10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em dezembro

dezembro é um dos meses mais frios e chuvosos do ano em Cinque Terre, mas a época natalícia traz cor à Riviera italiana, que é conhecida pelo maior presépio do mundo, pelas celebrações subaquáticas e pelos espectáculos de fogo de artifício.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre em dezembro

Portovenere no Natal | ©Flavio Calcagnini

Cinque Terre tem algumas das melhores praias de Itália, mas em dezembro, devido ao frio e à chuva, não poderá nadar, embora continue a ver muitos turistas nas ruas e muito mais decorações do que no verão, porque o Natal é uma época especial na Riviera Italiana e as cidades ao longo da costa exibem todas as suas atracções.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre em dezembro incluem visitar o presépio de Manarola, que é considerado o maior do mundo, experimentar o Natal subaquático em Vernazza, participar nas celebrações de Santa Lucia, apreciar o fogo de artifício e brindar ao ano com limoncello, uma das bebidas de assinatura da região.

1. Apreciar as decorações de Cinque Terre

Luzes de Natal| ©Timothy Hamlin
Luzes de Natal| ©Timothy Hamlin

Cinque Terre é um dos destinos de Natal mais populares de Itália, e muito do seu encanto reside nas decorações das ruas da Riviera Italiana, que se enchem de luzes e figuras na véspera de Natal, bem como nas árvores gigantes nas praças principais das aldeias.

Monterosso al Mare e Riomaggiore são as cidades com mais decorações em geral, mas todas as cidades de Cinque Terre se destacam pelas suas luzes e ornamentos. Manarola também tem um presépio que é considerado o maior do mundo.

Durante o Natal, os melhores passeios de Cinque Terre geralmente incluem um passeio pelos principais locais com decorações de Natal, pelas praças para descobrir as árvores de Natal gigantes e outros locais característicos da véspera de Natal, como os mercados de pulgas.

Reserve os melhores passeios em Cinque Terre

2. Visitar o presépio de Manarola

Presépio de Manarola| ©Ornella D. (ornedra)
Presépio de Manarola| ©Ornella D. (ornedra)

A principal atração de Cinque Terre na época do Natal é sem dúvida o presépio gigante ou presépio de Manarola, que foi construído pelo designer Mario Andreoli e tem sido reeditado todos os anos desde 1976. Este presépio é montado no Cerro delle Tre Croce e ilumina o horizonte da cidade num espetáculo mágico, especialmente à noite.

Todos os anos, este presépio inclui mais de 300 silhuetas de personagens históricas, algumas das quais com até 3 metros de altura, como os pastores, as ovelhas e os agricultores, que se destacam como símbolos do Natal. O Menino Jesus e o cometa estão colocados no topo do presépio, onde também se encontram as luzes mais brilhantes.

O presépio de Manarola, considerado o maior do mundo, é montado todos os anos a 8 de dezembro, data que coincide com a colocação da árvore de Natal gigante na praça principal, e prolonga-se até aos primeiros dias de fevereiro. Além disso, na véspera de Natal, realiza-se um espetáculo de fogo de artifício no Cerro de las Tres Cruces.

Detalhes interessantes

  • Preço: a visita ao presépio é gratuita.
  • Quando: todos os anos, de 8 de dezembro aos primeiros dias de fevereiro.
  • Onde: Colina das Três Cruzes, Manarola.

3. Visitar os mercados de Natal

Mercado de Natal| ©Anders Wätterstam
Mercado de Natal| ©Anders Wätterstam

Tal como noutras cidades do mundo, os mercados de Natal das Cinque Terre são uma tradição que atrai locais e turistas e, embora nenhuma das cidades da Riviera Italiana tenha um mercado fixo, durante a época natalícia todas inauguram os seus mercados itinerantes na zona da praça principal onde se podem encontrar produtos regionais e artesanato.

Entre os mercados de Natal das Cinque Terre, o mais famoso é o de Vernazza, instalado num recinto de feira perto do porto e que oferece uma grande variedade de produtos típicos , como o Sciacchetra, um vinho tinto doce, e o azeite, outra das produções locais mais famosas de La Spezia.

Em todos os mercados também se podem encontrar decorações de Natal, artesanato em cerâmica, tecidos, doces e bolos tradicionais. Durante a época natalícia, os mercados são frequentemente incluídos nos itinerários dos melhores passeios gastronómicos de Cinque Terre.

Reservar um tour gastronómico em Cinque Terre

4. Participe do Festival Aria em Vernazza

Vernazza| ©Willem Verhoef
Vernazza| ©Willem Verhoef

O Aria é um festival de música clássica que se realiza todos os anos em dezembro em Vernazza, com uma grande variedade de espectáculos de ópera, concertos a solo e música de câmara, muito popular entre os turistas e os residentes locais e considerado o mais importante festival de música clássica da região.

