10 coisas para ver em Praga em fevereiro

fevereiro é o mês perfeito para desfrutar das feiras e desfiles de Praga.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver em Praga em fevereiro

Ponte de Praga | ©Pixabay

Apesar de ser um mês de feiras e desfiles, é curiosamente um dos meses com menos turistas em Praga, razão pela qual é considerado um dos melhores meses para visitar Praga, especialmente se gostar do ambiente de festa. É também um mês muito gastronómico e pode desfrutar de algumas das delícias da cozinha checa.

A desvantagem é que escurece cedo, entre as 16 e as 17 horas, pelo que deve planear bem o seu dia para aproveitar ao máximo as horas de luz do dia.

1. Faça um cruzeiro para celebrar o Dia dos Namorados na romântica Praga

Vista da Torre Petřín| ©Dennis Jarvis
Vista da Torre Petřín| ©Dennis Jarvis

Atualmente, Praga é um dos melhores destinos para os apaixonados, pois o estilo barroco e neo-renascentista da maioria dos edifícios e praças da cidade dá-lhe um toque muito romântico. Além disso, existem várias pontes iluminadas a gás com vistas espectaculares de Praga.

Muitos locais oferecem pacotes especiais para o Dia dos Namorados e alguns dos melhores restaurantes de Praga servem menus especiais para os apaixonados em frente às lareiras quentes. É também o dia com os maiores descontos em joalharia, especialmente em granadas checas.

Mas se há um plano de topo para surpreender a sua cara-metade, é fazer um dos cruzeiros fluviais de Praga. Recomendo que reserve com antecedência porque, como pode imaginar, nesta altura do ano há muitos pedidos. Faça com que o seu parceiro se apaixone por si, navegando no rio Vltava.

Reservar um cruzeiro com jantar em Praga

2. Divirta-se no Masopust e aproveite a noite nos pubs checos

No Masopust| ©Donald Judge
No Masopust| ©Donald Judge

Uma das celebrações mais importantes do mês de fevereiro em Praga é o Masopust, o maior desfile ou procissão, que tem lugar no final de fevereiro e é uma óptima maneira de dizer adeus ao mês em grande estilo.

A procissão começa normalmente ao fim da tarde e tem lugar na Praça Jiriho z Podebrad, no bairro de Zizkov. A partir daqui, um cortejo cerimonial de personagens mascaradas e enormes marionetas de papel maché com a forma de diabos, animais de quinta e carroças sai para as ruas com música e dança até chegar à Câmara Municipal. O desfile é gratuito e pode até ser participado.

À chegada à Câmara Municipal, a tradição manda que o Presidente da Câmara saia e entregue a chave da cidade aos participantes. Este cortejo continua até ao estádio Viktoria Zizkov, um enorme relvado verde onde uma feira de dançarinos, comida e entretenimento continua até altas horas da noite.

Fazer uma visita guiada aos melhores pubs de Praga

Uma excelente maneira de terminar as festividades do dia é fazer uma visita guiada aos melhores pubs de Praga, uma das melhores coisas para fazer à noite na capital checa. Graças a um guia local, conhecerá os pubs mais badalados, desfrutará da melhor música e até terá um bar aberto.

Reservar um pub crawl em Praga

3. Conheça o passado comunista da cidade com o "fevereiro Vitorioso"

Entrada para o Museu do Comunismo| ©Dimitrij Ovčinnikov
Entrada para o Museu do Comunismo| ©Dimitrij Ovčinnikov

O "fevereiro Vitorioso" decorre de 21 a 28 de fevereiro, coincidindo com o confronto entre a antiga União Soviética e a antiga República da Checoslováquia. Dada a importância histórica desta semana, muitos museus da cidade abrem as suas portas de forma totalmente gratuita para que os turistas possam aprender mais sobre a história desta grande nação.

Se tivesse de recomendar um museu em particular para uma visita gratuita, seria o Museu do Comunismo (este museu estará aberto das 9h00 às 21h00).

fevereiro vitorioso é uma data celebrada por todas as comunidades checas, uma vez que em 1948 o Partido Comunista, apoiado pelos soviéticos, assumiu oficialmente o controlo do governo da então Checoslováquia.

Se quiser saber mais sobre o passado comunista da cidade, recomendo-lhe que faça a visita guiada sobre o comunismo com acesso a um bunker nuclear, uma das melhores visitas e excursões a fazer em Praga.

Reservar uma visita guiada pelo comunismo em Praga

4. Aproveite este mês para fazer uma excursão gastronómica.

Comer Koleno| ©Luke Porwol
Comer Koleno| ©Luke Porwol

Embora seja verdade que o inverno em Praga é a melhor altura para desfrutar da neve e da boa comida, fevereiro é o mês em que a gastronomia de Praga está no seu auge.

