10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em abril

abril é um mês muito conveniente para viajar pelo mundo, pois o clima no hemisfério norte é favorável e o turismo em muitos lugares é baixo. Convido-vos a descobrir as melhores coisas para fazer durante este mês em Cinque Terre.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em abril

Vernazza | ©Ștefan Jurcă

Ao longo do ano, as melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre estão em constante mudança e isso tem a ver com o facto de que várias actividades só estão disponíveis na época alta, enquanto outras dependem diretamente do tempo para poderem ter lugar. Felizmente para si, existe o facto de que durante o mês de abril vários destes planos são adequados.

Continue a ler este post, pois desta forma irá descobrir vários planos concretos que podem fazer parte do seu itinerário de viagem. Estes serão ainda mais recomendáveis se se tratar de uma visita de mais de 48 ou 72 horas em que necessita de várias alternativas de entretenimento para que possa investir o seu tempo e dinheiro de forma sensata.

1. Participar nas actividades da Páscoa

Igreja em Riomaggiore| ©JohnZ2910
Igreja em Riomaggiore| ©JohnZ2910

Embora a Semana Santa seja um feriado que não tem uma data específica, todos os anos ocorre normalmente em meados ou finais de abril. Por esta razão, se a sua visita a Cinque Terre coincidir com as datas mais importantes para o catolicismo, não pode perder o privilégio de observar como se celebram as tradições religiosas nas cinco aldeias que compõem esta região declarada Património da Humanidade pela Unesco.

Vernazza e Riomaggiore são as duas aldeias que eu recomendaria visitar durante a sua viagem se coincidir com as datas da semana. Isto deve-se ao facto de ambas terem igrejas com procissões ao longo das pequenas ruas principais que estão cheias de lojas e visitantes.

É provável que, dependendo da hora exacta da sua visita a ambos os locais, encontre missas ao ar livre e pode também haver celebrações por parte dos jovens à medida que a noite avança. Isto sabendo que a Páscoa também se tornou sinónimo de diversão primaveril para a geração mais jovem em países como a Itália.

No entanto, tenha em atenção que, se uma visita de três dias a Cinque Terre coincidir com a Páscoa, terá de lidar com um maior afluxo de turistas devido ao facto de muitas pessoas optarem por fazer peregrinações pelas cinco aldeias como parte das suas tradições religiosas. Este é um evento que não deve perder devido à sua importância cultural, que é, em última análise, o que quer ver quando tenta aprender sobre os lugares que visita em todo o mundo.

Também deve saber que estes são dias perfeitos para participar em algumas das melhores vidas nocturnas em Cinque Terre. Especialmente porque os bares e restaurantes costumam ter bebidas especiais para comemorar esta data. As reinvenções do Negroni, do Bellini e do Apperol Spritz são alguns exemplos destas bebidas representativas dos cocktails italianos.

A melhor vida nocturna em Cinque Terre

2. Não hesite em passar um dia na praia em Portovenere

Portovenere| ©Martin Abegglen
Portovenere| ©Martin Abegglen

Por outro lado, há o facto de que durante o mês de abril as temperaturas do Mar Mediterrâneo começam a aquecer e o clima em geral é muito mais favorável devido à proximidade do verão. Por conseguinte, é muito provável que durante a sua visita a Cinque Terre lhe interesse a ideia de desfrutar de um dia na praia e, apesar de quatro das cinco aldeias deste parque nacional terem acesso direto à costa, não deixa de ser verdade que uma excursão a Portovenere é algo que não deve perder.

Isto deve-se ao facto de abril ser o mês menos concorrido do ano, o que permite desfrutar das praias com toda a tranquilidade, bem como passear pelas ruas sem ter de lidar com multidões de visitantes.

Isto também afecta o preço dos serviços turísticos nesta cidade no extremo sul do Parque Nacional das Cinque Terre. Uma excelente maneira de conhecer este sítio durante o mês de abril é através de uma visita guiada. Ainda mais sabendo que, desta forma, tem a garantia de ser atendido nos restaurantes e estabelecimentos comerciais, mesmo sendo os últimos dias da época baixa.

3. Celebrar a tradição do Pesce d'Aprile

Pescada de abril| ©roberta ravera
Pescada de abril| ©roberta ravera

Outra tradição italiana que ocorre durante o mês de abril e que pode desfrutar durante a sua visita a Cinque Terre é o Dia da Mentira. Esta data ocorre no primeiro dia deste mês e segue basicamente os mesmos padrões do resto do mundo, ou seja, todos os participantes da tradição costumam pregar peças uns nos outros. Sempre sabendo que as pessoas que conhecem a data e o seu significado entenderão que se trata de uma atividade muito inocente.

