10 coisas para ver e fazer em Tóquio no Natal
Em Tóquio, o Natal é celebrado de uma forma muito especial, sem o significado religioso que tem noutros países, mas com muito romance.

Iluminação em Tóquio | ©Ken Yamaguchi
A celebração do Natal na capital japonesa é uma das coisas mais interessantes para ver e fazer em Tóquio. No Japão, o feriado tornou-se uma celebração muito especial, sem o significado religioso que tem noutras partes do mundo. Isto deve-se ao facto de as principais religiões serem o Xintoísmo e o Budismo.
Além disso, no Japão, o Natal não é um feriado público, ou seja, é um dia de trabalho, mas é uma altura para celebrar com o seu parceiro, amigos e família. Se estiver em Tóquio no Natal, pode assistir a espectáculos especiais, feiras e festivais, apreciar as fantásticas iluminações e decorações de Natal, ir aos mercados de rua ou provar as especialidades de Natal japonesas.
1. Visitar um mercado de Natal em Tóquio

Os mercados de Tóquio são inspirados nos melhores mercados da Europa e o Natal é uma excelente altura do ano para os visitar:
- O Mercado de Natal de Tóquio é normalmente montado no Parque Shiba ou no Parque Hibiya. Inspirado nos mercados da Alemanha, encontrará presentes, artesanato, decorações, comida tradicional alemã e vinho quente, e até concertos ao vivo e workshops. Ah, e uma árvore de Natal de 14 metros de altura vinda da Alemanha!
- O Yokohama Red Brick Warehouse tem um ringue de patinagem e é inspirado no mercado de Nuremberga.
- O Roppongi Hills também é de inspiração alemã.
- No Ebisu Garden, sentir-se-á como se estivesse numa feira da ladra em França.
O inverno em Tóquio é frio, por isso uma boa maneira de visitar os mercados de Natal de forma confortável e quente é reservar um passeio de carro privado de 10 horas com um itinerário totalmente personalizável, para que possa aproveitar a oportunidade de descobrir os pontos turísticos mais interessantes da capital japonesa.
2. Maravilhe-se com as luzes de Natal e de inverno

Na época do Natal, as ruas, parques, lojas, etc. de Tóquio iluminam-se de forma espetacular, como só esta cidade japonesa sabe fazer. Não são apenas as luzes de Natal, mas também as típicas luzes de néon japonesas e a iluminação especial que o Japão usa para dar as boas-vindas ao inverno.
E se quiser levar para casa uma recordação inesquecível, reserve uma excursão fotográfica nocturna em Tóquio e aprenda a tirar fotografias à noite enquanto contempla as fantásticas luzes das ruas de Shinjuku e Shibuya.
Outros locais cuja iluminação o deixará sem palavras são a floresta azul de Caretta Shiodome e a antiga estação de Shimbashi.
Caretta Shiodome
Em Caretta Shiodome, verá uma espetacular floresta azul iluminada. Além disso, a cada 30 minutos, há um espetáculo de luz e som que o deixará maravilhado.
Pode ser visto de novembro a meados de fevereiro, exceto nos feriados de 1 a 3 de janeiro, das 17h00 às 23h00, em 1 Chome-8-2 Higashishinbashi, Minato City, Tóquio 105-7090.
Antiga Estação de Shimbashi e Comboio Espacial de Shinbashi
A antiga Estação de Shimbashi funcionou até 1914 e foi destruída, até 2005, altura em que o edifício original foi reconstruído e aí começou a funcionar um museu dedicado à história dos caminhos-de-ferro.
No pátio do museu pode ver-se um comboio iluminado, que é o local escolhido por muitos casais para tirarem uma fotografia romântica na época natalícia.
Outro comboio iluminado famoso é o Shinbashi Space Train, que é acompanhado pelos sons dos comboios antigos. Está localizado em 2 Chome-17 Shinbashi, Minato City, Tokyo 105-0004.
3. Desfrute de um jantar tradicional no Kentucky Fried Chicken