Alguns dos pratos que prosperam em fevereiro são cesnecka (sopa de alho com croutons), gulás (guisado espesso) ou knedliky (almôndegas cozidas a vapor e fatiadas).

Outro destaque gastronómico em fevereiro é o queijo, que é servido em quase todo o lado. Destacam-se o queijo nakládaný hermelin, um queijo macio que foi marinado em óleo, pimentos e cebolas; e o queijo smazený sýr, um queijo frito revestido de pão ralado que é normalmente servido com batatas fritas e molho tártaro.

Pode descobrir todas as iguarias checas numa visita gastronómica à cidade de Praga. O guia acompanhante também lhe falará sobre as origens dos pratos tradicionais e como são confeccionados.

Reservar uma visita gastronómica a Praga

5. Não se esqueça do Carnaval Boémio de Praga!

Festival de inverno da Boémia| ©Lukáš Žentel
Festival de inverno da Boémia| ©Lukáš Žentel

O carnaval, tal como o conhecemos, chama-se Carnaval da Boémia em Praga e é um dos mais famosos da Europa. Tem lugar no final de fevereiro e dura normalmente cerca de uma semana.

As ruas e praças da capital transformam-se numa festa de fantasia repleta de cores, trajes, máscaras e carros alegóricos. Durante o Carnaval, há muitas festividades na Praça George de Podebrady. Nesta praça há música ao vivo, comida, bebida, festas de rua e personagens fantasiados.

No entanto, se procura uma atmosfera carnavalesca mais coloquial, recomendo que visite os bairros de Žižkov ou do Castelo de Praga, que são os mais atmosféricos nesta altura do ano. É também uma boa altura para fazer uma visita guiada ao Bairro Judeu, que também se junta às festividades.

Reservar uma visita guiada ao Bairro Judeu de Praga

6. Participe no Festival Mala Inventura

Centro Cultural de Praga| ©JiriMatejicek
Centro Cultural de Praga| ©JiriMatejicek

O Festival Mala Inventura é um festival anual que se realiza durante cerca de uma semana no final de fevereiro em alguns dos locais mais importantes como o Alfred ve dvoře ou The Fabrika (centro cultural localizado no bairro Holešovice de Praga).

Este é um festival que se concentra principalmente na cultura de dança de Praga e onde pode ver performances de dança, juntamente com projecções audiovisuais e criações criativas que o deixarão maravilhado.

Para participar, é necessário reservar um bilhete no site oficial do evento. Este famoso festival irá, sem dúvida, fazê-lo apreciar um lado artístico de Praga que pode não ter conhecido.

7. Celebrar o Zabíjačka

Talhos na Zabíjačka| ©Ondra Anderle
Talhos na Zabíjačka| ©Ondra Anderle

Se é um verdadeiro amante de carne de porco, recomendo que visite a tradicional celebração checa da carne Zabíjačka. Este festival tem lugar em alguns dos maiores restaurantes da cidade e é normalmente realizado no início de fevereiro. Consulte o sítio Web da tradição para saber se houve alterações.

fevereiro é o mês em que se consome mais carne na República Checa. De acordo com a tradição medieval, durante este período, os agricultores checos e da Morávia abatem leitões adultos e preparam vários pratos de carne.

Esta tradição é também uma manifestação de respeito, uma vez que o abate de porcos em Zabíjačka só é permitido por talhantes seniores, para que todas as partes comestíveis do animal possam ser utilizadas. Os pratos mais populares são as salsichas de sangue e de fígado, os torresmos, a gelatina, a tarte de carne, o presunto de porco tradicional e várias sopas.

8. Visitar o Festival Matějská em Praga

Festival Matějská de Praga| ©Petr Wagner
Festival Matějská de Praga| ©Petr Wagner

Este evento tradicional começa em meados de fevereiro e prolonga-se até março. O Festival Matějská em Praga está sempre cheio de atrações (tradicionais checas e internacionais), mas também refrescos, barracas de comida e um programa de acompanhamento variado. Para mais informações sobre esta feira visite o site oficial.

O festival tem origem na tradição da peregrinação de Matějská, uma tradição cujos primeiros registos datam de 1595. Atualmente é uma espécie de festival de diversão familiar com um pequeno toque tradicional. O evento também inclui um "Dia para crianças deficientes e crianças de orfanatos" e pode desfrutar de todas as celebrações e atracções no recinto da Feira de Praga.

