10 coisas para ver e fazer em Tóquio em outubro

Quer ver o outono mais bonito que alguma vez viu? Então viaje para Tóquio, onde também pode desfrutar de celebrações tradicionais, desfiles de Halloween e muito mais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Tóquio em outubro

Tóquio | ©Seiji Enokido

Sem dúvida que entre a lista de coisas para fazer em Tóquio deve acrescentar-se as celebrações que têm lugar no mês de outubro. Com a chegada do outono, surge uma prática tradicional chamada momijigari, ou caça às folhas de outono. Também populares no final do mês são as celebrações do Halloween, que apesar de não serem originárias do Japão, são muito icónicas.

Outras celebrações são tradicionais da cultura japonesa e são ideais se estiver à procura de aprender sobre o Japão. Estas incluem visitas a templos budistas, festivais de comida e muito mais. Viajar para Tóquio, um dos centros urbanos mais importantes do mundo, é uma oportunidade especial para aprender sobre costumes que são totalmente diferentes dos seus, especialmente se for em outubro.

1. Aprecie o momiji, a mudança de cor das folhas de outono

outono em Tóquio| ©nakashi
outono em Tóquio| ©nakashi

O outono é uma estação muito popular no Japão, especialmente devido ao avermelhamento das folhas dos áceres. Esta mudança, conhecida como momiji, começa no final de setembro e dura até outubro. Durante este período, os japoneses costumam fazer caminhadas e passeios para apreciar a paisagem. Esta prática é conhecida como momijigari, que significa "caça às folhas de outono".

Há uma versão primaveril desta tradição quando se aprecia as cerejeiras, mas se for em outubro, os bordos estarão consigo. Originalmente um costume da nobreza, tornou-se popular com o passar do tempo. Uma das coisas a fazer em Tóquio no outono é visitar vários locais onde se pode ver o momiji em toda a sua glória.

Pode ir à rua Koshu Kaido Icho-namiki em Hachioji ou à rua Meiji Jingu Gaien no bairro de Aoyama. Também se pode ir ao Parque Koishikawa Korakuen ou ao Parque Rikugien em Tóquio. Outros locais excelentes para desfrutar do momiji incluem o Parque Ueno, o Parque Yoyogi e até a baixa de Tóquio. Todos são locais onde se pode entrar gratuitamente e tirar belas fotografias com paisagens de sonho, às quais se pode até dedicar uma excursão.

Reservar uma excursão fotográfica em Tóquio

2. Festejar o Halloween em Tóquio

Halloween em Tóquio| ©Alexandre Nishizaki
Halloween em Tóquio| ©Alexandre Nishizaki

Se gosta do Halloween, pode celebrá-lo de uma forma diferente em Tóquio. Nos bairros de Shibuya e Shinjuku, todos os anos, na noite de 31 de outubro, há uma grande concentração de pessoas mascaradas. As autoridades fecham as ruas durante o evento para evitar acidentes, mas não há grande organização. Se quiser, pode ir mascarado e tirar fotografias com outras pessoas mascaradas de Halloween ou ir a um bar local.

Se é fã de anime e manga, então deve participar no Ikebukuro Halloween Cosplay Festival, que se realiza de 29 a 30 de outubro. A entrada custa cerca de 10 euros e deve preparar o seu disfarce no local do festival.

Também pode participar no Festival de Halloween de Kichijoji, um evento familiar, especialmente destinado às mães e aos seus filhos, que custa em média cerca de 15 euros. Se não lhe apetecer ir a um desfile ou festival, recomendo que visite centros comerciais ou lojas. É aconselhável fazer uma visita guiada para se familiarizar com a área e encontrar os melhores lugares e restaurantes.

Reservar uma visita guiada em Tóquio

3. Provar a comida típica de outono no Japão

Oden| ©ayako
Oden| ©ayako

A estação do outono traz não só diferentes festivais, celebrações e mudanças climatéricas, mas também comida sazonal. Se estiver em Tóquio, encontrará certamente restaurantes onde poderá provar esta comida sazonal. Tenha em mente que, em média, um prato de comida em Tóquio pode custar 10 euros ou mais, embora isso também dependa do local onde escolher comer.

Entre os pratos favoritos desta estação está o oden, ideal para o almoço ou jantar. É feito com um caldo dashi aromatizado com soja. Também se pode comer ovo cozido, rabanete japonês, bolinhos de peixe e rolos de repolho ou tofu.

