O que ver e fazer em Seattle em fevereiro

Por isso, não perca mais tempo à procura de coisas para ver e fazer em Seattle em fevereiro. Compilei uma lista de coisas para fazer que podem manter toda a sua família entretida do início ao fim da sua viagem.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Seattle em fevereiro

Seattle | © Georgie Devlin

O Estado de Washington, na costa oeste norte dos Estados Unidos, é um dos cantos mais pitorescos do país no que diz respeito à beleza natural. Ao mesmo tempo, há muitas coisas para ver e fazer em Seattle, a sua maior cidade, durante todo o ano. Especialmente nos meses de inverno e verão.

Convido-o a dedicar algum tempo a ler todas as actividades que encontrei para si, para que tenha uma melhor ideia dos festivais e eventos culturais que pode encontrar em Seattle durante uma viagem em fevereiro.

1. Assistir ao Northwest Flower & Garden Show

Exposição de Flores e Jardins do Noroeste| ©Courtneygoetz
Exposição de Flores e Jardins do Noroeste| ©Courtneygoetz

O Northwest Flower & Garden Show é um dos eventos favoritos quando se trata de Seattle em fevereiro, pois tem uma atmosfera familiar que se concentra exclusivamente na diversidade da flora que pode crescer nos Estados Unidos.

Este evento de 4 dias apresenta quase sempre até 20 exposições simultâneas cobrindo vegetação de montanha, árida, tropical e oceânica de ambas as costas da América do Norte. Há também workshops gratuitos sobre botânica e jardinagem, sempre acompanhados por uma longa lista de workshops de horticultura com especialistas na matéria.

Bebidas e comida gourmet completam a encenação deste evento anual, uma vez que se trata de uma atividade destinada a entusiastas da paisagem, mas também a curiosos que procuram alternativas para preencher as suas tardes de turismo na cidade. Os autocarros de turismo de Seattle passam frequentemente por esta zona e vale a pena ter isso em conta se quiser terminar o seu dia com planos alternativos.

Pormenores interessantes

  • Datas: meados de fevereiro, o dia exato pode mudar todos os anos, dependendo de outros eventos culturais na mesma semana.
  • Local: geralmente ocorre no Washington State Convention Center.
  • Preços dos bilhetes: As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita, os passes de dois dias podem ser adquiridos com desconto, mas o preço de 25 euros é normalmente o preço de um bilhete para um único dia.

Reserve o seu autocarro turístico

2. Delicie-se com um bom bolo na Seattle Cake Con

Seattle Cake Con| ©Joshua Scoggin
Seattle Cake Con| ©Joshua Scoggin

fevereiro é um ótimo mês para visitar a cidade de Seattle pelo simples facto de todos os anos haver uma variedade de eventos a decorrer nesta bela cidade do noroeste americano. Um deles é o Seattle Cake Con, que é basicamente uma convenção de mestres padeiros que se reúnem para mostrar as maiores inovações que têm vindo a acontecer neste sector da indústria alimentar.

É provável que encontre alguma personalidade icónica da televisão americana no que diz respeito à pastelaria. Há sessões de autógrafos e workshops ao vivo. Tudo isto enquanto os próprios participantes têm stands para que os milhares e milhares de visitantes possam conhecer a qualidade que define a sua marca.

Detalhes de interesse

  • Preço: As crianças com menos de 12 anos têm normalmente entrada gratuita, e as restantes têm uma entrada aproximada de 25 euros por pessoa.
  • Local: O local é variável em função das expectativas de público, embora a 115 Bell Street seja um salão de convenções frequentemente utilizado para a Seattle Cake Con.
  • Datas: Distribuídas pelos dois dias do chamado "President's Day Weekend". Que todos os anos começa na terceira segunda-feira de fevereiro.

3. O Seattle Festival of Improv Theater oferece entretenimento ao vivo

Jet City Improv| ©Sage Ross
Jet City Improv| ©Sage Ross

O teatro de improviso é uma atividade hilariante em todo o mundo, e em Seattle tem a oportunidade de desfrutar de um festival que se centra exclusivamente neste tipo de arte performativa durante o mês de fevereiro.

É organizado pela Jet City Improv, uma das companhias por excelência no que respeita à improvisação de palco no noroeste dos Estados Unidos. Mas a realidade é que até 25 grupos participam habitualmente neste festival, que tem por objetivo divertir o público através do engenho interpretativo da improvisação. Isto gera inúmeras gargalhadas do público em geral, mesmo dos turistas que não falam inglês perfeitamente.

É uma daquelas coisas fantásticas para fazer ou ver em Seattle à noite se visitar em fevereiro, pois é uma atividade fora do comum que lhe pode dar uma visão mais íntima de como funciona a cena cultural. O que é importante, sabendo que esta é uma cidade conhecida pelo número de artistas e géneros musicais que criou ao longo das últimas décadas.

Detalhes de interesse

:

  • Locais: as instalações em 5510 University Way NE são normalmente o teatro onde se realizam todos os espectáculos do festival.
  • Datas: mudam todos os anos, a única coisa concreta é que se realiza num fim de semana qualquer de fevereiro.
  • Preços: não há distinção de idades em termos de preços dos bilhetes, mas também não há um preço fixo, sabendo que há mais de 25 grupos participantes e que por vezes há itinerários partilhados e outras vezes há itinerários individuais.

