Coisas Para Fazer Em Seattle Na Primavera

A primavera é uma óptima altura para visitar Seattle. A "Cidade Esmeralda" está a começar a aquecer e a colorir-se depois do inverno frio e pode desfrutar dela sem as multidões.

Laura Gómez

Laura Gómez

leitura de 10 minutos

Coisas Para Fazer Em Seattle Na Primavera

Seattle na primavera | ©Masood Aslami

Com cerca de metade dos dias de chuva do ano, Seattle é um destino muito húmido. No entanto, uma janela de tempo seco começa na primavera e termina no verão, ideal para passear e desfrutar das muitas atracções de Seattle, com o bónus adicional de menos turistas.

Aproveite esta estação para visitar os seus parques nacionais, andar de bicicleta, assistir a um festival e até testemunhar o aparecimento de muitas flores e grandes mamíferos que estiveram adormecidos durante o inverno.

1. Divirta-se no Festival da Humidade

Entrada para o Festival da Humidade| ©Earth Wandering
Entrada para o Festival da Humidade| ©Earth Wandering

Uma ótima maneira de experimentar a alegria da primavera em Seattle é no Moisture Festival.

O maior evento de comédia e variedades do mundo, o festival de quatro semanas apresenta uma variedade de espectáculos com trapezistas, malabaristas, músicos, mágicos, comediantes e outros artistas.

Os números apresentados são curtos (duram menos de 15 minutos) e são acompanhados por música espetacular ao vivo. É possivelmente uma das melhores actividades para crianças em Seattle.

O local principal do festival é o Hale's Palladium, no Hale's Brewery Warehouse. Outros espectáculos são apresentados no Broadway Performance Hall em Capitol Hill.

A magia do festival é que nunca se sabe qual será o próximo espetáculo. E com talentos tão estranhos como surpreendentes, este género mantém-se fresco e excitante.

Informações práticas

  • Onde: Hale's Palladium (4301 Leary Way NW) e Broadway Performance Hall (1625 Broadway).
  • Preço: Variável (a partir de 11 euros, dependendo da idade e do espetáculo).
  • Quando: 4 semanas na época da primavera. Para mais informações, consulte o sítio Web oficial.

Reservar uma visita guiada a Seattle

2. Visite uma das áreas mais vibrantes da cidade com a U District Street Fair

Feira de rua do Distrito U| ©GoToVan
Feira de rua do Distrito U| ©GoToVan

Durante a primavera, Seattle acolhe um dos festivais mais antigos do seu género no país: a U District Street Fair.

A feira é um espaço comunitário que mostra o talento local nas artes e ofícios. Realiza-se no U District de Seattle, uma zona que é uma das mais vibrantes da cidade, com a sua variedade de restaurantes, cinemas, salas de concertos, lojas e a aldeia estudantil da Universidade de Washington.

Este evento, que se realiza em maio, nasceu como um apelo à justiça social e, até hoje, ano após ano, comemora a unidade, a cooperação e a necessidade de novas perspectivas na comunidade face a diversas questões que ameaçam o bem-estar e a paz.

Para além das numerosas bancas que vendem todo o tipo de produtos, o espaço onde se realiza é preenchido com espectáculos musicais, desde o jazz às bandas de música.

Se quiser comer lá, também não terá problemas, uma vez que costuma haver um grande número de food trucks e outras bancas de comida.

Informações práticas

  • Onde: O festival acontece em 4516 University Way, no U District. Seattle, WA 98105
  • Preço: gratuito
  • Quando: 2 dias. Geralmente na segunda quinzena de maio

3. Celebre a cultura irlandesa no Seattle Irish Festival

Festival Irlandês de Seattle| ©Care_SMC
Festival Irlandês de Seattle| ©Care_SMC

Em março, durante a celebração do santo padroeiro irlandês, São Patrício, realiza-se um festival onde a cultura e as tradições da terra do trevo são orgulhosamente exibidas.

