10 coisas para ver em Praga em dezembro
Vale a pena visitar Praga na altura do Natal? Claro que sim! Em dezembro, o tempo frio em Praga não pára a festa nem por um momento. Se visitar a cidade este mês, prepare-se para visitar mercados, ouvir canções de Natal, saborear comida deliciosa e muito mais.
Com a chegada do tempo frio, o encanto de conto de fadas que caracteriza os edifícios góticos de Praga aumenta ainda mais. Se já visitou Praga no verão ou na primavera, talvez lhe custe a acreditar, mas poucas coisas no mundo são tão belas como as vistas do Castelo de Praga após a primeira queda de neve do inverno. Mas o que mais há para fazer nesta bela cidade para além do cenário de sonho? Aqui conto-vos tudo em pormenor.
1. Assistir à cerimónia de iluminação da Ponte Carlos
Se visitar Praga em dezembro, não pode perder a tradicional cerimónia de iluminação da Ponte Carlos. Esta cerimónia realiza-se todos os dias, desde o final de novembro até 23 de dezembro. Pouco antes do anoitecer, uma pessoa muito importante, conhecida como o acendedor de lampiões da cidade, tem a importante tarefa de acender todas as luzes da Estrada Real do Rei.
Para além das belas estátuas que a adornam, a Ponte Carlos é a única ponte do mundo que continua a utilizar um sistema de gás para as suas luzes; no entanto, ao contrário do que acontece em dezembro, no resto do ano estas luzes são ligadas por um sistema automático à distância.
Onde se realiza
Com início na Torre da Pólvora, começa na Praça Křižovnické náměstí. Segue a rota histórica até à Praça da Cidade Velha e termina na Ponte Carlos. Aproveite um dos melhores passeios pela cidade para explorar esta área.
Como comprar bilhetes
Não são necessários bilhetes, a cerimónia é gratuita para turistas e locais desfrutarem.
2. Desfrute dos mágicos mercados de Natal de Praga
Uma das melhores coisas para fazer em Praga na altura do Natal é assistir aos encantadores mercados de Natal que se realizam por toda a cidade. Durante todo o mês de dezembro, as praças estão cheias de pequenos chalés de madeira lindamente decorados com luzes, brilhos e cores festivas. Para além de ser o local perfeito para comprar as suas lembranças de viagem ou presentes de Natal para a família, é também uma oportunidade para saborear pratos tradicionais de Natal de Praga, doces e bebidas; o vinho jovem e a cidra quente são imperdíveis.
Onde se realiza
Praticamente todos os bairros de Praga têm a sua pequena praça principal, e em cada uma delas há um mercado com pessoas da comunidade local. Segue-se uma lista das maiores, mais movimentadas e mais variadas, mas também é bem-vindo a visitar os outros locais nos bairros mais pequenos.
- Praça da Cidade Velha: Disponível durante todo o mês de dezembro, o mercado de Natal na Praça da Cidade Velha começa no final de novembro e termina normalmente no Dia de Reis. Para além das bancas que vendem comida, bebida e artesanato, há concertos de canções de Natal e espectáculos de dança.
Horário de funcionamento: das 10 às 22 horas.
- Praça Venceslau: Desde o final de novembro até à Epifania, realiza-se um mercado de Natal na histórica Praça Venceslau. A especialidade dos mercados nesta área são os presentes artesanais feitos de madeira e aço.
Horário de funcionamento: das 10 às 22 horas.
- Plaza de la República: Este mercado começa normalmente no dia 25 de novembro e termina no dia 24 de dezembro; nas suas bancas encontrará uma grande seleção de produtos de Natal, presentes para crianças, sabonetes e velas com aromas da época e tudo o que precisa para decorar a sua casa para as festas.
Horário de funcionamento: das 10 às 19 horas.
- Castelo de Praga: Na Praça de S. Jorge, realiza-se um mercado de Natal muito especial, onde pode encontrar uma vasta coleção de produtos de Natal feitos por vendedores e artesãos cuidadosamente seleccionados.
Horário de funcionamento: das 9h00 às 18h00, fins-de-semana até às 19h00.
Como comprar bilhetes
Os mercados são gratuitos e estão abertos a turistas e habitantes locais.
3. Fazer uma visita guiada às "Casas do Grande Café".
Le Grand Café Houses é o nome dado aos cafés históricos da cidade; estão por todo o lado em Praga e dezembro é uma das melhores alturas para os apreciar, devido à presença quase inexistente de turistas na cidade. Para além de serem atracções históricas por direito próprio, estes famosos locais servem bebidas e pratos deliciosos e oferecem abrigo do tempo frio que se faz sentir lá fora - não há nada melhor do que isto!
Onde ir
Nos anos em que Praga fazia parte do famoso Império Austro-Húngaro, a cidade serviu de refúgio a intelectuais, criativos e pensadores de todo o género. Os belos cafés de Praga serviram de espaço de trabalho para a criação de grandes obras e para a discussão de ideias que viriam a fazer parte do pensamento das gerações futuras. Alguns dos que deve visitar são:
- Kavárna Slavia Caracterizado por vistas fabulosas sobre a cidade de Praga, sempre foi comum a atuação de músicos e cantores de ópera de renome.
