O que ver e fazer em Tóquio em 5 dias

Está a pensar em Tóquio para as suas próximas férias? Se está a planear um itinerário de 5 dias, aqui estão alguns pontos turísticos e atracções imperdíveis.

Laura Gómez

Laura Gómez

leitura de 13 minutos

O que ver e fazer em Tóquio em 5 dias

Tóquio | ©Aleksandar Pasaric

Tóquio é a maior cidade do mundo, o que pode ser intimidante para qualquer viajante!... E se juntarmos outras fronteiras como a língua, as regras de convivência e tantas outras coisas que fazem parte da cultura, pode ser assustador.

Não se preocupe! Não é o primeiro a ter essa sensação e, felizmente, existem muitas ferramentas para "sobreviver" como turista na cidade japonesa e aproveitar tudo o que há para ver e fazer em Tóquio. Neste post vou dar-vos algumas recomendações de passeios e dicas de como aproveitar ao máximo esses 5 dias. Vamos começar!

1. Dia A primeiro passeio de bicicleta pela cidade e terminar o dia com um merecido jantar.

Andar de bicicleta por Tóquio| ©Yukiko
Andar de bicicleta por Tóquio| ©Yukiko

Para começar o seu primeiro dia nesta mega-cidade com toda a energia, sugiro que comece com um passeio de bicicleta. A ideia é que, depois de tanto pedalar, tenha apetite suficiente para um delicioso passeio gastronómico por Tóquio e termine o dia com um bom sabor na boca... O que acha?

Bicicleta, capacete e pedalar pela cidade

Embora a capital japonesa seja enorme e intimidante, a bicicleta é uma forma eficiente e amigável de se deslocar. O terreno é pouco acidentado, o trânsito é muito respeitador e muitas das atracções turísticas são melhor apreciadas sem uma janela pelo meio.

Será fácil admirar as cenas icónicas da cidade numa bicicleta, como os arranha-céus gigantes que se erguem sobre Shinjuku e Meiji-jingu, um famoso local religioso da cidade.

Outros locais a visitar incluem o Cemitério de Aoyama, um cemitério muito antigo com o túmulo de um famoso e fiel canino japonês, o belo templo budista de Zōjō-ji e o complexo comercial Aqua City Odaiba.

Este passeio parte a poucos passos do Novo Teatro Nacional. Para lá chegar de transportes públicos, a melhor opção é apanhar a nova linha Keio para a estação Hatsudai, situada em frente ao teatro.

A propósito, todas as visitas e passeios que recomendo neste post podem ser facilmente alcançados por transportes públicos. Vou indicar-vos os percursos mais fáceis.

Reservar um passeio de bicicleta em Tóquio

E depois... Um jantar delicioso

Depois de quase 7 horas de exercício, vai querer relaxar e encher o estômago. Por isso, prepare-se para um encontro em que a comida será o principal.

Convido-o a fazer um tour gastronómico por Tóquio para conhecer os locais mais populares de izakaya, uma palavra que se traduz em inglês como "um lugar para tomar uma bebida e ficar à vontade".

Uma das paragens clássicas é a labiríntica zona de Omoide Yokocho. Aqui, muitos pequenos restaurantes tradicionais saturam as ruelas para oferecer um dos pratos mais populares: yakitori.

Além disso, a menos de 7 quarteirões de distância fica Golden Gai, um bairro que o fará sentir como se tivesse recuado no tempo e que é uma parte popular da vida nocturna de Tóquio. A área é o lar de uma infinidade de pequenos bares, barracas de comida e bares de karaoke.

O ponto de encontro para esta excursão é na estação de Shinjuku, uma das estações mais movimentadas de Tóquio, servida por 12 linhas de comboio diferentes, operadas por 5 empresas diferentes. Por isso, se planeia chegar de transportes públicos, não lhe faltará escolha.

Uma forma fácil de lá chegar é apanhar a linha Marunouchi do serviço de metro.

Reserve uma excursão gastronómica nocturna em Tóquio

2. Dia Uma excursão diurna feita à medida e uma escapadela nocturna a Shibuya

Tóquio à noite| ©Keith Twyman
Tóquio à noite| ©Keith Twyman

Neste segundo dia na maior cidade do mundo, o seu itinerário será mais calmo. Bem, o ritmo é determinado por si, porque o fará ao seu próprio ritmo.

