10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre à noite

Se passar mais de 24 horas em Cinque Terre, provavelmente estará interessado em saber quais são os melhores planos de vida nocturna nas aldeias deste parque nacional. Convido-o a continuar a ler para saber mais sobre cada uma delas.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre à noite

À noite em Cinque Terre | ©Ali Sabbagh

Um facto indiscutível é que as melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre tendem a acontecer de manhã até ao anoitecer. Isto tem a ver com o facto de estas serem pequenas cidades com poucos habitantes que, na verdade, mantêm uma vida nocturna muito tranquila, mesmo durante o verão. No entanto, durante o resto do ano, voltam a ter uma vida muito monótona e tranquila que caracteriza as cidades rurais de todo o mundo.

No entanto, existe a possibilidade de que durante a sua visita a Cinque Terre haja actividades nocturnas para ocupar as últimas horas dos seus dias e muitos destes planos podem ser mais divertidos do que imagina. Por isso, convido-vos a continuar a ler este post, no qual elaborei uma lista de actividades que podem ser interessantes durante uma visita de três ou quatro dias a este canto peculiar da costa da Ligúria.

1. Jantar num restaurante em Manarola ou Riomaggiore

Manarola à noite| ©Sergio Boscaino
Manarola à noite| ©Sergio Boscaino

A primeira alternativa que tem à sua disposição quando pensa numa saída à noite em Cinque Terre é desfrutar de um jantar tradicional num dos excelentes restaurantes das cinco aldeias que compõem este parque nacional. A realidade é que todos eles se destacam por razões diferentes, pois alguns oferecem comida de qualidade num ambiente modesto e autêntico, enquanto outros estão mais focados numa experiência luxuosa e exclusiva com um selo de autor.

NessunDorma, Vertical Lounge Bar e Bar O'Netto são estabelecimentos que tem à sua disposição nas duas aldeias que estão localizadas na parte mais a sul deste parque nacional. Também deve saber que Riomaggiore e Manarola são recomendadas para jantar devido ao facto de tenderem a ter um número menos significativo de visitantes. Especialmente durante a noite, porque a sua oferta de alojamento é limitada.

Além disso, não precisa de se preocupar muito com o regresso a casa, sabendo que os comboios que ligam as cinco cidades funcionam até às 23:00 h, pelo menos durante a época alta, de maio a setembro.

De qualquer forma, sair para jantar é sempre uma das melhores coisas a fazer em Cinque Terre durante uma viagem de dois dias, pois contentar-se com a comida do seu alojamento é uma má ideia. Isto sabendo que se perde a oportunidade de explorar estas autênticas aldeias numa abordagem nocturna.

2. Fazer uma excursão gastronómica com jantar

Jantar em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins
Jantar em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins

Outra alternativa para o entretenimento noturno que envolve a possibilidade de jantar com uma abordagem muito mais divertida é participar numa excursão gastronómica que o leva a vários restaurantes nas diferentes aldeias de Cinque Terre. Trata-se de apreciar os sabores que caracterizam o mundo culinário desta região.

Este tipo de experiência não é complexa, porque ir de uma aldeia para outra é algo que normalmente não demora mais de 10 minutos de comboio e, com o acompanhamento do guia, cada minuto seria divertido para todos os participantes.

O maior problema é encontrar uma alternativa que tenha vagas para a altura da sua visita. Por isso, é sempre aconselhável reservar com antecedência os melhores tours gastronómicos em Cinque Terre. Também é preciso ter em mente que muitos desses passeios culinários acontecem à noite, mas geralmente começam logo ao pôr do sol. Isto significa que é uma atividade nocturna, mas ao mesmo tempo deixa muitas horas desta parte do dia disponíveis.

3. Não hesite em observar as estrelas em Corniglia

À noite em Corniglia| ©Chris
À noite em Corniglia| ©Chris

Corniglia é um lugar peculiar nas Cinque Terre porque é a única cidade que não está diretamente ligada ao Mar Mediterrâneo. Este fator faz com que esta cidade tenha sempre um menor número de visitantes do que o resto das quatro cidades que compõem esta região declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

Estas razões têm uma influência direta no facto de as opções de alojamento serem sempre um pouco mais baratas e de as alternativas de vida nocturna serem mais limitadas, apesar de no resto das cidades também haver falta de vida nocturna. Por isso, o melhor plano que se pode fazer neste lugar é ir para os caminhos pedestres nos arredores da aldeia para desfrutar de uma noite estrelada, se a visita coincidir com um céu limpo.

