10 coisas para ver em Istambul no Natal
Embora o Natal não seja celebrado da forma tradicional, visitar Istambul nesta altura do ano convida-o a ligar-se às tradições locais e a explorar a cidade de uma forma mais descontraída.
Com uma grande parte da população do país de fé muçulmana, quero dizer-vos que a Turquia não celebra o Natal tal como o conhecem, por isso podem ficar surpreendidos por ver tudo a funcionar normalmente no dia 25 de dezembro. Mas isso não quer dizer que a cidade não fique toda enfeitada e iluminada durante esta época.
Também gostará de saber que esta é uma altura do ano muito tranquila para visitar sem pressas as maravilhas arquitectónicas e históricas, uma vez que as multidões de turistas já passaram e pode ter uma visão especial da noite transcontinental na velha Constantinopla, adornada com neve. É a altura ideal para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Istambul.
1. Aprecie as luzes de Natal enquanto passeia pelas ruas e centros comerciais de Istambul
Uma das primeiras coisas que irá notar é que 24 e 25 de dezembro são dias úteis normais. Com uma população maioritariamente muçulmana, o nascimento de Jesus não é celebrado.
No entanto, muitos bairros de Istambul, com populações cristãs ou mais europeias, decoram as suas fachadas com decorações natalícias. Assim, é possível ver grandes árvores decoradas e encontrar o Pai Natal na rua a distribuir doces e a tirar fotografias com as crianças. O plano mais recomendado é visitar alguns dos centros comerciais da cidade, que seguem a tradição da época com grandes árvores de Natal no interior, decorações, luzes de Natal e um programa para festejar em família. Alguns dos mais conhecidos são:
A título de curiosidade, a lenda da personagem Pai Natal é inspirada em Nicolau de Myra, um bispo cristão nascido na cidade de Patara, no sul da Turquia, famoso por atirar moedas de ouro para as chaminés das casas dos necessitados.
A festa deste santo é celebrada a 6 de dezembro e, em sua honra, as pessoas ofereciam presentes umas às outras e partilhavam uma refeição, o que inspirou, séculos mais tarde, a imagem do homem de vestes vermelhas, barbudo e bem-humorado que conhecemos hoje. Outra particularidade é o facto de não se ouvir uma única canção de Natal.
2. Visite o Bazar de Natal da International Women's International (IWI) de Istambul
Quando se trata de compras de Natal, recomendo que participe num dos eventos de compras de Natal mais notáveis de Istambul. Trata-se do Bazar de Natal, organizado pela International Women of Istanbul (IWI), uma organização social que oferece apoio às mulheres estrangeiras que vivem na cidade.
Enquanto a maioria dos eventos de angariação de fundos organizados por esta organização estão fechados ao público, durante a época natalícia, o Bazar está aberto a todos, num evento que inclui bancas de presentes, comida internacional e um sorteio com prémios para os participantes. O evento é realizado anualmente e um dos seus locais é o İstanbul Yelken Kulübü Yacht Club, localizado em Kalamış. Uma grande oportunidade para desfrutar de uma noite muito natalícia, enquanto ajuda uma causa social.
3. Patinar numa pista de gelo
Um plano muito natalício e que Istambul lhe oferece várias alternativas para desfrutar com a sua família. Uma delas é a pista de gelo ao ar livre do centro de eventos Uniq Istanbul, que está disponível durante todo o inverno e que, durante a época natalícia, oferece uma pista preparada para a ocasião, com luzes, música de Natal de fundo e decorações.
O local também tem treinadores profissionais que oferecem aulas particulares de patinagem. Está aberto à noite e, se tiver sorte, pode também desfrutar de uma das suas festas temáticas. Este salão de eventos tem um parque infantil, ateliers para crianças e uma zona de exposições temporárias.
Informações úteis
- Preço: cerca de 2,50 euros (40 liras turcas) por uma sessão de patinagem de 40 minutos.
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo das 09:00 às 23:00 horas
- Endereço: Huzur Mah. Maslak Ayazağa Cad. No.4 Sarıyer/İstanbul
4. Vamos comer! Desfrute das iguarias de Natal
O Natal, e a época de fim de ano em geral, traz consigo alguns pratos sazonais e que melhor plano do que desfrutar de algumas bebidas e comidas do abundante menu de Istambul.