O Festival Aria inclui eventos adicionais, como master classes e palestras, pelo que, se for um amante da música, poderá desfrutar não só dos concertos, mas também das actividades posteriores. Os espectáculos têm lugar em vários locais de Vernazza, incluindo a igreja paroquial, o Castelo de Doria e a praça principal.

A entrada para os concertos é gratuita, embora seja necessário reservar o seu lugar com antecedência, e a data de cada festival muda a cada edição, mas geralmente coincide com o fim de semana mais próximo do Natal.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada nos espectáculos é gratuita, embora seja necessário reservar com antecedência.
  • Quando: todos os anos, em dezembro.
  • Onde: Vernazza, Cinque Terre.

5. Viva o Natal subaquático de Vernazza

Mergulho em Cinque Terre| ©zsazsa206
Mergulho em Cinque Terre| ©zsazsa206

Um dos eventos mais marcantes de dezembro em Cinque Terre é o Natal subaquático de Vernazza, que é um evento anual realizado ao largo da costa da cidade e envolve um grupo de mergulhadores que mergulham no mar para colocar uma árvore de Natal e uma série de decorações numa área do fundo do mar. De seguida, os mergulhadores iluminam as decorações com luzes subaquáticas.

Esta celebração natalícia tem como objetivo promover a importância do mar em Vernazza e mostrar a beleza da costa. Além disso, na véspera de Natal, o nascimento do Menino Jesus é celebrado na água, e os mergulhadores retiram a figura do recém-nascido da água e transferem-na para a igreja local.

Se quiser aproveitar ao máximo a sua visita a Vernazza, pode também visitar a torre medieval de Belforte, que oferece uma das mais belas vistas panorâmicas das Cinque Terre, e caminhar ao longo das duas praias da aldeia, que estão entre as mais bonitas da Riviera Italiana.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada para ver o Natal subterrâneo é gratuita.
  • Quando: Na véspera de Natal de cada ano.
  • Onde: Vernazza, Cinque Terre.

6. Participar nas tradicionais missas de Ano Novo

Igreja de São João Batista| ©Gary Bembridge
Igreja de São João Batista| ©Gary Bembridge

Se há uma coisa que não falta nas Cinque Terre são igrejas, por isso, se quiser assistir às tradicionais missas de Ano Novo, pode fazê-lo em qualquer uma das aldeias da região. Estas missas são organizadas na tarde e noite de 31 de dezembro e destinam-se a abençoar o início do novo período, tornando-as numa das actividades mais populares para turistas e habitantes locais.

A principal e mais visitada igreja da Riviera Italiana é a de São João Batista, em Monterosso al Mare, que é tão ou mais conhecida na aldeia do que o Gigante. Ali, durante a missa de Ano Novo, reúne-se um grande número de visitantes e a assistência iguala ou até ultrapassa as festividades do santo padroeiro da cidade, que pode desfrutar se planear visitar Cinque Terre em outubro.

Note-se que também pode participar nas missas de Ano Novo nas igrejas de Vernazza, Corniglia, Riomaggiore e Manarola. Até mesmo Porto Venere, que é a sexta maior cidade da região, participa regularmente nesta tradição católica.

7. Experimente a pesca em alto mar

Barcos de pesca| ©Ning Tranquiligold Jin
Barcos de pesca| ©Ning Tranquiligold Jin

Uma das principais actividades para fazer em dezembro em Cinque Terre é a pesca em alto mar, uma experiência que será emocionante se gostar da natureza e de excursões de aventura. As actividades de pesca são realizadas durante o mês de dezembro porque é uma das épocas de migração, por isso, apesar das condições meteorológicas adversas, pode ser muito eficaz para os pescadores.

Para uma experiência de pesca em Cinque Terre, terá de se coordenar com os pescadores locais que conhecem as condições do mar, as correntes e as marés. Embora a pesca seja uma das principais actividades comerciais da Riviera Italiana, os pescadores locais tendem a utilizar métodos artesanais, com pequenas embarcações e técnicas tradicionais que incluem a pesca manual das presas maiores.

Esta experiência desafiante permitir-lhe-á apreciar a beleza natural do mar e pescar, entre outras espécies, anchovas, garoupas, atum, sardinhas e moluscos como camarões e amêijoas.

8. Viva as celebrações de Santa Lúcia

Festa de Santa Luzia| ©Henrik Ivansson
Festa de Santa Luzia| ©Henrik Ivansson

Santa Lúcia é uma das santas mais famosas de Itália e, embora a sua principal celebração seja na Sicília, todos os dias 13 de dezembro as cidades italianas organizam desfiles e peregrinações para venerar a mártir cristã de Siracusa. Em Cinque Terre, a celebração tem lugar nas igrejas e, se o tempo estiver bom, inclui um espetáculo de fogo de artifício no porto.

As celebrações de Santa Lúcia incluem revisões da fé cristã da mártir, missas em sua honra, conferências paroquiais e outras actividades, para além dos desfiles e peregrinações comuns a todas as cidades italianas. Em Monterosso al Mare, o centro das celebrações é a Igreja de São João Batista.

