10 coisas para ver e fazer em Copenhaga em maio

maio é o mês da cultura em Copenhaga, pelo que não só pode desfrutar do clima primaveril, como também de alguns dos melhores festivais.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer em Copenhaga em maio

Strøget | ©olgite

Se quiser conhecer o lado cultural da capital da Dinamarca enquanto desfruta do clima ameno da primavera, então maio é o mês certo para si. É considerado o mês da cultura em Copenhaga devido aos muitos eventos, festivais e feiras que dão destaque às criações artísticas.

Neste artigo, vou falar-lhe das melhores coisas para ver e fazer em Copenhaga em maio, para que no final da sua viagem fique com vontade de voltar para acabar de descobrir todo o país.

1. Não perca a explosão de cores das tulipas

Sem dúvida, uma das principais razões para visitar Copenhaga em maio é a floração das tulipas. Com a primavera em plena floração, estas belas flores estão por todo o lado, embora eu recomende que se dirija aos arredores, juntando-se a uma das melhores excursões a partir de Copenhaga.

Para além dos parques da cidade, como o Jardim do Rei, pode fazer uma viagem à Ilha de Lolland ou ao Castelo de Gavnø, onde se realiza o maior e mais antigo festival de tulipas da Dinamarca.

E, claro, reservar um bilhete para os Jardins Tivoli na cidade significa que também pode desfrutar da vegetação coberta de tulipas.

Reservar um bilhete para os Jardins Tivoli

2. Embarque num cruzeiro nos canais de Copenhaga

Copenhaga à noite| ©Kevin_KwanHo
Copenhaga à noite| ©Kevin_KwanHo

Não há nada melhor para desfrutar do bom tempo de Copenhaga do que reservar um cruzeiro pelos canais, uma atividade de que pode desfrutar quer viaje sozinho, a dois, em família ou com crianças.

Há tantos cruzeiros diurnos como noturnos, o que faz com que seja uma das melhores coisas para fazer em Copenhaga à noite.

Um cruzeiro pelos canais é também uma excelente forma de ver a cidade de uma perspetiva diferente e de uma forma confortável. No entanto, se por acaso o tempo nesse dia não estiver bom ou estiver mais frio do que o esperado, pode sempre abrigar-se na área coberta dos barcos.

Reservar um cruzeiro pelos canais de Copenhaga

3. Desfrute das melhores exposições no Dia Internacional dos Museus

Museu Nacional| ©sftrajan
Museu Nacional| ©sftrajan

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio e é uma oportunidade para os museus de todo o mundo celebrarem a sua importância e promoverem a compreensão da história e da cultura através do acesso e da participação do público.

Durante este evento, pode visitar os melhores museus de Copenhaga gratuitamente ou com desconto na entrada, o que faz deste um dia perfeito para explorar as colecções permanentes e temporárias que albergam. Recomendo especialmente a reserva de bilhetes para o Museu Nacional da Dinamarca, um dos museus mais importantes.

Além disso, muitos museus também organizam eventos especiais, como visitas guiadas, workshops, concertos e actividades para crianças. Isto oferece uma oportunidade única de conhecer a cultura da cidade de uma forma emocionante e educativa, e de se ligar à história e à comunidade da cidade.

Museus importantes em Copenhaga

Para além do Museu Nacional da Dinamarca, existem:

  • O Museu Louisiana de Arte Moderna
  • O Museu de Design Dinamarquês
  • O Museu Carlsberg, que oferece um olhar fascinante sobre a história da cerveja na Dinamarca.

4. Celebrar a Semana da Arte em Copenhaga

Exposição de arte| ©Klaudia Piaskowska
Exposição de arte| ©Klaudia Piaskowska

A Semana da Arte de Copenhaga é um dos pontos altos do calendário cultural da cidade. Durante uma semana de maio (normalmente no final), realiza-se uma vasta gama de actividades relacionadas com a arte contemporânea, desde exposições em galerias e museus a espectáculos e eventos de rua.