Um carro privado com guia motorista é uma forma muito confortável de visitar diferentes atracções num pequeno grupo. Mais tarde, terminará o dia com uma pausa para a vida nocturna em Shibuya. Vai adorar.

Escolhe onde ir e embarca num carro confortável

Tal como está a ler. O melhor desta excursão é que só tem de se preocupar em definir o seu próprio horário e os destinos que quer ver em Tóquio.

Embora lhe sejam apresentadas sugestões de percursos pré-definidos, cabe-lhe a si escolher, adaptar ou seguir um percurso completamente diferente. Além disso, é você que determina quanto tempo quer passar em cada atração, algo que muitas vezes desejou numa visita guiada, certo?

O que quer visitar? Templos budistas? Jardins do Palácio Imperial? Museu Edo? ou um bairro moderno? É consigo! E não se esqueça de adicionar locais para fazer compras, parar para comer ou qualquer outra coisa que queira fazer para passar o tempo nas ruas de Tóquio. Está tudo incluído na excursão, que pode durar até 9 horas.

É simplesmente uma forma perfeita de passar o dia em diferentes atracções e adaptar-se à sua agenda.

Reservar uma visita guiada privada personalizada a Tóquio

Visita ao bairro de Shibuya

No regresso, é melhor tirar algumas horas para descansar no hotel, porque à noite vai encontrar um bairro que vai chamar a sua atenção: Shibuya.

Shibuya é um dos bairros especiais de Tóquio e um ponto obrigatório no itinerário de qualquer visitante.

Talvez já tenha ouvido falar dele por causa do cruzamento de Shibuya, um cruzamento onde, sempre que os semáforos se abrem, uma enorme maré humana invade o asfalto. Estima-se que, na hora de ponta, até três mil pessoas podem atravessar o cruzamento num único turno.

Pode vir e fazer parte das multidões que o atravessam, ou pode assistir a esta cena a partir de cima, no Starbucks do edifício Tsutaya, que se situa a norte do cruzamento.

Pode chegar facilmente a Shibuya e a este cruzamento em particular a partir de qualquer ponto da cidade através das linhas de metro Ginza, Hanzomon e Fukutoshin. Se não conseguir orientar-se, procure a estátua de Hachiko e saberá que está no sítio certo.

Sendo um bairro muito trendy e turístico, encontrará muito para comer aqui, só à volta da estação, há várias opções de restaurantes.

Moda e compras

Aqui a noite é longa. E se gosta de fazer compras, Shibuya tem muitas opções a uma curta distância a pé. Para se ter uma ideia, entre no shopping 109, localizado a poucos passos da estação. Se a moda japonesa não for suficiente para si, encontrará lojas de muitas marcas ocidentais conhecidas nas proximidades.

Por falar em moda, esta parte da cidade é onde as últimas tendências são cozinhadas, tornando-a num dos bairros mais elegantes de Tóquio. Com um breve passeio pelas suas ruas, encontrarás todo o tipo de propostas de vestuário, penteados e tudo o que te faz destacar da multidão.

Queres ver mais? Ver Harajuku

Se pensa que já viu tudo, convido-o a visitar a sua vizinha Harajuku, situada a uma paragem de distância (estação de Harajuku) na linha Yamanote da Japan Rail (JR). Não demorará mais de 5 minutos a lá chegar.

Tudo o que não conseguiste ver em Shibuya, encontrarás aqui. Desde cosplayers a músicos punk, passando por lolitas góticas e muitas outras tribos urbanas que nem sequer sabias que existiam.

Sentir o ritmo desta grande cidade num dos seus espaços mais modernos e criativos será, sem dúvida, uma experiência que irá desfrutar do princípio ao fim.

3. Dia Conhecer os arredores do Monte Fuji e espectaculares fotos nocturnas da cidade.

Monte Fuji| ©***irene***
Monte Fuji| ©***irene***

No terceiro dia, passará algumas horas na natureza. Parece difícil com uma metrópole tão grande, mas sim, é possível e não está longe.

