10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em outubro

outubro marca formalmente o início do outono em Cinque Terre e as temperaturas descem, mas ainda há muito para descobrir na Riviera italiana, com as suas festas de padroeiros, pores-do-sol mágicos e festivais gastronómicos.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em outubro

Casas de Cinque Terre | ©Sara Groblechner

Cinque Terre é um dos destinos mais movimentados de Itália e grande parte do seu atrativo reside nas suas praias e paisagens, ideais para descobrir durante o quente verão europeu, mas quando a temperatura desce, a região continua a oferecer muitas actividades interessantes para entrar no espírito das cidades costeiras.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre em outubro incluem assistir a festivais gastronómicos, participar nas festividades do santo padroeiro São Francisco de Assis em Vernazza, apreciar os mágicos pores-do-sol em Manarola e fazer caminhadas no Parque Nacional de Cinque Terre com o clima ideal para caminhadas de aventura.

1. Assistir a festivais gastronómicos

Mercado de Riomaggiore| ©Beana
Mercado de Riomaggiore| ©Beana

O fim do verão e o início do outono em Cinque Terre trazem consigo a época dos festivais gastronómicos. Muitos deles são permanentes, como a Feira das Trufas, e outros mudam todos os anos, mas incluem produtos típicos como o chocolate, as castanhas, as anchovas e até o vinho, uma vez que outubro coincide também com a época das vindimas.

A maior parte dos festivais tem lugar nos fins-de-semana de outubro em Monterosso al Mare, que é a principal cidade das Cinque Terre, mas também encontrará feiras e bancas de comida regional em Corniglia, Vernazza, Manarola e Riomaggiore, para que possa descobrir os sabores de La Spezia a partir de qualquer lugar.

Se visitar a região em outubro, também descobrirá que os festivais estão frequentemente incluídos nas melhores excursões gastronómicas de Cinque Terre e a maioria deles é de entrada livre, pelo que só paga o que comer nas bancas.

2. Visite a Villa Montale no aniversário do nascimento de Eugenio Montale

Villa Montale| ©Miriana Rovaron
Villa Montale| ©Miriana Rovaron

Cinque Terre é conhecida por ter abrigado artistas e escritores. Entre estes últimos, o mais famoso foi Eugenio Montale, um poeta que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1975 e viveu a maior parte da sua vida numa mansão em Monterosso al Mare. Atualmente, o local está aberto ao público e todos os anos, a 12 de outubro, são organizadas actividades para celebrar o nascimento do escritor.

A Villa Montale está situada numa zona muito próxima da estátua do Gigante e, para além de conservar a biblioteca do escritor e um museu com os seus pertences, também oferece quartos para alugar aos turistas.

A Villa Montale é uma das principais atracções de Monterosso al Mare e é frequentemente incluída nos itinerários das melhores excursões de Cinque Terre.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada na Villa Montale tem um custo inicial de aproximadamente 6 euros por pessoa.
  • Quando: 12 de outubro de cada ano.
  • Onde: Monterosso al Mare, Cinque Terre.

3. Participe da celebração de São Francisco de Assis em Monterosso al Mare

Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar
Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar

Francisco de Assis é um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica e, embora não seja o santo padroeiro de nenhuma das cidades de Cinque Terre, tem uma forte ligação com Monterosso al Mare, pelo que todos os dias 4 de outubro, dia da festa do santo, é organizada uma celebração que começa na igreja paroquial principal e termina no monumento de São Francisco, que é um dos mais belos da região.

A celebração começa com uma missa matinal e culmina com uma peregrinação à península onde se encontra a estátua de S. Francisco de Assis, na ponta norte da praia de Fegina, uma das principais praias da cidade e da Riviera italiana.

Se está a planear visitar Cinque Terre em setembro e é um entusiasta do turismo religioso, pode também assistir à celebração de S. João Batista, que é o santo padroeiro de Monterosso al Mare.

Informações interessantes

  • Preço: pode participar na celebração de S. Francisco de Assis gratuitamente.
  • Quando: 4 de outubro de cada ano.
  • Onde: Monterosso al Mare, Cinque Terre.

4. Apreciar o melhor pôr do sol do ano em Manarola

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

Manarola é uma das jóias de Cinque Terre e os turistas são muitas vezes surpreendidos quando a visitam, pois a sua fama é muitas vezes reduzida ao enorme presépio de Natal que está instalado nas colinas da aldeia e é o maior do mundo, mas também tem outras atracções para descobrir, como os seus limpos pores-do-sol, que se podem ver a partir do miradouro, construído numa das varandas com vista para o Mar da Ligúria.

outubro é o mês ideal para descobrir os melhores pores-do-sol em Manarola, uma vez que as temperaturas são agradáveis e o céu está limpo, ao contrário de novembro e dezembro, que são meses de chuva e tempo nublado em toda a Riviera Italiana.

