10 coisas para ver e fazer em Praga no inverno
A capital checa tem um encanto mágico especial no inverno: os mercados, as luzes e a atmosfera festiva em geral fazem desta a estação ideal para visitar Praga.
Embora Praga seja um destino encantador independentemente da altura do ano em que viaja, deve visitá-la pelo menos uma vez no inverno.
Para além de quase todas as excursões da cidade, durante esta estação pode desfrutar de eventos e celebrações únicos, como as festividades do Carnaval e os mágicos mercados de Natal. Ao planear as suas férias, considere a lista abaixo e faça o maior número possível de planos.
1. Admirar o Castelo de Praga num manto de neve
Independentemente da altura do ano em que visitar Praga, uma visita ao Castelo de Praga é um ponto obrigatório na sua lista de coisas para ver e fazer na cidade. No entanto, visitar este importante monumento histórico no inverno pode ser ainda mais especial do que se possa pensar.
Por um lado, verá que há muito poucos turistas, o que lhe permite apreciar muito mais os belos interiores do complexo. Além disso, um dos mercados de Natal mais luxuosos de Praga, com os produtos mais exclusivos e o melhor artesanato, tem lugar no Complexo do Castelo em dezembro.
Por fim, durante a queda de neve no inverno, o Castelo de Praga tinge-se de um belo manto branco, o que proporciona uma vista de postal de sonho. Reserve o seu bilhete para o Castelo de Praga e traga a sua máquina fotográfica! No final do seu passeio, pode dar um passeio pelo Bairro Hradčany para descobrir uma das mais belas áreas da cidade.
2. Aproveite o melhor momento para um passeio pelos museus e cafés históricos
O inverno em Praga é, sem dúvida, a minha época do ano preferida para passear pelos cafés históricos que pontilham a cidade e apreciar os museus. A razão é que ter planos para fazer dentro de casa efugir das ruas frias será sempre um plano maravilhoso; além disso, a baixa afluência de turistas nestes dias permite-lhe realmente sentar-se num café durante algum tempo ou pode ir aos museus sem se sentir apressado.
Os melhores museus de Praga
- Museu Nacional de Praga: Localizado na histórica Praça Venceslau, o Museu Nacional alberga uma das mais impressionantes colecções zoológicas.
- Museu Mucha: Se gosta da Belle Epoque, não pode perder o museu dedicado à vida e obra de Alfons Mucha.
- Museu do Comunismo de Praga: Museu histórico dedicado aos anos de opressão do regime na República Checa.
- Museu Franz Kafka: Tão peculiar como a sua própria obra, a melhor parte do Museu Kafka é a intensa e confusa exposição sobre a sua obra A Metamorfose.
Os cafés históricos de Praga
- Kavárna Slavia: Popular como o café mais antigo da cidade, pode encontrar artistas locais a representar ópera checa no palco.
- Café Savoy: Tem um dos interiores mais bonitos que alguma vez verá num café.
- Café Louvre: Famoso por ser o local preferido de figuras históricas como Kafka e o próprio Einstein.
3. Assistir ao acender das lanternas na Ponte Carlos
Embora quase toda a cidade de Praga seja alimentada por energia eléctrica desde os anos 50, a Ponte Carlos e mais 700 candeeiros nas zonas mais antigas da cidade continuam a utilizar o sistema de gás. Durante todo o ano, este sistema acende-se automaticamente, mas com a chegada do inverno, retoma-se uma bela tradição histórica: o acendimento dos candeeiros pelo guardião das lanternas.
Historicamente, a tarefa de acendedor de candeeiros da cidade era atribuída ao homem mais alto da cidade, que tinha de ir de tocha em tocha, acendendo as luzes pelo caminho. Desde a última semana de novembro até 23 de dezembro, é possível assistir a este pequeno espetáculo romântico.
A tradição é iluminar todo o Passeio do Rei, que começa na Torre da Pólvora em Stare Mesto, passa pelas ruas a caminho da Praça da Cidade Velha e daí até ao clímax na Ponte Carlos. Recomendo que reserve uma visita guiada a Praga e desfrute da iluminação de todos estes maravilhosos pontos turísticos.
4. Explorar os mercados de Natal de Praga
Praga tem a mais longa época de mercados de Natal da Europa e também uma das mais bonitas. Os mercados começam normalmente a 27 ou 28 de novembro e terminam depois de 6 de janeiro. Nas casas lindamente decoradas com brilhos, luzes e cores, pode encontrar de tudo: comida tradicional checa, bebidas quentes, artesanato, lembranças, espectáculos e entretenimento.
A minha recomendação para que não perca esta maravilhosa tradição é reservar uma visita guiada a Praga, onde será informado sobre os pontos turísticos mais importantes e poderá obter informações sobre como lá chegar. Também terá a certeza de passar pelos mais centrais ao longo do caminho.
- Mercado da Praça da Cidade Velha O mercado mais vibrante e popular da cidade está localizado na Praça da Cidade Velha. Nas bancas encontrará comida, presentes feitos à mão, vinho quente, brinquedos, jóias e entretenimento.