Quanto às bebidas, não pode deixar de provar o saquê sazonal, que neste caso são o Hiyaoroshi e o Akiagari, destilados no inverno e envelhecidos durante meses até à chegada do outono, em outubro.

O arroz está sempre presente na cozinha japonesa e o outono é a altura da primeira colheita, por isso não perca a oportunidade de comer shinmai ou arroz novo. Outros alimentos a experimentar incluem nashi (pera asiática), kuri (castanhas japonesas) e yakiimo (batata-doce assada).

Reservar uma excursão gastronómica em Tóquio

4. Celebrar o dia do desporto e da saúde

Dia do Desporto e da Saúde| ©PICA
Dia do Desporto e da Saúde| ©PICA

O governo japonês decretou a segunda segunda-feira de outubro como o Dia Nacional do Desporto e da Saúde ou Taiiku no Hi. É um feriado público que também comemora os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, um evento que popularizou muitos desportos estrangeiros no Japão. O judo foi também introduzido como desporto olímpico nestes jogos.

O desporto e um estilo de vida saudável são promovidos em todo o país. Para além de encontrar eventos relacionados com esta celebração, saiba que muitas pessoas aproveitam o dia de folga para fazer outras actividades. Os hotéis e os restaurantes podem facilmente encher-se devido ao fim de semana.

Neste dia, pode aproveitar para assistir a desportos nos parques de Tóquio, especialmente se forem de origem asiática. Muitas artes marciais e até basebol podem estar disponíveis neste feriado. No entanto, é mais uma celebração familiar. As escolas e os clubes organizam actividades e competições desportivas amigáveis a que se pode assistir sem qualquer inconveniente.

5. Celebre o festival Oeshiki e visite o templo Ikegami Honmonji

Templo Ikegami Honmonji| ©Chika Oka
Templo Ikegami Honmonji| ©Chika Oka

Em meados de outubro, realiza-se o festival Oeshiki, um evento que comemora o aniversário da morte do monge Nichiren Daishonin. Trata-se de uma figura histórica e religiosa importante para o Japão, pois foi o fundador do Budismo Nichiren, um dos cultos mais importantes da Ásia Oriental.

O templo Ikegami Honmon-ji, em Tóquio, onde se realiza o festival, recebe cerca de 300 000 pessoas durante estes dias. Uma das actividades mais marcantes é o serviço Rinmetsu Doji Hoyo, em que monges e fiéis se reúnem para rezar e dar graças a Nichiren.

Para além desta atividade, durante a procissão é possível ver bancas de comida de rua e desfrutar da gastronomia que oferecem. Há também o desfile de manto, que se realiza no final da festa, das 18h00 à meia-noite.

Os manto são objectos memoriais em forma de torres de 5 andares, decorados com flores e rosas feitas de papel washi. São iluminados por dentro e constituem um objeto típico das celebrações japonesas. Durante este evento, cerca de 3000 pessoas carregam 100 xailes pelas ruas de Tóquio durante cerca de 2 quilómetros. É um espetáculo muito bonito.

Informações práticas

  • Localização: Templo Ikegami Honmon-ji, Tóquio.
  • Data: meados de outubro.
  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de abertura: 3 dias a partir das 8 horas.

6. Assistir ao Mori no Takigi Noh no Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen

Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen| ©Kakidai
Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen| ©Kakidai

Todos os anos, no Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen, no final de outubro ou início de setembro, realiza-se um evento chamado Mori no Takigi Noh. Trata-se de um espetáculo que mistura drama tradicional Noh e kyogen tradicional ou comédia japonesa.

A área onde se realiza o espetáculo é decorada com tochas acesas que ganham vida ao fim da tarde. Este é o cenário ideal para este ato artístico e tradicional que visa sensibilizar o público para as alterações climáticas e os seus efeitos na vida do planeta Terra. Os preços dos bilhetes variam entre cerca de 30 e 60 euros.

Este jardim também oferece diferentes espaços ao público, como um jardim formal, um jardim paisagístico e um jardim tradicional. É, sem dúvida, um dos jardins mais importantes do país, pois oferece paisagens que não podem ser vistas noutros locais do Japão.

