Melhores coisas para fazer em Cinque Terre
Aprender sobre as atracções de um local antes de o visitar é uma excelente forma de tirar o máximo partido de uma viagem. É exatamente por isso que te aconselho a ler sobre as melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre.
O Parque Nacional de Cinque Terre é um dos destinos turísticos mais visitados na parte oriental do norte de Itália e, ao mesmo tempo, é uma área muito representativa da Riviera Italiana. Na verdade, este lugar é uma inspiração direta para muitos filmes baseados na costa italiana e as cinco aldeias que compõem esta região natural são declaradas Património Mundial pela UNESCO.
Assim, para tornar a sua viagem mais fácil de organizar e para garantir que pode desfrutar das melhores actividades ao longo do caminho, trago-lhe uma lista das melhores coisas para fazer em Cinque Terre que pode desfrutar, independentemente da duração da sua visita a estas pitorescas aldeias localizadas entre rochas, falésias e o Mar Mediterrâneo.
1. Uma sessão de caiaque em Monterosso ou Vernazza
Uma das primeiras coisas que se pode fazer ao visitar Cinque Terre é desfrutar da costa quilométrica que se estende ao longo de todo o comprimento deste parque nacional com uma sessão de caiaque. Trata-se de uma região repleta de falésias onde se encontram algumas enseadas perfeitas para quem quer desfrutar das águas do mar da Ligúria, caracterizadas pela escassez de ondas, pelo menos nesta zona da Riviera italiana.
Este tipo de passeio de caiaque tem normalmente uma duração total de cerca de 3 horas e pode ser feito tanto de manhã como à tarde. É até possível fazê-lo durante o pôr do sol para poder regressar à vila de Monterosso depois de escurecer.
A atividade é caracterizada como uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o verão. Principalmente porque é uma fuga dos restaurantes e das praias cheias de gente e, ao mesmo tempo, é uma boa atividade desportiva para desfrutar das águas quentes numa altura em que é necessário refrescar-se por causa do calor.
Também deve saber que é uma atividade recomendada para toda a família e que é até possível que seja oferecida uma prova de vinhos juntamente com comida fresca e típica da gastronomia destas aldeias.
Detalhes de interesse:
- Preços: este tipo de passeio de caiaque custa normalmente cerca de 100 euros por pessoa e é uma atividade disponível para vários membros da mesma família.
2. Um passeio pelos trilhos do parque nacional
Outra das melhores coisas a fazer no Parque Nacional de Cinque Terre é desfrutar dos trilhos que percorrem toda a extensão do parque. De facto, durante vários séculos, esta rede de caminhos através das montanhas e ao longo das falésias foi a única forma de os habitantes se deslocarem entre cada uma das aldeias.
Por isso, participar numa excursão privada ao longo destes caminhos é uma excelente ideia. Especialmente porque alguns deles estão reservados apenas para aqueles que pagam uma taxa de entrada privada e, ao mesmo tempo, porque a sua extensão é significativa, ultrapassando 120 quilómetros no total, o que significa que escolher os mais adequados é importante se não quiser ficar demasiado cansado para continuar a desfrutar de outras actividades nesta área.
Também deve saber que uma tarde ou uma manhã a caminhar por estes caminhos de montanha é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o mês de dezembro. Isto deve-se ao facto de ser uma altura do ano em que as praias podem não ser apelativas, pelo que é mais aconselhável concentrar-se na beleza das montanhas da zona. De facto, também faz parte das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o mês de novembro ou durante o mês de janeiro, isto sabendo que são alturas em que o frio caracteriza o clima constante.
Detalhes de interesse:
- Preço: o preço de uma excursão deste género ronda normalmente os 150 a 170 euros por pessoa.
- Duração: Este tipo de excursão nas montanhas da região dura normalmente entre 5 a 8 horas no total.
3. Tomar banhos de sol nas costas rochosas de Vernazza, Manarolo e Riomaggiore
Outra das grandes atracções de Cinque Terre é apanhar banhos de sol nas margens rochosas das cinco aldeias que compõem o parque nacional. Vernazza e Monterosso são as alternativas preferidas devido à dimensão de ambas as aldeias, embora Riomaggiore seja outra boa opção.
Há vários benefícios associados a esta atividade e um deles é o facto de se sentar numa das rochas das falésias a apanhar sol e a nadar na água da praia ser completamente gratuito. A maior desvantagem pode ser ter de lidar com outros grupos de turistas, que podem ser bastante abundantes durante a época alta do verão.
