Melhores passeios de bicicleta em Reikiavik

Seja nas montanhas ou na capital, os passeios de bicicleta na Islândia são uma atividade que o levará a aventuras incríveis.

Andressa García

Andressa García

leitura de 12 minutos

Melhores passeios de bicicleta em Reikiavik

Reykjavik | ©marco otaol

Os passeios de bicicleta na Islândia, e especialmente em Reiquiavique, não são uma atividade que abunde, no entanto, na minha opinião, acho que é uma das coisas mais fantásticas para ver e fazer em Reiquiavique, especialmente se for um amante da natureza e de aventuras radicais.

Para viver esta experiência, tem a oportunidade de andar numa bicicleta eléctrica que o levará pela cidade ou pelas montanhas numa visita guiada com todas as medidas de segurança. Se é uma daquelas pessoas que prefere o turismo de aventura extremo, também pode ir numa moto de quatro rodas. Fique a conhecer as minhas opções preferidas.

1. Pedalar até às termas naturais de Myvatn e provar o pão de géiser

Banhos naturais de Myvatn| ©Olivia Rempel
Banhos naturais de Myvatn| ©Olivia Rempel

Durante o passeio, você verá belas paisagens de toda a ilha, e também conhecerá os banhos naturais que ficam em Myvatn. Todo o passeio será feito em bicicleta eléctrica, pelo que poderá percorrer confortavelmente todos os trilhos e caminhos.

Outra atividade que fará neste passeio de bicicleta é visitar uma padaria subterrânea na aldeia geotérmica de Bjarnarflag. Aqui é cozinhado um pão tradicional islandês chamado pão de géiser, que é feito com o calor da energia geotérmica.

Pode pedalar até à primeira estação de produção de energia geotérmica da ilha e depois continuar até aos banhos e, finalmente, provar o pão de géiser acabado de cozer. Este passeio noturno a meio do dia pode ser um dos melhores passeios gastronómicos em Reiquiavique.

Detalhes interessantes

  • Preço: Pode reservar esta experiência por cerca de 105 euros por pessoa.
  • Duração: Esta experiência dura aproximadamente 3 horas.
  • Meios de transporte: se escolher a opção de ser recolhido no seu hotel, então pode chegar ao local onde a experiência começa num carro devidamente equipado. Uma vez iniciado o passeio, este será feito inteiramente em bicicleta eléctrica.
  • Vantagens desta experiência: poderá ter uma experiência gastronómica e de aventura na mesma viagem. Inclui um guia local e profissional que lhe contará tudo sobre cada local que irá visitar. A bicicleta e o capacete também estão incluídos, bem como o serviço sem filas em cada um dos locais que visitar. Este é um passeio para um máximo de seis pessoas por experiência.
  • Desvantagens desta experiência: Só podem participar na aventura pessoas com mais de 15 anos de idade. As refeições e as bebidas não estão incluídas no preço. O passeio não é acessível em cadeira de rodas, nem é recomendado para grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou problemas de coluna. A reserva pode ser anulada se o número mínimo de pessoas não for atingido.

2. Visite a cascata de Ullarfoss numa aventura de bicicleta eléctrica

Conhecer Ullarfoss| ©siggi mus
Conhecer Ullarfoss| ©siggi mus

Este passeio de duas horas e meia irá levá-lo a percorrer o terreno acidentado da Islândia, bem como dar-lhe a oportunidade de provar alguns excelentes snacks que estão incluídos como parte especial do passeio, antes de continuar para a cascata de Ullarfoss, o local mais esperado para visitar em todo o passeio. Esta é a minha forma preferida de visitar uma das melhores cascatas da Islândia.

No caminho, verá diferentes paisagens típicas da Islândia, caminhos lamacentos e terrenos irregulares que as bicicletas eléctricas o ajudarão a ultrapassar sem esforço. As atracções interessantes que verá na sua viagem incluem a floresta de Fossselsskógur e Fljótsheiði. O passeio começa por volta das 17:00, por isso é uma das melhores coisas para fazer em Reykjavík no verão.