A Semana da Arte é uma oportunidade para conhecer artistas emergentes e consagrados de todo o mundo, mas também pode ver obras de arte de todos os tipos, desde pintura e escultura a arte vídeo e arte concetual, o que a torna uma das principais exposições de primavera em Copenhaga.

Durante este evento, a cidade ganha vida com eventos especiais, festas e inaugurações de exposições, tornando-se uma oportunidade emocionante para mergulhar na vibrante cena artística da capital dinamarquesa e sentir o sabor da cultura local.

5. Faça uma viagem gastronómica por Copenhaga

Em maio, as temperaturas de Copenhaga estão a aquecer e é a altura perfeita para desfrutar do ar livre na cidade. Para além de passear pelos jardins e canais, uma das coisas que recomendo é reservar um tour gastronómico em Copenhaga.

Neste tipo de atividade, ficará a conhecer os mais incríveis espaços gastronómicos dinamarqueses enquanto passeia pelas ruas da capital e prova alguns pratos ao ar livre com o resto do grupo.

Se a ideia lhe interessou, sugiro que dê uma vista de olhos ao nosso artigo sobre os melhores tours gastronómicos em Copenhaga.

Reservar uma excursão gastronómica em Copenhaga

6. Fazer um pub crawl em Copenhaga

E se for mais um amante da vida nocturna, pode substituir a excursão gastronómica por um dos melhores pub crawls de Copenhaga. Ou pode fazer os dois e não perder nada.

À noite, em maio, a temperatura na cidade desce, mas começa a ser melhor do que noutras alturas do ano. Por isso, é uma boa maneira de começar a conhecer o lado noturno da capital.

Reservar uma excursão a um bar em Copenhaga permitir-lhe-á descobrir os locais mais emblemáticos da cidade depois de escurecer e provar as melhores bebidas de cada local.

Reservar um pub crawl em Copenhaga

7. Participe na Maratona de Copenhaga

A Maratona de Copenhaga realiza-se anualmente a 5 de maio. É um evento popular que percorre as principais ruas da capital dinamarquesa, passando por pontos de referência como os Jardins Tivoli, o Castelo de Rosenborg e a Igreja de Mármore, tornando-se uma alternativa divertida e estimulante à reserva de uma visita guiada a Copenhaga.

A maratona já se realiza há muitos anos - desde 1980 - e conta com a participação de cerca de 10.000 pessoas. Gostaria de ser o 10.001º?

E o mais engraçado é que também há uma mini maratona no dia anterior para os mais pequenos, na qual toda a família pode participar. Se quiser participar numa ou em ambas, basta inscrever-se no site oficial do evento.

Reservar uma visita guiada a Copenhaga

8. Junte-se à festa louca do Festival Distortion

O Distortion é o maior festival do seu género na capital. Realiza-se no final de maio e apresenta festas de rua e discotecas em grande estilo, atraindo quase 300.000 pessoas.

O melhor de tudo é que é tocada uma grande variedade de estilos de música, desde hip-hop e rock a techno e até polka.

O local varia de noite para noite ao longo dos diferentes dias, tendo lugar em diferentes partes da capital de cada vez. Se gosta deste tipo de música e, sobretudo, de festa, não pode perder este festival.

9. Participar no Festival de Arquitetura de Copenhaga

Castelo de Rosenborg| ©Mike LaMonaca
Castelo de Rosenborg| ©Mike LaMonaca

O Festival de Arquitetura de Copenhaga é um evento anual que celebra a arquitetura e o design urbano da cidade. O evento tem lugar em maio e inclui uma série de exposições, palestras, projecções de filmes e concertos ao vivo em vários locais, incluindo alguns dos melhores castelos de Copenhaga.

O festival tem como objetivo incentivar o diálogo sobre arquitetura e urbanismo e abordar questões como a sustentabilidade, a acessibilidade e a inovação, questões em que as cidades da região escandinava são um exemplo para o mundo.

Para além dos eventos principais, o festival também oferece visitas guiadas à cidade, onde os participantes podem descobrir a arquitetura de Copenhaga de uma forma única e emocionante, em algumas das melhores visitas guiadas à capital dinamarquesa.