E uma vez terminado o verão, poderá desfrutar dele em paz e sossego e sem as multidões de turistas, o que lhe permitirá obter algumas das melhores fotografias da sua viagem. Também pode descobrir os pores-do-sol a partir da marina ou de um dos barcos que fazem excursões ao longo da costa.

5. Caminhar no Parque Nacional das Cinque Terre com o tempo ideal

Parque Nacional de Cinque Terre| ©Jasmine Halki
Parque Nacional de Cinque Terre| ©Jasmine Halki

Se planeia visitar a região em outubro e é um caminhante entusiasta, então pode desfrutar do Parque Nacional de Cinque Terre, que atravessa as comunas de Manarola, Corniglia e Vernazza num percurso de 12 quilómetros conhecido como o Trilho Azul.

Durante este percurso pode descobrir grande parte da flora e fauna da Riviera Italiana e também algumas das melhores paisagens de Cinque Terre, uma vez que o parque está rodeado por caminhos sinuosos que atingem 600 metros acima do nível do mar, garantindo-lhe uma vista aberta para o Mar da Ligúria e também para o resto das aldeias.

outubro é o mês ideal para visitar o Parque Nacional das Cinque Terre, pois o tempo está seco, o número de turistas diminui substancialmente e o calor não é sufocante como entre maio e setembro.

6. Visite o Santuário de Nossa Senhora de Reggio durante a festa da padroeira.

Fogos de artifício em Manarola| ©Jarrod Lopiccolo
Fogos de artifício em Manarola| ©Jarrod Lopiccolo

Uma das principais atracções de Vernazza é o Santuário de Nossa Senhora de Reggio, que se situa num promontório rochoso a mais de 300 metros de altura e venera a virgem negra, também chamada virgem africana e venerada pelos estrangeiros em Itália.

Se planear visitar Cinque Terre em outubro, pode participar nas celebrações de encerramento do santo padroeiro, que começam em agosto e incluem muitas actividades, incluindo várias peregrinações e um espetáculo de fogo de artifício, que tem lugar durante o primeiro fim de semana de outubro e é ideal se planear visitar a região com crianças.

Note-se que o santuário está situado num local de difícil acesso em Vernazza, por isso, se estiver a planear uma estadia curta na Riviera Italiana, poderá perder tempo para outras atracções. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades para que possa conhecer Cinque Terre em 3 dias.

7. Participar no encerramento da temporada da Ópera de Vernazza

Espetáculo de ópera| ©clubbinglawyer
Espetáculo de ópera| ©clubbinglawyer

Vernazza é um dos destaques culturais de Cinque Terre e, além das ruínas da Torre de Doria e do Convento de San Francesco, na cidade também é possível visitar o Oratório da Santíssima Trindade para assistir a um espetáculo da temporada de ópera, que abre em abril e fecha em outubro.

Durante a temporada de ópera das Cinque Terre, o calendário inclui frequentemente actuações de artistas de renome e orquestras italianas de outras cidades, incluindo La Spezia. Além disso, é possível comprar um bilhete para um concerto único ou contratar um serviço que inclui um transfer de ida e volta com recolha no hotel.

Os espectáculos da Ópera de Vernazza em outubro são às sextas-feiras à noite, por isso, se quiser aproveitar ao máximo a sua visita à cidade, pode chegar à noite, visitar as atracções e depois assistir ao concerto.

Detalhes de interesse

  • Preço: Os bilhetes para os espectáculos de ópera começam em cerca de 25 euros por pessoa.
  • Quando: A temporada termina na última sexta-feira de outubro.
  • Onde: Vernazza, Cinque Terre.

8. Comemore o Halloween em Monterosso al Mare

Dia das Bruxas| ©Pexels
Dia das Bruxas| ©Pexels

O Halloween é um dos feriados mais celebrados no mundo durante a noite de 31 de outubro de cada ano e Cinque Terre não é exceção. Em Monterosso al Mare as festividades são muito populares e as opções para desfrutar das tradições são variadas, desde decorações de rua a festas privadas em bares e restaurantes.

Durante o Halloween, Monterosso al Mare enche-se de crianças nas ruas a pedir guloseimas de casa em casa e a vestir-se a rigor para manter vivas as tradições, o que faz com que seja uma das melhores coisas para fazer com os mais pequenos, especialmente se planear visitar Cinque Terre em família.

