Quantos dias para ver Veneza
Está a planear uma viagem a Veneza mas não sabe ao certo quantos dias precisa para ver a cidade?
Veneza é uma das mais belas cidades de Itália e um destino obrigatório no seu diário de viagem. O seu encanto reside no seu património cultural antigo e na magia das suas pontes e canais. Não é por acaso que é conhecida mundialmente como a "Rainha do Adriático".
Quantos dias são necessários para ver uma cidade tão espetacular como esta? Passar 3 dias em Veneza é a escapadela ideal, mas se tiveres menos tempo, eis como podes organizar a tua visita.
Ver Veneza num dia
Veneza é uma cidade apaixonante, daquelas cuja beleza fica na memória e nunca nos fartamos de a ver. No entanto, muitos turistas não têm tanto tempo como gostariam para desfrutar lentamente da "Cidade dos Canais" e têm de otimizar o seu tempo para ver os pontos altos num só dia.
Numa cidade tão antiga como Veneza é fácil perder-se nas suas ruas. Não só porque, como visitante de primeira viagem, não as conhece, mas também porque, nalguns pontos, podem tornar-se um pouco labirínticas.
Fazer uma visita guiada
Com pouco tempo para fazer turismo, o meu conselho é jogar pelo seguro e aproveitar ao máximo, reservando uma visita guiada a Veneza para descobrir os seus pontos turísticos mais emblemáticos.
Fazer uma visita guiada a Veneza irá garantir que aproveita ao máximo o seu tempo na cidade e, com a ajuda de um guia profissional, irá obter mais contexto sobre a história do local que está a visitar, bem como aprender muitos factos interessantes.
Se estiveres por tua conta
No entanto, se tem um espírito aventureiro e adora a ideia de descobrir sozinho os tesouros escondidos nas ruas de Veneza, então não hesite e explore a cidade ao seu próprio ritmo. Mesmo que decida explorar Veneza por conta própria, é sempre uma boa ideia traçar um pequeno itinerário para o guiar. Aqui está ele!
- O Grande Canal: Aprecie a paisagem encantadora de Veneza rodeada de água com um passeio de barco guiado no Grande Canal de Veneza que lhe mostrará alguns dos pontos mais populares da cidade, como a Ponte Rialto, a Praça de São Marcos ou o Ca' Rezzonico.
- Praçade São Marcos: O coração de Veneza. É o lar de alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade e pode fazer uma visita guiada ao Palácio Ducal, à Basílica de São Marcos e ao seu Campanário ou à Torre do Relógio, entre outros.
- Igreja de Santa Maria della Salute: Um dos templos mais importantes de Veneza. Foi erigida em agradecimento à Virgem no final da epidemia de peste que devastou a cidade no século XVI. A sua cúpula pode ser vista de muitos sítios diferentes.
- Ponte dos Suspiros: Atrás da Praça de São Marcos encontra-se esta famosa ponte que deve o seu nome ao triste passeio que os prisioneiros faziam pela última vez antes de serem executados.
- A Ponte de Rialto: Esta é a ponte mais antiga e mais famosa de Veneza. Até ao século XIX, os venezianos não tinham outra forma de atravessar o Grande Canal. Atravesse-a para tirar algumas fotografias e chegar ao Mercado de Rialto, um local muito colorido, especialmente na primavera e no verão.
Estes são apenas alguns dos lugares que se podem ver em Veneza num dia. Se quiser saber o resto, recomendo que leia o post Veneza num dia, onde encontrará um guia para tirar o máximo proveito da sua visita.
Ver Veneza em dois dias
Se planear passar pelo menos dois dias em Veneza, poderá desfrutar dos encantos da cidade a um ritmo calmo. No entanto, é necessário otimizar o seu tempo para poder visitar o maior número possível de pontos turísticos.
1. O que fazer no primeiro dia?
Fazer uma visita guiada no primeiro dia
Mesmo que queira ver Veneza em dois dias, recomendo que reserve uma visita guiada a Veneza no primeiro dia, para que possa ter uma ideia da história e da cultura venezianas. Especialmente se for a sua primeira vez.
Durante toda a visita, será acompanhado por um guia profissional que lhe mostrará os lugares mais emblemáticos de Veneza que a tornaram mundialmente famosa (canais, igrejas, pontes), enquanto lhe conta histórias fascinantes e anedotas interessantes sobre a "Rainha do Adriático".
No final, pode sempre refazer os seus passos para ver ao seu próprio ritmo todos os monumentos que chamaram a sua atenção durante a visita guiada e tirar todas as fotografias que quiser.
O que ver numa visita guiada?
Normalmente, as visitas guiadas começam na Praça de São Marcos, que é o coração de Veneza e abriga alguns dos seus edifícios mais representativos, como a Basílica de São Marcos e o Campanário, o Palácio Ducal, a Torre do Relógio e o Museu Correr. Napoleão Bonaparte chamou-lhe "o mais belo salão da Europa", por isso vai precisar da sua máquina fotográfica bem carregada para imortalizar todas as maravilhas que vai ver ao longo do caminho, e pode até Visita Guiada à Praça de São Marcos e à Basílica.