Também deve saber que não tem de se afastar muito das ruas e casas desta pequena comunidade, pois o facto é que o miradouro que durante o dia lhe oferece vistas privilegiadas da costa de todo o parque nacional também se torna um bom lugar para ver o céu noturno refletido na superfície do mar à noite.

De qualquer forma, visitar Corniglia para pernoitar num dos hotéis da cidade é uma das melhores coisas a fazer em Cinque Terre durante o mês de abril, o que tem a ver com o facto de a época turística estar apenas a começar e, portanto, todos os serviços disponíveis na cidade ainda serão baratos e pouco procurados.

4. Juntar-se para festejar em Vernazza

Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos
Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos

Embora a vida nocturna e a cultura da festa não sejam características das Cinque Terre, muitos dos turistas que planeiam ficar 4 ou 5 dias aqui procuram entretenimento e, se não o encontram, criam-no eles próprios. Por esta razão, na cidade de Vernazza, tornou-se uma tradição do final da primavera e do verão reunir-se em torno da marina para tomar algumas bebidas e desfrutar das noites mais frescas do ano.

Normalmente, as pessoas que participam nestes encontros espontâneos são jovens locais e estrangeiros que vêm desfrutar da beleza que caracteriza este lugar. No entanto, é aconselhável não alimentar grandes esperanças porque, se houver música, é normalmente num volume bastante moderado e não se está a ocupar um espaço comercial.

Isto significa que todos os participantes ficam nas rochas da praia à espera que seja um pouco mais tarde para regressarem ao hotel sem sentirem que não fizeram nada de divertido depois do jantar. No entanto, o evento é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas e conectar-se com outros turistas que estão hospedados ao mesmo tempo que você, tanto nesta aldeia como em qualquer um dos outros locais de Cinque Terre.

Na verdade, é um bom plano para aqueles que planejam participar de um dos melhores passeios de um dia a partir de Cinque Terre sozinhos. Isto porque há uma boa hipótese de que alguns dos participantes destes encontros espontâneos de rua também se juntem às excursões e isso significa que já teria companheiros com quem se divertir para essa outra atividade turística.

5. Saltar de bar em bar em Monterosso

Bar em Monterosso| ©Peter Ham
Bar em Monterosso| ©Peter Ham

Monterosso al Mare é a maior cidade das Cinque Terre e isso é algo que a distingue. Tem também as praias mais arenosas de todo o parque nacional. Estas razões influenciaram diretamente o facto de, ao longo das suas ruas, se encontrar a maior diversidade de bares de toda a região e, apesar de serem poucos, podem ser uma boa alternativa para desfrutar de uma bebida, se for esse o tipo de entretenimento que procura durante a sua visita a esta parte da Ligúria.

Deve saber que a maioria destes estabelecimentos costuma fechar o mais tardar à 1 ou 2 da manhã e isto durante as noites mais movimentadas da época alta. De facto, passar uma tarde entre as praias de Monterosso e depois desfrutar dos seus restaurantes e bares é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o verão, pois é um bom entretenimento para aqueles que ficam alojados em alguns dos pequenos hotéis das cinco aldeias.

De facto, este é o local com a vida nocturna mais dinâmica de todo o parque nacional durante os outros meses do ano que não são normalmente definidos pelo grande número de turistas que chegam a estas aldeias.

6. Ir a La Spezia para uma saída nocturna

La Spezia à noite| ©Adam Wahbi
La Spezia à noite| ©Adam Wahbi

La Spezia é importante para o turismo nas Cinque Terre, uma vez que é a maior cidade das comunidades circundantes, tem uma estação central de comboios que liga as cinco cidades ao resto da Europa e ao país e tem um terminal de cruzeiros que facilita a chegada de milhares e milhares de pessoas anualmente.

Por estas razões, não é surpreendente saber que La Spezia, apesar de ser uma cidade pequena, tem alguns bares e algumas discotecas. Estes existem para que os comerciantes possam oferecer aos turistas das Cinque Terre a possibilidade de viver uma noite de autêntica festa italiana sem ter de esperar por uma visita a uma outra região para o experimentar.

Estes estabelecimentos estão situados tanto nas imediações da marina de vela e de iates, como nas imediações dos Giardini Publicci e do passeio marítimo. A maioria destes estabelecimentos são mais activos e concorridos nos meses mais quentes, mas são também uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre durante o inverno. Ainda mais sabendo que são uma fuga às temperaturas frias do norte de Itália.