Além disso, de todas as cidades da Riviera Italiana, Monterosso al Mare é a mais ativa à noite, pelo que viver as celebrações do Halloween é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre à noite.

Detalhes interessantes

  • Preço: depende do sítio que organiza a festa.
  • Quando: 31 de outubro de cada ano.
  • Onde: Monterosso al Mare, Cinque Terre.

9. Visitar as caves de Riomaggiore durante a época das vindimas

Prova de vinhos em Manarola| ©Arbaspàa Tour Organizer
Prova de vinhos em Manarola| ©Arbaspàa Tour Organizer

outubro é a época da colheita dos vinhedos e Cinque Terre, especialmente em Riomaggiore, tem um grande número de adegas que produzem os mais famosos vinhos locais, entre eles o Bianco DOC e o Sciacchetra, que é o vinho doce caraterístico da região.

A melhor forma de conhecer as adegas é através de uma visita guiada aos melhores vinhedos, mas também se pode fazer a viagem por conta própria, de carro ou de transportes públicos. Encontrará muitos vinhedos em Riomaggiore e Manarola, mas se planeia ficar em Monterosso al Mare, pode visitar a tradicional Cantina Sassarini, que é uma das marcas mais famosas.

Na maioria destas adegas, para além de provar vinhos frescos e aprender sobre a produção de vinho no auge da época das vindimas, pode desfrutar de algumas das iguarias da região, uma vez que os vinhos locais combinam bem com anchovas salgadas, marisco, massas e risotos da Ligúria.

10. Participe na Feira das Trufas

Trufas| ©El Noeliarcado
Trufas| ©El Noeliarcado

As feiras de trufas são populares em toda a Itália e realizam-se normalmente entre agosto e novembro. Se está a planear visitar Cinque Terre em outubro, pode participar na feira de Monterosso al Mare, que é organizada há mais de 20 anos e é uma das principais atracções de outono na Riviera italiana.

A celebração de Monterosso al Mare é a herdeira da Feira Internacional das Trufas, que é organizada todos os anos no Piemonte e que se estendeu a outras cidades de Itália. Na feira de Cinque Terre, para além das trufas, também se podem encontrar castanhas e cogumelos, muito populares na região, especialmente no outono.

Note-se que se planear visitar Cinque Terre no inverno, pode também participar em algumas feiras de trufas que são organizadas em recintos fechados, embora a celebração original seja a que se realiza em outubro no recinto da feira, perto da estátua do Gigante.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada no recinto da feira é gratuita.
  • Quando: em outubro de cada ano.
  • Onde: Monterosso al Mare, Cinque Terre.

Temperaturas em Cinque Terre em outubro

Igreja de São João Batista| ©Gary Bembridge
Igreja de São João Batista| ©Gary Bembridge

O mês de outubro marca o início formal do outono e com ele o início das temperaturas mais frias, com máximas de 20°C e mínimas de 13°C, mas com temperaturas médias de 17°C será ideal para excursões ao ar livre e de aventura.

O clima também é agradável porque é uma estação seca, o que é ideal para explorar a região com temperaturas agradáveis e poucos turistas. Se planear visitar Cinque Terre em novembro e dezembro, a chuva é comum.

Números de turistas em Cinque Terre em outubro

Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos
Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos

O fim do verão, em setembro, marca o fim da época baixa, pelo que em outubro se regista um afluxo moderado de turistas. No entanto, como o tempo ainda está bom, é a altura ideal para explorar a cidade em lazer antes do início da estação das chuvas, em novembro, e do recomeço da época turística, em dezembro, para o Natal.

A diminuição do número de turistas também tem um impacto nos preços, com os custos de alojamento e das excursões a baixarem drasticamente, ao contrário do que acontece se visitar Cinque Terre em abril ou durante os meses de verão.

Preços em Cinque Terre em outubro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

O outono em Cinque Terre faz parte da época baixa, por isso, se planear visitar a região em outubro, poderá ter acesso a preços mais baratos do que no verão, especialmente no que diz respeito ao alojamento e às excursões, sobretudo as de aventura e ao ar livre.

Note-se também que se reservar excursões e alojamento com antecedência, pode obter melhores descontos e evitar aumentos de preços de última hora.

O que levar na mala para a sua visita a Cinque Terre em outubro

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

outubro ainda tem temperaturas agradáveis em Cinque Terre e também oferece tempo seco, que é interrompido a partir de novembro, por isso recomendo levar o seguinte na sua mala:

  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Sapatos confortáveis
  • Chapéu de sol
  • T-shirt leve
  • Casaco leve
  • Calças leves
  • Camisolas de lã