Depois terá tempo para passear pelas ruas estreitas da cidade e pelos seus belos canais, vendo outros locais como a Ponte Rialto ou a Ponte dos Suspiros, por exemplo.
Depois da visita guiada a Veneza, terá tempo livre para fazer as suas compras, apanhar um vaporetto para passear no Grande Canal ou beber um Spritz, o popular aperitivo veneziano, como um local.
O que fazer no segundo dia?
O segundo dia em Veneza pode ser passado de manhã a ver por dentro alguns dos edifícios que viu durante a visita guiada à cidade no dia anterior, como o Palácio Ducal, a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal ou os museus da Praça de São Marcos.
Depois, à tarde, pode reservar uma excursão a Murano, Burano e Torcello, as três ilhas mais famosas da lagoa de Veneza. São fantásticas! Durante a visita, será acompanhado por um guia profissional e terá a oportunidade de visitar uma fábrica onde é feito o famoso vidro de Murano, ver a primeira catedral de Veneza em Torcello ou comprar belas rendas feitas à mão como recordação em Burano. E quando regressar ao centro de Veneza, é altura de se deliciar com um delicioso jantar à italiana num restaurante ou mesmo fazer um passeio gastronómico.
Como vê, dois dias em Veneza são muito divertidos, mas há ainda mais para fazer! Se quiseres descobri-lo, aconselho-te a dar uma vista de olhos no post Veneza em 2 dias: tudo o que precisas de saber.
Ver Veneza em três dias
A forma ideal de desfrutar de Veneza sem pressas é passar três dias na cidade. Desta forma, terá tempo para ver a maioria dos pontos turísticos do centro da cidade, fazer algumas actividades e até mesmo uma excursão.
O que fazer no primeiro dia?
Quer passe um ou três dias em Veneza, no primeiro dia recomendo que faça uma visita guiada à cidade como um primeiro contacto com a cultura e a história da "Rainha do Adriático", especialmente se nunca cá esteve antes. Otimizará ao máximo o seu tempo e dar-lhe-á o contexto necessário para conhecer melhor cada uma das principais atrações turísticas que a tornaram mundialmente famosa.
Para além disso, aprenderá inúmeras histórias surpreendentes com o guia profissional que o acompanhará. Em suma, tudo o que vir durante uma visita guiada a Veneza servirá de base para o resto da sua viagem.
As visitas guiadas começam normalmente na Praça de São Marcos, considerada o coração de Veneza, porque é aqui que se encontram vários dos pontos turísticos obrigatórios: o Museu Correr, a Torre do Relógio, o Palácio Ducal ou a Basílica de São Marcos e o Campanário. À tarde, depois de almoçar na emblemática Praça de São Marcos, pode continuar a percorrer o centro e refazer os seus passos para ver os monumentos que viu de manhã ao seu próprio ritmo e em pormenor - vai conseguir fotografias fantásticas!
O que fazer no segundo dia?
A manhã do segundo dia pode ser passada numa excursão a Murano, Burano e Torcello, as três ilhas mais famosas da lagoa de Veneza. Durante a excursão, visitará a ilha dos pescadores de Burano, a primeira catedral de Veneza em Torcello ou as famosas oficinas de vidro de Murano. É uma experiência super completa e terá algumas fotografias fantásticas para adicionar ao seu álbum.
Depois de ter passado a manhã toda fora, quando regressar ao centro da cidade após a visita guiada, vai querer recuperar as forças indo almoçar a um restaurante barato.
Depois, regresse ao seu hotel para relaxar e, em seguida, participe numa visita gastronómica a Veneza com um guia local para descobrir os melhores vinhos e pratos típicos da zona. Veneza é famosa pelos seus frutos do mar e gelados, por isso o seu dinheiro vai valer a pena!
O que ver no terceiro dia?
Há tanto para ver e fazer em Veneza! Independentemente da época do ano em que fores, encontrarás sempre algo interessante e divertido para fazer. Por isso, no terceiro dia, podes passar a manhã a ver por dentro alguns dos edifícios que viste durante a visita guiada à cidade no dia anterior, como o Palácio Ducal, a Basílica de São Marcos ou os museus da Praça de São Marcos.
Sightseeing é muito faminto! No final da sua visita, vai querer fazer uma pausa para almoço. Como é o seu último dia na cidade, fique para almoçar perto da Basílica de São Marcos para apreciar as vistas espectaculares. Depois, em vez de uma longa pausa para o almoço, pode aproveitar para ir às compras nas ruas de Veneza, assistir a um concerto de música veneziana ou ter uma aula para fazer a sua própria máscara de Carnaval- as opções são infinitas!
E para terminar uma viagem inesquecível a Veneza, não pode perder um romântico passeio de gôndola pelos canais que tornaram esta cidade mundialmente famosa. Assistir ao pôr do sol sobre os palácios e igrejas de Veneza a partir da água é uma experiência que ficará na memória para o resto da vida! Estas são algumas das coisas mais interessantes e divertidas para fazer em Veneza. Se gostaste destas sugestões, não percas o post Veneza em 3 dias onde vais encontrar muitas mais ideias fantásticas.