10 coisas para ver e fazer em Tóquio no inverno

Durante o período de inverno, a capital japonesa veste-se de branco e oferece muitas atracções para ver.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Tóquio no inverno

Tóquio no inverno | ©Pelican

As temperaturas descem substancialmente durante o inverno em Tóquio. Viajar através da neve e do gelo e aproveitar ao máximo as actividades de inverno oferecidas pode ser uma das melhores experiências da sua viagem.

Desde visitar o Monte Fuji a contemplar a cidade das alturas da Torre Radium, desde jantares requintados a celebrações para afastar o azar. Prepare o seu casaco, porque aqui estão os melhores planos para a sua visita.

1. Descubra a melhor versão do Monte Fuji

O Monte Fuji no inverno| ©skyseeke
O Monte Fuji no inverno| ©skyseeke

As temperaturas em Tóquio durante o inverno podem descer substancialmente, atingindo temperaturas negativas e queda de neve esporádica mas intensa. No entanto, no Japão, durante o inverno, desde que não chova ou neve, o céu está normalmente limpo, o que é raro noutras alturas do ano em que as nuvens dominam frequentemente o horizonte. Esta é uma boa notícia para os visitantes porque o Monte Fuji fica à vista da cidade, revelando o seu melhor perfil.

Se quiser visitar, pode reservar uma excursão ao Monte Fuji a partir de Tóquio, que também inclui uma visita ao Lago Ashi, ou ir por sua conta, mas de uma forma ou de outra vale a pena visitar durante a época de inverno:

  • No sopé da montanha encontra-se a estância de neve Fujiten, com as suas sete pistas de esqui de diferentes níveis de dificuldade, onde se podem praticar desportos de inverno.
  • Existe também uma pista de tobogã concebida especialmente para os mais pequenos, pelo que é também um plano interessante se estiver de visita a Tóquio com crianças.
  • Todas as noites são organizados eventos especiais na estância, incluindo fogo de artifício.

Reservar uma viagem ao Monte Fuji a partir de Tóquio

2. Mergulhar nas fontes termais vulcânicas

Onsen no inverno| ©miki yoshihito
Onsen no inverno| ©miki yoshihito

Os banhos tradicionais, ou onsen em japonês, são fontes termais vulcânicas que constituem uma experiência cultural no Japão. Estes banhos têm qualidades curativas, mas também são orientados para a beleza, uma vez que é habitual que sejam organizados com vista para sítios naturais extraordinários, como o Monte Fuji ou os Cinco Lagos.

Em Tóquio existem muitas opções, algumas delas temáticas:

  • Banhos Niwa No Yu no parque de diversões Toshimaen.
  • Banhos ao ar livre, como o LaQua.
  • Banhosde bairro, como o Daikokuyu.
  • Myojin No Yu onsen, que se passa na era pós-guerra.

Como verá, há muitos tipos e estilos diferentes, e alguns incluem também sauna e jacuzzi, mas os afluentes de todos têm uma origem natural nas nappes vulcânicas, mesmo que estejam localizados em ilhas ou em terrenos inóspitos.

3. Visite a aldeia medieval de Shirakawa-go numa excursão a partir de Tóquio

Shirakawa-go| ©Simon Desmarais
Shirakawa-go| ©Simon Desmarais

A aldeia medieval de Shirakawa-go é famosa pelas suas casas típicas e edifícios de estilo Gassho-zukuri, um tipo de arquitetura que envolve a construção de telhados inclinados para evitar a acumulação de neve, uma vez que as chuvas são abundantes na região montanhosa de Gifu.

Uma viagem de dois dias a partir de Tóquio também o levará à rota de Tateyama Kurobe, que é conhecida pelas suas paredes de neve de 20 metros no inverno, num percurso sinuoso que deixa apenas à vista a estrada limpa por bulldozer.

Visitar a aldeia durante a queda de neve é uma experiência muito interessante e as fotografias típicas do inverno japonês que aí se podem tirar são muito bonitas. De facto, se gosta de fotografia, recomendo também que reserve uma excursão fotográfica nocturna em Tóquio, onde poderá tirar as melhores fotografias.

