10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em novembro

Em novembro, a temperatura desce em Cinque Terre e começa a época das chuvas, mas a Riviera Italiana oferece uma gastronomia de clima frio, alguns dos melhores pores-do-sol de Itália e o início da época das vindimas.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em novembro

Pôr do sol em Cinque Terre | ©Matthew DeBlieux

novembro em Cinque Terre é um mês frio, chuvoso e com pouca afluência de turistas, pelo que é considerado um dos meses adequados apenas para os verdadeiros amantes da Riviera Italiana.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre em novembro incluem percorrer as cinco aldeias de comboio, descobrir o pôr do sol em Castel Doria, cumprir a tradição de ver O Gigante durante os dias de chuva, celebrar o Dia de Todos os Santos em La Spezia e descobrir Porto Venere, o sexto elemento da Riviera Italiana.

1. Cumprir a tradição de ver o Gigante em dias de chuva

Estátua do Gigante| ©frizzetta
Estátua do Gigante| ©frizzetta

O Gigante é uma enorme escultura de ferro e betão armado situada no final da praia de Fegina e foi construída em 1910. A escultura foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e uma forte maré corroeu grande parte da estrutura, de modo que apenas uma parte da obra original de Arrigo Minerbi de Ferrara permanece de pé, embora seja suficiente para sustentar um dos mitos da região.

A escolha do local onde foi construída a escultura não é aleatória, mas remete para uma crença segundo a qual, na antiguidade, um farol rudimentar indicava aos navios a presença das arribas, pelo que, atualmente, em dias de chuva, se se conseguir ver o Gigante por detrás da água e da neblina, é sinal de bom augúrio.

novembro é o mês mais húmido e chuvoso do ano na Riviera Italiana, pelo que oferece o contexto ideal para cumprir a tradição e pedir boa sorte em Monterosso al Mare, enquanto se descobre uma das atracções que muitas vezes está incluída nos passeios das melhores excursões às Cinque Terre.

Reserve os melhores passeios em Cinque Terre

2. Participe na preparação de SciaccheTrail

SciaccheTrail| ©trailaddicted
SciaccheTrail| ©trailaddicted

A SciaccheTrail é uma popular corrida de resistência que parte de Monterosso al Mare e percorre as cinco aldeias de Cinque Terre num percurso de 48 quilómetros, montanhoso e íngreme. Esta competição tem lugar todos os anos em março, com o início da primavera, mas em novembro é organizada uma corrida preparatória, na qual os concorrentes percorrem parte ou a totalidade do percurso da corrida.

Se é adepto de desportos de aventura ou apenas quer fazer algo diferente durante a sua visita a Cinque Terre, pode inscrever-se e participar na corrida gratuitamente, ou pode simplesmente seguir a corrida como espetador, uma vez que muitos dos corredores que entrarão na competição oficial em março costumam participar nela.

O SciaccheTrail tem várias etapas e percorre alguns dos principais locais de Cinque Terre, incluindo toda a área da Reserva Natural, pelo que é também uma óptima oportunidade para seguir o itinerário e conhecer a região de uma forma alternativa.

Detalhes de interesse

  • Preço: a inscrição no evento é gratuita.
  • Quando: em novembro de cada ano.
  • Onde: a corrida percorre as cinco aldeias de Cinque Terre.

3. Celebrar o Dia de Todos os Santos na tradição de La Spezia

La Spezia| ©Sergio Boscaino
La Spezia| ©Sergio Boscaino

Se visitar Cinque Terre em outubro pode celebrar o Halloween, uma festa muito popular em Itália, mas no dia seguinte pode também participar no Dia de Todos os Santos, uma festa que celebra todos os santos cristãos e onde as famílias homenageiam os seus antepassados.

Durante estas celebrações, alguns locais oferecem comida típica e as cidades enchem-se de actividades tradicionais, como concertos de música e outros espectáculos, mas também muitos restaurantes e lojas estão fechados, pelo que se deve ter em conta que, para muitas pessoas, o Dia de Todos os Santos é como um feriado público.

As principais actividades do Dia de Todos os Santos concentram-se em Monterosso al Mare e Vernazza, mas é possível encontrar celebrações em todas as aldeias de Cinque Terre e La Spezia.

4. Aproveitar a época das vindimas

Prova de vinhos em Manarola| ©Arbaspàa Tour Organizer
Prova de vinhos em Manarola| ©Arbaspàa Tour Organizer

Cinque Ter re é famosa pela sua gastronomia, mas também pelas suas vinhas e adegas. Depois da época das vindimas, que vai de agosto a outubro, chega a época das vindimas, que é a altura em que são feitos os vinhos tradicionais da região.

novembro é um dos meses ideais para visitar as vinhas e provar as variedades locais, entre as quais se destacam o Bianco DOC e o Sciacchetra, um vinho tinto doce tradicional de La Spezia. É possível visitar as adegas por conta própria ou fazer uma excursão gastronómica que inclua uma visita às vinhas.