Reservar uma visita guiada a Copenhaga

10. Assistir à exposição de arte no Kunsthal Charlottenborg

Kunsthal Charlottenborg| ©drcak07
Kunsthal Charlottenborg| ©drcak07

A exposição Kunsthal Charlottenborg é uma exposição anual de arte contemporânea e concetual que apresenta obras de artistas emergentes consagrados da Dinamarca e do estrangeiro. Abrange uma vasta gama de arte, desde pintura e escultura a instalações e arte vídeo.

A exposição é uma plataforma importante para artistas dinamarqueses e estrangeiros que procuram apresentar o seu trabalho na Dinamarca. Atrai também um público vasto e diversificado de amantes da arte, críticos e coleccionadores, oferecendo a oportunidade de descobrir novas tendências e estilos na arte contemporânea.

Esta exposição tem lugar todos os anos nos meses de primavera e é uma das mais importantes mostras de arte do país. Para além da exposição principal, é também organizada uma série de eventos, palestras e workshops para envolver e educar o público sobre a arte contemporânea.

Temperaturas em Copenhaga em maio

Dia do Canal em Copenhaga| ©David Adamson
Dia do Canal em Copenhaga| ©David Adamson

Em maio, o tempo em Copenhaga começa a melhorar e as temperaturas médias variam entre 10 e 17 °C (50 e 60 °F). Embora ainda possa haver alguns dias frios, a primavera está em pleno andamento e os dias são mais longos.

No entanto, tenha em atenção que o tempo na capital pode ser imprevisível, por isso não seja demasiado confiante.

Os parques e jardins de Copenhaga são lindíssimos em maio, com flores e árvores em plena floração. É também uma boa altura para dar um passeio de bicicleta pela cidade e desfrutar da brisa fresca e do sol.

Reservar um passeio de bicicleta em Copenhaga

Multidões de turistas em Copenhaga em maio

Autocarro turístico| ©Amandine
Autocarro turístico| ©Amandine

maio é um dos meses mais populares para visitar Copenhaga devido às temperaturas agradáveis e ao número de festivais e eventos que se realizam na cidade, pelo que é de esperar ver mais turistas em comparação com os meses de inverno, mas ainda não atinge o nível dos meses de verão.

Em suma, poderá desfrutar da cidade sem as enormes multidões do verão na capital dinamarquesa, embora deva ter em atenção que os fins-de-semana e feriados podem ser mais movimentados, especialmente se houver grandes festivais ou eventos programados.

Em todo o caso, recomendo que reserve o alojamento e as actividades com antecedência para evitar desilusões e garantir o seu lugar em todas as atracções.

Preços em Copenhaga em maio

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

maio é um dos meses mais populares para visitar Copenhaga, pelo que os preços podem ser mais elevados do que na época baixa. No entanto, é possível encontrar alojamento e restaurantes a preços razoáveis se fizer as suas compras. Tenha em conta que, em geral, os preços em Copenhaga tendem a ser mais elevados do que noutras cidades europeias...

Para poupar dinheiro, recomendo que procure alojamento fora do centro da cidade e que utilize os transportes públicos para se deslocar. Além disso, muitos restaurantes oferecem menus diários a preços mais acessíveis durante a semana.

Como turista, pode também tirar partido das atracções gratuitas da cidade, como parques e museus ao ar livre, bem como de descontos em alguns dos museus e atracções turísticas com o Copenhagen Card.

Comprar o Copenhagen City Sightseeing Card

O que levar na mala para a sua visita a Copenhaga em maio?

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

Em maio, as temperaturas são semelhantes às do verão, com dias quentes e pouca humidade. No entanto, o tempo em Copenhaga tende a ser muito variável, pelo que recomendo que leve o seguinte na sua mala:

  • Calças leves
  • T-shirt leve
  • Meias impermeáveis
  • Sapatos impermeáveis
  • Casaco impermeável
  • Casaco de chuva
  • Guarda-chuva
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Camisola leve
  • Máquina fotográfica