O destino? As paisagens na base do Monte Fuji, um vulcão ativo que é também a montanha sagrada mais venerada do Japão. No regresso à cidade, se trouxer uma máquina fotográfica profissional, melhor ainda, porque fará uma excursão fotográfica nocturna.

O Monte Fuji e as suas grutas geladas

Há muitos anos, uma erupção do vulcão (Monte Fuji) expeliu lava fervente pelas encostas da floresta de Aokigahara e penetrou no solo, criando cavernas. Mais tarde, a neve que cobre este vulcão durante metade do ano penetrou nas grutas e hoje são grutas fascinantes que vale a pena visitar.

A melhor maneira de visitar estas grutas é com uma excursão organizada ao Monte Fuji, onde será guiado pelo interior com todas as instruções profissionais para uma excursão segura e divertida.

Para começar esta excursão, um dos pontos de recolha é a estação de Kawaguchiko. Para lá chegar de transportes públicos, apanhe a linha Chuo da Japan Rail (RL) da estação de Shinjuku(que é servida pela linha Marunouchi) para a estação de Otsuki.

Uma vez lá, transfira para a linha Fujikyu, que o levará à estação Kawaguchiko. A transferência será longa, por isso, na estação de Shinjuku, pode tomar o pequeno-almoço ou comprar algo para levar consigo.

Reservar uma excursão ao Monte Fuji a partir de Tóquio

Experimentar a fotografia na cidade

Quando regressar a Tóquio, poderá querer descansar um pouco no hotel antes de continuar o seu dia de turismo. A maior cidade do mundo nunca dorme... e é um espetáculo de luzes à noite que vale a pena ver através de uma lente fotográfica.

Quer seja um principiante ou um fotógrafo profissional, se gosta de fotografia e quer obter as melhores cenas nocturnas da cidade, vai adorar esta excursão.

Esta excursão fotográfica a Tóquio leva-o por zonas emblemáticas da cidade, como Shinjuku e Shibuya, para tirar o máximo partido da sua máquina fotográfica.

Mesmo que já tenha estado nestes bairros, esta excursão levá-lo-á a locais fora dos circuitos habituais e dar-lhe-á as instruções necessárias para captar todo o tipo de cenas urbanas ao seu próprio estilo.

Terá 2,5 horas para esgotar a memória da sua máquina fotográfica! O ponto de partida e de regresso da excursão é a estação de Shinjuku, que está bem ligada às várias linhas de comboio e de metro da cidade.

Reservar uma excursão fotográfica nocturna em Tóquio

4. Dia As tradições de Ningyocho e Nihonbashi durante o dia, antes de saltar para a modernidade máxima na SkyTree durante a noite

Em Nihonbashi| ©David Stormer Chigusa
Em Nihonbashi| ©David Stormer Chigusa

No quarto dia da sua viagem, que tal começar com uma visita relaxante a um bairro tradicional do período Edo? As suas ruas tranquilas e as lojas que oferecem bens e serviços à comunidade há centenas de anos vão cativá-lo.

À tarde, sugiro que se desloque até à SkyTree e à moderna zona comercial que a rodeia. Ficará surpreendido com a forma como estes contrastes entre o moderno e o antigo se mantêm numa só cidade.

À descoberta de alguns recantos da velha Tóquio

O bairro de Ningyocho faz parte do distrito de Nihonbashique. Durante o período Edo, era um importante bairro de entretenimento onde abundavam os teatros de marionetas (Ningyocho significa "bonecas"). Atualmente, é uma zona histórica muito atraente, uma vez que os habitantes locais optaram por sobreviver mantendo as tradições e o ritmo de vida de há vários séculos atrás.

É um bairro encantador. Objectos típicos cuidadosamente trabalhados à mão e pratos que são preparados como se fossem uma obra de arte são o que verá aqui.

Se optar por fazer esta visita com um guia especializado, fará alguns passeios turísticos para conhecer a história de Ningyocho, mas também ouvirá a história do que alguns habitantes locais viveram durante gerações. Ficará surpreendido ao ver como existem armazéns que vendem o mesmo produto há quase três séculos.

O ponto de encontro é normalmente muito próximo da estação de metro de Ningyocho, à qual se pode chegar através da linha Hibiya do metro.