Detalhes interessantes

  • Preço: Pode fazer esta excursão por cerca de 110 euros por pessoa.
  • Duração: a duração da excursão é de aproximadamente 2 horas e meia.
  • Meios de transporte: para chegar de Reykjavík ao ponto de partida da excursão, terá de viajar por conta própria, utilizando um veículo privado ou alugado, ou por transportes públicos. Uma vez iniciada a experiência, o percurso será feito numa bicicleta eléctrica.
  • Vantagens deste passeio: é um passeio para um máximo de oito pessoas por aventura. Inclui a utilização da bicicleta e os lanches oferecidos ao longo do percurso.
  • Desvantagens deste passeio: Não recomendado para pessoas com problemas cardíacos ou outras condições médicas comprometedoras. Não indicado para grávidas ou pessoas com mobilidade reduzida, problemas de coluna, entre outras condições. Não é adequado para utilizadores de cadeiras de rodas. As condições climatéricas devem ser favoráveis à realização da excursão, caso contrário esta poderá ser cancelada. Poderá também ser cancelado se não for atingido o número mínimo de participantes.

3. Conheça e explore a reserva natural de Porsmork de buggy

Reserva Natural de Porsmork de Buggy| ©AndresD
Reserva Natural de Porsmork de Buggy| ©AndresD

Embora este passeio seja um pouco diferente dos tradicionais passeios de bicicleta, esta experiência de buggy é definitivamente uma obrigação se estiver a visitar Reykjavik e a Islândia em geral. A Reserva Natural de Thorsmork é uma das melhores atracções naturais que verá na Islândia.

Durante este passeio de buggy, poderá conduzir através de grande parte da reserva e ver alguns dos glaciares mais importantes da Islândia, que estão localizados na parte sul da ilha. Alguns dos glaciares que pode visitar e percorrer no seu passeio de buggy incluem o glaciar Gig Jokull, onde pode ver como era a área após a erupção vulcânica em 2010.

Detalhes interessantes

  • Preço: para viver esta experiência terá de pagar cerca de 670 euros por pessoa.
  • Duração: trata-se de um passeio de meio dia ou de cinco horas, no qual será possível viver experiências únicas a bordo do buggy.
  • Meios de transporte: o ponto de encontro é planeado após a reserva da excursão. Para chegar ao ponto de encontro, terá de viajar por sua conta num carro particular ou alugado. Uma vez lá, o resto do passeio é feito a bordo de um buggy de quatro rodas.
  • Vantagens desta excursão: graças ao facto de estar a bordo de um buggy, não se cansará a pedalar excessivamente, além de poder passar sem problemas por estradas lamacentas e terrenos irregulares, uma vez que o veículo tem tração às quatro rodas.
  • Desvantagens deste passeio: não é adequado para mulheres grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, em cadeiras de rodas ou com dores de costas frequentes. Não é adequado para pessoas com problemas cardíacos ou outros problemas de saúde graves. É necessário um contingente mínimo de passageiros para efetuar a viagem, caso contrário esta será anulada.

4. Pedale no norte da Islândia e admire o Oceano Atlântico

Norte da Islândia| ©TXI
Norte da Islândia| ©TXI

Este interessante passeio de bicicleta eléctrica no norte da Islândia é um dos melhores passeios em Reykjavík porque poderá ver paisagens de cortar a respiração por toda a ilha. Também poderá ver vistas maravilhosas do Oceano Atlântico. O passeio é relativamente fácil e em trilhos adequados para bicicletas.

É um passeio de bicicleta de três horas que só é adequado para pessoas que gostam de adrenalina e aventura extrema. Esta excursão só é adequada para incluir na lista de coisas a fazer em Reiquiavique no verão, uma vez que o tempo tem de estar bom e ventoso para que a excursão se realize. É também uma excursão para pequenos grupos, com um máximo de cinco pessoas por excursão.

Detalhes de interesse

  • Preço: pode encontrar esta excursão a partir de 150 euros por pessoa.
  • Duração: a experiência dura aproximadamente 3 horas.
  • Meios de transporte: para chegar ao local onde vai subir para a bicicleta, tem de lá chegar por sua conta. Depois de subir para as bicicletas eléctricas, o passeio continua neste meio de transporte durante o resto do passeio.
  • Vantagens deste passeio: apenas um máximo de 5 pessoas podem participar na experiência. A utilização das bicicletas, o capacete e o equipamento de segurança estão incluídos, bem como um guia turístico.
  • Desvantagens deste passeio: Este passeio não é adequado para mulheres grávidas, nem para pessoas com problemas de mobilidade ou que sofram de dores de costas. É necessário estar em boas condições físicas para participar no passeio.

5. Faça um passeio autónomo de bicicleta pelo Círculo Dourado

Círculo Dourado| ©Iceland Tour
Círculo Dourado| ©Iceland Tour

Esta é uma das minhas excursões favoritas ao Círculo Dourado e à cratera vulcânica de Kerid, em Reiquiavique, e isso deve-se ao facto de poder ver o Círculo Dourado de uma perspetiva diferente e percorrer de bicicleta algumas das paisagens mais deslumbrantes da Islândia.

