10 coisas para ver e fazer em Palermo no inverno
Descobrir o inverno em Palermo, a capital da Sicília. Com uma série de festivais e toda a magia do Natal, visitar Palermo nos meses de inverno é também uma obrigação, e neste artigo dir-lhe-ei tudo o que precisa de saber sobre isso.
O inverno é uma estação incrível para visitar Palermo, pois o sol e a baixa pluviosidade fazem com que seja uma altura muito agradável para passear pelas ruas desta cidade cheia de arte, história e cultura. Além disso, nestes meses, encontrará muito menos multidões de turistas em todas as suas atracções, pelo que poderá apreciá-las muito melhor.
Há realmente muitas coisas para ver e fazer em Palermo, desde visitar os seus templos, as suas inúmeras ruínas e achados arqueológicos, até às fantásticas paisagens naturais de que se orgulha, como as suas cascatas ou o majestoso vulcão Etna, onde poderá praticar desportos de inverno. Tudo isto e muito mais é o que faz do inverno uma época esplêndida para visitar a cidade de Palermo.
1. Viva toda a magia do Natal em Palermo
Sem dúvida, uma das festividades de inverno mais esperadas no hemisfério norte é o Natal, e se tiveres a oportunidade de estar em Palermo durante esta época especial do ano, poderás viver uma experiência verdadeiramente única. Durante a época natalícia, as ruas de Palermo vestem-se com as melhores luzes e decorações, de acordo com a ocasião.
Destaca-se, em particular, o monumental Teatro Massimo, que, para além de exibir uma miríade de luzes e motivos natalícios, oferece todos os anos espectáculos musicais e de ballet. Além disso, muitos hotéis de primeira classe, como o Hotel Palermo Ambasciatori, organizam jantares especiais de véspera de Natal, onde se pode desfrutar da melhor comida típica siciliana num ambiente luxuoso. No caso particular do Hotel Ambasciatori, também se pode desfrutar de vistas panorâmicas inigualáveis, uma vez que o seu restaurante está localizado no terraço do jardim, com vista para a cidade. Esta é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Palermo no Natal.
2. Fazer excursões a partir de Palermo para explorar os arredores
Uma excursão ideal para fazer a partir de Palermo durante os meses de inverno é uma viagem a Agrigento e ao Vale dos Templos. Com as temperaturas agradáveis e o sol de inverno, vais divertir-te imenso a visitar os maravilhosos templos dos deuses, construídos pelos colonos gregos na antiguidade. No verão, pelo contrário, as altas temperaturas podem ser aborrecidas. Uma experiência única para conhecer parte do rico passado da região.
Outro dos melhores passeios para fazer a partir de Palermo é o que te leva à vila de Corleone. Aqui podes aprender tudo sobre a relação da Sicília com a Máfia. Se já viu a trilogia do Padrinho inúmeras vezes, este passeio é definitivamente para si.
3. Faça compras e visite alguns dos mercados de Natal de Palermo
Com a chegada do Natal em Palermo, encontrar-se-á um bom número de mercados de Natal, típicos da época. A tradição dos mercados festivos é algo que se manteve ao longo da história da cidade, remontando mesmo à época do domínio árabe. Por isso, uma visita a Palermo nesta altura do ano é a oportunidade perfeita para fazer as suas compras de Natal e levar para casa algumas belas recordações da cidade.
Nos mercados de Natal encontrará produtos artesanais de todos os tipos, desde jóias, cerâmicas, brinquedos para crianças, roupas, decorações de Natal e muito mais. E, claro, a gastronomia da Sicília está sempre presente. Poderá deliciar-se com licores artesanais, chocolates e pratos típicos sicilianos que conquistarão o seu paladar.
Para além dos mercados de Natal, a época de inverno é também ideal para aproveitar os descontos nas lojas, por isso este é um excelente plano para fazer em Palermo também em janeiro.
4. Desfrutar do festival gastronómico Dolce Mente, em Castelbuono
A poucos quilómetros da cidade de Palermo fica a aldeia de Castelbuono, onde, ano após ano, durante o mês de dezembro, tem lugar o festival gastronómico Dolce Mente. Trata-se de um evento imperdível para os amantes da boa comida.
O principal protagonista desta festa é o delicioso Panettone, um doce típico da região. Aqui também se podem provar muitas outras iguarias artesanais, como mel, maná, biscoitos de Natal, trufas, chocolate de Modica, licores, cervejas artesanais e pratos salgados regionais. O festival inclui também concertos, espectáculos artísticos, workshops e seminários sobre vários temas e visitas guiadas à icónica adega Abbazia Santa Anastasia.