Informações práticas

  • Localização: Parque Nacional Shinjuku Gyoen. 11 Naitomachi, Cidade de Shinjuku, Tóquio 160-0014, Japão.
  • Quando ir: final de outubro ou início de setembro.
  • Preço: cerca de 60 euros - 30 euros.
  • Horário de abertura: 18:00 h - 21:00 h

7. Celebrar o Tokyo Ramen Show

Espetáculo de Ramen de Tóquio| ©Bytemarks
Espetáculo de Ramen de Tóquio| ©Bytemarks

Se é fã de comida japonesa, e ainda mais de comida rápida, o Tokyo Ramen Show deve ser uma das celebrações a que deve assistir quando viajar para o Japão. Este festival dedicado ao ramen realiza-se no Parque Olímpico de Komazawa e a entrada geral é gratuita.

No entanto, se quiser experimentar o ramen, tem de comprar um bilhete que custa em média 6 euros. O festival realiza-se desde 2009. Realiza-se normalmente nos últimos dias de outubro e pode coincidir com os primeiros dias de novembro. Dura, em média, duas semanas. As lojas de ramen de todo o Japão reúnem-se aqui, pelo que poderá provar a melhor comida.

Como já disse, é o evento ideal para experimentar a comida japonesa. Durante o evento, terás a oportunidade de experimentar diferentes tipos de ramen que talvez nunca tenhas experimentado antes. Se gosta de ramen, também recomendo que faça uma excursão gastronómica em Tóquio. A comida é uma das melhores formas de conhecer um novo país.

Informações práticas

  • Localização: Parque Olímpico de Komazawa. 1-1 Komazawakoen, Setagaya City, Tóquio 154-0013, Japão.
  • Quando ir: 2 semanas no final de outubro.
  • Preço: gratuito se entrar apenas para assistir. Para saborear uma tigela de ramen, é necessário comprar um bilhete por um custo médio de 6 euros.
  • Horário de abertura: o sítio Web anuncia estes pormenores anualmente.

Dica de viajante
Se nunca experimentou comida japonesa, recomendo que faça uma pequena pesquisa antes de experimentar os pratos oferecidos. Algumas receitas podem ser picantes ou um pouco amargas. Pergunte sempre pelos ingredientes e tenha sempre à mão alguns medicamentos para ajudar na digestão. É importante cuidar da sua saúde, especialmente quando está de férias.

8. Desfrute das artes urbanas no Festival de Tóquio

Festival de Tóquio| ©Jonas Bengtsson
Festival de Tóquio| ©Jonas Bengtsson

Para os fãs de arte urbana, outubro é o melhor mês para visitar Tóquio. Durante este mês, realiza-se o Festival de Tóquio, uma celebração abrangente das artes urbanas que tem lugar na zona de Ikebukuro, na capital do Japão. O festival decorre ao longo de todo o mês de outubro e cada evento requer um bilhete separado, cujo preço pode variar entre 10 e 15 euros.

O objetivo desta celebração é estabelecer uma ligação com o mundo através da rica cena cultural de Tóquio. As artes e a cultura em Tóquio são muito diversificadas e a cidade é o lar de muitos artistas talentosos. Os participantes assistirão a uma variedade de peças de teatro, danças e outras expressões artísticas.

Os eventos planeados ao longo do mês incluem palestras sobre arte num contexto global. Este pode não ser o evento a que deve assistir, uma vez que é pouco provável que haja um tradutor. No entanto, se olhar com atenção para o calendário, encontrará danças para desfrutar e outros eventos que são gratuitos. Para estes, é necessário reservar com antecedência.

Cada um dos eventos tem lugar em locais diferentes. Para saber como lá chegar, pode consultar a secção de acesso no sítio oficial do festival. No entanto, encontrará os pormenores no calendário que mencionei anteriormente.

Informações práticas

  • Local: cada evento tem lugar num local diferente.
  • Quando ir: durante todo o mês de outubro. É necessário consultar o sítio Web para saber quais os eventos que estão a decorrer.
  • Preço: o custo dos bilhetes pode variar. Alguns são gratuitos e outros podem custar entre 10 e 15 euros.
  • Horários: o sítio Web anuncia estes pormenores para cada atividade.

9. Desfrute das danças tradicionais no festival Tokyo Yosakoi

Festival Yosakoi de Tóquio| ©Akiyoko7
Festival Yosakoi de Tóquio| ©Akiyoko7

Se quiser ver os costumes do Japão, convido-o para o Festival Yosakoi de Tóquio. Este evento realiza-se em outubro e é a segunda parte do Fukuro Matsuri, o festival anual de Ikebukuro. Para o ver, basta descobrir as ruas por onde os dançarinos vão passar. Normalmente, são ruas do bairro de Ikebukuro, óptimas para passear.