Note-se que as celebrações de Santa Lucia tendem a durar todo o dia, pelo que podem não ser compatíveis se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Cinque Terre em 2 dias.

9. Apreciar o fogo de artifício em Manarola

Fogos de artifício em Manarola| ©Jarrod Lopiccolo
Fogos de artifício em Manarola| ©Jarrod Lopiccolo

Durante mais de 2 meses, Manarola torna-se um dos epicentros do Natal em Cinque Terre com o seu presépio gigante, considerado um dos maiores do mundo, que é montado todos os anos no Cerro della Tre Croce, mas na véspera de Natal o presépio é também o cenário para os fogos de artifício da cidade, que ofuscam qualquer outra festa de Cinque Terre.

Este espetáculo é ideal se planear visitar a região com crianças ou com a família, ou se quiser ter uma experiência diferente para conhecer um outro lado da cidade, iluminado pelas luzes do presépio, mas também pelo fogo de artifício. Na véspera de Natal, os habitantes locais e os turistas de toda a Cinque Terre vêm a Manarola para assistir a este espetáculo.

Se está a planear visitar a Riviera italiana em dezembro, não pode perder o espetáculo de fogo de artifício de Manarola, que é também uma das melhores coisas para fazer durante a noite em Cinque Terre.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada para assistir ao espetáculo de fogo de artifício é gratuita.
  • Quando: na véspera de Natal de cada ano.
  • Onde: Manarola, Cinque Terre.

10. Brindar ao Ano Novo com um limoncello

Limoncello| ©Fred
Limoncello| ©Fred

Cinque Terre é uma região de tradições e uma das mais importantes é brindar o ano com um copo de limoncello, que é um licor tradicional feito de casca de limão e conhecido mundialmente pelo seu sabor fresco e cítrico. Na Riviera Italiana, aliás, a sua produção é tão ou mais importante do que a do vinho Bianco DOC e das conservas de anchovas.

Despedir-se do ano com um copo de limoncello não é apenas um sinal de bom augúrio e de gratidão pela estação que se aproxima, mas também uma forma de homenagear a bebida que é produzida de forma artesanal, com técnicas e receitas milenares transmitidas de geração em geração e que envolvem os limões locais.

Se planear visitar Cinque Terre em novembro, verá que as principais praças começam a encher-se de música e celebrações para se despedir do ano e que o limoncello nunca está ausente das festividades.

A única variação deste costume que encontrarás em Cinque Terre é que enquanto em Vernazza o limoncello é servido em copos de cristal com gelo, em Monterosso al Mare é servido em copos de cerâmica, mas em todos os casos é delicioso, e muito tradicional para dizer adeus ao ano em grande estilo.

Temperaturas em Cinque Terre em dezembro

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

As temperaturas de dezembro em Cinque Terre são muito frias, atingindo máximas de 15 °C, mínimas de 6 °C e temperaturas médias de 11 °C, embora pelo menos seja menos chuvoso do que em novembro.

As temperaturas na Riviera Italiana tendem a descer abruptamente, pelo que não é raro que um dia relativamente ameno comece a chover ou que o frio tome conta da cidade. Para evitar que estas mudanças de tempo alterem o seu passeio, é aconselhável levar sempre um casaco.

O número de turistas em Cinque Terre em dezembro

Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos
Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos

O mês de dezembro faz parte da época baixa em Cinque Terre, embora haja um aumento do número de turistas, uma vez que a Riviera Italiana é um dos locais mais procurados pelos turistas durante o Natal, em parte devido à quantidade de atracções oferecidas na véspera do Natal, como o presépio gigante em Manarola. No entanto, encontrará muito menos visitantes do que se visitar Cinque Terre no verão.

Se é fã do frio ou não sofre com as baixas temperaturas, dezembro é um mês ideal para visitar Cinque Terre com menos turistas do que durante o resto do ano.

Preços em Cinque Terre em dezembro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

outubro e novembro são os meses mais baratos para visitar Cinque Terre, mas os preços sobem em dezembro, uma vez que a época natalícia traz muitos visitantes à Riviera Italiana, mas os custos não são nem de perto nem de longe tão elevados como nos meses de verão, pelo que, embora não seja a época mais barata do ano, também não é muito cara.

Se estiver a planear uma viagem económica, pode maximizar os descontos reservando excursões e alojamento com antecedência na Internet, que tendem a oferecer melhores preços do que as compras de última hora.

O que levar na mala para uma visita a Cinque Terre em dezembro

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

dezembro é um dos meses mais frios do ano em Cinque Terre, embora pelo menos a precipitação seja um pouco menor do que em novembro, por isso aconselho-o a levar o seguinte:

  • Sapatos confortáveis
  • T-shirts térmicas
  • Casaco leve
  • Calças leves
  • Mackintosh
  • Calçado de montanha
  • Mackintosh
  • Camisolas de lã
  • Meias térmicas