Uma das refeições tradicionais servidas nos restaurantes da cidade são os meze, que, apesar de serem considerados uma entrada na gastronomia turca, podem ser um jantar de uma noite inteira devido à sua notável variedade. Os meze mais comuns incluem normalmente beringelas, tomates, grão-de-bico, pimentos, azeitonas, marisco, borrego e muito mais.
Normalmente, podem ser servidos até 20 ou mais destes pratos num menu, em dois grupos, primeiro os frios, que normalmente têm legumes frescos e queijos, e depois os quentes. Tudo é tradicionalmente acompanhado com raki, que é a bebida nacional da Turquia.
A bebida mais popular na época do Natal é o Salep, uma mistura de leite ou água a ferver, canela e uma farinha especial que resulta do processamento dos tubérculos de duas orquídeas típicas da Anatólia.
Outro clássico de inverno é o Boza, uma bebida que provém da fermentação das sementes da fruta-pão, um cereal muito consumido nos países asiáticos e que é servido com um pouco de canela em pó por cima.
Lembre-se que as especiarias estão na ordem do dia na comida turca e muitas preparações tendem a ser picantes, por isso, se não estiver habituado, recomendo que peça as preparações com menos picante. Não deixe de fazer um passeio gastronómico por Istambul, porque a variedade de sabores vai surpreendê-lo e não é segredo que na época do Natal queremos experimentar tudo.
5. Desfrute de um jantar de Natal num dos hotéis de Istambul
E se o que pretende é uma experiência gastronómica com toda a tradição do Natal, recomendo que consulte o programa dos hotéis da cidade, que nesta época do ano organizam eventos especiais, incluindo espectáculos musicais e jantares de Natal para toda a família.
Um dos mais conhecidos é o Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus, situado nas margens do Bósforo. Está instalado num palácio otomano do século XIX que foi restaurado sem perder nenhum dos pormenores da arquitetura clássica de Istambul. Durante o Natal, o terraço do hotel é iluminado com luzes de Natal e é possível desfrutar de uma bebida num ambiente mais privado e romântico.
Bebidas tradicionais da época e a possibilidade de reservar um lugar para um jantar de véspera de Natal a 24 de dezembro, um almoço de Natal a 25 de dezembro e até um jantar de gala de Ano Novo a 31 de dezembro. Se procura algo um pouco menos sofisticado, não terá de procurar muito, pois a maioria dos restaurantes e bares da cidade estarão a oferecer menus e planos para celebrar a época.
6. Assistir à tradicional "missa do galo" em Istambul
Uma forma alternativa de viver o Natal ao estilo ocidental. Ao longo da história, Istambul foi habitada por judeus, arménios, cristãos e gregos. Culturas que moldaram o património histórico da cidade. Na cidade, pode encontrar algumas igrejas católicas para assistir à tradicional missa de Natal na noite de 24 de dezembro.
Duas destas igrejas, a Igreja de Santo António de Pádua e a Igreja Maria Draperis, ficam na rua pedonal de Istiklal, uma zona que o convido a passear, onde também encontrará locais para tomar uma bebida e comer qualquer coisa. Um local ideal para desfrutar deuma noite em Istambul.
7. Fazer um cruzeiro no Bósforo na véspera de Natal
É sempre uma boa altura para desfrutar de um cruzeiro, e se for um ao longo do Estreito de Bósforo, na Turquia, a experiência é garantidamente boa. Se estiver em Istambul na véspera de Natal, pode viver esta experiência em barcos privados que oferecem cruzeiros ao pôr do sol para vistas incríveis como prelúdio da sua celebração da véspera de Natal.
Estas opções de iates e cruzeiros privados são concebidas para grupos de até 12 pessoas e incluem a recolha no hotel, um cruzeiro de Natal com uma duração aproximada de 2,5 horas, cocktail de boas-vindas, vinho e cerveja turcos, seleção de petiscos tradicionais e regresso ao seu hotel ou local.
Se estiver a viajar sozinho, também pode encontrar uma variedade de passeios e excursões no Bósforo para desfrutar de uma noite de Véspera de Natal como deve ser. Vistas incríveis, uma boa bebida, uma boa bebida e uma seleção de petiscos tradicionais. Vistas incríveis, uma boa bebida e a companhia de outros viajantes que, tal como você, escolheram Istambul para viver um Natal diferente.