Pesce d'Aprile é uma forma de dizer esta data especificamente nas regiões costeiras do país, como a Ligúria, e tem a ver com o facto de, no passado, uma brincadeira bastante comum consistir em espetar um peixe nas costas das pessoas sem que estas se apercebessem, para que o cheiro e as gargalhadas sem motivo as acompanhassem até que alguém as avisasse.

Hoje em dia, esta tradição não é tão comum, mas é muito provável que se depare com partidas inocentes e totalmente inofensivas, desde o local do seu alojamento até aos próprios restaurantes onde vai comer ao longo do dia. De facto, tornou-se uma tradição a publicação de notícias falsas nos jornais e o sinal para os leitores de que isto faz parte do Dia da Mentira é um peixe escondido algures no texto.

4. Viva o Dia da Libertação

Vernazza| ©Willem Verhoef
Vernazza| ©Willem Verhoef

O dia 25 de abril é uma data muito importante para a identidade cultural dos italianos e tem a ver com o facto de ser a comemoração do dia em que o país foi libertado do fascismo e do nazismo no final da Segunda Guerra Mundial.

É provável que encontre as ruas decoradas com o tricolor da bandeira nacional e é provável que haja um ambiente muito festivo tanto nos bares como nos restaurantes. É até comum que alguns restaurantes desenvolvam menus especiais com receitas mais representativas da cozinha italiana quotidiana.

Tanto Corniglia como Vernazza tendem a ter o maior número de actividades. Isto deve-se ao facto de a primeira aldeia ser normalmente preferida pelos habitantes locais graças ao seu carácter inacessível, que obriga as pessoas a subir escadas até ao topo de uma colina se chegarem de comboio. A outra tem espaços públicos suficientemente amplos para que turistas e habitantes locais se juntem para uma celebração colectiva.

5. Aproveite a oportunidade para visitar um campo agrícola próximo

Cultivo de beringelas| ©Terry Hassan
Cultivo de beringelas| ©Terry Hassan

A região das Cinque Terre e toda esta parte da Ligúria caracterizam-se por ser uma zona do país com um passado intimamente ligado ao mundo da agricultura. O advento da modernidade fez do turismo e da pesca as indústrias mais importantes, mas isso não significa que a valorização das tradições agrícolas, que durante séculos fizeram parte da vida económica e social de todas estas aldeias, tenha sido deixada de lado.

Por isso, uma visita aos campos agrícolas durante o mês de abril é imperdível, pois é a época de pico das colheitas da primavera. Matarrana, Torriglia, Rapallo e Brugnato são apenas algumas das localidades que se podem visitar numa pequena excursão para ficar cara a cara com os campos agrícolas que persistem até aos dias de hoje. Isto, sabendo que se trata de localidades que continuam a apostar neste sector.

Beringelas, pimentos, pepinos e curgetes são as culturas mais notórias da região. Embora também existam vinhas e até empresas com campos de castanheiros que oferecem visitas guiadas para que possa conhecer de perto as culturas desta lucrativa planta.

Da mesma forma, deve saber que a melhor maneira de chegar a estes campos é através do sistema ferroviário local que o levará diretamente destas aldeias em Cinque Terre para a localidade de sua escolha. Isto é, desde que estas tenham a sua própria estação de comboios.

6. Desfrute de um passeio gastronómico com os sabores da primavera

Comer fora em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins
Comer fora em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins

Um dos maiores benefícios da primavera é que muitos alimentos que eram escassos ou inexistentes durante o outono e o inverno voltam a estar disponíveis, pelo que as melhores receitas de certos locais voltam a brilhar para cativar os paladares de quem as aprecia.

Exatamente por este motivo, um dos melhores planos que pode fazer durante o mês de abril é participar num passeio gastronómico pelas Cinque Terre, que se concentra em oferecer-lhe o melhor das receitas que caracterizam esta época do ano.

A duração deste tipo de experiência é bastante conveniente, uma vez que não costumam ocupar mais de 3 horas do seu dia. Além disso, contará com um guia que o levará de restaurante em restaurante para que possa provar os pratos mais representativos das suas ementas. Embora, neste caso, se trate de receitas que não estão disponíveis durante a maior parte do ano, na primavera tornam-se as preferidas dos habitantes locais.

Outro fator decisivo que torna este tipo de excursão gastronómica mais recomendável durante o mês de abril é o facto de, na primavera, se verificarem alterações na temperatura do mar. Isso permite que peixes específicos voltem ao livro de receitas dos chefs locais de Cinque Terre.

7. Fazer caminhadas no parque nacional

Parque nacional de Cinque Terre| ©Jasmine Halki
Parque nacional de Cinque Terre| ©Jasmine Halki

Cinque Terre tem mais de 120 km de trilhos que, numa determinada altura da história, eram o único meio para as pessoas se deslocarem de uma aldeia para outra em segurança. Hoje em dia, tornaram-se uma das principais atracções do parque nacional e, por isso, participar num passeio a pé é uma das melhores coisas para fazer em abril. Saber que o clima o torna mais cómodo e a menor afluência de turistas do que no verão faz com que se desfrute mais da experiência.

