Os 6 melhores palácios para ver em Copenhaga

Copenhaga tem alguns dos mais belos palácios de toda a Dinamarca. Explore-os a todos com a ajuda deste artigo.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 6 minutos

Os 6 melhores palácios para ver em Copenhaga

Palácio de Copenhaga | ©Daniel Grendon

Uma das melhores maneiras de apreciar toda a beleza de Copenhaga é através dos seus impressionantes palácios, que representam séculos de arquitetura e design. Também terá um vislumbre do passado nórdico através destes edifícios incríveis.

Há muitas coisas para ver e fazer em Copenhaga, isso é certo, mas se estiver interessado em entrar em contacto com o passado e o presente da cidade, uma das formas mais interessantes de o fazer é visitar os seus palácios. Por isso, neste artigo, seleccionei os meus favoritos e os que não pode perder.

1. Palácio de Christiansborg

Palácio de Christiansborg| ©Bernard Blanc
Palácio de Christiansborg| ©Bernard Blanc

De todos os palácios, o que não pode perder é o Palácio de Christiansborg. É a sede do parlamento dinamarquês (Folketing), um dos maiores edifícios da cidade e, portanto, um dos 10 melhores edifícios de Copenhaga.

O palácio foi construído e reconstruído várias vezes ao longo dos séculos, e o seu design atual é uma mistura de estilos barroco e neoclássico.

Pode explorar as impressionantes salas de receção do palácio e os corredores históricos quando reservar bilhetes para o Palácio de Christiansborg.

2. Palácio de Kronborg

Castelo de Kronborg| ©Frank
Castelo de Kronborg| ©Frank

Situado nos arredores de Copenhaga, o Palácio de Kronborg fica em Helsingør, cerca de 45 km a norte da capital dinamarquesa, e pode ser visitado reservando uma excursão a Kronborg.

É um palácio renascentista construído no século XV e é famoso por ter sido o local onde se desenrolou a peça "Hamlet" de William Shakespeare, talvez a obra mais famosa e mais analisada do dramaturgo inglês. O palácio foi declarado Património Mundial da UNESCO em 2002.

Recomendo uma visita à Sala de Banquetes (uma das maiores salas do palácio) e à capela real.

Reservar uma excursão a Kronborg

3. Palácio de Frederiksberg

Palácio de Frederiksberg| ©Michael
Palácio de Frederiksberg| ©Michael

O Palácio de Frederiksberg é absolutamente deslumbrante. Construído no século XVIII como residência de verão do rei Frederico IV da Dinamarca, é um exemplo de arquitetura rococó e uma das principais atracções turísticas da cidade.

Durante a sua visita, poderá passear pelos seus belos jardins e parques que oferecem vistas deslumbrantes do palácio e da cidade de Copenhaga. No interior, existem inúmeras salas e salões, bem como arte de época. Entre os destaques está a Sala de Audiências.

O palácio faz agora parte do Museu de Arte Moderna de Copenhaga, pelo que pode apreciar o edifício em todo o seu esplendor e ver as suas colecções de arte ao mesmo tempo. Este é considerado um dos 10 melhores museus de Copenhaga, por isso não o perca!

4. Palácio de Amalienborg

Palácio de Amalienborg| ©Henk Bekker
Palácio de Amalienborg| ©Henk Bekker

O Palácio de Amalienborg é um dos palácios mais emblemáticos da cidade. Este palácio de estilo rococó está localizado no centro de Copenhaga e é a residência de inverno da família real dinamarquesa.

É composto por quatro edifícios idênticos que rodeiam uma praça octogonal, conhecida como Amalienborg Slotsplads. O edifício virado para a praça alberga uma galeria de retratos da família real dinamarquesa e uma sala de audiências. Os outros três edifícios são o Palácio de Christian VII, o Palácio de Frederick VIII e o Palácio de Christian IX.

Aqui pode aprender tudo sobre a realeza dinamarquesa, especialmente no Museu Amalienborg, onde pode aprender sobre a vida no palácio. O museu também tem uma coleção de jóias reais e objectos de arte.

A troca da guarda no Palácio de Amalienborg

Uma das atracções turísticas mais populares do Palácio de Amalienborg é a Cerimónia de Mudança da Guarda, que tem lugar diariamente ao meio-dia na praça do palácio.

A cerimónia é uma procissão de guardas reais dinamarqueses vestidos com uniformes cerimoniais que marcham do Quartel de Rosenborg para a praça do palácio. Se estiver interessado, uma visita ao Palácio de Amalienborg está incluída numa das melhores visitas guiadas de Copenhaga.

5. Palácio de Rosenborg

Castelo de Rosenborg| ©Mike LaMonaca
Castelo de Rosenborg| ©Mike LaMonaca

O Palácio de Rosenborg é um dos meus favoritos. O seu estilo renascentista destaca-se dos restantes e foi a residência de verão da família real dinamarquesa até ao século XIX.