9. Desfrutar da Feira de Mateus

Výstaviště, onde se realiza o Festival do Chá.| ©Vity
Výstaviště, onde se realiza o Festival do Chá.| ©Vity

A Feira de Mateus tem lugar num grande parque chamado Stromovka, em Vystaviste, e é uma feira muito tradicional com muitas atracções (gafanhotos, montanhas russas, pista de carros, barracas de feira...) e várias barracas de comida. Começa normalmente em meados de fevereiro e pode ser facilmente alcançada de elétrico a partir do centro de Praga.

A feira dura aproximadamente 2 semanas e a entrada é gratuita nos dias de semana e cerca de 1 euro nos fins-de-semana. Isto, claro, não inclui os passeios. Para poder andar em qualquer uma das atracções, é necessário ir à feira e comprar um bilhete.

10. Época dos parques de esqui

Pista de esqui Ovocny trh| ©Donald Judge
Pista de esqui Ovocny trh| ©Donald Judge

Se visitar Praga em janeiro, verá que as multidões de esquiadores tendem a dirigir-se para os rios gelados de Praga; no entanto, em fevereiro, as multidões e os fanáticos do esqui preferem dirigir-se para os parques da cidade. Isto deve-se ao facto de as temperaturas ligeiramente mais quentes e a neve menos sólida tornarem o esqui entre as árvores muito mais seguro.

E em fevereiro, em parques como o SkiPark Praha, encontrará tudo, desde oaluguer de equipamento a instrutores experientes e um excelente curso para aperfeiçoar as suas capacidades. Não precisa de reservar nada com antecedência, pode fazer tudo no local quando lá chegar - há espaço mais do que suficiente.

Para além do SkiPark Praha, um dos maiores parques da cidade, o Ladronka, oferece muitos espaços abertos e trilhos para caminhadas - perfeito para uma tarde de exploração.

O que levar na mala para uma visita a Praga em fevereiro

Fazer a mala| ©Timur Weber
Fazer a mala| ©Timur Weber

Quando visitar Praga em fevereiro, recomendo que leve bastante roupa de inverno, especialmente se tenciona ir esquiar ou desfrutar das atracções mais interessantes da cidade a pé.

Embora não esteja tão frio como em janeiro, o céu está quase sempre nublado, pelo que é aconselhável levar camisolas, camisas de manga comprida, calças e um casaco de inverno quente.

As leggings e a roupa interior térmica também podem ser úteis, especialmente nos dias frios , quando as temperaturas descem abaixo de zero. Além disso, não se esqueça de trazer sapatos impermeáveis e um guarda-chuva, pois a chuva é intensa em meados de fevereiro.

O tempo em Praga em fevereiro

Praga à noite| ©Jaromir Kavan
Praga à noite| ©Jaromir Kavan

Tal como no resto da Europa Central, o tempo de inverno em Praga, em fevereiro, pode ser intenso. Os dias são frequentemente nublados e ventosos. A temperatura máxima média é de 3 graus e a mínima média é de -3 graus.

As temperaturas durante o mês de fevereiro podem variar, mas a máxima raramente desce abaixo dos -4 graus ou ultrapassa os 12 graus. Em geral, pode esperar cerca de 12 dias de precipitação durante o mês, com a precipitação a cair sob a forma de chuva ou neve, dependendo da temperatura diurna.

Embora os dias permaneçam relativamente curtos durante a primeira metade do mês, com cerca de nove horas de luz do dia, as horas de luz do dia começam a aumentar significativamente no final do mês, acrescentando mais uma hora e meia ao dia no final de fevereiro. No entanto, devido à densa cobertura de nuvens, não espere muito sol.

Dicas para visitar Praga em fevereiro

Praga| ©Petr
Praga| ©Petr

fevereiro é um dos meses com os preços mais baixos tanto para voos como para alojamento, uma vez que a maioria dos turistas prefere visitar Praga no verão ou na primavera.

fevereiro é um mês muito popular para a cena gastronómica de Praga, por isso aproveite esta altura do ano para experimentar alguns dos pratos mais tradicionais.

Embora os mercados de Natal e de festas tenham fechado, ainda encontrará alguns locais onde comprar comida e bebidas quentes para se aquecer, especialmente nos mercados de artesanato que aparecem durante todo o mês de fevereiro.

O Carnaval nem sempre é celebrado no mesmo dia, por isso, se estiver de visita a Praga especialmente para desfrutar dos desfiles e procissões, não se esqueça de verificar todas as datas antes de planear a sua viagem a Praga.

Os primeiros sinais da primavera em Praga aparecem no final do mês, por isso, se ficar até ao final do mês, poderá apreciar o atraente contraste.