E há que ter em conta que o clima é um fator decisivo para que as caminhadas pela montanha sejam uma atividade segura e divertida. Por esta razão, este tipo de planos não costuma fazer parte das melhores coisas para fazer em Cinque Terre em dezembro. Isto porque este mês do ano é o início do inverno e a chuva é uma parte comum do quotidiano na região.

8. Visite Portofino numa altura favorável a isso

Portofino| ©Sten Dueland
Portofino| ©Sten Dueland

Quando se visita qualquer parte do mundo, a ideia é ter a possibilidade de explorar o maior número possível de sítios próximos, de acordo com o tempo que se tem disponível. Por esta razão, se tiver tempo, fazer uma visita curta ou longa a Portofino a partir de Cinque Terre é um plano recomendável para uma viagem em abril.

O clima que caracteriza o mês torna a ideia ainda mais aconselhável. A verdade é que dezembro também poderia ser um mês económico para visitar esta localidade partindo de Cinque Terre, mas é uma época do ano com um clima que não lhe permitirá desfrutar plenamente deste lugar que se tornou o destino preferido de muitos ricos e famosos de todo o mundo.

Também deve saber que esta não é uma atividade recomendável para aqueles que têm muito pouco tempo para visitar o parque nacional. Isto sabendo que se alguém tem uma visita de um dia a Cinque Terre, então tem de aproveitar cada minuto do seu tempo para ver o maior número possível de sítios dentro destas cinco aldeias.

9. Fazer uma aula de culinária italiana

Aula de culinária| ©Hotel Caesar Augustus
Aula de culinária| ©Hotel Caesar Augustus

O facto de não haver tantos turistas em abril como nos meses de verão significa que as actividades de entretenimento são reajustadas, o que significa que terá de optar por planos mais invulgares que continuam a ser divertidos nesta altura do ano. Uma delas é uma aula de culinária italiana, que pode ser organizada por chefes locais ou por equipas de cozinheiros dos restaurantes que estão em funcionamento em qualquer uma das cidades do parque nacional.

Também é possível que, para participar nesta atividade de entretenimento recomendada, tenha de se deslocar a La Spezia, que é a cidade vizinha deste parque nacional que tem o terminal de cruzeiros que permite que centenas de milhares de visitantes cheguem anualmente a este local.

Deve saber que este tipo de aulas é também uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre no inverno. Especialmente porque estes meses do ano também tendem a ter muitas limitações em termos de entretenimento dentro destas cinco pequenas aldeias.

10. Desfrute de um passeio de barco no final da tarde

Barco Paseo| ©O lado V
Barco Paseo| ©O lado V

Um plano que é divertido e aconselhável durante todo o ano é a ideia de desfrutar de um passeio de barco mesmo ao pôr do sol ao longo da costa das Cinque Terre. Este plano também se destaca durante o mês de abril devido ao facto de a procura ser menos significativa do que no verão e, portanto, é mais provável conseguir um lugar no dia da sua visita sem reservar com antecedência.

No entanto, isto também faz parte das melhores coisas para fazer em Cinque Terre no verão. Embora se compararmos a experiência de um passeio à beira-mar na primavera ou no verão, pode-se dizer que durante o mês de abril você desfrutará de um clima muito mais agradável que o poupará das altas temperaturas do verão.

Temperaturas em Cinque Terre em abril

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

As temperaturas neste parque nacional durante o mês de abril permanecem amenas, mas em padrões que são muito mais confortáveis para desfrutar tanto do mar como das montanhas. As temperaturas máximas rondam normalmente os 20 a 22 °C, enquanto as mínimas podem atingir os 10 °C nas horas mais frescas da noite.

Números de turistas em Cinque Terre em abril

Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos
Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos

O mês de abril é menos concorrido neste parque nacional e no resto de Itália do que no verão, o que permite desfrutar das cinco aldeias com muito mais conforto e sem ter de planear demasiado tempo para cada uma das suas decisões.

Preços em Cinque Terre em abril

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Organizar uma viagem a Cinque Terre durante este mês é uma decisão que lhe permite poupar algum dinheiro em comparação com os preços que teria de enfrentar se decidisse visitar durante a época alta do verão, que vai do final de maio ao final de setembro.

O que levar na mala para visitar Cinque Terre em abril?

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

A sua mala deve estar cheia de protetor solar, sabendo que vai passar a maior parte do tempo a caminhar ao ar livre. Isto, juntamente com um casaco adequado e roupas confortáveis e respiráveis, será necessário para que possas caminhar com tranquilidade, sabendo que enquanto transpiras estarás também protegido do vento.