12 coisas para ver e fazer no Porto no inverno
Desde a degustação de vinhos tradicionais, passando pela celebração do Natal e do Ano Novo, até ao passeio pelo Douro num cruzeiro no Dia dos Namorados.
Sendo uma das cidades mais importantes de Portugal, o Porto tem muitas actividades para fazer durante todo o ano. Mas os eventos em torno do Natal fazem do inverno uma óptima opção para visitar a cidade Tripeira. O Porto oferece muitas actividades para toda a família durante a época de inverno.
Aqui estão as melhores coisas para fazer na cidade mais importante do norte de Portugal.
1. Provar o famoso vinho do Porto
Com a chegada das temperaturas mais frias, terá a oportunidade perfeita para marcar uma visita a uma adega e provar o mundialmente famoso vinho do Porto, que nasceu durante os séculos XVI e XVII e é conhecido como vinho fortificado, pois inclui uma medida de aguardente na altura da fermentação. Esta técnica nasceu nesta região para que o vinho pudesse aguentar as longas viagens de navio sem se estragar.
Este vinho tem muitas variedades e o Porto tem muitas caves onde o pode provar. É um vinho com um teor alcoólico mais elevado do que o normal, mas bastante doce, pelo que recomendo que seja moderado, pois a doçura pode ser enganadora. A zona da Riberhina é um dos melhores sítios para provar este vinho e qualquer outro vinho produzido no Vale do Douro.
Se estiver interessado, pode visitar os melhores sítios do Vale do Douro, reservando uma excursão a esta bela região vinícola. Também pode visitar uma das adegas mais modernas: Porto Cruz, que tem um belo terraço onde pode relaxar. Esta zona não é apenas conhecida pelos seus bons vinhos, mas também por ser uma das zonas onde se podem provar os pratos tradicionais mais deliciosos de Portugal. Recomendo-lhe que reserve uma visita gastronómica ao Porto.
2. Comemore o Dia dos Namorados num cruzeiro no rio Douro
Se o mês de fevereiro está a chegar e está a planear passar o Dia dos Namorados no Porto, recomendo que reserve um cruzeiro romântico no Douro. Esta opção de cruzeiros no Porto no Dia dos Namorados permitir-lhe-á não só passear pelas seis famosas pontes que ligam a cidade, mas também passar uma bela noite com a sua cara-metade.
Os cruzeiros disponíveis partem do porto da Ribeira. Uma vez iniciado o passeio, poderá desfrutar de um delicioso jantar, que normalmente tem opções afrodisíacas, bem como dos melhores vinhos da região.
O passeio tem normalmente uma duração aproximada de 50 minutos, onde percorrerá a cidade do Porto enquanto navega pelas águas do rio Douro. Se a viagem for mais tardia, há muitas opções de cruzeiros pelo Douro e outros rios da região.
3. Visitar o Museu do F.C. Porto
Fundado em 1893, é um dos clubes mais importantes e históricos de Portugal. A reserva de bilhetes para o Museu do F.C. Porto e para o Estádio do Dragão é uma atividade perfeita se o tempo não estiver propício para um passeio ou se o frio o obrigar a mudar de passeio. Lembre-se também que a cidade tem uma grande variedade de museus para escolher.
Este museu é muito moderno, com exposições interactivas, fotografias e vídeos dos seus momentos mais gloriosos, bem como camisolas históricas e todos os troféus conquistados pelo clube. A visita inclui ainda um passeio pelo moderno Estádio do Dragão, onde em 2019 se disputou a final da UEFA Nations League, que Portugal venceu por 1-0 contra a Holanda.
Se tiver a oportunidade de assistir a um jogo, recomendo que o faça, pois o Porto está sempre a lutar pelo título na Liga Portuguesa e pode desfrutar de um jogo emocionante do desporto mais popular do planeta.
- Localização: Via Futebol Clube do Porto - Estádio do Dragão.
- Horário: Todos os dias, das 10h às 19h.
- Taxa de entrada: Adultos, 15 euros / Crianças (5-12 anos) e maiores de 65 anos, 12 euros / Crianças 0-4 anos, grátis.
4. Mergulhe na cultura popular com um concerto de fado
Que melhor altura do que um dia frio de inverno para reservar bilhetes para um concerto de Fado no Porto e abrigar-se numa sala de espectáculos enquanto desfruta deste género musical popular caracterizado pela expressividade emocional dos seus intérpretes.
Amor, saudade e dor são apenas alguns dos sentimentos que serão transmitidos pelos músicos com quem terá tempo para conversar e que lhe darão a conhecer todos os segredos do Fado.
Além disso, durante o concerto, que terá a duração aproximada de uma hora, terá a oportunidade de desfrutar de um copo de vinho do Porto, típico da cidade.