Participar neste festival é uma das melhores coisas para fazer com as crianças em Palermo, uma vez que os mais pequenos vão gostar de provar os mais deliciosos doces de Natal.
5. Participar na pitoresca festa de Santa Ágata
Durante os primeiros dias de fevereiro, realiza-se na cidade de Catânia a Festa de Santa Ágata, dedicada à santa padroeira da cidade siciliana de Ágata.
Catania fica muito perto de Palermo, pelo que pode visitá-la durante o dia. Viver esta celebração com os habitantes locais é uma excelente forma de conhecer um pouco mais da cultura popular siciliana.
Durante a celebração, as ruas enchem-se de pessoas que acompanham a procissão, muitas delas envergando os trajes típicos que eram usados no século XII, quando a cidade recebeu as relíquias da santa vindas de Constantinopla. Além disso, durante a festa de Santa Ágata, são preparados e vendidos nas ruas vários doces tradicionais, como o Cassateddi di Sant'Agata e a Olivette, típicos da cidade.
6. Desfrutar da neve e das montanhas em Palermo
Para muitos, pensar na Sicília significa praias de sonho e dias de calor, tradição e história, mas o inverno também tem os seus encantos. Se é um amante da montanha e dos desportos de inverno, estar em Palermo nesta estação é a ocasião perfeita para viver uma experiência inesquecível.
Experimente uma das melhores experiências de neve no majestoso Etna, o maior vulcão ativo da Europa. No seu lado sul também se pode ver o Golfo de Catânia, e no lado de Nicolisi existem algumas pistas incríveis para a prática de snowboard. Na parte norte encontram-se as pistas de esqui de Piano Provenzana, onde, para além dos desportos de neve, se pode apanhar um teleférico até ao topo do vulcão.
Finalmente, na Sicília ocidental encontra-se Piano Battaglia, uma estância de esqui situada no centro do Parco delle Madonie, que também se destaca pelo imenso valor e beleza do seu ambiente natural.
7. Maravilhar-se com as cascatas sicilianas
O inverno é a estação de descanso da natureza, o outono ficou para trás e tudo está em pausa à espera do renascimento da primavera. Graças a isso, as paisagens têm um encanto único e, entre as maravilhas naturais perto de Palermo, recomendo-vos que não percam as suas cascatas.
A primeira delas é a Cascate Catafurco. Depois, seguindo o vale da Cascata di Mistretta, encontrarás a Cascata delle Due Rocche, a Cascata Cataolo e a Cascata Alcantara. Todas elas ficam a poucos quilómetros da capital da Sicília, pelo que é possível visitá-las todas num passeio de meio dia.
Outro pormenor para os amantes de caminhadas e da natureza é que quase todas elas têm caminhos perfeitamente sinalizados, pelo que poderá apreciar toda a beleza da natureza sem sofrer as altas temperaturas dos meses de verão. O inverno é a altura ideal para aproveitar ao máximo a sua visita.
8. Desfrutar dos festejos carnavalescos
O Carnaval é, sem dúvida, uma das festas mais alegres da Sicília. A diversão, a alegria e a euforia invadem toda a região. Os festejos carnavalescos sicilianos decorrem de 7 de janeiro até ao início da Quaresma, pelo que, se estiver em Palermo durante estas datas de inverno, poderá desfrutar de um dos eventos mais aguardados por todos.
Entre os festejos carnavalescos típicos podem ver-se muitos desfiles, danças ancestrais, trajes e máscaras tradicionais. Em Palermo, destacam-se as máscaras denominadas Jardinara e Varca, criadas há séculos para ridicularizar as classes altas, especialmente condes e barões.
Para além destes espectáculos, encontrará também uma vasta oferta gastronómica, com pratos e doces típicos, carnes e massas com o tradicional molho Cavatieddi. E se o que te agrada são as delícias culinárias, recomendo-te que te inscrevas num dos melhores passeios gastronómicos de Palermo, onde poderás provar os sabores mais típicos da comida de rua siciliana. Uma aventura para desfrutar com todos os sentidos.