Portanto, este é um bom plano durante toda a primavera e todo o verão, mas é definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante abril ou maio. Isto porque estes meses estão menos cheios de turistas, por isso pode ir para as praias com total tranquilidade sabendo que haverá sempre uma rocha disponível para si.
4. Como chegar ao Castello Doria em Vernazza
Cada uma das aldeias que compõem as Cinque Terre teve, em algum momento da sua história, um castelo. Hoje, muitos deles estão em ruínas ou estão a servir um novo propósito como parte de uma estrutura comercial ou como um restaurante. No caso de Vernazza, tem-se a oportunidade de ver as ruínas de uma dessas construções no castello Doria.
Este foi construído em meados do século X e muitos especialistas nesta região consideram-no um dos locais obrigatórios numa visita curta ou longa. Isto deve-se ao facto de ser um miradouro que permite desfrutar de uma perspetiva panorâmica da cidade em que se encontra. Algo que, por vezes, é complicado pelo terreno montanhoso cheio de falésias que define todas estas cidades.
Por isso, pode-se dizer que subir as íngremes escadas até ao Castello Doria é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante uma viagem de vários dias, bem como uma obrigação para aqueles que só vão estar na zona durante 24 horas. Ainda mais sabendo que está localizado em Vernazza, a segunda cidade mais visitada tanto pela sua diversidade comercial quanto pelo seu tamanho.
5. Aproveite o marisco e o peixe característicos desta região
Se há algo que caracteriza Cinque Terre, é a vasta oferta gastronómica, apesar de ser constituída por cinco cidades relativamente pequenas. Por esta razão, não deve perder a oportunidade de explorar os sabores que caracterizam o mundo culinário destas cidades, que se distingue pela grande quantidade de produtos frescos provenientes da indústria pesqueira local.
NessunDorma, em Manarolo, é um desses restaurantes que deve visitar e é conhecido em Cinque Terre pelas suas vistas privilegiadas sobre o mar. Também é conhecido pelo seu menu, composto principalmente por excelentes cortes de carne e uma receita de pesto que faz parte da tradição deste local.
O RistoranteBelforte é o local ideal se procura explorar os sabores que definem as receitas locais com produtos da pesca do dia. Isto deve-se ao facto de ser um restaurante que se concentra principalmente em receitas com peixe fresco, marisco e polvo. Tudo isto enquanto tem também a oportunidade de conhecer a sua mítica adega.
Da mesma forma, participar em alguns dos melhores passeios gastronómicos em Cinque Terre é algo que deve considerar seriamente para desfrutar deste mundo culinário com o acompanhamento de um guia. Isto porque eles não o deixarão ir para casa sem ter aprendido tudo o que precisa de saber sobre os pratos mais característicos deste lugar.
6. Um passeio de barco ao pôr do sol
Participar de um passeio de barco ao pôr do sol é outra das melhores coisas para fazer em Cinque Terre. Especialmente pelo facto de que, independentemente da época do ano em que se decida visitar este lugar, será sempre um plano divertido e agradável para todos os tipos de pessoas.
É preciso saber que, por vezes, é uma excursão partilhada para um grupo significativamente grande de pessoas, enquanto outras vezes é completamente exclusiva para um pequeno grupo familiar. As excursões privadas são mais recomendadas pelo facto de normalmente oferecerem uma prova de vinhos, bem como a possibilidade de jantar a bordo do barco.
Riomaggiore é normalmente a cidade de onde partem estes passeios de barco, embora também seja possível que se realizem a partir dos portos de outras cidades das Cinque Terre, como Vernazza.
Detalhes interessantes
- Preço: quando se trata de uma excursão privada, o preço da viagem é geralmente de cerca de 600 euros, que é dividido entre o número de participantes. O número máximo de passageiros é geralmente de 8 pessoas no mesmo grupo familiar.
- Duração: este tipo de passeio marítimo tem normalmente uma duração máxima de 2 horas.
7. Participar numa prova de vinhos locais em Manarola
O vinho é um dos elementos mais característicos de várias regiões italianas e Cinque Terre não é exceção a esta realidade. De facto, Sciacchetrà é o nome do vinho que é produzido localmente dentro do parque nacional e, por isso, participar numa prova de vinhos na cidade de Manarola é uma das melhores coisas que se pode fazer numa visita a esta região italiana.
Esta é uma atividade reservada apenas para adultos e é uma excelente opção quando o tempo não está muito bom para percorrer as áreas naturais de Cinque Terre e é, portanto, uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o mês de outubro.
Na verdade, também pode ser considerada como uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o mês de setembro, pois é uma boa alternativa de entretenimento quando o afluxo de turistas ainda é muito elevado. Isto sabendo que a época com maior fluxo de visitantes vai do início da primavera ao início do outono.
