10 coisas para fazer em Roma em março
Este mês, a Cidade Eterna dá as boas-vindas à colorida primavera, celebra a mais famosa Páscoa e dá início às actividades ao ar livre. Tome nota!
O fim do inverno e o início da primavera em Roma é a altura ideal para organizar uma viagem à capital italiana. A temperatura é mais amena do que nos meses mais rigorosos do inverno e os dias tornam-se mais longos.
Além disso, um dos eventos mais aguardados do ano, a Páscoa, começa a sério e o calendário está repleto de actividades ao ar livre, nas quais os jardins e os terraços são os principais protagonistas. Tome nota deste guia com 10 coisas para fazer em março se vai viajar neste mês especial. Continue a ler!
1. Viver a Semana Santa romana
Quer seja uma pessoa espiritualizada ou não, um dos eventos mais impressionantes na Cidade Eterna é a Semana Santa em Roma. É geralmente celebrada com grande devoção nos países católicos, mas sabe como é que a Páscoa é celebrada na capital italiana? Leia com atenção.
Se está a planear viajar para Roma na Páscoa e não tem a certeza da data, considere as seguintes sugestões:
- O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e pode assistir a uma missa oficiada pelo Papa que celebra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém e ver os milhares de fiéis reunidos com os seus ramos de oliveira.
- A Quarta-feira Santa é também um dia a não perder, pois é possível reservar bilhetes para a Audiência Papal.
- O Domingo de Páscoa é outro dia que vale a pena viver em Roma nesta altura do ano. É a grande festa que comemora a ressurreição de Cristo, e sentir-se-á a atmosfera de alegria e júbilo na Praça de São Pedro!
E na sua viagem a Roma na Páscoa, não deixe de reservar a visita guiada às catacumbas e basílicas de Roma, onde descobrirá a Basílica de Santa Maria Maggiore e a Arquibasílica de São João de Latrão, bem como as catacumbas de São Calisto, numa atmosfera única. Não se arrependerá!
2. Sinta-se como um imperador na morte de Júlio César!
Se é um apaixonado por história, não pode perder a homenagem em Roma, a 15 de março, para assinalar o aniversário da morte do imperador Júlio César, uma das figuras mais carismáticas e idolatradas da Roma Antiga.
Quando reservar os seus bilhetes para o Coliseu, Fórum e Monte Palatino, tenha em atenção que neste dia se realizam vários eventos culturais no Fórum Romano, junto à estátua de Júlio César.
Sem dúvida, o que mais me surpreendeu nesta celebração foi a reconstituição da sua morte com actores maravilhosos, que teve lugar no local onde ele foi morto: no sítio arqueológico do Largo di Torre Argentina, uma praça muito movimentada no centro da Cidade Eterna. Vai ficar com os cabelos em pé! Aqui verá os chamados Libertadores disfarçados, que foram os que executaram o plano fatídico, e será levado numa viagem ininterrupta no tempo!
3. Participa na Festa da primavera!
Um dos meus passatempos favoritos em Roma foi passear pelos jardins em flor, como a Villa Borghese, onde descobri as impressionantes esculturas da Villa Borghese. Também pode conhecê-los de uma forma divertida se reservar um passeio de Segway pela Villa Borghese.
Outra opção se quiser experimentar a primavera na sua forma mais pura no final de março é ir à Escadaria Espanhola na Piazza di Spagna, onde verá um festival de cores. O Festival da primavera cobre os degraus barrocos da praça com milhares de azáleas brancas, cor-de-rosa e violetas. Embora sejam pitorescas durante todo o ano, na primavera em Roma chamam ainda mais a atenção pela combinação de cores que as decoram. A partir daí, pode tirar algumas das melhores fotografias da Cidade Eterna!
4. Comemore o dia de São Patrício como um verdadeiro irlandês!
Todos os anos, a 17 de março, uma onda de verde invade a Cidade Eterna e os pubs irlandeses transformam-se para celebrar o Dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda. Estes pubs enchem-se de ruivos que vivem em Roma e organizam actividades divertidas com cerveja (os famosos pints), folclore e shamrocks pelo meio. Uma tradição que foi adoptada por outras grandes cidades do mundo, como Nova Iorque, Buenos Aires e Madrid. Afinal, qualquer desculpa é uma boa desculpa para um brinde, certo?
