Os melhores passeios e excursões a partir de Cinque Terre
Conhecer os melhores passeios e excursões de Cinque Terre é recomendável para quem pretende passar tempo suficiente entre as aldeias deste parque nacional. Convido-o a descobrir todos os pormenores que precisa de saber.
Para o bem ou para o mal, as melhores coisas para fazer em Cinque Terre são actividades que podem ser concluídas num período que varia entre 48 e 72 horas. Ao mesmo tempo, há o facto de muitas pessoas planearem ficar neste parque nacional por mais tempo. Nesse cenário, os passeios e excursões acabam sendo um recurso ideal para que os turistas saiam desse local para conhecer outros cantos dessa parte do norte da Itália.
Por isso, aconselho-o a continuar a ler este post, pois pesquisei aspectos como preços, durações e destinos destas excursões. Tudo com a intenção de que possa escolher a que melhor se adapta ao seu orçamento e às suas expectativas.
Quais são as melhores excursões de Cinque Terre?
A primeira coisa que precisa de saber para perceber como são as melhores excursões de Cinque Terre é que a maioria destas viagens tendem a ser relativamente curtas e estão focadas em visitar aldeias perto deste parque nacional. No entanto, também podem ser destinadas a outras cidades maiores nesta parte do norte de Itália.
É por isso que Portovenere, La Spezia, Génova, Lucca e Pisa são frequentemente destinos favoritos para uma excursão a Cinque Terre. Algumas destas excursões tendem a ser privadas, centradas em grupos familiares de seis ou oito pessoas. Outras são destinadas a grupos de até 25 participantes na mesma viagem.
Quanto à conveniência deste tipo de excursões, deve saber que elas estão entre as melhores coisas para fazer em Cinque Terre no inverno. Especialmente porque se vai passar uma semana inteira neste parque nacional, então é aconselhável dedicar um dia a uma destas excursões numa estação cheia de frio e chuva que limita o desfrute do mar e das praias. Ainda mais sabendo que a oferta de entretenimento na área cai muito quando é verão.
No entanto, você também deve saber que o plano pode ser considerado uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre no verão, pelo menos se você quiser ficar longe das multidões de turistas no parque nacional. Isto porque, se se dirigir a outros locais um pouco maiores, notará que são cidades onde se sentirá um pouco menos as massas de turistas que caracterizam esta época do ano.
Como reservar uma excursão a partir de Cinque Terre?
Felizmente, hoje em dia tem a possibilidade de reservar uma excursão com estas características de uma infinidade de formas. De todas elas, a mais cómoda é a reserva online do serviço e isto deve-se ao simples facto de que através deste método de compra se podem conhecer detalhes muito importantes que garantem o êxito da experiência.
Alguns deles podem ser a possibilidade de conhecer as opiniões de outras pessoas que já fizeram esta excursão em particular ou a possibilidade de cancelar a compra do serviço gratuitamente se o fizer com bastante antecedência. O facto de poder reservar estas excursões para uma data e hora de grande procura com meses de antecedência é também muito favorável.
Assim, evita-se a situação difícil de chegar ao parque nacional e verificar que está cheio de turistas e que é impossível conseguir lugares para as excursões que lhe interessam. De facto, outros serviços turísticos que se realizam neste parque nacional são normalmente reservados através de uma compra online e entre eles estão os melhores passeios gastronómicos de Cinque Terre.
A alternativa de comprar uma excursão para o destino da sua escolha diretamente numa agência de turismo dessa localidade e que parta da cidade do seu alojamento em Cinque Terre é algo que também está disponível para si. O grande problema é que não há garantia de quanto dinheiro irá receber, muito menos de que haverá disponibilidade na altura da sua chegada.
Duração das excursões de Cinque Terre
É difícil calcular a duração exacta das excursões a partir de Cinque Terre. Há algumas que são concebidas para um par de horas, enquanto outras podem ocupar metade do seu dia e, especificamente, as horas mais produtivas do dia. De qualquer modo, a maior parte destas excursões tem normalmente cerca de 5 horas no total. Pelo menos os que partem de La Spezia, a área administrativa de Cinque Terre.