9. Conhecer a cidade de Palermo a bordo de um autocarro turístico
Uma das melhores formas de conhecer uma cidade é a bordo de um autocarro turístico. Com ele, será possível visitar os lugares mais importantes da cidade num itinerário organizado. Além disso, graças ao modo hop on hop off, pode sair quantas vezes quiser, viajar ao seu próprio tempo e voltar a entrar numa das muitas paragens pré-determinadas ao longo do percurso.
Entre os melhores autocarros turísticos de Palermo há duas linhas com percursos diferentes, onde se podem visitar as atracções mais importantes da capital da Sicília, como o Teatro Massimo, o Palazzo Steri, a Stazione Centrale ou a Catedral de Palermo, entre muitas outras.
E embora este tipo de passeio possa ser feito em qualquer altura do ano, a grande vantagem de percorrer a cidade nos meses de inverno é que se evitam as grandes multidões. Além disso, as temperaturas são muito mais agradáveis, tanto para estar no autocarro aberto como para sair e passear a pé.
10. Desfrutar do berço vivo de Custonaci
Perto de Palermo fica a cidade de Custonaci, na província siciliana de Trapani. Este local é famoso e notável por conter um antigo assentamento pré-histórico conhecido como as grutas naturais de Scurati.
Durante o mês de dezembro, realiza-se um evento conhecido como o Berço Vivo, que reúne centenas de artesãos e comerciantes sicilianos para oferecer as suas obras e criações. É também exposta uma grande quantidade de figuras religiosas, estatuetas e presépios de diferentes tamanhos, também criados por artistas locais.
Perguntas mais frequentes sobre o inverno em Palermo
A seguir, respondo a algumas das perguntas mais frequentes que surgem quando se organiza uma viagem à capital siciliana no inverno.
Como é o clima de inverno em Palermo?
Os Invernos em Palermo são normalmente frios, mas não ao extremo, o que permite desfrutar da cidade sem dificuldade. As temperaturas situam-se entre os 14 e os 16 graus Celsius durante o dia e podem descer até aos 10 graus Celsius durante a noite. A probabilidade de precipitação é muito baixa, até 7 dias por mês.
Em geral, os invernos de Palermo têm um clima mais próximo do temperado, o que o torna perfeito para passear pelas ruas e atracções do centro histórico sem demasiado abrigo. Em todo o caso, consulte sempre um site de meteorologia para evitar surpresas no seu passeio.
O que devo ter em conta ao fazer a minha mala se viajar para Palermo no inverno?
Com temperaturas tão amenas, não precisas de pensar em levar casacos quentes, cachecóis ou gorros de lã. Talvez queiras incluir alguns pulôveres ou casacos leves. Por vezes, a regra de que menos é mais funciona, por isso recomendo que não leve bagagem desnecessária, inclua sapatos confortáveis e roupas que lhe permitam uma boa mobilidade, uma vez que Palermo é uma cidade muito transitável.
Palermo é uma cidade para ser desfrutada nos meses de inverno?
Sem dúvida! Palermo tem muitas opções para te divertires. Desde museus, festivais, carnaval, celebrações de Natal e Ano Novo, a capital da Sicília é um destino incrível para se visitar no inverno. Com temperaturas moderadas e sem frio extremo, podes também aventurar-te por algumas das suas maravilhas naturais, como o Vulcão Etna ou as suas fantásticas cascatas.
Palermo é muito movimentada durante os meses de inverno?
Experimente todo o encanto da capital siciliana sem as multidões. Visitar Palermo durante o inverno garante-lhe a possibilidade de visitar monumentos, palácios, museus, castelos e todas as atracções sem ter de fazer fila. As multidões podem prejudicar qualquer viagem, e Palermo não é exceção.
Nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, no entanto, poderá tirar belas fotografias, observar os pormenores dos edifícios, admirar as vistas panorâmicas dos miradouros e aproveitar o tempo para apreciar o que está a ver. É por isso que visitar a cidade na época baixa é uma excelente ideia.
Além disso, outro pormenor a ter em conta é que pode obter melhores preços, tanto em hotéis ou airbnb como em excursões, que, por terem menos pessoas, lhe darão uma experiência muito mais personalizada.
É fácil deslocar-se em Palermo no inverno?
Claro que sim! Palermo é sobretudo uma cidade de passeio e, sem as temperaturas sufocantes do verão, pode facilmente passear pelo centro histórico, visitar monumentos, museus e mercados de comida ao ar livre. No entanto, se preferir, ou se tiver dificuldades físicas, pode deslocar-se nos autocarros locais, eléctricos, táxis ou uber.