- Café Savoy Considerado um dos mais belos cafés do mundo devido aos seus interiores de estilo renascentista.
- Café Louvre Ponto de encontro favorito de intelectuais de todas as idades. Franz Kafka escreveu a Metamorfose sentado neste sítio.
4. Venha conhecer o pitoresco São Nicolau e os seus companheiros.
No dia 5 de dezembro, Praga celebra o dia de São Nicolau, ou Mikuláš para os habitantes locais. Esta divertida personagem, muito semelhante ao Pai Natal, passeia pela cidade acompanhada por duas figuras importantes: um anjo e um diabo. As crianças de Praga reúnem-se em grupos à sua voltae São Nicolau e os seus amigos perguntam a cada uma delas se têm sido boas crianças; as respostas positivas recebem doces em troca do canto de uma canção, enquanto as respostas negativas recebem um saco de carvão e um aviso de que o diabo as pode levar para longe se não melhorarem o seu comportamento. Se estiver de visita a Praga com crianças, este espetáculo é imperdível.
Onde se realiza
Pode encontrá-los em diferentes locais da cidade. O mais emblemático será, sem dúvida, em torno do Mercado de Natal na Praça da Cidade Velha.
Como comprar bilhetes
Não são necessários bilhetes, basta dirigir-se à praça à tarde e esperar que São Nicolau apareça.
5. Venha conhecer a pista de patinagem no gelo de Praga
Há muito para ver e fazer em Praga durante todo o ano, mas com a chegada do inverno chega uma das actividades mais divertidas da cidade: a patinagem no gelo. Em dezembro, as pistas de patinagem no gelo abrem em todo o país e os checos divertem-se sozinhos com as suas famílias. Se nunca patinou no gelo antes, Praga é um bom sítio para experimentar pela primeira vez. Não precisa de equipamento especial, pois pode alugar tudo o que precisa nas próprias pistas.
Onde se realiza
Por toda a cidade! Aqui estão os meus favoritos.
- Pista Na Frantisku. Com um tamanho de 40x20 metros, é uma das mais populares e tradicionais, está localizada no Bairro Judeu de Praga, o que significa que estará a patinar rodeado pela parte antiga da cidade.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h30; fins-de-semana, das 10h00 às 17h00 - Taxa de entrada: cerca de 3 euros - Aluguer de patins: cerca de 3 euros - Aluguer de patins: cerca de 3 euros - Aluguer de patins: cerca de 3 euros.
- Ovocny trh Rink 30x14 é um rinque gerido pela câmara municipal, localizado no coração de Ovocny e rodeado por edifícios históricos.
Horário: das 10h00 às 22h00 -Entrada: entrada gratuita -Aluguer de patins: cerca de 3 euros para crianças e 5 euros para adultos -Aluguer de patins: cerca de 3 euros para crianças e 5 euros para adultos.
- Harfa Shopping Centre Rink Uma fabulosa pista de gelo de 30 metros localizada no telhado do Harfa Shopping Centre. É interessante patinar e ver a cidade de cima.
Horário: das 13h00 às 18h30 - Entrada: 3 euros, crianças pequenas grátis - Aluguer de patins: cerca de 2 euros para crianças e 4 euros para adultos - Aluguer de patins: cerca de 2 euros para crianças e 4 euros para adultos.
Como comprar bilhetes
Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente na bilheteira do local.
6. Assistir à exposição de Natal na Capela de Belém
Em Praga, a Capela de Belém organiza uma exposição temática de artes e ofícios em dezembro, com um tema diferente, mas sempre por altura das férias de Natal. As exposições dividem-se normalmente em quatro grupos principais: artesanato popular, decorações de Natal, presépios e tradições natalícias. A exposição abre normalmente no final de novembro e permanece aberta ao público todos os dias até, pelo menos, 31 de dezembro.
Onde se realiza
Na Capela Bellen, Betlémské náměstí, Praga 1. O horário de abertura é das 9:00 às 18:00 horas; no dia 24 de dezembro, das 9:00 às 14:00 horas.
Como comprar bilhetes
Pode comprar um bilhete para a exposição diretamente na capela. O custo é de cerca de 5 euros para adultos.
7. Dar uma volta no Elétrico de Natal de Praga
Uma das melhores surpresas de visitar Praga na época do Natal são os eléctricos de Natal. Desde os primeiros dias de dezembro até cerca de 6 de janeiro, alguns eléctricos seleccionados na rota da cidade são decorados com motivos natalícios, complementados por milhares de luzes cintilantes.
A visão destes eléctricos a percorrer a cidade confere um encanto especial à paisagem, mas será ainda mais divertido entrar num deles à noite e fazer o percurso correspondente para admirar os antigos edifícios góticos iluminados pelas luzes.
Onde se realiza
Os eléctricos seleccionados são sempre os mais populares; por exemplo, o elétrico T3, que circula nas linhas 2 e 22, está decorado com luzes e motivos natalícios. Esta linha leva-o diretamente ao Castelo de Praga.