O Dia de São Patrício também é celebrado no monumento mais emblemático da cidade, o Coliseu de Roma, que é tingido de verde-esmeralda graças a uma campanha do Departamento de Turismo irlandês, que todos os anos enche de cor as principais fachadas do mundo, incluindo a do anfiteatro icónico.
A minha recomendação, se estiver em Itália nesta altura do ano, é que reserve o seu bilhete para o Coliseu de Roma. E, claro, depois da sua visita, procure um pub irlandês na capital para brindar ao santo. Lembre-se de dizer "Silent!" para se sentir um verdadeiro irlandês, em vez do tradicional "cheers!
5. Ponha-se à prova na Maratona de Roma
Se uma das suas resoluções de Ano Novo é perder calorias e quer fazê-lo num lugar único, recomendo a maratona que se realiza anualmente na Cidade Eterna. A partida da corrida é dada em frente ao Coliseu, um dos monumentos mais famosos de Roma, que está de pé há 2000 anos. Haverá melhor forma de ficar em forma?
A partir daqui, passará por fabulosos postais como a Basílica de São Pedro, a Fonte de Trevi, a Piazza Navona, a Escadaria Espanhola e muitas outras ruelas boémias e pitorescas do centro histórico da cidade. Não vai querer voltar ao ginásio.
A versão mais ligeira da maratona
A popular Maratona de Roma tem lugar normalmente no terceiro domingo de março e os participantes correm 42 quilómetros pela Cidade Eterna. Neste evento, encontrará participantes de todo o mundo, e não se preocupe se não estiver muito em forma, porque pode fazer um percurso curto de 4 quilómetros concebido para principiantes. Outra opção para ficar em forma é reservar um passeio de bicicleta ao longo da Via Ápia.
6. Celebrar o Dia da Mulher na Festa della Donna!
Quer aproveitar o Dia Internacional da Mulher de uma forma diferente durante a sua viagem à capital italiana? O dia 8 de março é celebrado na maior parte dos países do mundo, mas em Itália caracteriza-se por um costume muito especial: oferecer um belo ramo de mimosas às mulheres.
Vá a qualquer loja de flores ou ao icónico mercado da praça Campo dei Fiori e compre o seu. É sempre uma boa altura para se mimar, e ainda mais nas férias.
A origem desta tradição remonta a 1946, no final da Segunda Guerra Mundial, quando Teresa Noce, Rita Montagnana e Teresa Mattei distribuíram um ramo desta flor às mulheres na rua, simbolizando a força e a capacidade de renascer em qualquer lugar, mesmo em terras queimadas.
Provar os doces em forma de flor
Para os mais gulosos, provem o bolo "mimosa", que, aliás, é de lamber os dedos! Qualquer feriado em Itália é uma boa altura para mostrar a artilharia pesada do país: os seus doces requintados e a sua gastronomia! Quase todas as pastelarias preparam bolos amarelos para este dia, lembrando a planta.
Além disso, muitas lojas oferecem descontos e os restaurantes preparam menus especiais para o Dia da Mulher. Nalguns anos, a entrada nos museus é mesmo gratuita para as mulheres. Por isso, não hesite em reservar uma visita gastronómica ao Campo de Fiori e aproveite ao máximo.
7. Refugiar-se nos museus gratuitamente aos domingos de inverno
Se tiver a sorte de passar sete dias ou mais em Roma, incluindo um domingo, uma óptima maneira de fugir ao frio é visitar os museus e maravilhar-se com as grandes obras de Rafael, Rubens e Caravaggio. Não soa mal, pois não?
Facto importante: durante o primeiro domingo dos meses de inverno, a entrada é totalmente gratuita. No entanto, deve ter em conta que as obras mais famosas têm filas de espera muito longas, que podem demorar horas. O meu conselho é que, se quiser mesmo ir, compre com antecedência especialmente os bilhetes para o Coliseu e os bilhetes para o Castel Sant'Angelo.
Por outro lado, o preço dos bilhetes para os Museus do Vaticano também é de zero euros; ou seja, grátis (como adoramos esta palavrinha!) durante o último domingo do mês. Sugiro que se levante o mais cedo possível para estar entre os primeiros da fila, o que, acredite, vai gostar. Tome nota dos bilhetes para os melhores museus que pode visitar na Cidade Eterna:
- Os Museus Capitolinos.
