Mais sobre: Os 9 melhores passeios de Quebec
Sonha em conhecer o Quebeque de alto a baixo, mas não sabe por onde começar? Esta é uma cidade movimentada, onde encontrará uma variedade de visitas guiadas que lhe permitirão explorar as suas zonas mais atractivas e os seus enigmas históricos. Por todo o lado, a herança francesa está patente em locais como a Cidade Velha, que vale a pena conhecer em pormenor.
Este tipo de experiências está entre as melhores coisas para fazer no Québec, uma vez que o levam a ver as suas fortificações, hotéis antigos, gastronomia e tradições. Continue a ler porque as aventuras mais interessantes estão à sua espera, como visitar uma colmeia de abelhas, escavar os segredos da Cidadela e conhecer as lendas dos fantasmas.
1. Descubra os sítios mais emblemáticos do Vieux Quebec

A beleza da cidade de Quebec pode ser sentida em cada canto, mas é inegável que, com tantas opções de entretenimento, é difícil definir um roteiro. Por isso, recomendo começar por um passeio pela cidade velha, que o levará a conhecer a história local e edifícios emblemáticos como a Catedral de Notre Dame.
Já imaginou andar pelas mesmas esquinas que as celebridades? Um sonho tornado realidade no Fairmont Le Château Frontenac, uma paragem habitual neste tipo de excursão. Pode também visitar a Cidade Alta, no cimo da colina, e a Cidade Baixa, no sopé das falésias, no mesmo dia.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 23 euros por pessoa.
- Duração: cerca de duas horas.
- Vantagens: inclui normalmente um guia turístico profissionalmente autorizado.
- Desvantagens: não é uma experiência personalizada, pelo que terá de seguir um itinerário fixo e partilhar o tempo do guia com o resto do grupo.
2. Conheça as fortificações do Quebeque numa experiência personalizada

Um dos aspectos mais marcantes da cidade de Quebec são as antigas fortificações, que foram construídas quando o território caiu nas mãos da frente britânica. Hoje em dia são uma atração turística por excelência e podem ser visitadas a pé, já que se trata de uma cidade pedonal onde é fácil circular.
Se este é o seu primeiro contacto com o Québec ou se está interessado em conhecer a história local, recomendo que participe numa experiência privada. Este tipo de visita caracteriza-se por um itinerário personalizado, que pode ser ajustado de acordo com os seus interesses. Para além das amurallas, pode também visitar as Planícies de Abraão, um planalto encantador com trilhos refrescantes que tornarão a sua busca de tesouros arqueológicos mais agradável.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 168 euros por grupo.
- Duração: aproximadamente duas horas e meia.
- Vantagens: As experiências privadas permitem-lhe personalizar o itinerário a seu gosto.
- Inconvenientes: É tendencialmente mais caro do que outros tipos de excursões.
3. Visite uma fábrica de chocolate e delicie-se com a cozinha canadiana

A cozinha canadiana é saborosa e cheia de surpresas gratificantes. Ao caminhar pelas suas ruas, os cheiros tradicionais atraí-lo-ão para os seus restaurantes premiados e bancas de rua. Embora existam muitos lugares para parar para comer algo, a melhor área para conhecer a sua oferta culinária é a Ilha de Orleans. Pode ser alcançada pela linha 800 do RTC Quebec em apenas sete minutos.
No entanto, existem experiências organizadas que criam uma magnífica visita gastronómica à ilha, geralmente com a duração de três horas e medidas, com degustações de comida e bebida locais incluídas. Descobrirá as raízes franco-canadianas, as tradições agrícolas, os ingredientes locais, as técnicas de preparação e as receitas secretas. Já provou a Tourtière? A sua carne tenra de porco e de vitela derrete-se na boca, representando a gastronomia no seu melhor.
Além disso, esta ilha é conhecida pelos seus chocolates, aos quais se pode aceder com a visita gastronómica num percurso cheio de doçura pelas instalações de uma fábrica tradicional. O guia também vos levará a conhecer as casas de sidra e as vinhas.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 45 euros por pessoa.
- Duração: cerca de três horas e meia.
- Benefícios: normalmente terá acesso a diferentes experiências, tais como um fabricante de sidra, uma fábrica de chocolate e uma vinha.
4. Passeio de bicicleta pela Cidadela e outras atracções do Quebeque

