10 coisas para ver e fazer em Tóquio no verão

Tóquio é uma cidade cheia de magia e de atracções. Descubra o que pode fazer se decidir visitar a cidade durante os meses de verão.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Tóquio no verão

Noite de verão | namhdyk

Com tudo o que há para ver e fazer em Tóquio, de certeza que não se vai aborrecer. Apesar de o verão ser uma altura quente e algo húmida para visitar a capital do Japão, a cidade tem tantas coisas fantásticas para fazer, tanto dentro como fora de casa, que não vai passar um mau bocado.

Com os seus festivais de fogo de artifício, celebrações Obon, parques e espaços verdes, e a possibilidade de subir ao topo do Monte Fuji, visitar Tóquio no verão é uma aventura, cheia de cor e beleza. Aqui estão as melhores actividades para adicionar ao seu itinerário.

1. Subir ao topo do Monte Fuji

Monte Fuji| ©***irene***
Monte Fuji| ©***irene***

Nos meses de verão em Tóquio, a humidade e o nevoeiro impedem muitas vezes de ver o poderoso Monte Fuji, mas é uma óptima altura para caminhar até ao topo da montanha. Uma viagem ao Monte Fuji é uma aventura que nunca esquecerá. Poderá ver paisagens japonesas encantadoras e desfrutar de vistas fantásticas a partir do topo. Se conseguir chegar ao topo, poderá até ver as nuvens lá de cima.

O Fuji é, sem dúvida, um dos símbolos mais clássicos do Japão e a sua silhueta já foi retratada inúmeras vezes. Com 3.776 metros, é o pico mais alto do Japão. É considerado sagrado desde a antiguidade e, durante muitos anos, as mulheres não eram autorizadas a chegar ao seu cume. A melhor altura para fazer montanhismo no Monte Fuji é durante o mês de agosto, pelo que recomendo que reserve a sua excursão com antecedência.

Informações úteis:

  • Onde: a oeste de Tóquio, a cerca de 2 horas de Tóquio.
  • Quando visitar: durante todo o ano
  • Preço: uma excursão com tudo incluído (transferes, guia, almoço, teleférico...) custa cerca de 100 euros.

Reservar uma viagem ao Monte Fuji

2. Festival Shitamachi Ueno Furusato Bon Odori

Festival Shitamachi Ueno Furusato Bon Odori| ©Ricardo Rodrigues
Festival Shitamachi Ueno Furusato Bon Odori| ©Ricardo Rodrigues

Se estiver em Tóquio em agosto, não perca o festival de verão que se realiza na estação de Okachimachi, no coração do centro da cidade.

Nesta celebração, poderá saborear comida tradicional japonesa, provar diferentes tipos de saqué, ver e ouvir o ritual dos tambores taiko, assistir a actuações musicais ao vivo e experimentar o encanto da dança Bon Odori. O Bon Odori propriamente dito começa à tarde, mas as festividades começam ainda antes do meio-dia, onde os mais pequenos podem pintar pequenos bonecos.

Pode ouvir canções clássicas de Bon Odori, bem como clássicos de anime japoneses ou músicas J-pop. Como vê, este é um evento para desfrutar em família, ver quimonos e trajes tradicionais, aprender um pouco mais sobre uma das danças mais tradicionais do Japão e vencer o calor com um gelado de sabores exóticos, como pepino, molho de soja ou até... Wasabi! Se se sente atraído por sabores exóticos e pela cozinha oriental, recomendo que, para além dos gelados, reserve uma visita gastronómica a Tóquio. Garanto-vos que viverão uma experiência única.

Informações úteis:

  • Onde: Estação Okachimachi 3-26 Ueno, Taito-ku, Tóquio.
  • Quando se realiza: 20 e 21 de agosto
  • Preço: gratuito

Reservar uma excursão gastronómica em Tóquio

3. Piquenique sob as árvores do parque

Parque Ueno| ©Sjaak Kempe
Parque Ueno| ©Sjaak Kempe

Outro programa obrigatório de verão em Tóquio é um piquenique num dos parques de Tóquio. Encontre um local com sombra debaixo de uma árvore gingko ou sakura e estenda uma manta, pois o verão é sempre a época dos piqueniques.