A maioria das adegas está localizada na área de Riomaggiore e Manarola, embora algumas das mais conhecidas estejam localizadas em Monterosso al Mare, como a Cantina Sassarini, que é uma das maiores e mais populares vinhas de Cinque Terre.

5. Descubra o pôr do sol no Castelo Doria

Castelo Doria| ©Andrea Einaudi
Castelo Doria| ©Andrea Einaudi

O Castello Doria está localizado na Riviera Italiana, mas não em Cinque Terre, mas em Porto Venere, que é considerado o sexto elemento entre as cidades costeiras, mas se planeia visitar a região em novembro, não pode perder uma visita a este local para assistir ao pôr do sol sobre o Mar da Ligúria.

O Castel Doria é, na verdade, uma grande fortificação de pedra do século XII que foi danificada na Idade Média na guerra entre Pisa e Génova, mas que ainda se mantém como um dos pontos mais altos da Ligúria, proporcionando uma plataforma ideal para observar o pôr do sol. Em novembro, em dias claros, o céu forma uma estranha combinação de cores no horizonte.

Tenha em conta que Porto Venere se situa no extremo sul da Riviera Italiana, pelo que demorará algum tempo a lá chegar a partir de qualquer uma das cidades das Cinque Terre, o que poderá não ser compatível com uma curta estadia na região. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Cinque Terre em 2 dias.

6. Visitar Corniglia, a única aldeia sem litoral das Cinque Terre

À noite em Corniglia| ©Chris
À noite em Corniglia| ©Chris

Corniglia é a mais pequena das aldeias de Cinque Terre e a única que não tem uma ligação direta com o mar da Ligúria, pois está situada num promontório de pedra com mais de 100 metros de altura que a deixa bem acima da costa, pelo que se visitar Cinque Terre no verão não poderá aceder à praia a partir daí. Em novembro, com as baixas temperaturas, uma visita a Corniglia é o plano ideal.

Esta pequena cidade tem uma forte tradição literária desde que Giovanni Boccaccio a mencionou no Decameron, por isso durante a sua visita pode descobrir outra faceta deste lugar que perde terreno durante os meses de verão, mas que se torna muito interessante durante as estações chuvosas e frias.

Em Corniglia também é possível fazer caminhadas, visitar a ermida de San Bernardino e subir a longa escadaria conhecida como Lardarina, o único acesso pedonal à cidade.

7. Descobrir Porto Venere, o sexto elemento

Porto Venere| ©Martin Abegglen
Porto Venere| ©Martin Abegglen

Porto Venere, situado no extremo sul da Riviera Italiana, é conhecido como o sexto elemento de Cinque Terre, especialmente desde que a Unesco o incluiu juntamente com Corniglia, Vernazza, Monterosso al Mare, Manarola e Riomaggiore na Lista do Património Mundial. Atualmente, é famosa pelo Castelo Doria e pelas igrejas de San Pietro e San Lorenzo.

Se planear visitar Cinque Terre em novembro, o tempo impedirá que dê um mergulho e desfrute da maioria das atracções de verão, mas permitir-lhe-á ver outros locais, incluindo Porto Venere, que teve uma influência direta na Europa na Idade Média, quando foi o porto da Armada Bizantina. Ainda é possível descobrir na cidade alguns dos restos das construções do Império Romano do Oriente.

A partir de Porto Venere, também é possível aceder às ilhas de Palmaria, Tinetto e Tino, que também estão incluídas na lista da Unesco e fazem parte da paisagem indivisível da Riviera Italiana.

8. Combater o frio com a gastronomia local

Jantar em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins
Jantar em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins

As principais atracções de Cinque Terre são ao ar livre. Pode visitar as praias, nadar no Mar da Ligúria, explorar o Parque Nacional e fazer caminhadas em Corniglia, mas nos meses em que o tempo está mau, como novembro, pode refugiar-se na cozinha local, que está entre as melhores de Itália, e que pode ser descoberta nos restaurantes e bares da região.

De anchovas grelhadas a trufas e de massas da Ligúria a risotos e mariscos, a oferta gastronómica da Riviera Italiana é vasta e pode ser apreciada por conta própria ou nas melhores excursões gastronómicas de Cinque Terre, que normalmente incluem um passeio pelos melhores restaurantes da região, bem como pelas adegas e vinhas.