No entanto, quando se trata de uma excursão que se concentra em levar os participantes às principais atracções de uma grande cidade e até inclui uma paragem para almoço, é possível prolongar a experiência até 7 horas no total. Especialmente se envolver cidades como Génova, Pisa ou Florença.
Assim, pode dizer-se que este tipo de excursão é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante uma viagem de 3 dias. Sabendo que podem ter lugar entre o meio da manhã e o meio da tarde, enquanto a noite ainda estará disponível para explorar as atracções gastronómicas e de entretenimento que este parque nacional oferece aos seus visitantes.
De facto, uma excursão de 5 horas ou menos que o leve a La Spezia ou Portovenere é também uma das melhores coisas a fazer em Cinque Terre durante uma viagem de dois dias. Especialmente se a visita for feita durante a época baixa, uma vez que muitos restaurantes e lojas estarão fora de serviço durante a sua visita.
O que é que eu vou ver neste tipo de passeio?
As coisas que pode ver neste tipo de excursão variam consoante o destino que escolher. Por exemplo, se decidir visitar os outros dois locais de interesse perto de Cinque Terre, La Spezia ou Portovenere, verá um panorama semelhante ao deste parque nacional. Portovenere é uma pequena e moderna cidade com uma estação central de comboios e um terminal de cruzeiros que recebe centenas de milhares de turistas anualmente no parque nacional.
Portovenere é uma cidade costeira no extremo ocidental da baía de La Spezia e é basicamente uma cidade com uma arquitetura muito semelhante à das cinco cidades do parque nacional. Embora neste caso a praia seja muito mais extensa e os edifícios um pouco mais modernos.
Quando a viagem vai para Pisa, Florença ou Génova o panorama muda completamente, porque a verdade é que neste caso estamos a falar de passar de pequenas vilas localizadas em falésias para cidades com centenas de anos de história, com centenas de milhares de habitantes e que são classificadas como um dos destinos turísticos mais importantes de toda a Europa.
Cada uma delas destaca-se pelo seu próprio mérito, uma vez que Génova é um importante centro de comércio mundial, Pisa é um marco da história do Renascimento italiano e Florença é um dos locais mais importantes da história ocidental. De igual modo, tanto as excursões às cidades próximas como as que se encontram um pouco mais afastadas deste parque nacional terminam antes do pôr do sol. Como tal, são muitas vezes ideais como um plano antes de se juntar às melhores actividades nocturnas de Cinque Terre.
Conselhos para uma excursão a partir de Cinque Terre
Desfrutar de uma excursão com partida de qualquer uma das cidades de Cinque Terre não é complicado pelo simples facto de que a maioria dos destinos turísticos nesta parte de Itália são locais interessantes que o manterão entretido de uma miríade de formas diferentes. No entanto, há algumas recomendações que posso fazer para tornar toda a dinâmica muito mais organizada e, ao mesmo tempo, agradável.
O primeiro destes conselhos é escolher o programa das excursões de acordo com o tempo que tem disponível em Cinque Terre. Isto porque, se ficar uma semana inteira, é indiferente passar um dia inteiro fora da zona, ao passo que, se ficar apenas 72 horas, tem de decidir se é uma excursão de manhã ou de tarde, de modo a poder fazer actividades que complementem a sua exploração desta região.
A recomendação seguinte que posso fazer é que tente evitar gastar muito dinheiro em almoços por conta própria neste tipo de excursões. A realidade é que o dinheiro pode ser gasto de forma mais sens ata numa experiência gastronómica mais elevada num restaurante da sua aldeia de Cinque Terre.