4. Com o Festival de Cinema Infantil de Seattle, também pode entreter os mais pequenos!

Festival de Cinema Infantil de Seattle| ©nwfilmforum
Festival de Cinema Infantil de Seattle| ©nwfilmforum

Uma organização sem fins lucrativos chamada Northwest Film Forum organiza um festival de cinema anual que se concentra exclusivamente na estreia e projeção de filmes criados para o público infantil. Com a participação de dezenas de países e sempre com um mínimo de 50 concorrentes seleccionados, é uma óptima oportunidade para levar os mais pequenos a desfrutar de um dia cheio de fantasias cinematográficas.

Há também outras actividades para públicos de todas as idades, como workshops educativos, tutoriais de animação e actuações ao vivo de artistas relacionados com o mundo do cinema infantil.

Uma coisa divertida e muito curiosa sobre este festival é que os júris são um grupo de 30 crianças de escolas locais. Assim, estas crianças são responsáveis por selecionar o filme que ganha os prémios mais importantes, tais como: melhor realizador, melhor filme de animação, melhor curta-metragem de animação, entre outros.

Esta atividade faz parte dos planos para ver ou fazer em Seattle com crianças durante o mês de fevereiro, pelo simples facto de ser uma atividade interessante que sai do itinerário típico de ir correr para um parque ou sair para comer doces.

Detalhes interessantes

  • Local: tem lugar na sede do Northwest Film Forum, em 1115 12th Avenue, Seattle, Washington.
  • Datas: As datas mudam e a única coisa que permanece igual é que se realiza durante o mês de fevereiro.
  • Preços: Todos os anos há um ajustamento das taxas, mas normalmente há bilhetes de entrada que permitem ver vários filmes num dia do festival pelo preço de um único bilhete.

5. Aproveite os descontos do Seattle Museum Month

No Museu das Crianças de Seattle| ©Erich Iveans
No Museu das Crianças de Seattle| ©Erich Iveans

O Mês dos Museus de Seattle é outro grande evento no que diz respeito a actividades culturais em fevereiro nesta bela cidade. Trata-se de uma série de descontos de 50% nos bilhetes de entrada de algumas dezenas de museus situados em Seattle.

Existem condições muito específicas para beneficiar deste tipo de evento organizado pela Câmara Municipal. É necessário estar alojado num dos hotéis do centro da cidade que participam neste intercâmbio financeiro.

Isto é favorável, uma vez que os descontos se estendem a até 4 hóspedes que teriam de pagar 4 bilhetes individualmente ao preço total. O melhor de tudo é que fevereiro é um mês que não é época alta, turisticamente falando. O que significa que nenhuma das instituições culturais que visitar estará tão cheia.

A Fundação Bill e Melinda Gates, o Seattle Children's Museum, o Suquamish Tribal Museum e o Burke Museum of Natural History and Culture são alguns dos estabelecimentos a que terá acesso a metade do preço com estes descontos. O que pode ser ideal para se encher de coisas para ver e fazer em Seattle durante a sua visita de 5 dias.

6. Conheça a comunidade brasileira em uma reinvenção local do Carnaval.

Carnaval ao estilo do Rio em Seattle| ©Gigithomps
Carnaval ao estilo do Rio em Seattle| ©Gigithomps

Curiosamente, Seattle tem uma comunidade brasileira relativamente grande em comparação com outras cidades americanas. Talvez esta seja a razão por trás da criação de um carnaval no estilo do Rio de Janeiro, só que desta vez acontece nas ruas enevoadas de Seattle.

Os carros alegóricos são as estrelas do espetáculo, uma vez que a cidade leva o tema da majestade muito a sério quando se trata de criar um desfile digno de ser visitado tanto pela comunidade local como pelos milhares de turistas que se deslocam todos os anos ao Estado de Washington.

A música ao vivo com trompetes e tambores tropicais recria a atmosfera de um autêntico carnaval brasileiro. É também conhecida pela música eletrónica que entretém os mais novos e se apresenta como um ponto intermédio entre o ritmo carioca e a cena cultural norte-americana.

Não vai encontrar dançarinas em biquíni, simplesmente porque está demasiado frio para isso, mas há todo o tipo de fantasias para admirar durante o desfile.

Quanto à data, é sempre na altura do carnaval tradicional e, por conseguinte, coincide com o Mardi Gras de Nova Orleães. É um evento gratuito se apenas o assistir a partir das ruas que percorre, mas para aceder ao festival de comida, bebidas e concertos até ao anoitecer que acompanham a experiência, tem de pagar um bilhete de entrada, que normalmente ronda os 30 euros por pessoa.

7. Em fevereiro, há outro festival de música improvisada

Participante do Festival de Improvisação| ©Paul H
Participante do Festival de Improvisação| ©Paul H

Como a ideia de visitar uma cidade numa determinada altura do ano é vivê-la em todo o seu esplendor, é preferível que tenha outra alternativa cultural para ocupar os serões da sua rotina turística. Neste caso, trata-se de um festival de música improvisada que se realiza todos os anos em meados de fevereiro por vontade de uma mão-cheia de artistas locais.