A melhor alternativa para acompanhar a gastronomia de La Spezia são os vinhos locais, e se visitar Cinque Terre em novembro, a sua visita coincidirá com a época das vindimas, pelo que poderá também provar algumas variedades regionais, como o Bianco DOC e o Sciacchetra, que é o vinho doce caraterístico da zona.

Reservar um tour gastronómico em Cinque Terre

9. Percorrer de comboio as cinco aldeias de Cinque Terre

Estação de comboios de La Spezia| ©LHOON
Estação de comboios de La Spezia| ©LHOON

Corniglia, Vernazza, Manarola, Riomaggiore e Monterosso al Mare, as cinco vilas de Cinque Terre, são restritas ao tráfego automóvel na grande maioria dos seus troços, pelo que a forma mais eficaz de as visitar é de comboio, que tem paragens na zona central de todas as vilas e é também uma das alternativas mais baratas.

Se planeia visitar as Cinque Terre em abril ou durante os meses de verão, o comboio está muitas vezes cheio e pode ser desconfortável, mas se estiver a visitar em novembro, quando as multidões diminuem substancialmente, o comboio é a melhor opção e mantê-lo-á fora do tempo, ao contrário de outras opções, como os autocarros, que o deixarão mais longe da cidade.

Pelo custo inicial de cerca de 5 euros por bilhete, o serviço Cinque Terre Express vai de La Spezia a Levanto, passando pelas cinco cidades mais famosas da região, de forma rápida e eficaz, especialmente durante os meses pós-verão, para que possa descobrir as principais atracções da Riviera Italiana da melhor forma possível.

10. Desafiar o frio no circuito da Via dell'Amore

Via dell'Amore| ©Andrew and Annemarie
Via dell'Amore| ©Andrew and Annemarie

Se é daqueles que nem o frio o consegue parar durante as férias, então pode visitar o trilho de Cinque Terre conhecido como Via dell'Amore, que serpenteia ao longo das falésias de Riomaggiore e Manarola num percurso de cerca de 1 quilómetro. O percurso não é impossível, mas a proximidade do abismo torna-o um desafio que pode ser interessante.

novembro é o mês ideal para percorrer a Via dell'Amore, uma vez que durante o verão está frequentemente cheia de turistas ou fechada ao público para manutenção e em dezembro está frequentemente fechada devido às chuvas, que complicam a aderência das estradas numa das partes mais altas da Riviera Italiana.

Se, durante a sua visita, quiser enfrentar o desafio da Via dell'Amore, lembre-se de levar calçado confortável para caminhadas, roupa quente, um mackintosh em caso de mau tempo e um itinerário organizado, porque, embora o percurso seja curto, oferece várias saídas de complexidade variável.

Temperaturas em Cinque Terre em novembro

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

novembro inaugura a estação fria e chuvosa em Cinque Terre, com temperaturas máximas de 15°C, mínimas de 9°C e médias de 11°C, dificultando as excursões ao ar livre e de aventura.

Não se esqueça que novembro é a época mais chuvosa do ano na Riviera Italiana e, tal como se visitar Cinque Terre em dezembro, pode encontrar trovoadas inesperadas a qualquer momento, por isso leve sempre um mackintosh e um guarda-chuva para estar preparado.

O número de turistas em Cinque Terre em novembro

Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos
Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos

novembro é um dos meses com menor número de turistas em Cinque Terre, em parte por causa do tempo frio e chuvoso e em parte porque é o mês que liga outubro, que marca o último período de bom tempo na região, com dezembro, que tem um clima semelhante ao de novembro, mas atrai turistas para o Natal.

Devido ao baixo número de turistas que visitam Cinque Terre em novembro, este último é considerado um mês exclusivo para os amantes da Riviera Italiana, uma vez que os que o visitam fazem-no apesar das más condições climatéricas e da falta de atracções ao ar livre.

Preços em Cinque Terre em novembro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Se quiser visitar Cinque Terre com um orçamento limitado, novembro pode ser o melhor mês do ano para o seu objetivo, uma vez que o alojamento e as excursões atingem preços muito baixos e os passeios de aventura e ao ar livre tornam-se muito acessíveis.

Além disso, pode aumentar as suas poupanças tirando partido dos descontos que muitos fornecedores de excursões oferecem para reservas antecipadas online. Desta forma, garante o seu lugar e evita aumentos de preços de última hora.

O que levar na mala para uma visita às Cinque Terre em novembro

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

novembro é um mês frio e chuvoso em Cinque Terre, por isso recomendo que leve os seguintes itens na sua mala:

  • Sapatos confortáveis
  • T-shirts térmicas
  • Casaco leve
  • Calças leves
  • Mackintosh
  • Calçado impermeável
  • Casaco impermeável
  • Botas impermeáveis
  • Camisolas de lã
  • Meias térmicas
  • Guarda-chuvas