7. Certifique-se de que a sua visita coincide com o Festival Internacional de Música de Cinque Terre

Dançar e festejar em Cinque Terre| ©Frank Neulichedl
Dançar e festejar em Cinque Terre| ©Frank Neulichedl

O Festival Internacional de Música de Cinque Terre é uma série de concertos de música clássica realizados em diferentes espaços públicos nas cinco cidades da região, entre o final da primavera e o início do outono.

Para desfrutar destes concertos noturnos, que normalmente se prolongam até às 23h00, o mais tardar, basta fazer coincidir a sua visita ao parque nacional com uma das datas propostas pelos organizadores do evento. O mais provável é que coincida com um fim de semana, uma vez que o número de pessoas é duplicado e, por conseguinte, é garantido um maior alcance.

Também deve ter em conta que muitos destes concertos podem ser organizados a nível privado e, por conseguinte, terá de reservar um bilhete a título particular. Além disso, é muito provável que a cidade em que está alojado não seja necessariamente a mesma cidade onde se realiza o concerto no fim de semana da sua visita.

Em qualquer caso, deve saber que aproveitar os últimos espectáculos deste festival é uma das melhores coisas a fazer em Cinque Terre durante o mês de setembro, uma vez que é o fim da época alta do turismo.

8. Pode também dirigir-se a Sestri Levante para outra concentração nocturna

Sestri Levante| ©Volker Schuhmacher
Sestri Levante| ©Volker Schuhmacher

Se a tua viagem a Cinque Terre for suficientemente longa para te fazer querer festejar em 2 noites diferentes, então deves saber que ir para norte, para Sestri Lev ante, também é uma boa ideia.

Sestri Levante é uma cidade costeira de tamanho semelhante a La Spezia, mas o problema é que demora muito mais tempo a chegar lá de comboio. Por conseguinte, teria de passar lá a noite antes de apanhar o comboio de regresso.

Na verdade, isso não é um problema, porque há vários estabelecimentos de vida nocturna, desde bares a discotecas, que estão abertos desde o início da noite até ao amanhecer. Depois, pode tomar o pequeno-almoço num dos cafés ao longo do passeio marítimo e regressar ao hotel para descansar e recarregar baterias. Assim, estará pronto para aproveitar o resto do dia num dos mais belos parques nacionais de Itália.

9. Um passeio de barco depois do pôr do sol é uma boa ideia

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

A maioria dos passeios de barco oferecidos para turistas em Cinque Terre são geralmente projetados para apreciar o pôr do sol. No entanto, este tipo de experiência torna-se uma excelente alternativa de entretenimento noturno quando inclui a possibilidade de desfrutar de um jantar sob as estrelas enquanto navega de norte a sul ou de sul a norte ao longo da costa rochosa da Ligúria.

Uma das razões pelas quais este tipo de plano noturno é altamente recomendado é porque é uma atividade para toda a família. Além disso, é uma forma de satisfazer uma necessidade, acrescentando um pouco de entretenimento para tornar as horas nocturnas divertidas, o que o ajudará muito a não sentir que está a perder o seu tempo durante a sua visita turística.

Deve saber que este tipo de viagens parte normalmente de Vernazza ou Monterosso e que a duração depende do número de participantes, bem como do tipo de barco.

10. Dar um mergulho noturno nas águas do Mar Mediterrâneo

Cinque Terre à noite| ©Asar Studios
Cinque Terre à noite| ©Asar Studios

Uma coisa que muitas pessoas sonham em fazer é a possibilidade de dar um mergulho numa praia a meio da noite. Felizmente, as cidades de Cinque Terre são um lugar ideal para isso, porque as costas de cada um desses locais são perfeitamente iluminadas e, ao mesmo tempo, as ondas são calmas o suficiente para tornar a experiência segura em certas épocas do ano.

Então, como você pode imaginar, este é um plano recomendado para as noites de verão ou final da primavera, mas definitivamente não é uma das coisas para fazer em Cinque Terre durante o mês de dezembro. Isto deve-se ao facto de, entre o último e o primeiro mês de cada ano, o Mar Mediterrâneo ter temperaturas muito mais frias e, ao mesmo tempo, a ondulação ser mais significativa devido às chuvas constantes que diferenciam o inverno do outono.

Recomenda-se que, se decidir participar nesta atividade de tomar banho na praia à noite, o faça com o acompanhamento de pessoas que também saibam nadar e não se afaste muito da costa, pois não há garantias de que a maré seja segura para si.