Reservar uma visita guiada a Ningyocho e Nihonbashi

Visita à torre mais alta do Japão: Skytree

Está quase no fim da sua viagem e, se não a incluiu no seu passeio de carro personalizado, ainda há tempo para visitar uma das atracções obrigatórias de Tóquio: a Skytree.

A vantagem é que fica muito perto do seu primeiro passeio, só tem de voltar a entrar na estação de Ningyocho e apanhar a linha de metro Hanzomon até à última estação: Oshiage.

Esta torre é um dos miradouros mais visitados de Tóquio. Foi inaugurada em 2012 e, com 634 m de altura, foi reconhecida como a mais alta do mundo. No entanto, esta distinção durou apenas alguns meses, quando a torre Burj Khalifa, no Dubai, foi revelada ao mundo com 828 metros de altura. Isso não retira o carácter extraordinário da Skytree, e é um local que nenhum turista quer perder na sua visita a Tóquio.

Encontrará duas plataformas de observação, uma a 350 m (Plataforma Tembo) e outra a 450 m (Galeria Tembo). O interessante de subir à Plataforma Tembo é que tem algumas áreas com chão de vidro para aumentar a experiência. Mas as vistas mais espectaculares estão definitivamente na Galeria Tembo.

Bilhetes para a Skytree e mais para ver aqui

Subir à primeira plataforma custar-lhe-á cerca de 13 euros e o pacote para entrar nas duas plataformas em conjunto custar-lhe-á uma média de 20 euros. Não é realmente uma grande diferença, por isso, se tiver a possibilidade, sugiro que compre bilhetes para ambas. Pode comprar os bilhetes aqui.

A Skytree é a parte central de um enorme desenvolvimento urbano chamado Tokyo Sky Tree Town. As suas atracções incluem um centro comercial e um edifício de escritórios com quase 30 andares, mas, na minha opinião, o mais incrível é a presença de um aquário e de um planetário.

5. Dia E espero que sejas fã porque... Anime é um must numa visita ao Japão!

Em Akihabara| ©BartPhotography
Em Akihabara| ©BartPhotography

É verdade, tive de dedicar um dia ao anime porque poucas coisas são tão japonesas e tão conhecidas em todo o mundo como esta forma de arte. Para além das muitas lojas e produtos que terão visto pela cidade durante a vossa estadia, existem museus e espaços dedicados exclusivamente ao anime.

Aqui ficam três opções para escolheres onde passar o dia, porque para além de serem demasiado distantes para visitares os três (possivelmente dois, se te adaptares), em cada um deles vais encontrar muito mais do que podes imaginar. Vamos!

Perca-se no paraíso da cultura pop de Akihabara

Com origem num mercado negro do pós-guerra, Akihabara acabou por se tornar a montra tecnológica obrigatória do Japão, com milhares de lojas que vendem todo o tipo de eletrónica e tecnologia de ponta.

Nos últimos anos, ganhou o seu lugar como um paraíso para os fãs de jogos de vídeo, manga e, claro, anime.

Em Akihabara, uma visita obrigatória é a Akiba Cultures Zone, um edifício de 5 andares onde encontrará tudo! sobre a cultura pop japonesa, desde estatuetas e banda desenhada, a filmes, cartões de coleção, brinquedos e todo o tipo de fatos para cosplay.

Outras lojas que recomendo que visite são: Animate, a maior loja de anime, videojogos e mangás do Japão com mais de 100 lojas físicas no país e, se for mais adepto da construção civil, a loja Kotobukiya é uma excelente opção e também tem preços acessíveis regularmente.

Nem tudo é banda desenhada e manga em Akihabara

Apesar de as lojas de anime serem mais numerosas do que as lojas de tecnologia, ainda há muitas lojas que vendem cabos, placas de circuito e outras peças que possa estar à procura. Também não é difícil encontrar lojas que oferecem computadores usados e reparados a preços muito acessíveis. O mesmo se aplica aos telemóveis.

Sem dúvida, um dos melhores locais para comprar lembranças do Japão é Akihabara. E, como já deve ter visto, se anime ou outros elementos da cultura pop japonesa não são a sua praia, pode também ir aqui para outros tipos de compras.