A Irlanda é um dos vários países que fazem parte do multiculturalismo de Seattle. Desde meados do século XIX, pessoas da ilha vieram habitar o porto e, atualmente, cerca de um milhão de habitantes de Seattle têm raízes irlandesas.

O festival celebra o património cultural e artístico do país com música tradicional, danças, jogos gaélicos, workshops, produções audiovisuais, exposições e muito mais.

É organizado pelo Irish Heritage Club (IHC) e é um dos eventos mais importantes da Seattle Irish Week.

Por isso... se visitar a cidade por altura do dia de S. Patrício, aproveite estes eventos para conhecer melhor a cultura irlandesa.

Informações práticas

  • Onde: no Seattle Center. 305 Harrison St.
  • Preço: gratuito
  • Quando: 2 dias (fim de semana) em torno do Dia de São Patrício.

4. Tulipas e cerejeiras: as flores da primavera que decoram Seattle e seus arredores nesta estação

Paragem na Universidade de Washington| ©Courtneygoetz
Paragem na Universidade de Washington| ©Courtneygoetz

Nos meses de primavera, grande parte da vegetação de Seattle começa a despertar do frio do inverno, e flores como as cerejeiras e as tulipas mostram o melhor dessa transformação.

Por isso, recomendo visitar parques, jardins botânicos e até um festival de flores.

  • Cerejeiras em flor**:** Entre os meses de março e abril, as flores destas árvores aparecem, começando com bolbos cor-de-rosa que logo se transformam em flores cor-de-rosa ou brancas. Este espetáculo pode ser visto em muitas das ruas e parques de Seattle, mas são as árvores floridas do campus da Universidade de Washington que roubam o espetáculo, que está aberto ao público durante esta época do ano para todos verem.
  • Tulipas: Outra bela visão são as tulipas. Todos os anos, entre abril e maio, estas flores são a peça central de um festival em Skagit Valley, localizado a norte de Seattle, a cerca de duas horas de carro de Seattle. Este festival engloba vários campos de tulipas, cada um com seu próprio apelo único e comodidades a oferecer, como a tuliptown.

Em ambos os casos, se você quiser evitar as multidões, é melhor visitar durante a semana.

5. Comemore com a comunidade no Northwest Folklife Festival

Festival de Folclore do Noroeste| ©Joe Mabel
Festival de Folclore do Noroeste| ©Joe Mabel

Os meses de primavera estão entre os melhores meses para festivais ao ar livre em Seattle, e um popular para conferir é o Northwest Folklife Festival.

Realiza-se no fim de semana anterior ao Memorial Day no Seattle Center, um local da cidade com monumentos, jardins, museus e eventos culturais ao longo do ano.

Desde a sua criação, há décadas, o Northwest Folklife Festival tem sido um local comunitário que celebra a arte, as tradições e a tradição que constituem o rico património cultural do Noroeste do Pacífico.

Todos os anos, o evento reúne vendedores de artes e ofícios locais e mais de 5.000 artistas em dezenas de palcos, que, aliás, estão abertos a músicos de rua que queiram mostrar o seu talento.

Sendo um festival organizado e coordenado pela comunidade, trata-se de um evento gratuito, que funciona com base em donativos e que é, desde há muitos anos, um caso de sucesso a nível nacional.

Dê a si próprio a oportunidade de experimentar e participar neste festival e conheça Seattle de perto e pessoalmente com as suas gentes.

Informações práticas

  • Onde: O festival tem lugar no Seattle Center. 305 Harrison St
  • Preço: gratuito
  • Quando: no fim de semana antes do Memorial Day (última segunda-feira de maio)

6. Cruzeiro na Baía de Elliott e no Porto de Seattle

Passeios de barco em Seattle| ©Byron
Passeios de barco em Seattle| ©Byron

Fazer um passeio de barco por Seattle é uma atividade altamente recomendada na primavera, uma vez que a neblina da cidade já se terá dissipado. Poderá obter melhores vistas à distância e não terá de se preocupar em ficar encharcado enquanto observa a partir do convés.