Muitas destas excursões no Bósforo levam-no a um passeio pelo Bósforo:
- Ponte do Bósforo, a fronteira entre a parte europeia e a parte asiática da cidade.
- Fortaleza de Rumeli.
- Palácio de Beylerbeyi.
- Bairro judeu de Balat.
- Palácio Yildiz.
- Muralhas de Constantinopla.
- Bairro de Eyup.
8. Visitar a esplanada do café Pierre Loti
Não sei quanto a si, mas para mim o céu da época natalícia e o ambiente em geral tornam-se diferentes. Por isso, não há nada melhor do que tomar uma bebida quente numa esplanada, para apreciar as luzes de Natal que enfeitam a cidade. O café Pierre Loti é uma boa opção, pois é considerado o grande miradouro da cidade.
Depois de uma tarde de compras de Natal nos centros comerciais ou no Grande Bazar de Istambul, ou depois de explorar alguns dos bairros da cidade, dirija-se a este local situado numa colina do cemitério de Eyüp, que oferece vistas incríveis da cidade.
O local está decorado com mobiliário do século XIX e os empregados de mesa estão vestidos com trajes do século XIX. No terraço, decorado para a época natalícia, pode desfrutar de uma bebida quente de Natal e ter uma vista panorâmica de Istambul, de onde pode tirar algumas fotografias para recordar, pois pode ver as luzes de Natal que decoram toda a cidade de Istambul a partir de cima. Para chegar a este local, pode ir a pé ou apanhar o teleférico, um dos meios de transporte públicos da cidade.
9. Experimente uma festa de Natal nos clubes noturnos de Istambul
Se procura um ambiente natalício mais festivo, recomendo que consulte a programação das discotecas de Istambul, uma vez que costumam organizar festas temáticas para celebrar o feriado.
Se estiveres no lado asiático da cidade, recomendo o Groundy Club em Kadıköy, uma discoteca conhecida pelas suas festas e DJs. Na véspera de Natal, costumam organizar uma festa com entrada paga, que normalmente inclui uma bebida.
Em direção ao lado europeu, é altamente recomendável uma visita a Beşiktaş, onde encontrará muitos bares e discotecas para celebrar o Natal. Um dos mais apelativos é o pub Kafepi, que também organiza uma festa de Natal, com DJs convidados e um divertido concurso de camisolas de Natal.
10. Dê as boas-vindas ao Ano Novo em Istambul com um espetáculo de luzes
Eu disse-lhe que o Natal não é tão popular como no Ocidente, mas a passagem de ano é outra coisa. Se decidir viajar para Istambul durante 7 dias ou mais e apanhar as duas celebrações, terá muito para apreciar.
Em primeiro lugar, não perca o impressionante espetáculo de fogo de artifício que dá as boas-vindas ao novo ano, que pode ser visto em muitos locais ao longo do Bósforo. É no dia 31 de dezembro que as famílias se reúnem e partilham presentes, preparam jantares em casa ou celebram em grande estilo num bom restaurante da cidade.
Os turcos também gostam de realizar certos rituais na véspera de Ano Novo para garantir que o próximo ano chegue com prosperidade e abundância. Uma dessas tradições é atirar um fruto de romã para o chão- quanto mais vermelho for e quanto mais pedaços partir, melhor será o presságio de sorte para o ano seguinte.
Alguns factos interessantes sobre o Natal em Istambul
- O fruto da romã é um símbolo de abundância e prosperidade na idiossincrasia turca e é comum encontrar amuletos em forma de romã adornados com fitas e pedrinhas nazar boncuğu (olho turco), que segundo os locais afastam o mau-olhado e as energias negativas.
- Outra prática local no dia de Ano Novo é que, quando o relógio bate a meia-noite, é costume abrir uma torneira durante alguns minutos, para que a saúde e a fortuna não faltem no novo ano. Também usam roupas vermelhas para atrair a abundância.
- Na antiga Turquia, era costume montar árvores decoradas para o Ano Novo, e foi daí que surgiu o costume da árvore de Natal nos países ocidentais.