10 coisas para ver e fazer em Copenhaga no Natal
Copenhaga pode ser uma cidade mágica na época do Natal, especialmente com as suas luzes, decorações e mercados.

Natal em Copenhaga | ©Frank Schmidt
Copenhaga é uma das cidades mais importantes da região escandinava e uma zona marcada pelas tradições natalícias, o que a torna um local ideal para desfrutar desta celebração e descobrir o espírito festivo da capital dinamarquesa através das suas atracções e actividades.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Copenhaga para desfrutar do Natal incluem visitar os Jardins Tivoli e o seu parque de diversões, passear ao longo do Canal Nyhavn, fazer compras de presentes de Natal na popular Rua Strøget, provar gløgg e provar comida sazonal.
1 . Visite os Jardins do Tivoli e maravilhe-se com as decorações

Os Jardins do Tivoli (onde se encontra o parque de diversões mais antigo do mundo) fazem parte de um dos complexos mais famosos de Copenhaga. Durante a época natalícia, o local transforma-se num espaço mágico, repleto de luzes e decorações festivas.
A véspera de Natal no Tivoli começa normalmente em meados de novembro e prolonga-se até ao final de dezembro. Durante este período, para além de participar nos passeios, montanhas russas e caminhar pelos caminhos iluminados, ao reservar bilhetes para o Parque Tivoli e as suas atracções, pode também:
- Tirar uma fotografia com as personagens de Natal.
- Ver a famosa árvore de Natal do Tivoli. Fica no centro do parque e é iluminada por milhares de luzes numa cerimónia especial de iluminação, tornando-a uma das melhores coisas para fazer em Copenhaga à noite.
- Desfrutedos espectáculos de Natal, incluindo concertos e representações teatrais.
- Visite as bancas de comida que servem iguarias tradicionais de Natal, como vinho quente, churros e biscoitos de gengibre. Estas estão frequentemente incluídas nas melhores excursões gastronómicas de Copenhaga.
2. Passeie ao longo do Canal Nyhavn para descobrir as luzes da cidade.

O Canal Nyhavn é um destino turístico popular durante todo o ano, mas especialmente durante a época natalícia. Com as suas casas coloridas do século XVII e barcos pitorescos a deslizar ao longo do canal, é um ótimo lugar para passear ou reservar um passeio de barco em família, se estiver a visitar Copenhaga com crianças.
Durante a véspera de Natal, as casas ao longo do canal são decoradas com grinaldas e cores vivas, criando uma atmosfera acolhedora e festiva que faz deste um dos melhores passeios de canal em Copenhaga. Há também uma grande árvore de Natal decorada no final do canal, iluminando a área com um brilho quente.
Na área do canal, pode desfrutar de especialidades de Natal nos restaurantes e cafés próximos, bem como encontrar bancas que vendem artesanato e presentes de Natal.
3. Comprar presentes de Natal em Strøget

A Rua Strøget é uma das artérias comerciais mais famosas da Europa e é um local de visita obrigatória durante a época natalícia. A rua transforma-se num oásis de Natal com decorações e luzes cintilantes, música festiva e mercados de Natal que vendem presentes, lembranças, comida e artesanato.
Uma das decorações mais impressionantes é a fonte do anjo na Praça Amagertorv, que é iluminada com luzes azuis e brancas. Esta área é frequentemente incluída nas melhores excursões da capital dinamarquesa, pelo que pode descobri-la por si próprio ou ao reservar uma excursão a Copenhaga.
Nesta rua, também encontrará lojas de design dinamarquês muito populares, com o seu estilo minimalista e elegante. Além disso, muitas lojas oferecem descontos especiais e ofertas durante a véspera de Natal, tornando-a um local ideal para fazer compras.
4. Visitar o Mercado de Natal Kongens Nytorv

Para um dos maiores e mais emblemáticos mercados de Natal de Copenhaga, dirija-se ao Mercado de Natal Kongens Nytorv, uma atração turística popular durante a época natalícia.
Este local oferece uma grande variedade de produtos e actividades de Natal, incluindo música ao vivo e entretenimento para crianças. Também pode comprar presentes, decorações de Natal e comida e artesanato tradicionais dinamarqueses. O mercado também tem uma pista de patinagem no gelo.
O mercado também está perto dos melhores museus de Copenhaga, tornando-o o local ideal para fazer uma pausa depois de, por exemplo, reservar bilhetes para o Museu Nacional da Dinamarca.
Para mais informações
- Localização: no coração da cidade.
- Preço: A entrada no mercado é gratuita e aberta ao público, mas algumas das actividades e atracções no interior do mercado têm um custo adicional.
5. Experimente o gløgg para manter a temperatura corporal.

