10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre no verão

O verão marca a época alta em Cinque Terre e é a melhor altura para desfrutar das praias da Riviera Italiana, das caminhadas e dos passeios de barco no Mar da Ligúria.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Cinque Terre no verão

verão em Cinque Terre | ©kuhnmi

Cinque Terre é famosa pelas suas praias, pelas suas falésias pitorescas e pela beleza das suas paisagens naturais, que pode descobrir a partir de miradouros ou em excursões a pé ao longo dos trilhos da região, especialmente se visitar a Riviera Italiana no verão, quando o tempo está quente e ideal para nadar no Mar da Ligúria.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre no verão incluem visitar as praias de Monterosso al Mare, jantar num restaurante com vista para o mar e desfrutar da brisa fresca, percorrer as quatro secções do Trilho Azul, fazer um passeio de barco ao longo da Riviera Italiana e descobrir os pores-do-sol de Manarola.

1. Desfrutar das praias de Monterosso al Mare

Estátua do Gigante| ©frizzetta
Estátua do Gigante| ©frizzetta

As praias são as principais atracções de Cinque Terre durante o verão, no entanto, existe apenas uma praia completamente arenosa na Riviera Italiana e essa é Fegina, que é a maior e está localizada em Monterosso al Mare, a cidade mais popular de La Spezia. Esta praia destaca-se pelas suas águas quentes, pelo rochedo que a separa da pequena área que inclui a estátua do Gigante e pelo número de serviços que oferece.

Em Fegina pode desfrutar não só do sol e do aluguer de guarda-sóis, mas também dos restaurantes dos arredores e da ligação da praia com o resto das aldeias das Cinque Terre, uma vez que se encontra ao pé da estação de comboios de Monterosso al Mare, que é a alternativa ideal para percorrer a Riviera Italiana, uma vez que a maioria dos locais é restrita a veículos privados.

As praias de Monterosso al Mare, divididas pela rocha mas com o mesmo nome, estão incluídas nas melhores excurs ões às Cinque Terre e são os locais mais visitados da costa durante o verão pelos turistas, pelo que não as pode perder durante a sua viagem.

Reserve os melhores passeios em Cinque Terre

2. Jantar num restaurante com vista para o mar da Ligúria

Jantar em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins
Jantar em Cinque Terre| ©Joseph Hunkins

A requintada cozinha italiana não conhece estações, mas se há uma coisa que pode realçar os sabores de Cinque Terre, é jantar num terraço de um restaurante com vista para o Mar da Ligúria , enquanto desfruta da brisa fresca. Pode fazê-lo em qualquer uma das aldeias da região para provar o marisco, as anchovas, os antipasti e a massa marinara que são a especialidade local.

Se planeia jantar em Manarola, visite o Nessun Dorma, que não só é especializado em carnes curadas, queijos e bruschettas, como também tem um miradouro com uma vista aberta para o horizonte.

Em Riomaggiore, pode descobrir o melhor marisco no Il Pescato Cucinato, e em Monterosso al Mare ficará maravilhado com as massas da Gastronomia San Martino, mas existem muitos outros locais para visitar.

Além disso, os restaurantes à beira-mar são frequentemente incluídos nos itinerários das melhores excursões gastronómicas de Cinque Terre.

Reservar um tour gastronómico em Cinque Terre

3. Percorrer as quatro secções do Trilho Azul

Villa Montale| ©Miriana Rovaron
Villa Montale| ©Miriana Rovaron

CinqueTerre é construída sobre as falésias e é cercada por rotas sinuosas, por isso as trilhas para caminhadas são muito populares na região. Entre eles, um dos mais famosos é o Trilho Azul, que tem um comprimento total de 12 quilómetros distribuídos em quatro secções que atravessam todas as aldeias da Riviera Italiana.

O primeiro troço, com apenas 1 quilómetro de comprimento, é o mais conhecido e chama-se Via dell'Amore, e corre ao longo da fronteira entre Riomaggiore e Manarola. O segundo troço, com 3 km de comprimento, atravessa Manarola e Corniglia. O terceiro, também com 3 km de comprimento, passa por Corniglia e Vernazza. O último troço, o mais exigente, com 4 quilómetros, vai até Monterosso al Mare.

Caminhar pela Trilha Azul, especialmente no verão, quando o clima é quente, mas ideal para descobrir as paisagens do alto dos caminhos, é a melhor opção para conhecer a pé os cinco vilarejos de Cinque Terre, e também para chegar ao centro de cada um deles.

Tenha em conta que o Caminho Azul é muito concorrido no verão e que, muitas vezes, alguns troços podem ser interrompidos, o que pode provocar atrasos no percurso devido ao número de visitantes, o que pode afetar o seu itinerário se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Cinque Terre em 2 dias.

4. Fazer uma excursão de snorkeling e mergulho.

Mergulhar em Cinque Terre| ©zsazsa206
Mergulhar em Cinque Terre| ©zsazsa206

No verão, o clima é muito quente em Cinque Terre e as praias tornam-se os locais mais visitados da zona, pelo que organizar uma excursão pode ser difícil, mas o Mar da Ligúria tem uma fauna marinha muito interessante e uma excursão de snorkelling e mergulho é uma das melhores actividades disponíveis.

