10 coisas para ver e fazer em Quebec no Natal
Quebec é a cidade mais natalícia do Canadá e uma das melhores cidades do mundo para passar as férias. Aqui encontrará as melhores coisas para fazer no Natal e desfrutar de todo o seu encanto.
Visitar o Quebeque no Natal é uma experiência que oferece algo para todos.
Como em muitos outros lugares, o Natal nesta cidade é vivido mais como uma celebração familiar e social do que como um feriado religioso, mas ainda há espaço para crenças. Aqui está uma lista dasmelhores coisas para ver e fazer no Quebec na época do Natal, como visitar os mercados de Natal, patinar no gelo ou provar as deliciosas iguarias tradicionais. Encontrará certamente a sua forma ideal de viver esta época do ano no Quebeque.
1. Visite os mercados de Natal do Quebeque
A época dos mercados de Natal é muito concorrida no Quebeque. Quer sejam pequenos ou grandes, estes mercados estão repletos de produtos e artesanato locais apresentados num ambiente amigável, diversificado e mágico. Entre os mercados a não perder estão o Mercado de Natal Alemão e o Mercado de Natal do Grande Quebeque. Falar-vos-ei um pouco mais sobre eles a seguir.
Mercado de Natal Alemão do Québec
Situado no coração do Velho Quebeque, o Mercado de Natal Alemão do Quebeque oferece uma grande variedade de artesanato, decorações e produtos gastronómicos. É inspirado na cultura natalícia alemã e realiza-se normalmente de 23 de novembro a 23 de dezembro. É um ótimo local para provar o gluwein, um vinho quente com especiarias que o manterá quente enquanto explora o mercado.
O Pai Natal também faz uma aparição, ideal se estiver no Quebeque com crianças. Pode encontrar este mercado em cinco locais da cidade, todos a curta distância uns dos outros:
- Place D'Youville
- Place de l'Hôtel-de-Ville
- Jardins do Hôtel-de-Ville
- Rue Sainte-Anne
- Praça d'Armes
O Grande Mercado de Natal
O Grand Marché Noël reúne mais de 200 empresas, artistas e artesãos para dar vida à época natalícia. Oferece também várias actividades, como degustações de comidas e bebidas e ateliers de costura. Realiza-se no Grand Marché du Québec, geralmente de 24 de novembro a 24 de dezembro.
- Localização: Grand Marché du Québec, 250-M, boulevard Wilfrid-Hamel, Québec.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos domingos e feriados, das 9 às 17 horas.
2. Compras de presentes de Natal em Petit-Champlain
As compras de Natal em Petit-Champlain, um dos bairros mais charmosos do Quebeque, são um must durante a época festiva. O estilo europeu e as decorações exteriores criam um ambiente festivo no bairro, que é reforçado pelos espectáculos artísticos e corais que se realizam frequentemente nos fins-de-semana de dezembro.
O bairro está repleto de tesouros únicos que oferecem uma grande variedade de opções, como o Atelier La Pomme e Métiers d'art du Québec, que apresentam produtos de artesãos do Quebec, ou a boutique Les Ptits Mosüs, ideal para encontrar presentes para crianças pequenas.
Explorar o Petit-Champlain com as crianças é sempre especial. Para além de procurar brinquedos originais feitos à mão, é uma boa ideia provar a deliciosa cauda de castor, uma sobremesa tradicional, enquanto passeia pelas ruas decoradas com luzes de Natal.
Outra opção interessante é a loja do Museu da Civilização em Puerto Viejo, onde se podem encontrar livros, artesanato, lembranças, objectos relacionados com as exposições e todo o tipo de produtos locais.
3. Provar a comida natalícia local num passeio gastronómico
Uma excelente ideia para a época natalícia é provar a cozinha canadiana numa visita gastronómica à Ile d'Orléans, no Quebeque. A herança culinária da ilha está enraizada na fusão das tradições franco-canadianas e da agricultura local.
Os seus pratos rústicos, confeccionados com ingredientes frescos e técnicas tradicionais, reflectem a autenticidade da região e a sua ligação à terra. Durante a visita, poderá deliciar-se com iguarias como aTourtière, uma tarte de carne saborosa, o queijo Charlevoix feito de leite de vaca cru, e os Fiddleheads, uma iguaria primaveril. Terá também a oportunidade de provar a sidra local numa casa de sidra, desfrutar de vistas panorâmicas numa vinha e visitar uma fábrica de chocolate para dar um toque doce à sua experiência gastronómica.
A época natalícia confere certamente um encanto especial a esta excursão, com o ambiente festivo e os sabores sazonais a realçarem ainda mais a riqueza gastronómica da ilha.