5. Não perca a Sé Catedral do Porto
Uma paragem obrigatória na sua viagem de inverno é uma visita à Catedral do Porto. De facto, é sempre imperdível, mas na época do Natal o ambiente na praça torna-se ainda mais mágico.
Com o seu bilhete, que recomendo que compre com antecedência, pode aceder à nave central e aos claustros, visitar o museu, descobrir a sua coleção de bíblias e relíquias, e subir à torre para desfrutar das melhores vistas panorâmicas do Porto e tirar as melhores fotografias.
6. Assistir ao fogo de artifício da passagem de ano a partir da Ponte Dom Luís I
Se estiver perto da zona da Ribeira na véspera de Ano Novo, recomendo que se dirija à Ponte Dom Luís I para dar as boas-vindas ao Ano Novo, desfrutando de um espetáculo de fogo de artifício inesquecível.
Esta ponte é um local emblemático no Porto e é o local perfeito para assistir ao fogo de artifício na véspera de Ano Novo. Isto deve-se não só à sua altura, mas também à largura do largo rio Douro.
A ponte tem dois níveis. O nível superior, onde passa o metro, e o nível inferior, onde passam os veículos. Ambos os níveis têm faixas para peões. Recomendo que tentem ir ao nível superior, pois terão uma melhor perspetiva da cidade e do fogo de artifício. Outra opção para apreciar o fogo de artifício é reservar um cruzeiro pelas seis pontes do rio Douro.
7. Tirar uma fotografia junto à árvore de Natal na Praça da Liberdade
Esta praça é um dos pontos centrais característicos do Porto e no inverno, com a chegada da época festiva, transforma-se num local lindíssimo graças às suas incríveis decorações natalícias. É o ponto de partida da Avenida dos Aliados, que é sempre utilizada como local de organização dos eventos mais importantes do Porto. Se estiver na cidade portuguesa em dezembro, a partir do dia 1, poderá ver a emblemática árvore de Natal, bem como todas as decorações clássicas da época.
Esta árvore tem quase 35 metros de altura e 15 metros de largura e é imponente. Recomendo que, para aproveitar ao máximo esta atração turística, vá quando o sol se põe, pois fica espetacularmente iluminada. Com mais de 50.000 luzes LED, é uma verdadeira obra de arte. Para além disso. As luzes da árvore e dos ecrãs são sincronizadas com música e imagens e criam um verdadeiro espetáculo.
É o local ideal para quem viaja ao Porto com a família e aprecia os clássicos cânticos de Natal, as luzes de Natal e toda a emoção que esta época do ano gera.
- Quando: De 1 de dezembro a 6 de janeiro. Os espectáculos de luz começam a partir das 20h até à meia-noite.
- Onde: Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados.
8. Receber o Ano Novo na Ribeira
Um dos cartões postais mais comuns do Porto é a sua Ribeira, um símbolo caraterístico do Porto. Situada nas margens do rio Douro, tem muitos bares, restaurantes, cafés e esplanadas para saborear a gastronomia portuguesa. Se estiver a viajar na véspera de Ano Novo, recomendo que vá a qualquer um deles para um jantar inesquecível. Nesta data especial, muitos restaurantes planeiam um menu completo, com espectáculos e eventos especiais a serem aguardados 24 horas por dia.
Nem todos os bares e restaurantes abrem as portas para esta data, por isso recomendo que se informe com antecedência e reserve uma mesa. Para além disso, os menus de passagem de ano são normalmente fixos, pelo que também é aconselhável verificar o que está no menu antes de reservar.
Os restaurantes mais famosos não são os mais sumptuosos, mas sim os que servem uma cozinha farta e típica portuguesa. Entre eles, a Adega São Nicolau e o Restaurante Ora Viva, um pouco mais tradicional e económico, mas que serve refeições fartas.
9. Experimente a famosa Francesinha para combater o frio
Apesar de não nevar e de as temperaturas negativas serem raras, o inverno no Porto é uma surpresa para muitas pessoas. Isto porque a humidade e a proximidade do rio Douro fazem com que se sinta mais frio do que o termómetro indica. Por isso, recomendo que experimente alguns pratos quentes e poderosos para continuar o seu passeio.
Uma das especialidades desta época do ano é a famosa Francesinha: Este prato típico português é uma sanduíche recheada com enchidos portugueses, fiambre, carne, queijo derretido e molho de tomate. É normalmente servida com batatas fritas e um ovo estrelado por cima. É uma verdadeira bomba calórica, ideal para dar um impulso de energia depois de um dia frio e ventoso.