O gløgg é uma bebida típica de Natal nos países escandinavos, mas sobretudo na Dinamarca, no inverno. Esta bebida quente e picante é feita com vinho tinto ou vinho doce quente, especiarias como o cravinho, a canela e o gengibre, bem como frutos secos e açúcar.
Durante a época natalícia, o gløgg é frequentemente visto nas bancas do mercado de Natal, bem como nos melhores pub crawls de Copenhaga e quando se reserva uma visita gastronómica a Copenhaga. Na capital dinamarquesa, o gløgg pode ser encontrado em bares, cafés, restaurantes e em algumas lojas especializadas em vinhos e licores.
A preparação do gløgg varia consoante a receita e a região, mas geralmente é feito aquecendo vinho em lume brando com especiarias e fruta. A mistura é deixada em infusão durante algumas horas ou durante a noite para permitir que os sabores se integrem bem. Depois é coada e adiciona-se açúcar a gosto antes de ser servida quente.
6. Ver a árvore de Natal na Praça da Câmara Municipal

A árvore de Natal na Praça da Câmara Municipal de Copenhaga é um dos símbolos mais importantes da época natalícia na Dinamarca. Pode visitá-la por conta própria ou quando reservar uma visita guiada a Copenhaga, uma vez que está frequentemente incluída nessas visitas.
Esta árvore de Natal gigante é um abeto norueguês cuidadosamente selecionado das florestas dinamarquesas para ser transportado para Copenhaga e colocado na praça. A árvore está decorada com luzes de Natal e decorações tradicionais.
Além disso, a cerimónia de iluminação da árvore de Natal é um evento a que deve assistir se planear visitar Copenhaga em dezembro. Durante a cerimónia, as luzes de Natal da árvore são acesas e têm lugar actuações musicais e outras actividades festivas. A praça em si é também uma atração, pois é transformada num mercado de Natal.
7. Explorar o bairro de Nørrebro

Nørrebro é um dos bairros mais vibrantes de Copenhaga e, durante a época natalícia, está repleto de atmosfera festiva, especialmente quando os seus bares e discotecas assumem o papel principal - o local ideal para festejar na véspera de Natal! Mas também são montadas iluminações e decorações de Natal coloridas.
Além disso, durante o Natal, a zona de Jægersborggade em Nørrebro é transformada num mercado de Natal alternativo. Os comerciantes e artistas locais reúnem-se para vender produtos, alimentos (como æbleskiver, bolinhos fritos) e presentes de Natal feitos à mão. Nørrebro é também famoso pelas suas lojas de design, arte e por albergar alguns dos melhores edifícios de Copenhaga.
Devido ao seu rico património, o bairro é frequentemente incluído nas excursões de bicicleta de Copenh aga, por isso, se o quiser ver, não hesite em reservar uma excursão de bicicleta em Copenhaga.
8. Descubra o espírito natalício de Christianshavn

Se quiser conhecer um dos bairros mais pitorescos de Copenhaga, não pode deixar de visitar Christianshavn, uma cidade livre que se considera independente do Estado dinamarquês e um destino popular durante a época natalícia devido às suas ruas encantadoras e actividades festivas.
Aí pode visitar o Mercado de Natal de Christiania, passear ao longo do canal e ver a árvore de Natal gigante. Se fores com crianças, recomendo também que descarregues o Jogo de Exploração Freetown Christiania para que elas aproveitem ainda mais a visita.
No centro do bairro, também pode encontrar uma das muitas árvores gigantes que decoram a cidade na véspera de Natal. Perto da orla marítima, encontrará também a Igreja de Nosso Salvador, um edifício religioso do século XVII que é considerado um marco arquitetónico de Christiania.
9. Desfruta da comida de Natal

A comida é uma parte importante da celebração do Natal em Copenhaga e, durante a sua estadia na capital, pode saboreá-la nos bares, restaurantes, mercados de rua e bancas de rua a que pode chegar a pé, em excursões ou reservando bilhetes para o autocarro turístico de Copenhaga
Entre as comidas típicas de Natal que pode provar:
- Gløgg, que é o vinho tinto quente local.
- Æbleskiver, que são pequenos bolinhos fritos que se assemelham a panquecas. São servidos com açúcar em pó e compota de fruta.
- Paté de fígado de porco.
- Sopa de peixe.
- Presunto assado e uma grande variedade de carnes.
- Biscoitos de gengibre, feitos com uma mistura de especiarias como o gengibre, a canela e o cravinho e cortados em forma de estrela, coração ou árvore de Natal.
10. Patinagem no gelo no canal de Frederiksberg

Se quiser participar numa das actividades natalícias mais tradicionais de Copenhaga, não pode deixar de patinar no gelo no canal de Frederiksberg, um dos locais mais bonitos e emblemáticos da capital dinamarquesa.
As luzes de Natal, que pendem das árvores e das pontes próximas, conferem um efeito mágico à paisagem, tornando-a uma das melhores alturas para ver Copenhaga.
Pode alugar patins num dos quiosques ao longo do canal e depois juntar-se à multidão de patinadores em Frederiksberg. Se se cansar de patinar, pode aquecer-se com uma bebida quente e um lanche num dos muitos bares e bancas de comida ao longo do canal.