Além disso, há o facto de estas provas de vinho serem normalmente bastante baratas. Por isso, podem ser o complemento ideal para prolongar uma boa noite que se tenha começado a desfrutar nalguns dos melhores restaurantes de qualquer uma das cidades da região.
Detalhes de interesse:
- Preço: este tipo de provas de vinhos custa normalmente cerca de 65 euros por cada participante. Este valor inclui a degustação de vinhos de cerca de 3 adegas diferentes.
- Duração: A duração máxima de uma atividade como esta é normalmente de uma hora e meia.
8. Visitar a cidade vizinha de Portovenere
Portovenere é uma cidade situada no extremo sul deste parque nacional. De facto, é um local que não faz oficialmente parte de Cinque Terre, mas sem dúvida que é habitualmente visitado por todas as pessoas que tentam conhecer esta zona ao máximo.
O local caracteriza-se por ter o mesmo tipo de casas que se encontram nas cinco cidades que compõem este parque nacional, mas neste caso podemos encontrar uma fortificação defensiva junto a uma linha de costa muito mais extensa.
Por isso, este sítio é normalmente uma das melhores viagens de um dia a partir de Cinque Terre. Especialmente porque todo o passeio não demora mais do que um par de horas e a viagem de qualquer uma das aldeias do parque nacional para Portovenere não é muito difícil. A melhor maneira de viver a experiência é com uma visita guiada, ainda mais sabendo que, graças ao guia, você não perderá nenhum detalhe importante sobre este lugar.
Na verdade, é ideal que você vá a este lugar durante a tarde para que, depois de ter visitado suas praias e se maravilhado com seu estilo arquitetônico, você possa voltar para desfrutar de algumas das melhores coisas para fazer em Cinque Terre à noite, que são reajustadas de acordo com a época do ano em que você está visitando esta região.
9. Maravilhe-se com o sistema de comboios local
O sistema de comboios que percorre as Cinque Terre é uma das coisas que mais impressiona os visitantes deste parque nacional. Isto deve-se ao facto de se tratar de uma zona montanhosa que é atravessada na sua totalidade por estes caminhos-de-ferro que ligam estas localidades à cidade de La Spezia, bem como a Levanto e Génova.
Em diferentes partes do percurso, os carris passam por pontes que foram criadas sobre as falésias, o que permite aos passageiros ter vistas incríveis onde parece que o comboio está sobre a água. Por isso, é imprescindível desfrutar deste meio de transporte para se deslocar entre as diferentes localidades da região.
Isto deve-se principalmente ao facto de estes comboios serem uma atividade de animação turística e, ao mesmo tempo, permitirem desfrutar de uma maravilha da engenharia, que na época foi totalmente inovadora para facilitar a circulação de pessoas nesta peculiar região.
10. Aproveitar a oportunidade para fazer compras em La Spezia
Outra das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre é a ideia de tirar metade de uma das suas tardes para ir à cidade vizinha de La Spezia para uma sessão de compras. Este lugar é um lugar muito importante para o turismo dentro deste Parque Nacional e tem um terminal de cruzeiros, bem como uma estação de comboios que permite que muitas pessoas que chegam à costa da Ligúria possam ir sem inconvenientes para as cidades de Cinque Terre.
O lugar é caracterizado por ser uma cidade relativamente moderna e bastante pequena, que tem uma grande diversidade de lojas que podem ajudá-lo a obter tudo o que precisa para continuar a desfrutar do seu tempo em Cinque Terre. Além disso, é altamente recomendável ir em determinadas alturas do ano devido aos descontos que pode encontrar.
Este é um daqueles planos que fazem parte das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o inverno ou durante os dias de chuva, porque em vez de ficar fechado no seu hotel sem poder desfrutar de qualquer atividade ao ar livre, pode apanhar o comboio para esta cidade para aproveitar o seu tempo para conhecer alguns dos seus museus ou restaurantes.
Quantos dias gastar numa viagem a Cinque Terre?
Já viste tudo o que há para fazer neste maravilhoso destino do norte de Itália. Se não sabes quantos dias passar em Cinque Terre, eu digo-te que depende dos teus interesses e da tua forma de viajar. Ou seja, depende se é daqueles que têm tempo suficiente para ver as principais atracções de um destino ou se, pelo contrário, prefere desfrutar com tempo de tudo o que um lugar como este tem para oferecer.
Em qualquer caso, e como há opiniões de todo o tipo, para o ajudar na sua escolha, deixo-lhe estes itinerários nos quais verá condensados os melhores planos em 1, 2 e 3 dias: