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. As crianças com menos de 5 anos têm entrada gratuita e as pessoas com mais de 65 anos pagam cerca de 16 euros.

Compre o seu bilhete para o Museu da Civilização

2. Museu de Arte Albert Gilles

Albert Gilles foi um importante artista répoussé que levou a sua arte às igrejas do Quebeque, às catedrais de Valleyfield e Moncton, aos estúdios de cinema e às casas de celebridades como Mae West. Também fabricou o cálice de prata para o Papa Pio XII. Algumas das suas obras estão expostas no Museu Albert Gilles e Cooper, juntamente com as de cinco mulheres da sua família que continuaram o seu legado artístico.

Répoussé ou relevo é uma técnica utilizada para criar obras de arte em baixo relevo sobre metais. Ficará surpreendido com o nível de pormenor e criatividade dos 50 painéis de cobre que contam a história de Cristo na exposição Christorama, considerada pelo artista como a sua obra-prima.

No museu também encontrará muita informação sobre a sua vida e sobre o cobre, desde que é obtido numa mina até se tornar arte. Uma coisa muito interessante para fazer no Museu Albert Gilles é participar numworkshop para aprender a técnica do répoussé e fazer a sua própria peça artística. Sem dúvida, ir a este museu é uma óptima ideia porque não só verá as obras de arte do famoso escultor e da sua família, como também aprenderá a técnica e poderá levar o seu trabalho para casa como recordação. Também pode comprar estas peças de arte únicas na boutique do museu.

Detalhes interessantes

  • Endereço: 7450, boul. Ste-Anne, Château-Richer, Québec, Canadá, G0A 1N0. 22 km de Old Quebec, o centro histórico.
  • Horário de funcionamento: de maio a outubro, diariamente das 8h30 às 17h; de novembro a janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos fins-de-semana, das 13h às 16h. De fevereiro a abril, todos os dias das 9h às 16h.
  • Taxa de entrada: A entrada e o estacionamento são gratuitos. A participação no atelier custa cerca de 14 euros por pessoa.

Reservar uma visita ao Museu Albert Gilles

3. Fairmont Le Chateau Frontenac

Embora não seja um museu no sentido estrito da palavra, uma visita a este hotel é um passeio histórico e cultural.

O Chateau de Frontenac tem suites de Churchill, Roosevelt, Elizabeth II, Alfred Hitchcock e Celine Dion, algumas das pessoas famosas que se hospedaram nos seus quartos. OChateau de Frontenac foi inaugurado em 1893 na parte murada do Velho Québec, o bairro histórico da cidade. Foi concebido em congruência com os edifícios históricos circundantes e tornou-se um dos castelos mais emblemáticos do Quebeque.

Considerado um local histórico canadiano, situa-se num promontório e oferece uma bela vista sobre o Rio São Lourenço. Se não estiver hospedado no hotel, pode participar numavisita guiada para ver as instalações e ouvir as histórias contadas nas suites. Algumas destas visitas são efectuadas com guias que interpretam uma figura histórica, o que torna a visita mais divertida. Estas visitas só estão disponíveis em empresas de turismo.

Detalhes de interesse

  • Localização: 1 Rue des Carrières, Québec, QC G1R 4P5, Canadá.

Reservar uma visita guiada ao Castelo Fairmont

4. Museu Nacional de Belas Artes

O Musée national des beaux arts du Québec dedica-se à exposição da arte dos quebequenses desde o século XVIII até à época contemporânea e contém também obras de artistas de outras partes do mundo.

Abriga cerca de 25.000 obras e está localizado muito perto da Igreja de Notre-Dame e da Citadelle de Québec. Possui 3 pavilhões: Pierre-Lassonde, Charles-Baillairgé e Gérard-Morisset. No Pierre-Lassonde há exposições permanentes sobre a arte Inuit, com mais de 100 obras; artes decorativas e de design do Quebeque, como cerâmica, cartazes e artesanato em vidro**; arte contemporânea**, com mais de 9000 obras; e o fresco que o artista Jean Paul Riopelle pintou em homenagem a Rosa Luxemburgo.

Os pavilhões são edifícios diferentes ligados por longos corredores. O conjunto do museu merece ser admirado pela sua arquitetura e pela forma como foi integrado no parque circundante. Quanto ao pavilhão Gérard-Morisset, era uma antiga prisão onde ainda se podem ver as celas. O museu é uma das paragens dos autocarros Hop-on Hop-off que o levam aos principais locais turísticos da cidade, de uma forma confortável.

Pormenores interessantes

  • Localização: 179 Grande Allée O, Québec, QC G1R 2H1, Canadá.
  • Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h. Quartas-feiras até às 21 horas.
  • Entrada: adultos cerca de 17 euros, jovens dos 18 aos 30 anos cerca de 10 euros, adolescentes dos 13 aos 17 anos cerca de 5 euros e idosos com mais de 65 anos cerca de 16 euros. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita e há descontos para as famílias.

Reservar o autocarro hop-on hop-off do Quebeque

5. Museu da América francófona

O Musée de l'Amérique francophone, anteriormente conhecido como Musée du Seminaire, é o museu mais antigo do país.

Fundado em 1803, a sua missão é divulgar a história das comunidades francesas no Canadá e as obras de artistas e artesãos desde 1930. Está instalado no Seminário do Quebeque, um edifício de uma igreja católica no antigo Quebeque. A entrada para o museu faz-se pelaChapelle du Musée (Capela do Museu), onde se realizam vários eventos sociais e seminários, uma vez que se trata de um espaço secularizado. A partir daí, túneis subterrâneos conduzem ao edifício principal do museu.

O Museu da América Francófona possui cerca de 110.000 peças, entre objectos históricos, etnológicos e científicos, moedas, selos postais, arte e artesanato.

Algumas das suas colecções permanentes incluem On the Road: the Francophone Odyssey, que partilha a história dos emigrantes franceses que vieram para o país em busca de novos horizontes, e Revelations, que apresenta mais de 100 obras de arte do legado do Seminário do Quebeque.

Detalhes de interesse

  • Localização: 2 Côte de la Fabrique, Québec, QC G1R 3V6, Canadá.
  • Horário: diariamente, das 9h30 às 17h.

6. Museu do Mosteiro dos Agostinhos

O Museu do Mosteiro dos Agostinianos ou Monastère des Augustines tem a missão de divulgar a obra espiritual e social dos agostinianos no Quebec há mais de quatro séculos. Mas não é apenas um museu, pois além de expor colecções de objectos e arquivos que pertenceram aos seus mosteiros-hospitais, tornou-se também um centro de bem-estar.

No Mosteiro dos Agostinhos é possível fazer visitas guiadas para conhecer as colecções permanentes e temporárias e aprofundar a história e o legado dos Agostinhos. Estas visitas realizam-se cerca de três vezes por dia e duram cerca de uma hora.

Além disso, o mosteiro oferece várias actividades culturais e de bem-estar que o podem ligar ao património dos Agostinhos. Também é possível saborear uma refeição típica, fazer uma aula de ioga ou participar num retiro durante a estadia no mosteiro. Está localizado dentro da cidade murada do Quebeque.

Detalhes de interesse

  • Localização: 77, rue des Remparts, Québec (Québec), Canadá G1R 0C3.
  • Horário: de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Os hóspedes do mosteiro podem ficar até às 20 horas.
  • Entrada: a partir de 17 euros para adultos, 14 euros para estudantes e seniores e 10 euros para crianças dos 12 aos 16 anos. As crianças com menos de 11 anos (inclusive) têm entrada gratuita.

Reservar uma visita guiada ao Castelo Fairmont

7. Museu do Chocolate Erico

O Museu do Chocolate Erico é uma visita imperdível para os amantes deste alimento requintado, uma vez que não só lhe oferece a oportunidade de aprender mais sobre o chocolate, mas também de levar algum para casa para desfrutar durante a sua estadia na cidade. As visitas sãogratuitas e auto-guiadas, pelo que pode explorar este pequeno museu ao seu próprio ritmo. Aí ficará a conhecer a história do chocolate desde o tempo dos Maias até aos dias de hoje e factos interessantes sobre o cacaueiro. Tem uma coleção de cerca de 120 peças do século XIX, principalmente do México, das Caraíbas, dos EUA e do Canadá. Existe também uma janela a partir da qual se pode ver como o chocolate é produzido na fábrica.

A fábrica de chocolate Erico, fundada em 1987, está situada no centro da cidade do Quebeque, a cerca de seis quarteirões do Parlamento. Se estiver interessado em museus deste género, pode também visitar a Loja do Museu do Ácer, onde pode aprender sobre o fabrico do xarope de ácer e prová-lo. Está situada a 700 metros de distância, na estrada que liga a cidade ao Parlamento.

Mas se quiser experimentar a melhor gastronomia, pode fazer um dos melhores passeios gastronómicos do Quebeque e provar as iguarias canadianas na Ile d'Orléans. Visite pomares de maçãs, vinhas e fábricas de chocolate para uma experiência gastronómica completa.

Detalhes interessantes

  • Localização: 634, Saint-Jean Street, Quebec, QC G1R 1P8.
  • Horário: segunda, terça e quarta-feira, das 10:30h às 18:00h; quinta e sexta-feira, das 10:30h às 18:00h; sábado, das 10:30h às 18:00h; domingo, das 11:00h às 18:00h. Fecha mais tarde no verão.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Reservar uma visita guiada à Ile d'Orléans

8. Museu POP

O Museu POP ou Museu da Cultura Popular é um museu que combina duas experiências muito diferentes: uma visita à diversidade cultural do Quebeque e uma visita à antiga prisão de Trois-Rivières, que esteve em funcionamento de 1822 a 1986.

Pode fazer as duas visitas separadamente ou fazer uma só, mas tem um desconto se fizer as duas. NoMuseu POP, pode explorar diversas colecções que abrangem a história, a língua, a gastronomia, o desporto, a música e as lendas desde as populações originais até aos dias de hoje.

Uma das colecções permanentes é a Coleção de Estrelas de brinquedos, ideal se viajar para o Quebeque com crianças. Quanto àPrisão de Trois-Rivières, é considerada por muitos visitantes como a principal atração do museu. O antigo edifício conserva a sua forma original e a disposição das celas, bem como as portas e outros elementos. As crianças com menos de 8 anos não podem entrar neste museu.

Se estiver interessado em saber mais sobre as prisões do Quebeque e os crimes que testemunharam, pode inscrever-se numa visita guiada de fantasmas e crimes e conhecer o lado mais sombrio da cidade.

Detalhes de interesse

  • Localização: 200, rue Laviolette, Trois-Rivières (Qc), Canadá.
  • Horário de abertura do museu: no verão, todos os dias, das 10 às 17 horas. No outono, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, e aos fins-de-semana, das 10 às 17 horas. No resto do ano, aberto aos fins-de-semana das 10 às 17 horas.
  • Horário de abertura da prisão: no verão, todos os dias das 10h00 às 17h00. No outono, às quartas-feiras, das 10 às 16 horas, e aos fins-de-semana, das 10 às 17 horas.
  • Taxa de entrada: a partir de 12 euros para o bilhete de adulto do museu, cerca de 14 euros para o bilhete da prisão e cerca de 20 euros para o bilhete combinado. As crianças com menos de 4 anos têm entrada gratuita. As crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos pagam cerca de 7 euros pelo bilhete para o museu, cerca de 10 euros pelo bilhete para a prisão e cerca de 14 euros pelo bilhete combinado.