  • Um dos melhores parques para passar o dia é o Parque Ueno. Situado mesmo no centro de Tóquio, é um dos parques mais populares entre os habitantes de Tóquio. Na primavera, as suas cerejeiras em flor são um espetáculo, mas no verão, as suas folhas verdes permitem-lhe abrigar-se do sol e desfrutar dos petiscos que trouxe consigo.
  • Outro parque para piqueniques é o Parque Yoyogi. Neste belo parque, há sempre eventos e festivais. Situa-se junto ao Santuário Meiji em Shibuya e é também muito popular entre os habitantes de Tóquio.

No verão, não é recomendável incluir sushi no piquenique, devido às altas temperaturas, mas pode trazer todo o tipo de frutas, bebidas frescas e tudo o mais que se lembrar. Uma dica: aproveite a oportunidade para experimentar sabores que não encontra em casa. É muito comum ver japoneses comendo bentō, uma variedade em miniatura de diferentes tipos de comida. Pode também aproveitar para reservar um passeio de bicicleta e desfrutar ao máximo da experiência.

Reservar um passeio de bicicleta em Tóquio

4. Experimente alguns dos refrescantes alimentos sazonais

Prato de Soba| ©Yorkey&Rin
Prato de Soba| ©Yorkey&Rin

O verão em Tóquio pode ser um pouco intenso com as suas altas temperaturas e humidade, especialmente durante o mês de agosto. É por isso que a melhor maneira de desfrutar da cidade nesta altura do ano é com alguns dos seus alimentos sazonais.

  • Entre os pratos salgados típicos do verão japonês que deve experimentar a todo o custo estão os noodles Soba (蕎麦). Estes noodles, nos meses mais quentes do ano, são apreciados frios, acompanhados de alguns ingredientes frescos, como ervas e vegetais crus.
  • Outro tipo de macarrão japonês de verão é o Somen (そうめん). De aparência bastante semelhante ao macarrão, são comidos com molho tsuyu e costumam ser temperados com gengibre fresco.
  • Outra variante destes noodles é o nahashi somen (流しそうめん). Nos restaurantes, há uma longa vara de bambu que se estende de uma ponta à outra do restaurante, cheia de água fria. Nele são colocados os noodles, que é preciso apanhar com os pauzinhos para os colocar no prato e misturar com o molho tsuyu.
  • Sem dúvida, a mais tradicional de todas as refeições japonesas de verão é o Kakigori, uma sobremesa de gelado com diferentes sabores de fruta. Se existe algo como um gelado tradicional japonês, é este.
  • Continuando com os doces, o Warabimochi (わらび餅) é uma espécie de geleia de amido e farinha de soja, chamada kinako, uma textura e sabor que não tem equivalente no mundo da gastronomia ocidental.Tem de experimentar!

Reservar uma excursão gastronómica em Tóquio

5. Desfrutar dos festivais de fogo de artifício

Fogo de artifício em Tóquio| ©nakashi
Fogo de artifício em Tóquio| ©nakashi

Junte-se a uma verdadeira festa de cor no coração de Tóquio. O verão japonês tem um dos festivais mais aguardados, tal como em abril as cerejeiras em flor recebem todos os aplausos, no verão as estrelas são os fogos de artifício (hanabi, 花火). Durante os meses mais quentes, realizam-se em Tóquio várias competições de fogo de artifício (hanabi taikai, 花火大会). Por isso, todos os anos, por esta altura, o céu enche-se de magia.

Experimente o concurso de fogo de artifício do rio Sumida (Sumidagawa Hanabi Taikai, 隅田񝷝花火大会), um dos mais populares e que, todos os anos, atrai até um milhão de espectadores que se deslocam às margens do rio para assistir ao espetáculo e passar um momento incrível, cheio de emoção e cor.

Se me perguntarem, esta é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer com crianças em Tóquio. Para além do espetáculo, também se pode comer e beber algo nas muitas bancas organizadas para este importante evento.

Informações interessantes

  • Onde: Nas margens do rio Sumida, em Tóquio.
  • Quando: 30 de julho.
  • Preço: gratuito.