Se se afastar da costa e da azáfama das principais praias, é possível observar muita vida marinha , como raias, polvos e até golfinhos durante as excursões. Alguns passeios de barco ao longo da costa das Cinque Terre também incluem tempo livre para nadar e fazer snorkelling.

Entre as praias que pode visitar para fazer snorkelling e mergulho estão Fegina e Neptuno, em Monterosso al Mare, e Canneto, em Riomaggiore, que é ideal porque oferece um contexto mais calmo e selvagem na Riviera Italiana.

5. Visitar a praia de Guvano em Vernazza

Praia de Guvano| ©John W. Schulze
Praia de Guvano| ©John W. Schulze

Guvano é uma das praias mais famosas de Cinque Terre, mas é também uma das poucas praias da região que se encontra numa zona completamente selvagem, em Vernazza, num sector afastado de restaurantes e serviços. Além disso, para chegar a Guvano, é preciso atravessar uma única estrada de pedra que marca a fronteira da aldeia com Corniglia, o único dos sítios de Cinque Terre que não tem uma saída direta para o mar.

Guvano é uma praia de águas calmas, sem areia e com terreno pedregoso, e durante algumas partes do verão também tem uma secção de nudismo, por isso tenha isso em mente quando a visitar, mas também oferece algumas das melhores vistas de Vernazza e um ambiente selvagem que nenhuma das outras praias da Riviera Italiana tem.

O difícil acesso a Guvano garante-lhe alguma paz e sossego mesmo nos meses de verão, quando a região é mais concorrida, por isso, se quiser experimentar algo diferente na Riviera Italiana e também ficar longe das multidões, Guvano pode ser a solução.

Se planear visitar Cinque Terre em abril ou durante os meses de primavera, pode também descobrir outro dos melhores lados de Guvano, que é realçado pelo verde e pelas cores das árvores circundantes.

6. Fazer um passeio de barco ao longo da costa de Cinque Terre

Passeio de barco| ©Zoltan Bagosi
Passeio de barco| ©Zoltan Bagosi

Uma das melhores alternativas para descobrir Cinque Terre é a partir da costa, para conhecer um perfil diferente da região, em perspetiva e a partir da beleza do mar da Ligúria. Isso pode ser feito durante um passeio de barco, que são tradicionais na Riviera Italiana, especialmente durante os meses de verão.

Também é possível utilizar os passeios de barco para percorrer as diferentes aldeias de Cinque Terre, mas esta é normalmente uma opção muito menos eficaz do que o comboio expresso, pelo que recomendo que aproveite os passeios de barco, mas que depois percorra os diferentes locais de comboio para tirar o máximo partido da sua visita.

Os passeios de barco oferecem uma série de diferentes passeios, embora os mais famosos sejam aqueles que viajam de Monterosso al Mare para Riomaggiore ou aqueles que partem de La Spezia ou Porto Venero, que está localizado no extremo sul da Riviera Italiana e é considerado o sexto elemento da região.

Detalhes interessantes

  • Preço: os passeios de barco começam em aproximadamente 18 euros por pessoa.
  • Duração: a viagem de Monterosso al Mare a Riomaggiore dura aproximadamente 1 hora.

7. Descubra o pôr do sol de verão em Manarola

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

Manarola é a estrela da região na época do Natal, por isso, se planear visitar Cinque Terre em dezembro, pode ver o presépio na Colina das Três Cruzes, que é um presépio gigante com mais de 300 figuras, algumas delas com mais de 3 metros de altura, que são iluminadas à noite para formar um dos mais belos espectáculos da Riviera Italiana. No entanto, no verão, também é possível descobrir os mágicos pores-do-sol de Manarola.

A cidade tem um passeio que envolve o mar e serpenteia a uma altura média de 200 metros acima do nível do mar, pelo que no verão, em dias claros, pode assistir a alguns dos mais belos por es-do-sol do período estival na Riviera Italiana.

Para além disso, pode também descobrir o pôr do sol a partir dos miradouros de Vernazza, do Castelo Doria ou das alturas de Corniglia, que, abrigada entre Manarola e Vernazza, oferece algumas das mais deslumbrantes vistas panorâmicas de Cinque Terre a partir das suas falésias.

8. Descobrir os vinhedos de Cinque Terre

Prova de vinhos em Manarola| ©Arbaspàa Tour Organizer
Prova de vinhos em Manarola| ©Arbaspàa Tour Organizer

Cinque Terre não é apenas conhecida pela sua gastronomia, mas também pelas suas vinhas, por isso, se quiser provar os mais famosos vinhos locais, que são o Bianco DOC e o Sciacchetra, um vinho tinto muito doce, pode fazer excursões às adegas ou visitá-las por conta própria para degustações e para aprender sobre a produção de vinho.