Entre os locais que pode percorrer nesta experiência estão a cascata de Gullfoss e as planícies do Parlamento de Thingvellir, incluídas na visita ao Parque Nacional de Thingvellir na Islândia. Uma das maiores vantagens desta experiência é que terá o apoio de um minibus para fazer uma pausa dos pedais da bicicleta.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta experiência custa aproximadamente 1150 euros por grupo de até quatro pessoas. Se quiser incluir mais pessoas no passeio, terá de pagar cerca de 58 euros por cada pessoa adicional.
  • Duração: trata-se de uma excursão de dia inteiro que durará cerca de oito horas.
  • Meios de transporte: parte da experiência será feita num minibus com todas as comodidades, e outra parte da viagem será feita em bicicleta eléctrica.
  • Vantagens desta excursão: pode pedir para ser recolhido no hotel onde está hospedado para iniciar o passeio até ao Círculo Dourado. A dificuldade do percurso é de fácil a moderada, o que faz com que seja um percurso que quase qualquer pessoa pode fazer. Não é necessário um número mínimo de participantes para fazer o passeio, por isso, se quiser fazê-lo sozinho, pode fazê-lo.
  • Desvantagens deste percurso: não é adequado para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de coluna ou mobilidade reduzida. Não está adaptado a pessoas em cadeira de rodas. É um passeio a ser feito apenas na época de verão, que é definitivamente a melhor altura para visitar Reiquiavique.

Dica de viajante

Se vai ao Parque Nacional Thingvellir, recomendo que chegue às 10:00 ou às 15:00. Durante estas alturas do dia, há normalmente visitas guiadas gratuitas ao parque e, com sorte, serão apenas você e o seu grupo.

Reserve a sua excursão ao Círculo Dourado

6. Passeio por Reykjavík num passeio básico de bicicleta

Ciclismo em Reykjavík| ©HernándezLo
Ciclismo em Reykjavík| ©HernándezLo

Esta é uma rota flexível em torno dos locais mais interessantes da capital da Islândia. Durante o passeio por Reykjavík pode visitar locais como a Ópera Harpa, a Casa Hofdi com as suas histórias interessantes para contar e o navio Viking Solfar. Esta excursão também o leva à costa sul de Reykjavík.

Uma das vantagens desta excursão é que nunca terá duas experiências iguais. Sempre que fizer esta excursão, terá sempre uma experiência diferente. Embora existam lugares incluídos no itinerário, tem a possibilidade de alterar, retirar ou acrescentar lugares à lista, de modo a tornar o passeio o mais personalizado possível.

Detalhes de interesse

  • Preço: pode viver esta experiência por um preço aproximado de 282 euros por grupo de até 4 pessoas. Se quiser incluir mais pessoas no seu grupo, deve pagar um custo adicional de aproximadamente 57 euros.
  • Duração: a duração da viagem é de cerca de duas horas e meia.
  • Meios de transporte: a deslocação até ao ponto de partida deve ser feita por conta própria, utilizando os transportes públicos ou alugando um automóvel. O resto do percurso será feito em bicicleta eléctrica.
  • Vantagens deste passeio: é um passeio fácil em terreno regular e estradas pavimentadas. É uma experiência privada, ou seja, só você e o seu grupo.
  • Desvantagens deste passeio: não é adequado para mulheres grávidas, nem para pessoas com dores de costas frequentes. Também não é adequado para utilizadores de cadeiras de rodas.

Reserve a sua excursão à cidade de Reiquiavique

7. Pedale à volta do Lago Challenge com todo o conforto de uma bicicleta

Desafio do Lago| ©LostOne1000
Desafio do Lago| ©LostOne1000

Este é um dos passeios de bicicleta mais radicais que pode fazer, no entanto, terá a assistência de um carro de acompanhamento para as secções mais difíceis. Durante o percurso, terá a oportunidade de ver algumas das maravilhas naturais da Islândia. É uma boa escapadela de Reykjavík porque estará num autocarro com todas as comodidades.

Quando chegar ao local onde começa o passeio de bicicleta, pode sair do autocarro, pegar na sua bicicleta eléctrica e começar o passeio. Uma das paragens mais interessantes será no lago Thingvallavatn. Também poderá ver lugares como o Vale do Rift, o Parlamento da era Viking e a junção das placas tectónicas eurasiática e americana.