6. Experimente o ritual de boas-vindas de verão de Nagoshi No Harae.

Boas-vindas ao verão Nagoshi No Harae| ©Shirafu
Boas-vindas ao verão Nagoshi No Harae| ©Shirafu

Participar no Festival Nagoshi No Harae (夏越の祓), que celebra a chegada do verão. O ritual é realizado em numerosos santuários xintoístas no Japão. É um festival de purificação em que os pecados da primeira metade do ano são eliminados e em que se pede saúde e fortuna para o resto do ano.

Pode aproveitar para participar num dos mais antigos ritos xintoístas, bem como num dos mais populares. A cerimónia de purificação consiste em atravessar um suganuki ou chinowa, uma espécie de portal feito de uma erva chamada chigaya.

Poderá ver monges xintoístas e uma grande multidão de pessoas, algumas vestidas com trajes tradicionais, a dar as boas-vindas ao solstício de verão nesta cerimónia colorida que se realiza todos os anos no final de junho, e poderá levar para casa um dos tradicionais amuletos de papel chamados katashiro.

Informações úteis:

  • Onde se realiza: em vários santuários xintoístas de Tóquio.
  • Quando: 30 de junho.
  • Preço: gratuito.

7. Desfrutar da água num dos parques aquáticos de Tóquio

Tóquio Summerland| ©nakashi
Tóquio Summerland| ©nakashi

Vencer o calor dando um mergulho refrescante num dos parques aquáticos de Tóquio. Com as altas temperaturas na cidade, passar o dia numa piscina ou desfrutar dos muitos escorregas aquáticos, rios artificiais, montanhas-russas e uma série de outros passeios é definitivamente uma óptima opção.

Em Tóquio, alguns dos parques aquáticos mais populares são:

  • Tokyo Summerland, localizado na zona de Tama, com cascatas artificiais, escorregas coloridos e um rio.
  • Showa Kinen Park, com escorregas e um grande número de piscinas.
  • Parque Aquático Kawagoe, com um barco enorme e ondas artificiais de até dois metros de altura.
  • Yomiuriland, com praias artificiais e um número infinito de jogos aquáticos.

Um vasto leque de possibilidades para o manter entretido. A visita a alguns destes parques fá-lo-á esquecer o calor da cidade durante algumas horas. Pode passar o dia com a família e sentir-se como um verdadeiro tóquio. No entanto, lembre-se de que as tatuagens são proibidas em todos os parques aquáticos...

8. Visite o Museu Ghibli, ideal para crianças

Museu Ghibli| ©Olivier Bruchez
Museu Ghibli| ©Olivier Bruchez

Se é um amante dos filmes do grande Hayao Miyazaki, uma excelente forma de passar algum tempo na companhia de Totoro, Kiki, Chihiro ou Princesa Mononoke, e ao mesmo tempo fugir ao calor, é visitar o belo Museu Ghibli.

Situado no Parque Inokashira, em Mitaka, este museu, concebido pelo próprio Miyazaki com o seu filho Goro, oferece uma grande quantidade de desenhos e esboços originais de alguns dos filmes mais famosos do realizador japonês. Uma viagem maravilhosa pelos mundos coloridos do grande Miyazaki. Vai encontrar-se num espaço de sonho que não vai querer perder.

Para além das exposições permanentes e temporárias, o Museu Ghibli tem um pequeno cinema com capacidade para 80 pessoas, onde são exibidas curtas-metragens inéditas feitas especialmente pelo próprio Miyazaki para o museu, que não poderá ver em mais lado nenhum. As crianças podem brincar dentro de um autocarro-gato reproduzido ou tirar uma fotografia com o grande robô de O Castelo Errante.

Informações de interesse:

  • Onde: 1 Chome-1-83 Shimorenjaku, Mitaka, Tóquio.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10h às 18h.
  • Preço: A entrada custa cerca de 7 euros para adultos e entre 2 e 5 euros para crianças. As crianças com menos de 3 anos têm entrada gratuita.

9. Apanhar o comboio-bala para a bela Quioto

Comboio-bala na estação| ©Rory Hyde
Comboio-bala na estação| ©Rory Hyde

Experimente viajar a toda a velocidade num dos comboios mais rápidos do mundo. Visite a cidade de Quioto em menos de 3 horas a partir de Tóquio no comboio-bala shinkansen.