Reservar uma excursão fotográfica nocturna em Tóquio

4. Afastar a má sorte celebrando o Setsubun no Hi

Setsubun no Hi| ©sakura_chihaya
Setsubun no Hi| ©sakura_chihaya

Se visitar Tóquio em fevereiro, poderá assistir aos festivais Setsubun no Hi que se realizam em todo o país, marcando o último dia do inverno de acordo com o calendário lunar.

O Setsubun no Hi é uma tradição em que se atiram grãos de soja torrados enquanto se diz a frase "Oni wa soto, fuku wa uchi", algo como "demónio fora, fortuna dentro", para afugentar os demónios da casa. A prática de atirar grãos de soja é conhecida como mame-maki.

Durante a celebração, é muito comum as visitas guiadas à cidade serem temáticas, por isso não hesite e reserve uma visita privada a Tóquio.

Reservar uma visita guiada a Tóquio

5. Aprecie Tóquio com neve a partir do miradouro da Torre do Rádio

Vista da Torre da Rádio de Tóquio| ©Andrew Edmonds
Vista da Torre da Rádio de Tóquio| ©Andrew Edmonds

A Torre da Rádio marca o segundo pico mais alto de Tóquio e é o miradouro mais visitado da cidade. Inspirada na Torre Eiffel e pintada de branco e laranja internacional para cumprir os regulamentos de segurança da aviação, a estrutura de 332 metros de altura tem dois decks de observação e uma das melhores vistas da capital japonesa durante o inverno, quando a neve cobre de branco os arranha-céus e as ruas da cidade.

Se estiver de visita a Tóquio durante o inverno, recomendo que, num dia de céu limpo, visite a torre e se maravilhe com a vista. Uma das plataformas de observação tem também um chão de vidro transparente que lhe dá a sensação de estar a flutuar no ar.

Para tirar o máximo partido da sua visita, reserve os seus bilhetes para o Observatório da Torre de Tóquio com antecedência. Se o céu estiver limpo, pode até ver o Monte Fuji no horizonte.

Pormenores interessantes

  • Preço... A entrada para as plataformas de observação da Torre custa cerca de 10 euros.
  • Localização... 4 Chome-2-8 Shibakoen, Tóquio.
  • Horário de funcionamento... O miradouro da torre está aberto diariamente das 9.00 às 22.00 horas.
  • Como chegar lá... De metro, na linha Oedo até à estação Akabanebashi, na linha Hibiya até à estação Kamiyacho, na linha Mita até à estação Onarimon e na linha Asakusa até à estação Daimon. De comboio, na linha JR Yamanote, até à estação Hamamatsucho.

Reservar bilhetes para o Observatório da Torre de Tóquio

6. Perca-se na floresta encantada do Parque Ueno

Parque Ueno no Natal| ©nakashi
Parque Ueno no Natal| ©nakashi

O Parque Ueno guarda alguns mistérios no inverno que muitas vezes só são conhecidos pelos habitantes locais e, embora as suas árvores frondosas estejam muitas vezes nuas, a neve, o frio e as folhas que cobrem o chão dão vida à floresta encant ada.

A floresta encantada é, na verdade, um trilho sinuoso de caminhos cobertos de neve e de cor baça. Se se atrever a enfrentar o frio, pode passear por Ueno e, ao fim de semana, quando o fluxo de visitantes abranda, ouvir os sons da natureza para escapar por alguns minutos à agitação e ao brilho de Tóquio.

O Parque Ueno alberga também o maior e mais antigo museu do Japão, pelo que talvez seja boa ideia comprar bilhetes para o Museu Nacional de Tóquio e aproveitar ao máximo a sua visita antes de continuar o seu passeio pela capital. Também recomendo que visite o lago Shinobazu e, se tiver oportunidade, espere lá pelo pôr do sol.