Diz-se que o costume de comer frango frito no Natal foi introduzido por estrangeiros que viviam no Japão porque não conseguiam arranjar perus. Seja qual for a sua origem, é agora uma tradição e muitas pessoas reservam uma mesa no Kentucky Fried Chicken com meses de antecedência.
Mas se o frango frito não for a sua praia, pode aproveitar a oportunidade para experimentar pratos típicos japoneses e aprender sobre a sua cozinha única numa excursão gastronómica em Tóquio.Delicioso!
4. Provar o tradicional bolo de Natal

E depois do frango frito, ou dos pratos típicos à sua escolha, é altura da sobremesa e a tradição é um delicioso bolo feito de pão de ló, natas e morangos decorados com motivos natalícios.
Acredita-se que a loja Fujiya popularizou esta tradição nos anos 50, razão pela qual é um dos locais mais populares para encomendar este bolo de Natal.
Mas há também muitas pastelarias que oferecem esta sobremesa, como a Daimaru Tokyo, a Patisserie Coco Ange ou a Patisserie Monte Rosa.
5. Comemorar a véspera de Ano Novo em Tóquio

Odia de Ano Novo em Tóquio é feriado e as celebrações continuam por mais dois dias: não só o dia 1 de janeiro, mas também os dias 2 e 3 são dias de festa no Japão. A sua forma de dar as boas-vindas ao novo ano também é diferente, mas muito interessante para aprender mais sobre a sua cultura.
Uma forma de celebrar o novo ano no Japão é ir a um templo budista para ouvir as 108 badaladas, o Joya no kane. Um dos templos mais conhecidos para os ouvir é o Templo Zojoji, situado perto da Torre de Tóquio, ou o Templo Sensoji, no bairro de Asakusa.
Mas se procura algo mais festivo, encontrará muitas festas de rua em Tóquio, como na passadeira em Shibuya ou em frente à Torre de Tóquio, onde muitas pessoas se juntam para assistir à mudança da data na fachada do edifício.
6. Deslumbre-se com um espetáculo de fogo de artifício

Todos os sábados de dezembro, às 19h00, realiza-se um espetáculo de fogo de artifício sobre a Ponte do Arco-Íris, no Parque Odaiba, e as dimensões do espetáculo são verdadeiramente espantosas. O espetáculo, que é acompanhado por música, dura apenas 5 minutos, mas consegue iluminar o céu de inverno de Tóquio.
A iluminação especial da Ponte do Arco-Íris complementa muito bem o fogo de artifício que é lançado durante o mês de dezembro. É um espetáculo tão grande que é possível ver as luzes mesmo de longe e de ambos os lados da Baía de Tóquio
Outra excelente forma de ver a Ponte Arco-Íris é passar por baixo dela, a bordo de um cruzeiro panorâmico com vista para a Baía de Tóquio, que é o ponto alto de uma excursão de autocarro de 10 horas por Tóquio que não pode ser perdida.
7. Assistir a um festival tradicional japonês

Se visitar Tóquio em dezembro, pode assistir a alguns festivais muito interessantes que se realizam para celebrar as festas de fim de ano no Japão. Nestes festivais, terá a oportunidade de absorver a cultura japonesa e comprar presentes especiais para oferecer como prendas de Natal.
Alguns dos festivais que recomendo são:
- A Feira Hagoita Ichi, realizada entre 17 e 20 de dezembro de cada ano no Templo Sensoji, no bairro de Asakusa, em Tóquio. Vende hagoitas, papagaios, decorações de Ano Novo e objectos sagrados.
- A Festa do Fogo de Akiha, realizada em Hamamatsu.
- O festival Chichibu Yomatsuri, perto de Tóquio, que inclui um desfile de carros alegóricos, fogo de artifício e uma feira.
- Akō Gishi Sai, uma homenagem aos 47 ronin de Ako, realizada no Templo Sengakuji em Tóquio.
8. Desfrutar da época de neve