Detalhes interessantes

  • Preço: Este passeio de bicicleta pode custar aproximadamente 1.000 euros por grupo de até quatro pessoas. Se quiser incluir mais pessoas na excursão, terá de pagar um preço adicional de aproximadamente 58 euros por pessoa.
  • Duração: trata-se de uma viagem longa de cerca de seis horas.
  • Meios de transporte: deve chegar por sua conta ao ponto de encontro estabelecido no momento da reserva. A partir daí, embarcará num autocarro devidamente equipado até ao parque natural onde terá início a viagem. Uma vez no local, a viagem será feita de bicicleta eléctrica em algumas partes e de autocarro noutras.
  • Vantagens desta excursão: Esta excursão é permitida na primavera, verão e outono. A visita original é feita em inglês, mas é possível solicitar uma visita privada em espanhol.
  • Desvantagens desta excursão: não é acessível no inverno. Não é adequado para utilizadores de cadeiras de rodas, pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com dores de costas constantes. Também não é recomendado para mulheres grávidas. A dificuldade do percurso é grande, pelo que é necessário o apoio de um automóvel.

8. Inscreva-se para uma excursão privada à costa norte de Reiquiavique apenas no verão

Praia termal de Nauthólsvík| ©Giuseppe Milo
Praia termal de Nauthólsvík| ©Giuseppe Milo

Nesta excursão especial a partir de Reiquiavique, pode pedalar ao longo da costa norte ao seu próprio ritmo. Poderá ver algumas paisagens fantásticas deste lado da ilha, incluindo a praia termal de Nauthólsvík e a zona de Perlan.

Uma das melhores coisas sobre este passeio é que pode escolher a melhor altura do dia para o fazer. Pode fazê-lo ao fim da tarde, para que possa ver o pôr do sol islandês durante o passeio, ou pode fazê-lo durante o dia. É privado, por isso é só para si e para o seu grupo.

Pormenores interessantes

  • Preço: Esta visita guiada custa aproximadamente 281 euros por um grupo de até quatro pessoas, por cada pessoa adicional, pagará aproximadamente 58 euros por pessoa.
  • Duração: o percurso completo tem uma extensão de 18 quilómetros, a duração dependerá do tempo que se queira dedicar à experiência, mas para dar uma estimativa, poderá demorar cerca de três horas a visitar todos os locais do itinerário.
  • Meios de transporte: terá de chegar por sua conta ao ponto de partida indicado no momento da reserva. Desde o início da viagem, tudo é feito em bicicleta eléctrica até ao regresso ao ponto de partida inicial.
  • Vantagens deste passeio: é fácil de efetuar, não requer grande esforço nem preparação específica para o fazer. É feito em estradas pavimentadas e maioritariamente em terreno plano. Embora a visita guiada seja em inglês, é possível agendar uma visita privada em espanhol.
  • Desvantagens deste passeio: Não é adequado para utilizadores de cadeiras de rodas ou pessoas com problemas de mobilidade, dores de costas ou problemas semelhantes. É um passeio que só pode ser feito durante a época de verão, porque no inverno as temperaturas descem consideravelmente e os trilhos estão fechados.

Reserve a sua excursão à costa de Reiquiavique

Dicas para passeios de bicicleta em Reykjavík

Passeios a pé em Reykjavík| ©jordi Doria Vidal
Passeios a pé em Reykjavík| ©jordi Doria Vidal
  • Tente fazer este tipo de passeio de bicicleta na época de verão, porque no inverno as estradas estão muitas vezes fechadas ou são mais perigosas do que no verão.
  • Vista-se adequadamente, mesmo que esteja a fazer o passeio no verão, certifique-se de que usa roupas quentes, pois o vento pode ser muito forte na Islândia.
  • Se viajar com crianças, certifique-se de que elas podem viajar confortavelmente num assento de bicicleta para crianças.
  • Use sempre óculos de sol para se proteger do vento. E se viajar com crianças, leve cachecóis, luvas e óculos de sol para elas também.
  • Não se esqueça de reservar todas as excursões antes da sua viagem, para que possa garantir o seu lugar em cada excursão que reservar.

Por que razão devo fazer uma visita guiada de bicicleta em Reiquiavique?

Excursão de autocarro turístico| ©carolynthepilot
Excursão de autocarro turístico| ©carolynthepilot

Pode certamente andar de bicicleta em Reiquiavique e noutros locais da capital por si próprio, mas andar de bicicleta sozinho sem um guia profissional pode ser um pouco arriscado.

Recomenda-se que faça este passeio acompanhado por uma pessoa experiente que lhe possa dizer tudo o que precisa de saber sobre cada um dos locais onde parar ao longo do caminho. É também importante ir com um guia profissional para garantir a sua segurança. Além disso, ao ir com um guia turístico, saberá sempre para onde está a ir e não se perderá.