Se juntarmos a isto o cenário de neve, a excursão torna-se uma experiência altamente recomendada.
4. Acelerar nos escorregas de neve
Se procura uma experiência emocionante, não perca a pista de tobogã Slide Au 1884, onde pode andar de tobogã a uma velocidade de até 70 km por hora. Na época do Natal, os escorregas estão muitas vezes cobertos de neve, garantindo-lhe uma experiência de alta velocidade no meio da paisagem invernosa do Quebeque. Depois de deslizar pelo escorrega, pode relaxar com uma bebida quente no quiosque Au 1884, situado junto ao Château de Frontenac, no histórico Dufferin Terrace.
As férias de Natal, o Carnaval e as noites de fim de semana são geralmente muito concorridas, emuitas vezes há surpresas, como a aparição do Pai Natal. Antes de planear a sua visita, recomendo que consulte as páginas das redes sociais do Au 1884, uma vez que pode estar fechado em alguns dias devido ao tempo de inverno. Pode também aproveitar a oportunidade para visitar o Château Frontenac, um dos mais belos hotéis históricos do Quebeque.
Detalhes interessantes
- Localização: Princesse Louise, Place Terrasse Dufferin, Québec, QC G1R 4P5, Canadá.
- Horário: diariamente, das 10 às 17 horas.
- Preços: a partir de 2,5 euros por pessoa e por diapositivo.
5. Patinagem no gelo na Place D'Youville
A pista de gelo da Place D'Youville é uma excelente escolha para a sua estadia de Natal no Quebeque. Com o pano de fundo encantador das fortificações e da Porte Saint-Jean, terá o cenário perfeito para desfrutar desta atividade.
A praça situa-se a cerca de 700 metros do Velho Quebeque, o bairro histórico da cidade. No local, podealugar patins e o equipamento necessário para desfrutar da experiência. Depois de patinar, pode recarregar as baterias com um delicioso chocolate quente que será oferecido por várias bancas à volta do ringue. Estará perto das bancas do Mercado de Natal alemão, pelo que poderá também assistir aos eventos especiais e concertos que aí são organizados.
Mais tarde, pode aventurar-se nas ruas próximas para descobrir as decorações de Natal e a atmosfera festiva que permeia a cidade. Se só estiver no Quebeque durante 2 dias, não se esqueça de reservar os seus bilhetes com antecedência, pois esta é uma altura em que muitas pessoas frequentam o ringue de patinagem. Também é bom levar roupa adequada para o frio.
Detalhes interessantes
- Localização: 995, Place D'Youville Québec, QC, G1K 3P1.
- Horário: de novembro a março, de segunda a quinta-feira, das 12 às 22 horas, e de sexta-feira a domingo, das 10 às 22 horas.
- Preço: a entrada no ringue de patinagem é gratuita. O aluguer de patins custa cerca de 6 euros por pessoa.
6. Fazer uma peregrinação à Basílica de Sainte-Anne
A Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré é considerada o segundo centro de peregrinação mais antigo da América do Norte e recebe habitualmente cerca de um milhão de visitantes por ano.
A época do Natal é a altura ideal para recriar uma peregrinação, quando a paisagem de neve e os cânticos de Natal a tornam um destino muito especial para visitar. A basílica de duas torres é umajoia arquitetónica que alberga obras de arte valiosas, como a estátua de Santa Ana esculpida em cedro pelo escultor Louis Jobin. No interior, verá muitas imagens que recriam a vida de Santa Ana, a quem esta igreja é dedicada. Destacam-se também as suas portas de cobre, realizadas pelo famoso artista Albert Gilles.
Para complementar a sua visita à basílica e à cidade de Beaupré, pode ir ao Museu do Cobre Albert Gilles e ver mais do trabalho deste artista excecional. Não perca a sua exposição Christorama, com 50 painéis de cobre que contam a história de Jesus.
No museu, pode também aprender a fazer a sua própria peça em relevo e levar uma recordação única da experiência.
7. Explore as melhores decorações de Natal
O Quebeque é uma das melhores cidades do mundo para celebrar o Natal, pelo que um passeio para descobrir as decorações de Natal é uma atividade a não perder.
Para além dos mercados de Natal, há muitos locais a explorar nesta cidade e uma estadia de três dias no Québec dar-lhe-á tempo mais do que suficiente. Uma boa opção para chegar a estes locais são osautocarros Hop-on Hop-off do Québec, pois fazem paragens nos pontos mais importantes da cidade e pode sair e voltar a entrar quando quiser. Aqui estão os lugares que não pode perder na sua visita às melhores decorações de Natal do Quebeque.
Grande Allée
Em dezembro, a Grande Allée, conhecida como os Campos Elísios do Québec, atrai os peões com as suas lojas, bares e restaurantes decorados e iluminados, que são populares entre os habitantes locais e os visitantes.