O Yosakoi é um tipo de dança que se realiza desde 1954 e é uma interpretação moderna de outra dança conhecida como Awa odori. É uma dança enérgica que combina a música tradicional com a moderna. As danças são executadas em grandes grupos, razão pela qual são organizados grandes espectáculos como os apresentados no festival.

Este tipo de dança é tão importante que existe mesmo uma Associação Cultural Yosakoi que é responsável pela promoção desta dança e da sua tradição. Gostaria de desfrutar desta dança tradicional?

10. Leve as crianças a festejar o Halloween num desfile para elas

Omotesando Hello Halloween Pumpkin Parade| ©Tabea Greuner
Omotesando Hello Halloween Pumpkin Parade| ©Tabea Greuner

O Omotesando Hello Halloween P umpkin Parade é um evento que se realiza desde 1982 e no qual participam cerca de 3000 crianças com 12 anos ou menos. Cada uma delas deve estar vestida a rigor e acompanhada pelo seu representante.

Para além de apreciar as fantasias e os desfiles, os participantes podem provar o menu oferecido pelas lojas e cafés das redondezas. Todas as lojas e cafés decoram as suas instalações com um tema de Halloween. Em suma, é um evento colorido, colorido e especial para toda a família.

Esta é definitivamente uma das coisas a fazer em Tóquio com crianças, uma vez que foi concebida especialmente para elas. Se viajar com crianças e quiser participar, deve inscrever-se com antecedência, mas se quiser ser espetador, não precisa de o fazer. Para mais informações e pormenores, é importante consultar o sítio Web oficial do evento.

O desfile tem lugar entre as 13h00 e as 14h30 do dia 31 de outubro, ao longo da Avenida Omotesando, no bairro de Harajuku, em Tóquio. Uma das actividades mais divertidas para as crianças é o "doce ou travessura" nas lojas assinaladas no mapa do Okashi Rally entregue a todos os participantes.

Informações práticas

  • Local: Bairro de Harajuku, Tóquio.
  • Quando ir: Todos os anos, a 31 de outubro, no Dia das Bruxas.
  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Horário de abertura: 13:00 h -14:30 h

Qual é o tempo como em outubro em Tóquio

Tóquio| ©Yosomono
Tóquio| ©Yosomono

Algumas pessoas que já viajaram para o Japão dizem que outubro é a melhor altura para visitar Tóquio, pois o tempo oferece temperaturas quentes de cerca de 22°C. É também o mês em que o outono se instala, pelo que se pode apreciar a bela mudança de cores das folhas das árvores. É perfeito para tirar as melhores fotografias e selfies.

Durante este mês não há calor e humidade e as noites são amenas. Isto faz com que seja muito mais confortável sair e visitar templos, parques, santuários e outras atracções turísticas.

Se viajar durante este mês, é comum ver famílias, jovens e crianças nas ruas a aproveitar o bom tempo. Muitas crianças em idade escolar vão aos santuários por causa do bom tempo. Se gosta da cultura do Japão, este é o mês ideal para viajar para Tóquio.

O que levar na mala para uma visita a Tóquio em outubro

Fazer as malas| ©Marissa Grootes
Fazer as malas| ©Marissa Grootes

Quando se viaja para Tóquio durante o mês de outubro, convém levar roupa fácil de adaptar à mudança de tempo. Isto porque a temperatura pode variar de 13-24°C durante o mês. Embora seja um mês maioritariamente solarengo e seco, podem ocorrer chuvas inesperadas ou tufões. Por esta razão, recomendo que use roupas simples para o calor, mas que tenha sempre consigo um casaco fácil de transportar.

É também importante que use sapatos confortáveis e adequados para caminhar durante longas horas. Se decidir participar num festival ou num desfile de moda, é provável que tenha de andar muito. As meias confortáveis e não demasiado quentes também podem ser uma grande ajuda. Não se esqueça também do guarda-chuva e do protetor solar.

Se está a planear ir a um festival de cosplay em outubro para o Halloween, pode levar o seu fato e maquilhagem na mala. No entanto, em Tóquio, encontrarás muitas lojas diferentes onde poderás comprar tudo o que precisas para completar a tua fantasia a um preço competitivo. É tudo uma questão de aproveitar esta megalópole num mês fantástico como outubro.