- Mercado da Praça Venceslau Um mercado especializado em presentes artesanais feitos de madeira e aço. Também encontrará bancas de comida e bebidas quentes.
- Mercado da Praça da República Aqui encontrará uma vasta coleção de produtos de Natal, tudo o que precisa para fazer presentes e decorar a sua casa; visco, grinaldas do advento, velas perfumadas, brinquedos e muito mais.
- Mercado de Natal do Castelo de Praga Os vendedores do Mercado de Natal do Castelo de Praga são cuidadosamente seleccionados para oferecer ao público produtos de Natal de alta qualidade.
5. Não perca as tradicionais danças de salão de inverno em Praga
A tradição das danças de salão não se perdeu completamente em Praga. É por isso que um dos eventos sociais mais aguardados é o tradicional Baile da Ópera, que se realiza ano após ano no inverno, normalmente em fevereiro. Todos os que querem ser vistos em Praga assistem a este importante evento e, embora não tenha o prestígio e a fama internacional do famoso Baile de Viena, a realidade é que o glamour será sempre a estrela da noite.
A festa é frequentada por pessoas de todas as idades e todos os anos é escolhido um tema diferente, que os convidados e participantes devem esforçar-se por cumprir. Este evento tem sempre lugar nos melhores locais de Praga, nos salões mais luxuosos e elegantes. Os locais preferidos são o Palácio de Lucerna ou a Sala de Mármore da Ópera Estatal de Praga.
O bilhete básico para o público em geral custa normalmente mais de 100 euros e inclui comida e bebidas ilimitadas. Para comprar bilhetes, fique atento aos portais oficiais, onde são partilhadas informações sobre as próximas datas. E se ficar sem lugar, recomendo que reserve bilhetes para um concerto na Sala Mozart com jantar e não perca o prazer da música clássica nesta cidade maravilhosa.
6. Admire o talento de actores e bailarinos no Festival de inverno de Praga
O Festival de inverno de Praga iniciou os seus espectáculos tradicionais em 1972, durante os anos em que a República Checa estava sob o regime comunista. Realiza-se todos os anos em janeiro, normalmente no início do ano. janeiro em Praga é sinónimo do mês mais frio do ano, pelo que o Festival de inverno é uma forma perfeita de ficar dentro de casa e apreciar o enorme talento dos artistas checos.
Os espectáculos incluem ópera, ballet e concertos de música clássica. A abertura do festival está prevista para a primeira semana de janeiro, mas, para garantir a segurança, vale a pena consultar o sítio Web oficial do Festival de inverno de Praga para obter informações pormenorizadas sobre os espectáculos deste ano.
Os eventos têm lugar em vários locais, sendo os principais o Teatro Nacional de Praga, o Teatro Estatal e a sala de concertos Dvořák no Rudolfinum. A caraterística comum de todos estes locais é, sem dúvida, a sumptuosidade dos seus interiores. Lembre-se que um plano musical alternativo é reservar bilhetes para um concerto na Sala Mozart com jantar.
7. Desfrutar do Festival Bohuslav Martinů
Normalmente começando em novembro em Praga, o Festival Bohuslav Martinů tem um calendário de concertos até o segundo terço de dezembro. Se estiver de visita a Praga nesta altura e estiver interessado em música instrumental clássica com um toque moderno, este é um evento a que tem de assistir.
As actuações mais importantes têm normalmente lugar nos últimos dias do festival (que dura normalmente cerca de quatro semanas). Estas últimas actuações são dadas pelos talentosos artistas que são vencedores do Prémio Bohuslav Martinů da fundação com o mesmo nome.
O Festival Bohuslav Martinů ocupa os mais belos palcos e salas de concerto de Praga, como os vários locais do Palácio Liechtenstein, o Rudolfinum e o Castelo de Praga. Devido à diversidade de locais do evento, os organizadores do festival delegam a venda de bilhetes diretamente na bilheteira (virtual ou física) do local reservado para cada espetáculo. Por favor, verifique o programa no sítio Web da Fundação Bohuslav Martinůc com antecedência.
8. Participar na Corrida de inverno de Praga
Embora a maioria das pessoas associe a corrida a um clima melhor, como a primavera e o verãoem Praga, todos os anos, no final de fevereiro, realiza-se em Praga a Corrida de inverno, também conhecida como Winter Run, que se destina a todos os amantes do desporto.
Correr durante o frio do inverno é mais difícil do que se possa imaginar e pode exigir mais esforço físico do que o esperado. No entanto, sentir-se-á muito bem depois do desafio e aposto que o voltará a fazer quando tiver oportunidade. É aconselhável consultar o sítio Web oficial da Winter Run para obter informações completas sobre as inscrições e as datas exactas. Relativamente ao local do evento e aos circuitos, geralmente realizam-se os seguintes:
- No Parque Ladronka: uma corrida de cross-country de 8,4 km para adultos e uma corrida de cross-country de 4,2 km para adultos.
- No parque de Ladronka: uma corrida de 800 metros para crianças e uma corrida de 400 metros.