7. Viva o Natal nos mercados de Natal de Tóquio

Natal em Tóquio| ©Marufish
Natal em Tóquio| ©Marufish

O Japão adoptou muitos dos costumes do Ocidente, especialmente no que diz respeito a celebrações, por isso não é surpresa que Tóquio se vista para o Natal a partir de novembro. E um dos locais onde o espírito natalício está mais vivo é nos mercados:

  • O Ebisu Garden é um dos mais bonitos da cidade e é inspirado em França. Aí pode encontrar especialidades francesas, como decorações feitas à mão, velas e o tradicional vinho quente.
  • Se quiser algo mais local, pode visitar a feira da ladra Tokyo Skytree, que se destaca pela sua iluminação, ou a feira da ladra Roppongi.
  • Se quiser experimentar um mercado de Natal tradicional, recomendo o Shiba, que é inspirado na cultura alemã.

Não pode perder uma visita a um dos muitos mercados da capital japonesa para apreciar as decorações e a música, comprar todo o tipo de presentes e comer alguns dos requintados pratos locais, que também pode apreciar reservando uma visita gastronómica a Tóquio.

Reservar uma excursão gastronómica a Tóquio

8. Passear pelo Parque Hanegi e ver as flores de ameixoeira em flor

Parque Hanegi| ©mokomoko663
Parque Hanegi| ©mokomoko663

A cerejeira japonesa, ou sakura, é a mais famosa da Ásia, mas a ameixeira, ou ume, é o prenúncio da primavera e também uma das mais belas, com a sua impressionante cor rosa plástica. O Parque Hanegi, no distrito de Setayaga, tem a maior plantação de Tóquio e torna-se uma atração quando os seus bosques começam a florir em meados de fevereiro.

As ameixeiras são consideradas símbolos da vida e do renascimento no Japão e, por isso, são veneradas pelos habitantes locais. Se gostou dos trilhos do Parque Ueno, não pode perder as árvores Hanegi ume. Cuidado com os ramos que saem das árvores!

O Parque Hanegi fica um pouco longe do epicentro das principais atracções de Tóquio, mas é uma boa desculpa para explorar também Shibuya ou o Santuário Hachiman.

Reservar uma visita guiada a Tóquio

9. Conheça Tóquio através das suas iluminações de inverno

Shinjuku no inverno| ©Jim Shine
Shinjuku no inverno| ©Jim Shine

O Natal em Tóquio destaca-se pelos edifícios iluminados e pela miríade de lâmpadas, luzes LED, sinais e desenhos criativos que recriam uma paisagem urbana de inverno brilhante e alegre, mágica para descobrir em cada passeio noturno.

O mapa virtual dos locais que vale a pena visitar durante as noites de inverno para ver Tóquio iluminada abrange todos os cantos da cidade, e uma excelente forma de o fazer ao frio é reservar uma excursão de autocarro por Tóquio.

O melhor desta experiência é que pode descobri-la a partir de qualquer ponto da cidade, porque Tóquio vibra com as suas maravilhosas luzes desde novembro até ao final do inverno:

  • Os arredores da estação de Shinjuku transformam-se numa floresta luminosa repleta de passadiços de madeira, bancos e coroada pela Torre Docomo.
  • O bairro de Roppongi também é iluminado por luzes de Natal, tal como a Torre da Rádio e a estrutura da Tokyo Skytree.
  • Os parques também são locais que costumam brilhar à noite em Tóquio: o Parque Ueno, os Jardins Yebisu e os Jardins Shibuya.

Reservar uma viagem de autocarro por Tóquio

10. Desfrute da cozinha japonesa de inverno

Oden| ©ayako
Oden| ©ayako

O tempo frio é uma boa desculpa para apreciar a cozinha japonesa durante a sua visita de inverno a Tóquio. Os pratos quentes serão as estrelas do seu passeio por uma das melhores cozinhas do mundo, que é ainda mais agradável quando a temperatura exterior está abaixo de zero.

Se quiser completar uma experiência totalmente autóctone, pode reservar uma excursão gastronómica a Tóquio, onde irá provar sushi fresco, que durante o Setsubun no Hi se torna um prato de assinatura, bem como sopa dashi, bolo de peixe frito, tentáculos de polvo, chá japonês e muito mais.

Seja qual for a opção que escolher, irá provar sabores requintados e aprender mais sobre a deliciosa comida japonesa que é normalmente a estrela das excursões gastronómicas de Tóquio.