Para chegar a Akihabara de transportes públicos, uma forma rápida é ir até à estação de Shinjuku e, a partir daí, apanhar a linha Sobu da Japan Rail (JR) para a estação de Akihabara. Todas as lojas que recomendei ficam a menos de 2 ruas de distância umas das outras.

Museu Ghibli

Se cresceu com O Meu Vizinho Totoro, Porco Rosso ou Spirited Away... provavelmente sabe do que estou a falar e as suas emoções já estão ao rubro. Sim! Em Tóquio vai encontrar um museu dedicado aos Estúdios Ghibli, que produziram estas e outras histórias de animação encantadoras que roubaram os corações de milhões de pessoas em todo o mundo.

Um dos objectivos do museu é mostrar todo o processo de realização de uma animação, desde o momento em que uma ideia é concebida até ser projectada para o mundo. São várias as salas onde a inspiração, a criatividade, o talento artístico e a diversão vão roubar-lhe o fôlego.

Ah, e não se esqueça de passar pela loja de souvenirs Mamma Aiuto!

Este museu está localizado dentro do Parque Inokashira. Uma forma rápida e familiar (sim, mais uma vez, da estação de Shinjuku) é apanhar a linha JR Chuo e sair em Kichijoji. Depois, caminhe três quarteirões para sul e em breve estará no parque. Recomendo que não tenham pressa, para poderem desfrutar melhor deste belo parque.

Nakano Broadway

O bairro de Nakano é outra área popular para manga, anime e coleccionadores. Aqui encontrará Nakano Broadway, um enorme centro comercial de três andares dedicado à cultura pop japonesa.

No entanto, a diferença em relação aos outros que recomendei é que aqui também encontrará templos e santuários imersos em belos parques, ruelas tradicionais e outros elementos para contemplar.

Outra vantagem de o visitar é que fica muito perto da estação de Shinjuku. Pode-se chegar lá através da Linha JR Chuo até a Estação Nakano. A Nakano Broadway fica a cinco minutos a pé da saída norte da estação.

Algumas recomendações finais

Templo Budista Senso-ji| ©mon_vitoria
Templo Budista Senso-ji| ©mon_vitoria
  • Antes de reservar, certifique-se de que verifica a língua do guia turístico. O inglês continua a ser uma das primeiras escolhas para fazer turismo neste país, embora o espanhol também esteja a ganhar popularidade.
  • Para a visita guiada personalizada, verifique cuidadosamente quais os locais que pretende visitar na sua viagem de sonho a Tóquio e compare-a com as visitas guiadas normalizadas... mas, acima de tudo, esteja aberto a sugestões, pois eles conhecem melhor a sua cidade.
  • Talvez deva saber que Tóquio e a cultura japonesa em geral são muito dadas à cortesia, à ordem e ao respeito, sendo necessário seguir certas directrizes para evitar atrair (má) atenção.
  • Deixei-lhe algumas ligações para os transportes públicos. Em Tóquio, este é o meio de transporte básico e um dos mais eficientes do mundo. Aproveite-o ao máximo. Quando chegar pela primeira vez à estação de Shinjuku e fizer a sua primeira viagem, tudo será mais fácil.

O itinerário completo num relance

  • Dia 1
  • Passeio de bicicleta pela cidade e passeio gastronómico izakaya à noite
  • Passeio de bicicleta: a partir de 66 euros. Visita gastronómica à noite: a partir de 165 euros.
  • Segundo dia
  • Passeio de carro privado pela cidade e uma noite em Shibuya
  • Passeio de carro: a partir de 481 €. Passeio noturno em Shibuya: sugestão para fazer por conta própria.
  • Dia 3
  • Excursão à região do Monte Fuji e passeio fotográfico noturno por Tóquio.
  • Monte Fuji: a partir de 55 euros. Visita fotográfica nocturna: a partir de 161 euros.
  • Quarto dia
  • Excursão à zona tradicional de Ningyocho e SkyTree
  • Excursão a Ningyocho: a partir de 47 euros. Visita à SkyTree: de 13 a 20 euros para a entrada na torre.
  • Quinto dia
  • Museus, bairros e centros comerciais relacionados com a cultura japonesa Anime e Pop (várias opções).