Finalmente, o melhor conselho que lhe posso dar é que aproveite a excursão sem arrependimentos. De qualquer forma, uma excursão que lhe permite explorar outros destinos turísticos próximos a este parque nacional é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre em dezembro. Isto sabendo que é época baixa e que o tempo também não é propício para explorar a costa.
Quanto custa uma excursão de Cinque Terre?
O preço exato de uma excursão a partir de Cinque Terre é tão subjetivo como a sua duração, uma vez que depende diretamente do destino escolhido. Por exemplo, uma excursão partilhada que inclua o acompanhamento de um guia especializado na história de Portovenere custa normalmente cerca de 170 euros por pessoa. Este valor não inclui bebidas e refeições durante toda a experiência.
Ao mesmo tempo, é possível encontrar uma excursão a partir deste parque nacional para Florença ou Pisa por um preço muito semelhante. Pode até haver uma degustação de entradas que não podem ser classificadas como almoço, muito menos como jantar.
Além disso, deve saber que os factores decisivos que afectam o preço deste tipo de excursão são o número de participantes incluídos na experiência, o tipo de veículo escolhido para o transporte e a língua falada pelo guia. Um guia que fala espanhol é geralmente mais caro do que um que oferece os seus serviços em inglês, sabendo que esta língua é muito mais universal e, portanto, pessoas de diferentes nacionalidades podem participar sem problemas na experiência.
Se os preços destas excursões são uma desvantagem para si, deve saber que fazem parte das melhores coisas para fazer em Cinque Terre em outubro e que nessa altura do ano os preços são mais baixos neste parque nacional, bem como noutras cidades italianas. É o fim da alta temporada de verão, o que permite que a baixa procura torne os serviços turísticos mais económicos.
Quais são as cidades que não devo perder numa viagem a partir de Cinque Terre?
Não há realmente nenhuma aldeia que não se deva perder numa excursão a partir de Cinque Terre pelo simples facto de que este tipo de excursões são orientadas para lugares diferentes e cada um deles é interessante por mérito próprio.
Um desses lugares é a estação central de comboios de La Spezia. É inevitável passar por este lugar se o meio de transporte escolhido para chegar a outras cidades mais distantes, como Bolonha, Pisa ou Florença, for o comboio italiano.
De facto, é possível que no itinerário destas excursões seja necessário fazer uma pequena viagem de comboio da cidade onde se está alojado em Cinque Terre até à cidade de La Spezia. A partir daí, apanhará um autocarro privado que será reservado para si e para todas as outras pessoas incluídas na excursão.
Exatamente por estas razões, uma excursão nunca é um plano recomendado para aqueles que terão uma viagem de um único dia a Cinque Terre, uma vez que uma boa parte desta atividade é dedicada à transferência deste parque nacional para o destino a ser visitado e também para a viagem de regresso.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar estes sítios por conta própria?
Participar numa visita guiada será sempre uma experiência melhor do que viajar por conta própria, simplesmente porque será acompanhado por um especialista na história do local que vai visitar.
Num país como a Itália, isto é sinónimo de prazer, porque se trata de vilas ou cidades em que cada esquina tem informações interessantes, o que se perderia se tivesse de caminhar sozinho seguindo um endereço de GPS para tentar chegar a lugares que não se conhecerão no seu melhor.
A questão da logística é também outra grande vantagem das visitas guiadas a Cinque Terre, porque este parque nacional está um pouco isolado do resto do país, apesar de estar ligado através do seu sistema ferroviário. Assim, contratar um serviço para planear a sua partida de autocarro ou comboio para coincidir com os horários dos museus, restaurantes e monumentos é uma grande vantagem. Especialmente quando se está a tentar concentrar-se em desfrutar da experiência.
Finalmente, há também a questão de que estas experiências podem poupar-lhe dinheiro, uma vez que o que irá gastar em bilhetes comprados independentemente e o que teria de pagar para ter um guia em cada um dos locais que irá visitar no seu destino turístico é bastante semelhante ao custo destas viagens planeadas por uma empresa de turismo.