Como comprar os bilhetes
Se quiser fazer a visita guiada, só tem de pagar o bilhete do elétrico, que custa cerca de 1,30 euros. É também uma boa ideia levar o seu próprio bilhete consigo para a viagem. É também uma boa ideia levar consigo um mapa dos percursos, para saber onde ir de acordo com os sítios que quer ver.
8. Não perca um concerto de Natal!
A tradição musical em Praga está viva não só nas luxuosas salas de concertos, mas também nas ruas e nos bares da cidade, como atestam os muitos concertos de canções de Natal que têm lugar durante as celebrações ao longo do mês de dezembro.
Onde se realizam
Literalmente por toda a cidade, principalmente nos mercados de Natal mais importantes e nos principais templos religiosos. Entre os espectáculos fixos de que se pode desfrutar ano após ano, contam-se os seguintes.
- Encontro do Coro do Advento de Praga O evento coral de Natal mais popular de Praga realiza-se todos os anos em duas datas: na última semana de novembro e na primeira semana de dezembro. Os eventos têm lugar em duas importantes igrejas checas: a Igreja de São Nicolau, na Praça da Cidade Velha, e a Igreja do Santo Salvador.
- Canto de Advento de Praga Este grupo coral tem actuado todos os anos desde 1999 nos seguintes locais: Mercado de Natal na Praça Náměstí Míru, Igreja de São Nicolau, Igreja do Santo Salvador, Casa de Retiros Palata.
9. Assistir ao Festival Bohuslav Martinů
A Fundação Bohuslav Martinů organiza anualmente um festival de música para violino e violoncelo. O festival começa normalmente nos últimos dias de novembro para esgotar um calendário de pelo menos 10 concertos durante todo o mês de dezembro. Se a música instrumental é algo que lhe agrada, considere assistir a um dos espectáculos.
Os melhores espectáculos tendem a esgotar no final do itinerário, muito perto da época natalícia. Durante os espectáculos, os artistas vencedores do concurso anual da Fundação Bohuslav Martinůc. sobem ao palco, acompanhados por excelentes artistas locais e internacionais.
Onde se realiza
Tendo em conta os muitos espectáculos que têm lugar durante o mês, a fundação optou, ano após ano, por utilizar diferentes palcos na cidade. Os mais proeminentes e populares são os espaços para espectáculos do Palácio do Liechtenstein, do Banco Nacional Checo, do Rudolfinum e do próprio Castelo de Praga.
Como comprar bilhetes
Os bilhetes podem ser comprados no sítio Web ou na bilheteira do local onde se realiza o evento. A minha recomendação é que visite o sítio Web da fundação antes da sua viagem para ver o calendário dos espectáculos. Todos os anos há pelo menos um concerto gratuito aberto ao público.
10. Tirar fotografias de Praga na neve.
Se gosta de fotografia, considere o seguinte: Praga depois da neve de inverno é uma das paisagens mais perfeitas que alguma vez encontrará. Prepare a sua máquina fotográfica e saia em busca de fotografias dignas de um postal.
O Castelo de Praga, claro, é especialmente bonito sob um manto de neve, por isso não deixe de o visitar e de fazer uma visita guiada ao Castelo de Praga e aos vários edifícios do complexo. Se ainda lhe apetecer tirar mais fotografias, dirija-se à Ponte Carlos e à Praça da Cidade Velha. Se subir ao topo da Torre da Pólvora ou da Torre Petrin, pode tirar fotografias de toda a cidade a partir de cima.
Praga em dezembro: Como lidar com o tempo e o que vestir
ClimaCom a aproximação de dezembro, a temperatura em Praga desce alguns graus; a máxima média é de 2°C e a mínima de -2°C. Para além disso, espere dias de sol devido a dias nublados e curtos que escondem a luz por volta das 16h30 da tarde. Embora seja o mês com menos queda de neve de todo o inverno em Praga, a precipitação prevista é de 26 mm.
O que vestirEmbora a queda de neve seja menor do que nos meses de inverno seguintes, é essencial levar consigo vestuário quente adequado. Pode vestir camisolas de mangas compridas, camisas e casacos grossos e acrescentar várias camadas de roupa para se manter quente. Não se esqueça de umas meias-calças isolantes, do seu chapéu de inverno e das suas botas de frio; as luvas podem ser uma boa ideia.
Praga em dezembro: multidões de turistas
A chegada de dezembro em Praga traz consigo duas coisas: o frio do inverno e uma diminuição considerável do número de turistas nas ruas. Se retirar do calendário as datas próximas dos feriados de Natal e de Ano Novo, no resto do mês poderá encontrar preços baixos em hotéis e várias ofertas de voos baratos.
Se conseguir aguentar o frio e não se importar com as muitas camadas extra de roupa que terá de usar para andar nas ruas, dezembro é uma altura perfeita para desfrutar de Praga, da sua atmosfera festiva e das suas atracções icónicas, poupando muito mais do que em qualquer outra altura do ano.