Outra forma interessante de se deslocar no Quebeque é andar de bicicleta de um sítio para o outro. De facto, é uma cidade conhecida pela acessibilidade das suas ciclovias. Além disso, é uma atividade fantástica ao ar livre que pode ser organizada por conta própria, alugando uma bicicleta ou com um guia profissional.
Sugiro que se dirija aos trilhos ao longo do rio San Lorenzo, onde há menos turistas e uma vida mais calma. A partir daqui, verá um panorama cativante e poderá entrar nas Planícies de Abraão e na orla marítima. Além disso, se tiver tempo, pode reservar uma visita guiada ao Fairmont Le Château Frontenac, que se situa nas proximidades.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 112 ¤ por pessoa.
- Duração: cerca de três horas.
- Vantagens: geralmente inclui o equipamento necessário para andar de bicicleta em segurança.
- Desvantagens: a idade mínima para participar é de 16 anos e o percurso está sujeito às condições climatéricas.
5. Viaje para um mundo de fantasmas e lendas antigas no Quebeque

Considera-se uma pessoa corajosa e é capaz de ouvir histórias de terror à meia-noite? Então não pode perder as lendas mais obscuras do Quebeque. Sendo uma cidade tão antiga, não é de admirar que os seus recantos estejam envolvidos em acontecimentos paranormais.
Se planeia passar pelo menos 2 dias no Quebeque, convido-o a participar numa experiência guiada de fantasmas e lendas, que é normalmente conduzida por um guia que vestirá um fato assustador e dará mais realismo à visita. Assim, sairá para as ruas depois de escurecer para explorar histórias de crimes não resolvidos, execuções e fantasmas.
Até mergulhará nas origens da cidade e conhecerá a prisão de Morrin Centre.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 18 euros por pessoa.
- Duração: cerca de uma hora e meia.
- Vantagens: é possível que os guias sejam fantasiados, ou seja, podem vestir-se a rigor durante a visita.
- Desvantagens: não é adequado para pessoas com problemas cardíacos ou outros problemas de saúde.
6. Crie o seu próprio itinerário a bordo do autocarro turístico da cidade do Quebeque

Quando se trata de excursões no Quebeque, não há como errar com a rota do autocarro turístico do Quebeque. Este simpático veículo aberto poupa-o de longas caminhadas com bilhetes hop-on hop-off de 48 horas que lhe permitem entrar e sair em cerca de 15 paragens. Desta forma, pode personalizar o seu itinerário para ver cada canto ao seu próprio ritmo. Embora não inclua guia, a bordo encontrará comentários em áudio-guia e WiFi gratuito para procurar mais informações.
Em geral, o percurso leva-o a descobrir edifícios históricos, os encantos do Quebeque Antigo e as instalações coloridas do bairro Quartier Petit Champlain, que é imperdível se planear visitar a cidade na época do Natal pelo seu ambiente vibrante com iluminações, cânticos de Natal e festivais.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 21 euros por pessoa.
- Duração: É um passeio hop-on, hop-off, mas há também a opção de fazer todo o passeio em cerca de duas horas.
- Vantagens: Normalmente é um passe válido por 48 horas com áudio-guia e WiFi a bordo.
7. Visita ao interior do Fairmont Le Château Frontenac na cidade de Quebec