9. Participe nas celebrações de Masopust
Durante a época de inverno em Praga, quase sempre em fevereiro, terá a oportunidade de participar nas celebrações de Masopust, o nome eslavo para o período de Carnaval, que é semelhante em conceito ao popular Mardi Gras, uma atividade divertida se visitar Praga com crianças.
Verifique o calendário com antecedência e se a sua visita à bela Praga coincidir com as celebrações de Masopust, assista a um dos desfiles e celebrações tradicionais que se realizam por toda a cidade. A Terça-feira Gorda ou Masopust é o dia em que termina um período de cinco dias de celebração. Durante esta época, vários eventos tomam conta da cidade. Eis os destaques:
- Desfilena Praça Jiriho z Podebrad: O desfile mais importante e apelativo tem lugar na Praça Jiriho z Podebrad, situada no Bairro Zizkov. É aqui que se realiza o desfile cerimonial das figuras mascaradas. Não faltam figuras monstruosas com a forma de demónios, animais de quinta ou outras personagens únicas. Também desfilam pela zona carros alegóricos com belas decorações, tudo acompanhado de música e dança.
- Mardi Gras em Letná: O Museu Técnico Nacional de Praga oferece um programa de entretenimento variado, incluindo espectáculos de teatro, música e dança, comida tradicional e desfiles de carnaval com máscaras.
- Mardi Gras emMala Strana: Uma das celebrações mais divertidas do Mardi Gras tem lugar no bairro de Malà Strana, começando na Praça Loretanska e terminando na zona do Parque Kampa.
10. Ver as pistas de patinagem no gelo da cidade
Não é segredo que os checos gostam muito de desportos no gelo, especialmente de hóquei. É por isso que uma das actividades mais divertidas e aguardadas na época de inverno em Praga são as pistas de gelo que abrem por toda a cidade quando as temperaturas começam a descer. Um bónus adicional que pode ver e fazer na sua visita a Praga.
Encontrará pistas interiores e exteriores nas zonas antigas e modernas da cidade. A melhor parte? Não precisa de trazer patins, porque muitos deles têm equipamento de aluguer disponível.
- Na Frantisku Rink: Localizada no bairro judeu de Josefov, esta é uma das pistas mais populares da cidade, onde se pode patinar no gelo rodeado por edifícios medievais. Tamanho: 40 x 20 metros. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h30, e aos fins-de-semana, das 10h00 às 19h00 Preço: 3 euros de entrada, aluguer de patins 3 euros.
- Zizkov Tower Rink: Localizado mesmo ao lado do elegante restaurante MIMINOO, quando se cansar de patinar pode sentar-se nas mesas e desfrutar de um chocolate quente. Tamanho: 30 x 14 metros. Horário de funcionamento: durante a semana, das 12 às 19 horas; fins-de-semana, das 9 às 19 horas. Preço: cerca de 5 euros e 3 euros para o aluguer de patins.
- Ringue Ovocny Trh: Outro ringue favorito dos habitantes locais, localizado no centro de Praga, é gerido pela Câmara Municipal e é gratuito. Tamanho: 30 X 14 metros. Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h00 às 22h00 Preço: Gratuito, aluguer de patins a partir de 3 euros.
- Ringuedo Centro Comercial Harfa: Um ringue muito especial situado no telhado do centro comercial, com vistas fantásticas sobre a cidade de Praga. Tamanho: 30 x 20 metros. Horário de funcionamento: Todos os dias, das 13h00 às 18h30 Preço: Cerca de 3 euros para o acesso e 3 euros para o aluguer de patins.
Temperaturas em Praga no inverno
A cidade de Praga caracteriza-se pelo seu clima continental, o que significa temperaturas polares. Os Invernos são muito rigorosos e frios, enquanto os Verões são muito quentes.
Durante o mês de dezembro em Praga, as temperaturas começam a descer, mas será o mês mais quente dos três e o mais movimentado. O mês mais frio do inverno em Praga será janeiro, com um mínimo recorde de -4 graus Celsius; em fevereiro, as coisas começam a aquecer, mas continuará a ser mais frio do que em dezembro.
O que levar para Praga no inverno
Quando fizer a sua mala, tenha em conta que o inverno em Praga não é só frio e temperaturas baixas, mas também neve, ruas geladas, granizo e chuva.
Deve estar devidamente preparado para todos estes cenários, incluindo na sua mala o kit completo de sobrevivência no inverno: camisolas e casacos de lã para o frio, roupa impermeável, sapatos quentes e impermeáveis, leggings, roupa interior térmica, calças de ganga, luvas, gorros de inverno, cachecóis e um guarda-chuva.
As multidões de turistas no inverno em Praga
O número de turistas em Praga durante a época de inverno é o mais baixo do ano, exceto nas semanas próximas do Natal, quando o fluxo de turistas, tanto nacionais como internacionais, aumenta para visitar os mercados de Natal.
Em janeiro em Pra ga e fevereiro em Praga, a cidade é um refúgio de tranquilidade e uma excelente altura para aqueles que preferem desfrutar da cidade sem a agitação ou que procuram poupar dinheiro nas suas férias. Só se tiver uma boa tolerância ao frio é que esta estação pode ser a melhor altura para visitar Praga.