Este tipo de passeio dá-lhe outra perspetiva da cidade e dos seus arredores, dos seus edifícios, parques e belezas naturais como o grande Monte Rainier.

O passeio de barco que recomendo tem a duração de 1 hora e custa cerca de 31 euros. O barco navega à volta da baía o suficiente para obter as melhores vistas de todos estes e outros locais a partir das águas do Pacífico.

Se quiser poupar dinheiro, pode comprar o Seattle City Pass que, por um preço a partir de 108 euros, lhe permite reservar o passeio com este cruzeiro entre outros, como o Museu Pop Art, o Space Needle ou o Seattle Aquarium.

Reservar o cruzeiro no porto de Seattle

7. Aprenda sobre a indústria marítima no Festival Marítimo de Seattle

Festival Marítimo de Seattle| ©Coast Guard News
Festival Marítimo de Seattle| ©Coast Guard News

Em maio, Seattle celebra a sua atividade marítima através do Seattle Maritime Festival, que convida o público a conhecer melhor a indústria marítima, uma das indústrias que mais contribuiu para o desenvolvimento do porto da cidade desde as suas origens.

Neste festival é possível desfrutar de tudo, desde corridas de rebocadores a passeios de barco... a exposições interactivas e outras actividades maioritariamente gratuitas.

Quer aprender como se faz a soldadura nos grandes navios? Ver manobras de barcos telecomandados?... Construir barcos? O festival é para toda a família e os mais pequenos terão acesso a diferentes actividades sobre a vida em alto mar.

E a comida é imperdível. No festival encontrará diferentes opções para saborear marisco e outros pratos, principalmente da cozinha norte-americana. Na verdade, pode ser considerado um ótimo complemento para os passeios gastronómicos de Seattle.

Informações práticas

  • Onde: A maioria das actividades tem lugar no Pier 66, embora também se realizem exposições nos Pier 62 e 63. As corridas de rebocadores são realizadas nos Píeres 57 a 86.
  • Preço: A maioria dos eventos é gratuita
  • Quando: 2 a 3 dias em maio

8. Visitar as Cataratas de Snoqualmie

Arco-íris das Cataratas de Snoqualmie| ©Jeff Miller
Arco-íris das Cataratas de Snoqualmie| ©Jeff Miller

Durante a primavera, grande parte da neve do inverno derreteu e corre pelos rios e ribeiros, tornando-os mais rápidos, mais profundos e ainda mais ruidosos. Assistir ao renascimento dos rios em zonas com quedas de água é uma oportunidade maravilhosa e, muito perto de Seattle, pode fazê-lo em Snoqualmie Falls.

Estima-se que a queda de água tenha 83 metros de altura e é na primavera que se pode ver o maior caudal do topo das quedas.

Snoqualmie Falls é uma das atracções naturais mais populares do Estado de Washington, recebendo mais de um milhão de visitantes por ano. As várias plataformas de observação que rodeiam as cataratas, às quais se pode aceder a pé ou de carro, permitem oportunidades fotográficas excepcionais.

Para além das plataformas de observação, existe um enorme parque de diversões, bem como trilhos de dificuldade baixa/média, um hotel, restaurantes e até um spa.

Pode encontrar várias excursões para visitar Snoqualmie a partir de Seattle, com a vantagem de apenas ter de percorrer 50 quilómetros para chegar às cataratas.

Uma das excursões que recomendo leva-o a este espetáculo natural e também o leva numa excursão a várias atracções em Seattle, como o Kerry Park ou o Fremont Troll (atracções regulares na excursão) por um preço a partir de 71 euros. O passeio dura 4 horas e vale bem a pena.

Reservar a excursão às Cataratas de Snoqualmie

9. Aproveite as visitas guiadas e os espectáculos do Pike Place Market

Mercado de Pike Place| ©Daniel Schwen
Mercado de Pike Place| ©Daniel Schwen

O Pike Place Market é como o espírito de Seattle. É um mercado onde o comércio tradicional se combina com música de rua e entretenimento de todos os tipos, tornando-o um local cultural por excelência de Seattle.