- Os Museus do Vaticano.
- A Galeria Borghese.
- Castel Sant'Angelo.
- O Museu do Gladiador.
- Museu Leonardo da Vincci.
8. Assistir à festa de Santa Francisca, padroeira dos motoristas
Sabemos que, na capital italiana, as scooters Vespa gozam de uma auréola de divindade, prova disso é que a própria Audrey Hepburn sucumbiu a estes dois encantos e aí pode reservar um passeio de Vespa em Roma. Mas que papel desempenham os automóveis na Cidade Eterna? Analisamos este exemplo mais de perto.
Há uma igreja em Roma onde os carros podem ser abençoados no dia 9 de março. Embora possa parecer estranho, até os carros de aluguer podem participar e desfrutar desta celebração única e diferente em primeira mão.
Onde? Na Basílica de Santa Francesca Romana, situada muito perto do Fórum Romano. Esta igreja veste-se a rigor para abençoar o grande número de veículos que a rodeiam. No final, todos os carros tocam as buzinas num concerto improvisado, um dos planos mais curiosos que fiz na capital!
9. Envie ao seu pai uma selfie da Festa de San Giuseppe
Se viajar para Roma este mês, pode desfrutar de um dos eventos mais populares na Cidade Eterna: o Dia do Pai. A figura de São José sempre foi muito venerada pelo povo romano. Prova disso são as numerosas igrejas construídas em sua honra e a grande difusão do nome "Giuseppe" entre o povo. Por este motivo, o dia 19 de março foi sempre uma data muito especial na capital italiana.
Verá como as principais ruas à volta da Basílica de San Giuseppe al Trionfale, que celebra uma missa, se enchem de animação e poderá provar os zeppole, o doce típico desta efeméride, feito com massa folhada e recheado com um saboroso creme de ovos.
Assistir a uma procissão presidida por São José
O dia é tradicionalmente comemorado com fogueiras e, por vezes, com desfiles curiosos que representam cenas da vida de São José. Até aos anos 60, era organizada uma procissão com a estátua do santo transportada aos ombros dos fiéis.
10. Tomar uma boa chávena de café, símbolo da Cidade Eterna
Se eu disser que durante a sua viagem sentirá o aroma das melhores pizzas de Roma, do forno a lenha e do café acabado de fazer, enquanto passeia pelas ruas, não estou a mentir. O inverno romano é sinónimo de café na capital italiana. Encontrará milhares de tipos diferentes de grãos de café, tantas quantas as personalidades à face da terra: doce, amargo, engraçado, cortado... Eis uma lista das minhas cafetarias preferidas:
- Sant'Eustachio Il Caffè (Piazza Sant'Eustachio, 82): um local acolhedor que remonta a 1938 e que preserva a decoração e o charme originais - um templo para os viciados em cafeína!
- Café Greco (Via Condotti, 86): considerado o café mais antigo da Cidade Eterna. É um clássico para os amantes desta bebida.
Temperaturas em março na Cidade Eterna
Antes de embarcar num voo, uma das nossas maiores preocupações é quase sempre a temperatura. Por isso, recomendo que dê uma olhadela na previsão do tempo com alguns dias de antecedência. Em geral, estas situam-se entre os 8°C e os 15°C para o mês de março.
Não se esqueça de trazer um bom casaco e um guarda-chuva, pois é bastante provável que chova nalguns dias. As horas de luz do dia em março são quase 12 horas, o que lhe dá tempo para explorar todos os recantos secretos da Cidade Eterna. O nascer do sol é às 06:22 e o pôr do sol é às 18:17.
março em Roma: números e preços dos turistas em março
março ainda é considerado época baixa e, felizmente, a cidade não está tão cheia de turistas como noutras alturas do ano, pelo que se pode explorar a cidade confortavelmente sem ter de fazer filas enormes para entrar nas atracções.
A exceção que prova a regra é a Semana Santa, uma celebração que atrai milhares de visitantes religiosos de todo o mundo, o que faz com que os preços na Cidade Eterna (principalmente voos e hotéis) aumentem significativamente. O meu conselho é que compre os seus bilhetes com a maior antecedência possível. Pegue numa caneta e num papel e escreva algumas das chaves para organizar a sua viagem a Roma.