Além disso, junto à Grande Allée, pode desfrutar doParque das Planícies de Abraão, onde pode praticar desportos de inverno, como patinagem e raquetes de neve, bem como alugar tapetes de neve para deslizar na neve. Além disso, o Museu das Planícies de Abraão, que é a porta de entrada do parque, oferece exposições e actividades na época do Natal, como uma caça ao tesouro.
Avenida Cartier
Esta avenida está localizada perto do Museu Nacional de Belas Artes, um dos melhores museus do Quebec, e das Planícies de Abraão. A rua oferece uma experiência de compras diferente da cidade velha, com boutiques e lojas de luxo em vez das tradicionais lojas de souvenirs.
É também conhecida pela sua oferta gastronómica e nocturna variada, com uma vasta seleção de restaurantes, bares e pubs que convidam a relaxar após um dia de compras. Tudo isto, mais as encantadoras decorações festivas, fazem dela um destino de Natal imperdível.
8. Passear pelo Velho Quebec
A época natalícia é uma das melhores alturas para explorar a pé o Velho Quebeque, que ganha vida no final do ano. Nesta época do ano, os edifícios antigos e as ruas de paralelepípedos cobertas de neve recriam o cenário natalício perfeito para descobrir a pé. O Velho Québec é o bairro histórico da cidade, Património Mundial da UNESCO.
Está rodeado por muralhas e quatro portões que foram construídos entre os séculos XVII e XIX. Na época do Natal, não vai querer perder aCatedral de Notre-Dame de Québec e a Place Royale, que estão decoradas de forma única e oferecem actividades natalícias como concertos de canções de Natal, presépios e árvores de Natal.
Também pode visitar as muralhas do século XVII que rodeiam o Velho Quebeque, que podem estar cobertas de neve nesta altura do ano. Se optar por fazer uma dasmelhores excursões do Quebeque para ver este bairro histórico, o seu guia poderá dar-lhe muitas informações sobre a história e a cultura do Quebeque.
Ele também poderá recomendar os melhores lugares para comer e celebrar o Natal, ou onde comprar presentes, o que certamente enriquecerá sua estadia na cidade.
9. Ver as cascatas de Montmorency numa paisagem de neve
Uma atividade muito interessante para fazer na época do Natal é visitar as Cataratas de Montmorency, que é uma das melhores excursões a fazer a partir do Quebeque.
As quedas têm 83 metros de altura, mais altas do que as Cataratas do Niágara, onde as quedas de água estão rodeadas por trilhos com vistas panorâmicas que, com o manto de neve durante a época de inverno, adquirem uma atração especial. Para lá chegar, é necessário ir aoParque Chute-Montmorency e apanhar o teleférico até à base da queda de água. Para além de visitar a cascata, pode parar na Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré.
Tanto o edifício histórico como a aldeia de Beaupré, onde se situa, são grandes exemplos da história e da cultura desta região do Canadá. E para saborear a cor natalícia local, na sua visita a Beaupre pode também visitar o Museu do CobreAlbert Gilles, onde pode admirar e comprar peças de arte em cobre feitas pela família Gilles, ou a Chocolaterie Ile d'Orleans, onde pode comprar produtos típicos da região para oferecer como presentes.
Detalhes interessantes
- Localização: 5300, boulevard Sainte-Anne Quebec, QC, G1C 0M3.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 16 horas.
- Preço: a partir de 17 euros por pessoa.
10. Visitar o Hotel de Gelo
Uma experiência que será certamente especial na época do Natal é visitar ou ficar num verdadeiro hotel de gelo: o Hôtel de Glace.
Construído com 2.400 blocos de gelo e 35.000 toneladas de neve, o hotel está repleto de decorações e actividades festivas. OHôtel de Glace situa-se a cerca de vinte minutos do centro da cidade e está decorado com um tema geral que muda todos os anos.
Tem cerca de 42 quartos, muitos deles temáticos, salas de exposições, um bar, um átrio, um cinema, uma grande sala de eventos, cabanas de madeira e até uma capela para casamentos. Algumas das coisas que pode experimentar no Hotel são experimentara sauna, participar num workshop de escultura em gelo ou beber um cocktail num copo de gelo. Recomendo que traga três camadas de roupa para a sua visita, para que possa desfrutar da experiência sem sentir frio.
Detalhes interessantes
- Localização: 2280 Bd Valcartier, Saint-Gabriel-de-Valcartier, QC G0A 4S0, Canadá.
- Horário: Aberto diariamente apenas durante a época de inverno.
- Preço: a partir de 326 euros por pessoa e por noite.