Viajar nos meses de verão permite-lhe desfrutar da viagem sem multidões. Além disso, pode escapar ao betão e ao calor de Tóquio e visitar os mosteiros e templos da bela Quioto, onde o Japão tradicional é preservado. Uma viagem de um dia ideal.

Pode apanhar o comboio-bala na Estação Central de Tóquio ou em Shinagawa, e chegar à Estação Central de Quioto em metade do tempo de um comboio convencional. Viajar no comboio-bala é uma aventura e tanto, pois pode atingir velocidades de até 320 km/h (200 mph). Mas não se preocupe, graças à sua alta tecnologia, não sentirá nada, pois o seu sistema de suspensão absorve o balanço das carruagens, além de ser muito mais silencioso do que os modelos anteriores de comboios-bala.

Informações úteis:

  • Horário: os comboios-bala partem a cada 15 minutos da Estação Central de Tóquio e da Estação de Shinagawa, ambas no centro da cidade.
  • Preço: a partir de cerca de 113 euros por pessoa.

10. Maravilhe-se com os campos de pirilampos nos arredores de Tóquio

Pirilampos| ©Yuyake Koyake
Pirilampos| ©Yuyake Koyake

Se quiser experimentar algo totalmente fascinante no verão em Tóquio, recomendo que reserve uma das noites da sua viagem para ir observar pirilampos. Tradicionalmente, nas noites mais quentes do verão japonês, é possível ver campos repletos de pirilampos, mas é preciso percorrer alguns quilómetros fora da cidade, pois este fenómeno só se observa em zonas calmas, húmidas e tranquilas.

Antigamente, acreditava-se que cada pirilampo era a alma de um guerreiro samurai morto em combate. Atualmente, vêem-se menos pirilampos do que no passado, pelo que se recomenda não os caçar. É igualmente importante não utilizar dispositivos luminescentes, como lanternas ou telemóveis.

É possível apreciar este espetáculo natural:

  • O Festival de Kugayama, que se realiza todos os anos no primeiro fim de semana de junho, nas margens do rio Kanda e do rio Tamagawa Josui.
  • O Monte Takao, situado a cerca de 50 quilómetros do centro de Tóquio. É possível apanhar o comboio semi-expresso para a estação de Takaosanguchi a partir de Keio Shinjuku por menos de 3 euros aproximadamente.

Temperaturas em Tóquio no verão

verão em Tóquio| ©the 19th Floor
verão em Tóquio| ©the 19th Floor

É verdade que o verão pode ser quente e húmido, mas isso não deve impedi-lo de ver e fazer tudo o que Tóquio tem para oferecer, por isso, se está a planear viajar durante esta época, certifique-se de que está confortável, não faça demasiadas malas e não leve roupa a mais.

Reservar uma excursão de autocarro em Tóquio

As multidões de turistas de verão em Tóquio

Tóquio| ©Jeff Easter
Tóquio| ©Jeff Easter

Devido ao calor intenso, o verão tende a ser menos concorrido, por isso, se não se importar com o calor, poderá conseguir opções de alojamento a bom preço e verá que há muito menos filas nas atracções da cidade.

Reservar uma viagem a Nikko

Preços em Tóquio no verão

Dinheiro em Tóquio| ©redaslove
Dinheiro em Tóquio| ©redaslove

Embora o Japão em si não seja um país barato, Tóquio, sendo tão cosmopolita, tem opções acessíveis para todos os orçamentos. Tanto o alojamento como a alimentação são abundantes, sem comprometer o conforto e a proximidade. O alojamento em Tóquio varia entre 20 euros por noite (hostels), 80 euros (hotéis) e opções de luxo ou ryokan, que são alojamentos tradicionais japoneses.

O que levar na mala para uma visita de verão a Tóquio

Fazer a mala| ©Marissa Grootes
Fazer a mala| ©Marissa Grootes

As temperaturas do verão japonês são bastante sufocantes, pelo que recomendo que não leve mais do que o necessário. Calções, um chapéu para o proteger do sol e um fato de banho, porque de certeza que vai querer dar um mergulho refrescante.

Reservar um pub crawl em Tóquio