O Festival de Música Improvisada de Seattle é um evento bastante singular, na medida em que se trata de uma abordagem à música com instrumentos orquestrais de uma perspetiva diferente. Encontrará melodias complexas e inovadoras que nascem espontaneamente mesmo à frente dos seus olhos.

A localização destas actuações muda de ano para ano, pois é algo que se adapta ao número de artistas que se juntam à experiência. Por isso, é provável que se encontre num espetáculo de fato e gravata, enquanto noutras noites podem estar num espaço ao ar livre ao anoitecer.

Tenha em atenção que este é um festival gratuito, financiado a 100% por organizações culturais e por donativos do público. Por conseguinte, prevê-se que a contribuição por participante ronde os 5 a 20 euros.

8. Celebre o Dia dos Namorados com a vibrante cena gastronómica

As ostras de Seattle| ©Boca Dorada
As ostras de Seattle| ©Boca Dorada

Para muitas pessoas, o feriado mais importante de todo o mês de fevereiro é o que cai no Dia dos Namorados, conhecido mundialmente como Valentine's Day. Por isso, é mais do que apropriado reservar esse dia para fazer um tour gastronómico pelo melhor que a cidade tem para oferecer a si e à sua cara-metade.

Ostras, carne de veado e um autêntico hambúrguer americano com bacon canadiano são apenas algumas das coisas que poderá experimentar nos restaurantes que abundam em cada esquina da baixa da cidade.

Visitar as ruas do bairro de Chinatown é algo que também poderá agradar ao seu paladar num dia tão romântico como o 14 de fevereiro. A maioria dos restaurantes oferece menus especiais para casais.

Lembre-se de que Seattle é uma das poucas cidades americanas com uma comunidade asiática tão influente na culinária local. De facto, um jantar familiar ou romântico no Dia dos Namorados é uma das melhores coisas para fazer em Seattle durante o inverno.

9. Experimente o ambiente de inverno do Pike Place Market

Natal no Pike Place Market| ©Jeanmarie Shelton
Natal no Pike Place Market| ©Jeanmarie Shelton

O Pike Place Market é um local icónico em Seattle, um mercado de produtos locais que se estende por 5 ruas, mesmo em frente a um cais. Fica também a poucos passos do aquário da cidade.

Por isso, esta é uma zona muito movimentada da cidade e é imperdível durante o mês de fevereiro, pois o ambiente de inverno impregna as ruas, desde o tipo de produtos oferecidos até ao clima que se faz sentir ao percorrer as ruelas repletas de marisco e artesanato local.

Se ficar com vontade de aprender mais sobre a identidade gastronómica da cidade, pode completar o seu dia com algumas das melhores excursões gastronómicas de Seattle. É um excelente investimento se você estiver procurando explorar todas as dimensões culinárias das ofertas locais.

Compre as melhores excursões gastronómicas em Seattle.

10. Organize uma caminhada na praia para conhecer as piscinas naturais de inverno

Reunir-se nas praias de Seattle| ©CAusley
Reunir-se nas praias de Seattle| ©CAusley

Seattle é uma cidade fortemente caracterizada pela sua cultura pesqueira e marítima. Dentro deste panorama, é lógico que as suas costas estejam bem preservadas e o início de fevereiro é uma altura única do ano para as visitar porque a maré está tão baixa que cria piscinas cristalinas cheias de fauna marinha.

Estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, algas de milhares de cores e texturas. Estas são apenas algumas das maravilhas que pode explorar à sua vontade se se aventurar numa das praias perto do porto da cidade. As localizadas no Myrtle Edwards Park são uma excelente alternativa, uma vez que estão mesmo no meio do percurso entre o Pike Place Market e a zona do Space Needle.

Aproveitar o resto do dia para participar noutras excursões de Seattle, como as que se centram na história musical ou nas peculiaridades arquitectónicas de Seattle, é uma excelente ideia para terminar o seu itinerário turístico com um dia de exploração marinha e de praia.

Não se esqueça de que Seattle é uma cidade húmida e fria. Portanto, é imperativo que você faça uma mala bem quente para esta pequena aventura ao longo das margens da cidade.

Reserve os melhores passeios em Seattle

Como são as temperaturas em Seattle em fevereiro?

Em Seattle| ©Michael Gwyther-Jones
Em Seattle| ©Michael Gwyther-Jones

Durante o mês de fevereiro pode esperar um tempo bastante frio em Seattle, pois é uma cidade localizada no extremo norte dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, este mês é um dos mais frios do inverno.

As estimativas rondam sempre os 9 graus como temperatura máxima e 5 como mínima. Mas a verdade é que há grandes probabilidades de se registarem temperaturas negativas e de cair neve ocasionalmente durante o mês.

Por estas razões, é muito prudente levar na bagagem um número suficiente de casacos e é também aconselhável que sejam de tecidos impermeáveis. Isto porque a chuva é outra caraterística importante do ambiente de Seattle durante o mês de fevereiro.