O palácio é composto por vários edifícios rodeados por um belo jardim e o seu desenho arquitetónico é uma combinação dos estilos holandês e italiano. Passear pelos jardins é um verdadeiro prazer enquanto se observa os lagos, o que o torna um local ideal para visitar com crianças em Copenhaga.

Na cave existe um museu com uma variedade de artefactos históricos, tais como armaduras, armas antigas, instrumentos musicais, tapeçarias e porcelana. Mas um dos destaques é a Câmara do Tesouro Real, que abriga uma impressionante coleção de jóias e objectos de arte que remontam ao século XVII.

6. Palácio de Charlottenborg

Palácio de Charlottenborg| ©Suhardiyoto Haryadi
Palácio de Charlottenborg| ©Suhardiyoto Haryadi

O Palácio de Charlottenborg é um edifício histórico localizado no centro da cidade. Foi a residência do governador-geral dinamarquês e hoje alberga a Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, uma das mais antigas da Europa, com uma grande coleção de arte dinamarquesa e europeia.

O palácio foi concebido em estilo barroco, tem uma fachada impressionante com pormenores em pedra ornamentada e uma torre no centro. O interior é igualmente belo, com grandes salões decorados com obras de arte e mobiliário de época.

A visita a este palácio aproxima-o da história dinamarquesa, e poderá ver um dos edifícios mais antigos da cidade e de todo o país. Este é definitivamente um dos lugares que deve visitar se estiver de passagem ou se ficar 7 dias em Copenhaga.

Estes palácios estão incluídos no Copenhagen Card?

Palácio de Fredensborg| ©KLMircea
Palácio de Fredensborg| ©KLMircea

Sim, muitos destes palácios estão incluídos como atracções quando se reserva o Copenhagen Card, por isso pode ser uma boa ideia reservá-lo, especialmente se planear visitar vários deles.

Reservar o Copenhagen Card

O que devo procurar nas visitas guiadas ao palácio?

Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran

Sempre que visitar um local de grande importância histórica , recomenda-se que reserve um momento para ler sobre cada um deles, o que enriquecerá a sua visita e permitir-lhe-á situar melhor os locais e as paisagens históricas.

Se viajar com crianças pequenas, pode contar-lhes histórias sobre algumas das aventuras que tiveram lugar em cada local, o que lhe permitirá manter a sua atenção e interesse durante mais tempo.

Como obter bilhetes para os melhores palácios de Copenhaga?

Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters
Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters

A melhor forma de reservar bilhetes e visitas é online. É uma forma muito mais segura do que reservar diretamente na rua, pois pode ficar sem bilhetes.

Também pode ler as opiniões de outros viajantes que já visitaram o local e descobrir o que acharam ou o que recomendam.

É possível visitar os palácios de Copenhaga com crianças?

Visitar o Castelo de Kronborg| ©Pedro Cambra
Visitar o Castelo de Kronborg| ©Pedro Cambra

Claro que sim! É uma óptima experiência para os membros mais novos da família, pois podem ver verdadeiros castelos medievais, armaduras, espadas e muito mais.

Também podes estar interessado em

A Pequena Sereia no porto de Copenhaga| ©Morgan Moinet
A Pequena Sereia no porto de Copenhaga| ©Morgan Moinet

Se gostou dos melhores palácios de Copenhaga, também vai gostar de algumas das opções abaixo.

Fazer um passeio de autocarro turístico pela cidade de Copenhaga

Esta é uma óptima maneira de começar a conhecer a cidade. Reservar um bilhete de autocarro Hop on-Hop off permitir-lhe-á visitar as principais atracções de Copenhaga ao seu próprio ritmo, sem ter de pensar em transportes.

Com o grande número de paragens situadas perto de locais emblemáticos como a estátua da Pequena Sereia, o Palácio de Rosenborg, a Fonte Gefion, o Palácio de Amalienborg, a Praça da Câmara Municipal, o Centro Comercial Fisketorvet Copenhagen ou o Black Diamond, poderá facilmente conhecer as principais atracções.

Este tipo de passeio dura entre 45 e 90 minutos, se decidir não sair do autocarro. Tem também um guia áudio em várias línguas, incluindo inglês, para que possa aprender sobre cada um destes locais à medida que os visita.

Reservar o autocarro turístico de Copenhaga

Faça uma excursão gastronómica por Copenhaga

Outra das melhores formas de aprender sobre uma nova cultura é através da sua gastronomia. A Dinamarca tem uma longa tradição culinária, com queijos famosos , pastelaria, cachorros-quentes e pratos de peixe.

É por isso que, se está a planear visitar Copenhaga, não pode perder um passeio gastronómico pelo centro da cidade, onde visitará os seus principais bares, provará os seus melhores pratos e passeará pelos mercados tradicionais. Não pode perder esta experiência.

Reservar um tour gastronómico em Copenhaga