O Fairmont Le Château Frontenac é um hotel representativo da história local. De facto, é uma cadeia importante em todo o Canadá, que foi fundada em 1893. É considerado uma das actividades mais importantes da cidade, à qual se pode aceder por conta própria e decifrar lendas memoráveis. No entanto, é preferível participar numa experiência com um guia caracterizado, que vestirá trajes tradicionais e interpretará uma personagem histórica de séculos passados.
Ficará surpreendido ao descobrir que o edifício tem mais de 600 quartos e suites, bem como exposições de arte dignas de serem admiradas. Está também rodeado por belos jardins com vistas memoráveis, onde as raízes francas são evidentes em cada pormenor. Não só é o mais fotografado da região pela sua fachada distinta, como também já acolheu alguns dos maiores nomes da América.
De facto, é possível que encontre celebridades conhecidas a quem terá todo o gosto em pedir para tirar uma fotografia. Consegue imaginar quantas pessoas já passaram por aqui? Se der asas à sua imaginação, pode mergulhar numa viagem pelos segredos e histórias que existem dentro das suas paredes.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 22 euros por pessoa.
- Duração: cerca de uma hora.
- Vantagens: geralmente conduzido por um guia profissional em trajes de época, além de poder ter acesso a áreas exclusivas.
- Desvantagens: É uma atração muito concorrida e esgota-se rapidamente.
8. Capturar a essência do património religioso do Quebeque

Ao passear pelas ruas do Quebeque, irá reparar que algumas das melhores coisas para ver englobam igrejas e outros santuários religiosos, o que é um pouco estranho, dada a baixa taxa de crentes pratic antes nas últimas décadas. Uma visita ao património religioso pode ajudar a responder a esta questão, uma vez que verá edifícios religiosos transformados em restaurantes, teatros e até residências locais.
Uma boa forma de descobrir uma cidade com um património histórico tão extenso é com um verdadeiro historiador, que estudou a diversidade de eventos que moldaram a cronologia da cidade. Este tipo de experiência leva-o a locais não muito turísticos, para que possa ter uma visão mais profunda da autenticidade do Quebeque.
Durante o passeio, verá igrejas e outros locais de património de diferentes religiões, como a católica, anglicana, presbiteriana, batista, judaica, entre outras. Entre os destaques estão:
- O Seminário de Quebec, também conhecido como o Museu da América Francesa, com coleções que remontam a 1663.
- A Diocese de Sherbrooke, uma arquidiocese com uma fachada particular que data de 1951.
- O Convento dos Padres Recoletos, que vale a pena visitar para mergulhar em mais de 360 anos de história.
- O Mosteiro das Ursulinas, onde se pode saber como as freiras Ursulinas chegaram ao Québec em 1639 e porque decidiram ficar.
- O Cemitério de São Mateus, um lugar muito importante e último local de descanso de figuras históricas.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 250 ¤ por grupo.
- Duração: cerca de três horas.
- Vantagens: o grupo pode normalmente fazer alterações ao itinerário e inclui normalmente a entrada na Catedral da Santíssima Trindade.
9. Entre no habitat de uma pequena colmeia no Quebeque com uma visita guiada

Uma das atracções do Quebeque é a produção de mel em colmeias situadas em diferentes zonas. Algumas delas só podem ser vistas no verão. Isso porque no inverno elas precisam de temperaturas acima de 10°C para sobreviver, então migram, morrem ou se refugiam em locais ideais para hibernar.
No entanto, há um lugar onde elas têm um espaço com as condições ideais para trabalhar durante todo o ano. Trata-se da destilaria urbana Apikol, que oferece visitas enológicas às suas instalações e outras experiências que vale a pena recordar. Aqui é possível ver o processo de fabrico do hidromel, que é utilizado para fazer deliciosos licores.
Outras bebidas espirituosas também são feitas aqui, e é possível testemunhar o ciclo de extração do mel da colmeia, bem como a sua transformação, fermentação, formulação e engarrafamento. Porquê limitar-se a beber vinho quando se pode viver esta experiência?
O mundo das abelhas do Quebeque é normalmente apreciado numa visita guiada de quarenta e cinco minutos, que normalmente inclui uma prova de vinhos para os maiores de 18 anos.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 20 euros por pessoa.
- Duração: cerca de uma hora.
- Vantagens: Inclui geralmente uma visita a uma grande destilaria e à sua colmeia, com uma entrada sem fila.
- Desvantagens: Normalmente só está disponível em inglês e francês.