Reservar uma visita guiada sobre o crime e os fantasmas na cidade do Quebeque

9. Museu do Forte

Se você está interessado em história, o Musée du Fort lhe dará uma experiência imersiva das batalhas do Quebec com seu show de som e luz.

Situado no Velho Quebeque, em frente ao Château de Frontenac, o museu contém uma maqueta de mais de 100 metros quadrados que representa a cidade do Quebeque em 1750. Com a ajuda de efeitos especiais e da grande maqueta, oMuseu do Forte dá-lhe a oportunidade de mergulhar nas batalhas e na história do Quebeque.

No final da apresentação, se desejar, pode participar num questionário onde pode ganhar um prémio. Há umaloja no museu onde pode encontrar livros antigos do Quebeque em francês e inglês, mosquetes de madeira e lembranças com temas militares. Também oferecem soldados e todo o tipo de objectos de coleção certificados.

Detalhes interessantes

  • Localização: 10, rue Sainte-Anne P.O. Box 833, Haute-Ville, Québec.
  • Horário: diariamente, das 8h30 às 21h15
  • Taxa de entrada: a partir de 6 euros para adultos e cerca de 5 euros para estudantes. As crianças com menos de 10 anos têm entrada gratuita.

10. A Cidadela do Québec

Os entusiastas da história não devem perder uma visita a esta fortaleza militar localizada dentro das muralhas do Velho Quebec. A Cidadela foi construída após a Guerra de 1812 e pertenceu ao exército britânico.

Atualmente, alberga o 22º Regimento Real e recebe visitantes todos os dias para assistirem à mudança da guarda. ACidadela do Quebeque é também a residência oficial do monarca e do Governador-Geral do Quebeque e é considerada um Local Histórico Nacional do Canadá. Tem a forma de uma estrela e situa-se no ponto mais alto da cidade, no Cabo Diamante. A partir daí, pode apreciar a vista do Velho Quebeque e do rio Lawrence.

Após a sua visita, pode ver as fortificações do Quebeque ao lado. Estas têm cerca de 4,5 km de comprimento e faziam parte de um sistema de defesa que começou a ser construído em 1608. Tanto a Cidadela como as muralhas são dois dos locais que estão sempre incluídos nas melhores visitas guiadas ao Quebeque, proporcionando-lhe uma riqueza de informações históricas e culturais sobre a cidade.

Detalhes interessantes

  • Localização: 1 Côte de la Citadelle Québec City, Québec G1R 3R2, Canadá.
  • Horário: De meados de maio a princípios de setembro, diariamente das 9h00 às 17h30 e de setembro a meados de maio, das 10h00 às 17h30. Não abre em dias de chuva.
  • Taxa de entrada: a partir de 13 euros para adultos, 11 euros para adultos com mais de 64 anos e cerca de 4 euros para crianças e adolescentes entre os 11 e os 17 anos. As crianças com menos de 10 anos têm entrada gratuita. Estão disponíveis descontos para famílias.

Reservar um passeio de bicicleta pelo Quebeque

Avaliações de outros viajantes

4.9
· 1137 Avaliações
  • G
    G.
    5
    (0 Avaliações)
    Comi um lanche no Espace Saveurs, deliciando-me com os sabores locais enquanto reflectia sobre a minha experiência no Museu da Civilização.
  • E
    E.
    5
    (0 Avaliações)
    Comprei presentes na Boutique do Museu, levando recordações únicas da minha visita.
  • F
    F.
    5
    (0 Avaliações)
    Instalei a aplicação do museu no meu telemóvel para uma experiência ainda mais imersiva e envolvente.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Apreciei as vistas do rio enquanto estava no coração do Quebeque, explorando o museu e o seu foco na partilha do património local.
  • P
    P.
    5
    (0 Avaliações)
    Mergulhei nas histórias locais através de exposições interactivas e vídeos, descobrindo a riqueza do património do Quebeque.