Reservar uma excursão gastronómica a Tóquio

Temperaturas em Tóquio no inverno

Tóquio no inverno| ©Dick Thomas Johnson
Tóquio no inverno| ©Dick Thomas Johnson

Durante o inverno, a temperatura no Japão desce significativamente e, embora a queda de neve em Tóquio não seja persistente nem diária, pode ser intensa. O aspeto positivo da capital japonesa é o facto de a chuva ser rara durante o inverno. Num dia de sol, pode subir à Tokyo Skytree e, se tiver sorte, ver o Monte Fuji coberto de neve. Soa bem, não soa?

Em dezembro, a temperatura mantém-se entre os 12°C e os 5°C durante a noite, mas em janeiro as mínimas descem para 0°C ou menos. fevereiro começa normalmente muito frio, com temperaturas abaixo de zero, e aquece no final do mês, regressando às temperaturas médias de dezembro.

Quando passear por Tóquio, recomendo que use sempre casacos quentes e sapatos confortáveis, especialmente porque quando neva, a cidade fica cheia e os transportes públicos tornam-se uma colmeia de atividade.

Reservar bilhetes para a Tokyo Skytree

As multidões de turistas no inverno em Tóquio

Compras em Tóquio| ©Yosomono
Compras em Tóquio| ©Yosomono

O inverno é uma das melhores alturas para visitar Tóquio. O afluxo de turistas diminui substancialmente e a já lotada capital japonesa torna-se mais agradável para passear.

Se não se importar com o tempo frio, o período de inverno é uma opção altamente recomendada, não só por causa de todas as actividades que a cidade tem para oferecer, mas também porque é a altura mais barata.

Por outro lado, o turismo interno do Japão também está ativo durante o inverno e muitos habitantes locais deixam Tóquio, o que também liberta os transportes públicos na capital japonesa. Não se esqueça de que, durante a queda de neve, o metro e os comboios ficam muitas vezes congestionados, causando atrasos.

Preços em Tóquio durante o inverno

Akihabara, Tóquio| ©nakashi
Akihabara, Tóquio| ©nakashi

Tóquio não é uma cidade barata em geral, mas os preços são mais baixos durante o inverno. Devido à menor procura por parte dos turistas, é possível encontrar alojamento com desconto e as excursões de inverno também custam menos do que as actividades em Tóquio durante o verão.

Há uma razão para isto: de janeiro a março são os meses mais frios do ano em Tóquio, mas também uma oportunidade interessante para esquiar nas montanhas que rodeiam a capital japonesa e desfrutar de outras actividades típicas de inverno.

O que levar na mala para uma visita de inverno a Tóquio

Fazer as malas| ©Marissa Grootes
Fazer as malas| ©Marissa Grootes

O clima de inverno de Tóquio exige que leve na sua mala uma variedade de casacos, incluindo sapatos confortáveis e casacos impermeáveis para enfrentar a queda de neve.

Eis uma lista de artigos a levar se estiver a planear uma viagem a Tóquio durante a estação fria:

  • Chapéus de lã
  • Cachecóis de lã
  • Luvas impermeáveis e tácteis
  • Meias térmicas
  • Tecido térmico
  • Calças de lã
  • Camisolas de lã
  • Botas impermeáveis e confortáveis
  • Casacos de inverno
  • Casaco impermeável
  • Óculos de sol

Planos alternativos para evitar o frio em Tóquio no inverno

Roppongi| ©Kanesue
Roppongi| ©Kanesue

Se viajar para Tóquio durante os meses de dezembro e março, deve estar ciente de que o frio e a queda de neve serão comuns, mas a cidade tem uma grande variedade de actividades para oferecer, e pode sempre escapar ao frio fazendo uma excursão de autocarro por Tóquio.

No entanto, se se deparar com uma forte queda de neve durante a sua excursão ou quiser vencer o frio, pode optar por passar o dia nos restaurantes de Roppongi ou nos mercados fechados ou apreciar algumas das peças de teatro Kabuki-za.

Tóquio tem muitos museus para explorar, com uma grande variedade de temas. Em Akihabara, pode passar a tarde num maid café ou num bar em Kabukicho. E também pode experimentar um segredo local, que é o kairo, um pacote térmico quente que pode ser colocado nas costas ou dentro dos sapatos e que o manter á quente.

Reservar uma viagem de autocarro por Tóquio