A maioria das vinhas situa-se em Riomaggiore e Manarola, mas se quiser visitar uma adega na zona de Monterosso al Mare, pode optar pela Cantina Sassarini, que é a mais conhecida da região e um dos principais exportadores de vinho da Ligúria. Se planear visitar Cinque Terre em outubro, pode também visitar as adegas durante a época das vindimas.

A maioria das adegas, para além das provas, oferece cozinha local, pelo que também pode provar as anchovas salgadas de Cinque Terre , massas, risotos e marisco enquanto desfruta do clima ideal nos arredores da Riviera Italiana.

9. Fuja das multidões e visite Corniglia.

Corniglia| ©Derek Blackadder
Corniglia| ©Derek Blackadder

O verão é a melhor altura para desfrutar de Cinque Terre, mas é também a altura mais movimentada para os turistas, pelo que, por vezes, pode sentir-se exausto de esperar pelas excursões e comboios. Para evitar as multidões, pode optar por visitar Corniglia, que é a única aldeia em Cinque Terre que não tem acesso direto ao mar e, portanto, está vazia de visitantes que preferem as zonas de praia.

Corniglia também oferece uma das paisagens mais pitorescas, porque está localizada num promontório com mais de 100 metros de altura, e para chegar à aldeia tem de atravessar La Landarina, uma escadaria de quase 400 degraus que o levará diretamente à praça principal.

Em Corniglia também é possível efetuar excursões de trekking, visitar a Piazza Largo Taragio, onde se encontram as duas igrejas locais, e descobrir um local com uma longa tradição literária, uma vez que a aldeia foi mencionada por Giovanni Boccaccio no Decameron.

10. Refrescar-se com um Gelato italiano

Gelado de Vernazza| ©Emily Kaplan
Gelado de Vernazza| ©Emily Kaplan

Uma das melhores formas de escapar ao calor das Cinque Terre é refrescar-se com um gelato italiano, que pode ser provado nas muitas gelatarias das aldeias locais. Uma das melhores e mais famosas é a Gelateria Vernazza, situada no centro da cidade com o mesmo nome e que se caracteriza por uma grande variedade de sabores e um forte estilo artesanal.

A Gelateria Vernazza é conhecida pelo seu gelado de estilo artesanal e também pela sua longa tradição na Ligúria, pelo que não ficará surpreendido ao descobrir que a loja é, na verdade, uma pequena barraca numa casa medieval. Além disso, na Gelateria Vernazza, como na maioria das gelatarias, pode experimentar as mais famosas sobremesas italianas, como o tiramisu ou o canoli.

O gelato da Ligúria é um dos mais deliciosos de Itália e recomendo que não o perca, mesmo que planeie visitar Cinque Terre no inverno.

Temperaturas em Cinque Terre no verão

Riomaggiore| ©pushypenguin
Riomaggiore| ©pushypenguin

O verão em Cinque Terre é intenso e apresenta um clima ideal para banhos nas praias da região ou para excursões no mar da Ligúria. O mês mais quente do verão é agosto, com temperaturas máximas de 31 °C, mínimas de 20 °C e médias de 26 °C.

Em junho e julho a temperatura é semelhante, com alguns graus a menos, e só no final de setembro, com o início do outono, a temperatura média desce para 20 °C, por isso, se gosta do clima de verão, em Cinque Terre poderá desfrutá-lo amplamente.

O número de turistas em Cinque Terre no verão

Portovenere| ©Martin Abegglen
Portovenere| ©Martin Abegglen

O verão marca o início da alta temporada em Cinque Terre e, por isso, uma enxurrada de turistas aflui à região para desfrutar de suas praias e trilhas cênicas. Por isso, se planeia visitar a região durante a época estival, tenha em atenção que os transportes públicos, as excursões e todas as actividades estarão repletas de visitantes.

Se quiser optar por uma época com menos visitantes, pode visitar Cinque Terre em abril ou durante os meses de primavera, embora dificilmente possa aproveitar ao máximo as praias e as excursões de montanha.

No entanto, é possível fugir das multidões fazendo algumas das actividades que são menos populares no verão, como visitar Corniglia, a praia de Guvano ou algumas das secções mais remotas do Caminho Azul.

Preços em Cinque Terre no verão

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

O verão é a época mais cara para visitar as Cinque Terre, pelo que as excursões e sobretudo o alojamento terão os preços mais elevados. Se quiser optar por uma viagem económica à Riviera Italiana, talvez seja melhor viajar no inverno ou no outono, mas não no verão.

Se mesmo assim quiser suportar o custo de visitar Cinque Terre no verão, porque as praias e as paisagens valem realmente a pena, pode reservar excursões e alojamento com antecedência para obter melhores descontos e evitar aumentos de preços de última hora.

O que levar na mala para uma visita de verão a Cinque Terre

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

O verão é a época mais quente do ano em Cinque Terre, por isso recomendo levar na mala os seguintes itens:

  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Fatos de banho
  • Sapatos confortáveis
  • Chapéu de sol
  • T-shirt leve
  • Calças leves
  • Casaco de chuva