É tão famoso que é até um destino comum para visitas guiadas a Seattle e, se o visitar na primavera, encontrará muitas flores, eventos e outras atracções. Aqui estão mais algumas informações.

  • Narcisos amarelos: Sob o relógio do mercado, estas belas flores são o sinal mais claro de que o inverno já passou. São tão apreciados que até são celebrados num dia especial no início da primavera. Encontre o presente perfumado perfeito para aquela pessoa especial e não perca as flores que são oferecidas à entrada do mercado.
  • Mês do Património Asiático Americano e das Ilhas do Pacífico: maio é o mês em que o Pike Place Market celebra as empresas do mercado que pertencem a esta comunidade, pelo que o convido a visitar, descobrir e apoiar as suas iniciativas.
  • Teatro: Uma caraterística única do Pike Place Market é o seu teatro. O espaço denominado "Can Can" tem capacidade para 120 pessoas. As peças aqui representadas combinam dança, canto, acrobacias, cabaret e comédia. Uma visita em maio, durante as celebrações do Dia da Mãe, é uma opção ideal para viver uma noite única de entretenimento.

Uma vez que os mercados são o local onde a cultura de um lugar é cozinhada, são um excelente local para provar pratos locais.

O Pike Place é especialmente ideal para isso, devido às opções gastronómicas oferecidas (regionais e internacionais) e à frescura dos ingredientes (especialmente o marisco).

Se lhe apetece experimentar e provar mas não sabe bem por onde começar, recomendo que faça um tour gastronómico para conhecer as várias receitas preparadas no mercado e descobrir as histórias por detrás de cada uma delas com os seus criadores.

Reserve um tour gastronómico no Pike Place Market

10. Faça um passeio pela cidade em duas rodas

Bicicleta em Seattle| ©Papahazama
Bicicleta em Seattle| ©Papahazama

As coloridas paisagens primaveris, combinadas com uma diminuição acentuada da pluviosidade e um trânsito bastante fluido, fazem desta estação uma excelente opção para percorrer a Cidade Esmeralda de bicicleta.

O ciclismo faz parte da cultura de Seattle de tal forma que esta foi classificada como uma das cidades mais amigas das bicicletas nos Estados Unidos.

O ciclismo não é apenas para os habitantes locais. O turismo também se junta à rede e tira partido das infra-estruturas para conhecer a cidade. Se lhe apetecer pedalar por muitos dos bairros da cidade, recomendo que reserve um dos passeios oferecidos na cidade.

Reservar um passeio de bicicleta em Seattle

Visitar Seattle na primavera: o tempo

Dia de primavera em Seattle| ©wacamerabuff
Dia de primavera em Seattle| ©wacamerabuff

No início da primavera (março e parte de abril), Seattle ainda não disse adeus ao inverno. A chuva ainda está presente e a temperatura é fresca (mínima de 4°C e máxima de 12°C, em média), por isso, se estiver de visita durante estas primeiras semanas, traga um casaco pesado e roupa impermeável.

À medida que as semanas avançam, o tempo torna-se mais tolerável para a maioria das pessoas, embora continue a ser aconselhável trazer um casaco leve e roupa impermeável, especialmente se for para as montanhas. O tempo alterna entre dias frios e nublados e dias quentes com sol radioso.

Visitar Seattle na primavera: multidões de turistas

A primavera no Monte Rainier| ©Craig Goodwin
A primavera no Monte Rainier| ©Craig Goodwin

Seattle na primavera combina duas vantagens: o clima e as multidões de turistas. Nestes meses, encontrará uma das melhores alturas para fazer passeios sem muita gente à espera para ver o que está a ver.

Poupa tempo, tira fotografias sem estranhos no local e também poupa dinheiro, porque quando o turismo abranda, os custos de alojamento e outros serviços também se tornam mais acessíveis.