Há muitos sítios únicos para experimentar este prato e tenha em mente que cada sítio lhe dá o seu próprio toque ou estilo pessoal. Por exemplo, pode experimentar a francesinha no Yuko, um restaurante típico português localizado na Rua de Costa Cabral, 2331. Pode também experimentá-la no Francesinha Café, que não tem outro item no menu, pois é dedicado apenas à francesihna. Sem dúvida, um sítio perfeito para experimentar esta comida.
10. Prove um Bolo Rei para celebrar a Epifania
Uma das comidas típicas desta época festiva é o clássico Bolo Rei. A versão portuguesa do roscón ou rosca de reyes é um petisco ideal para celebrar o Natal e a chegada dos Reis Magos. A cidade do Porto tem algumas padarias excepcionais onde se pode provar todo o tipo de iguarias, mas os Bolos de Rei são definitivamente imperdíveis.
A forma do Bolo é semelhante a uma coroa e é coberto com frutos secos e frutas cristalizadas. Alguns locais vendem-no com estas frutas mergulhadas em vinho do Porto.
Uma das melhores pastelarias da cidade é a Padeirinha Doce. Situa-se perto da Praça da Batalha e tem preços muito económicos. Outra pastelaria bem conhecida perto do centro da cidade é a Confeitaria dos Clérigos. Aqui também recomendo que experimente os pastéis salgados, conhecidos como "coixinhas" ou "bolinhos de bacalhau".
11. Assistir aos espectáculos de passagem de ano na Avenida dos Aliados
O local mais popular para receber o Ano Novo é, sem dúvida, a Avenida dos Aliados. Festas e espectáculos são organizados durante todo o dia 31, culminando pouco antes da meia-noite para a contagem decrescente para o Ano Novo.
À meia-noite, é possível assistir ao espetacular fogo de artifício que dura vários minutos. É aconselhável ir um pouco mais cedo para conseguir uma boa localização, pois esta festa é muito concorrida. Depois, pode continuar a festa nos bares situados nas Galerias Paris e na Rua Cândido dos Reis, onde a festa continua até de madrugada.
Se não for fã de multidões, recomendo que se dirija à Ponte Dom Luís I ou à Ribeira, onde terá uma vista perfeita do fogo de artifício sem ter de se preocupar com as multidões.
12. Patinagem no gelo na Praça da Batalha
Devido à sua localização, a neve não é comum na cidade do Porto. No entanto, pode experimentar a patinagem no gelo em alguns dos seus belos parques. Se estiver perto da Praça da Liberdade ou da Avenida dos Aliados, pode ir a pé até à Praça da Batalha, onde encontrará uma pista de gelo ideal para patinar.
Estas pistas estão disponíveis desde o dia 1 de dezembro até ao início de janeiro no Porto, mais concretamente no dia 6 de janeiro. São perfeitas para aprender a patinar com os mais pequenos e, porque não, para os adultos experimentarem também.
Tenha em atenção que, devido à sua localização, a pista de patinagem da Praça da Batalha pode estar bastante cheia. Por esta razão, pode também ir às outras pistas localizadas na Praça de D. João I ou na Praça de Mouzinho Albuquerque. Pode ainda encontrar uma localizada na rotunda da Boavista, na Praça da Fantasia, onde terá não só uma pista de patinagem no gelo, mas também jogos e actividades para os mais pequenos.
Factos úteis:
- Preços: Cerca de 6 euros por hora.
- Horário: Todos os dias de 1 de dezembro a 6 de janeiro das 10h às 20h.
O tempo no Porto no inverno
As temperaturas no Porto são bastante amenas no inverno, com temperaturas médias a rondar os 16ºC em comparação com outras cidades europeias. Isto significa que, como as temperaturas não são hostis, poderá desfrutar de todas as coisas para ver e fazer no Porto no Natal, bem como passear ao ar livre sem qualquer problema. dezembro e janeiro, os meses mais frios, não registam queda de neve nem temperaturas negativas, pelo que um casaco quente será suficiente
. Se por acaso chover, dezembro e janeiro são os meses com mais precipitação. No entanto, a precipitação média não é assim tão elevada, com uma média de 16 milímetros entre eles. Com um simples guarda-chuva, estará mais do que bem para qualquer atividade ao ar livre.
Preços de inverno no Porto
A época alta do Porto é o verão, por isso, se decidir visitar a cidade entre dezembro e março, encontrará preços bastante acessíveis. A única exceção pode ser a época festiva, quando os hotéis, passeios e actividades tendem a aumentar de preço. Mas fora desta altura do ano, o inverno é a melhor altura para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer no Porto, mantendo a sua carteira controlada.
Outra vantagem é que no inverno há normalmente menos turistas, pelo que não terá de fazer filas ou reservas nos locais mais movimentados.