O Japão é um país de longos Invernos onde neva muito, principalmente entre dezembro e março. No entanto, a cidade não costuma ter muita queda de neve, por isso, se quiser apreciar as flores de cerejeira brancas ou o Monte Fuji coberto de neve, recomendo uma viagem ao Monte Fuji a partir de Tóquio.
Se reservar uma viagem ao Monte Fuji, pode admirar a vista da 5ª Estação Fuji, com 3776 metros de altura, e desfrutar de um passeio de teleférico em Hakone. É uma experiência de Natal inesquecível.
Se ficar mais tempo, pode também visitar aldeias como Shirakawa-go, Ginzan Onsen ou Koyosan, onde encontrará um cenário de inverno de sonho com casas baixas e templos cobertos de neve.
9. Celebrar o Natal à maneira romântica de Tóquio

O Japão tem a sua própria forma única de celebrar o Natal, diferente dos países com tradições ocidentais. Por isso, se planeia viajar com o seu parceiro, vai gostar de saber queo Natal no Japão é celebrado em casal, tal como o Dia dos Namorados! Pela mesma razão, os presentes nesse país são feitos para os dois.
Em Tóquio, para celebrar o Natal, especialmente na véspera de Natal, os casais reservam mesas em restaurantes e quartos em hotéis. Por isso, se viajar para Tóquio na véspera de Natal, certifique-se de que faz a reserva com antecedência, pois pode ser difícil conseguir uma mesa. E se não estiver a viajar em casal, também pode festejar com amigos ou família.
10. Assistir a um espetáculo da Tokyo Disneyland ou Disneysea

Durante o Natal, o parque temático Tokyo Disneyland Resort veste-se de uma forma especial. Decorações de Natal, espectáculos especiais, passeios, luzes, árvores de Natal gigantes e o cenário mágico que caracteriza sempre a Disney dar-lhe-ão as boas-vindas para celebrar um Natal diferente.
De 8 a 25 de dezembro, a Tokyo Disneyland Resort apresenta todos os anos espectáculos especiais: "A Christmas Fantasy" e "Christmas Wishes", nos seus dois parques, Disneyland e DisneySea. Visitar a Disneylândia e a DisneySea é uma das melhores coisas para ver e fazer em Tóquio com crianças, especialmente no Natal!
Se não sabe que parque escolher, tenha em mente que a Disneylândia de Tóquio foi construída no mesmo estilo que a Disney Califórnia e a Disney Florida. O DisneySea, por outro lado, é inspirado no mar e tem atracções que só encontrará em Tóquio.
Saiba mais sobre as atracções
- Localização: Tokyo Disneyland, 1-1 Maihama, Maihama, Urayasu 279-0031 Prefeitura de Chiba
- Horário: das 8h00 às 22h00 diariamente.
- Preço: Cerca de 80 euros para adultos; 70 euros para adolescentes; e 53 euros para crianças.
- Como chegar lá: Pode apanhar o comboio da linha JR ou um dos autocarros de Tóquio.
- Recomendações: Comprar o bilhete com antecedência e tentar chegar o mais cedo possível.
O tempo em Tóquio no Natal

De dezembro a fevereiro é inverno no Japão, e muito frio. A temperatura média em Tóquio é de 12°C durante o dia e de 5°C à noite, podendo descer até aos -3°C nas noites e manhãs muito frias. Os dias têm aproximadamente 6 horas de sol, pelo que muitas atracções turísticas fecham às 17h00.
O clima de Tóquio é seco, com pouca chuva, embora nos últimos anos a cidade tenha registado queda de neve.
O ideal é usar roupa em camadas, respirável e um casaco impermeável. Luvas, chapéu e cachecol são imprescindíveis. E se pretender desfrutar da neve de forma mais intensa em ambientes naturais, como o Monte Fuji, precisará de roupa e botas específicas.