10 coisas para ver e fazer em Palermo em janeiro
Embora o inverno faça parte da época baixa de Palermo, há muitas celebrações em janeiro onde se pode descobrir o espírito da cidade. Aqui estão as melhores coisas para fazer durante a sua visita à capital siciliana.
A época alta de Palermo é no verão, quando se pode aproveitar o clima ameno para passear pelas ruas do centro histórico, apreciar os estilos arquitectónicos cruzados dos edifícios e o património cultural da capital siciliana, mas também se pode entrar no espírito palermitano no inverno, durante as celebrações de janeiro.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Palermo em janeiro incluem celebrar a tradicional festa da Befana, observar a tradição e dar um mergulho na praia de Mondello para celebrar o Ano Novo, pedir um desejo na Fontana Pretoria, visitar a Martorana e participar num ritual de bênção da água e assistir a um concerto de música no Teatro Politeama.
1. Dar as boas-vindas ao Ano Novo em Porta Nuova
Porta Nuova é um dos edifícios mais bonitos de Palermo e é a entrada oficial da rua mais antiga da cidade, a Via Vittorio Emanuele, que é também uma das principais artérias da capital siciliana. Este portão, que na realidade é um arco triunfal, tem mais de 400 anos e existe um mito que diz que quem quiser ter sucesso no futuro tem de o atravessar na véspera de Ano Novo.
Todos os anos, no dia 1 de janeiro, muitos visitantes vêm à porta para dar as boas-vindas ao Ano Novo e cumprir o rito, bem como para ver um dos edifícios mais imponentes de Palermo, que se situa junto ao Palazzo dei Normanni, o edifício que combina os estilos árabe, normando e românico e é considerado uma das maravilhas da arquitetura de Palermo.
De Porta Nuova também se pode assistir às festividades na Via Vittorio Emanuele, que costuma estar repleta de visitantes que vêm aqui ou que aproveitaram o jantar de Ano Novo nos restaurantes e bares da avenida.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada é gratuita.
- Localização... Via Vittorio Emanuele 475, Palermo.
- Como chegar... Pela linha de autocarro 109 ou pelo autocarro turístico de Palermo hop on-hop off.
2. Pedir um desejo na Fonte de Pretória
Os palermitanos dizem que não precisam de visitar a Fonte de Trevi em Roma porque todos os dias podem contemplar a Fontana Pretoria, uma fonte no centro da praça com o mesmo nome que chama a atenção com as suas esculturas de animais, santos e ninfas nuas, razão pela qual o espaço é também conhecido como a Praça da Vergonha.
Uma das tradições de Ano Novo, tal como acontece com a Fonte de Trevi, é atirar moedas para a Fonte de Pretória e pedir um desejo, mas para que o rito tenha efeito é preciso atirar de costas para a fonte e de olhos fechados. Durante os primeiros dias de janeiro, é comum as pessoas encherem a praça para tirar fotografias e pedir desejos, por isso, se visitar a cidade durante os primeiros dias do ano, pode juntar-se à tradição.
Para além disso, a Praça de Pretória, com as suas decorações e esculturas, é um local favorito para as crianças, que gostam de tirar fotografias com as cabeças de animais e monstros de mármore. Pretória situa-se muito perto do centro histórico, pelo que se pode lá chegar de transportes públicos ou nos autocarros hop-on-hop-off de Palermo, que incluem paragens nas zonas próximas.
Pormenores interessantes
- Preço... A visita à praça é gratuita.
- Localização... Piazza Pretoria, Palermo.
- Como chegar lá... De carro ou de autocarros privados.
3. Festejar a Epifania em Piana degli Albanesi
Piana degli Albanesi é o bairro típico dos imigrantes albaneses em Palermo e destaca-se todos os anos, a 6 de janeiro, com a celebração da Epifania. Esta festa, que é muito semelhante à Teofania da Martorana, realiza-se nas ruas do bairro que fica a cerca de 15 minutos da capital siciliana e os albaneses vestem-se com trajes típicos bordados a ouro e decorações coloridas.
A celebração da Epifania é, juntamente com a Páscoa, as duas datas religiosas mais importantes para o bairro e os seus habitantes, e também uma forma alternativa de conhecer o espírito dos imigrantes albaneses fora das missas de 6 de janeiro. Poderá também visitar as ruas do bairro, um dos melhores passeios em Palermo, pois é uma das zonas mais pitorescas da cidade.
Note-se que Piana degli Albanesi pode ser alcançada por conta própria de carro, de transporte privado ou também pelos autocarros turísticos de Palermo, muitos dos quais incluem uma paragem nos arredores.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada para as celebrações da Epifania é gratuita.
- Localização... Piana degli Albanesi, Palermo.
- Como chegar... De carro ou de transporte privado.
4. Dê um mergulho na praia de Mondello para celebrar a véspera de Ano Novo.
A praia de Mondello faz parte da cultura de Palermo, por isso está intimamente ligada à vida quotidiana dos habitantes locais. Se visitar Palermo no verão, verá que as pessoas vêm aqui para desfrutar das areias brancas e das águas cristalinas, em fevereiro é utilizada para a prática de windsurf e em janeiro é tradição que, apesar do frio da estação, é um bom presságio dar um mergulho na véspera de Ano Novo.
Mondello, localizado a 15 minutos do centro da cidade, está também rodeado de comodidades como restaurantes, bares e discotecas, para que possa assistir a este ritual e, mesmo que não lhe apeteça tomar um banho por causa do frio, pode continuar a noite para descobrir a festa de Palermo. Se planear visitar Palermo na época do Natal, verá que a praia é também o centro das atenções com fogo de artifício e concertos improvisados ao ar livre.
A entrada na praia de Mondello é gratuita, o que a torna uma das formas mais baratas de desfrutar das festividades de Ano Novo num ambiente local, o que é especial se estiver com vontade de viver uma autêntica experiência de Palermo.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na praia é gratuita.
- Localização... Mondello, Palermo.
- Como chegar... Autocarros 101, 107 e 603 ou autocarros turísticos de Palermo hop on-hop off.
5. Celebrar a tradicional festa da Befana
"A Befana vem à noite, com os sapatos rotos, com o chapéu, viva, viva a Befana". Com este grito, as crianças dão as boas-vindas à bruxa boa, que visita as casas durante a noite de 6 de janeiro, numa tradição que anda de mãos dadas com o Dia de Reis e que é muito difundida em Itália, especialmente no sul.
Segundo a lenda, os Reis Magos, a caminho de Belém, perderam-se e pediram a uma velha que os ajudasse a encontrar o caminho. Esta velha, a Befana, indicou-lhes o caminho e os reis propuseram-lhe que os acompanhasse, mas ela recusou. Mais tarde arrependeu-se e decidiu sair à procura deles, mas como não os encontrou, decidiu parar em todas as casas para dar doces a todas as crianças, na esperança de que uma delas fosse Jesus.
Atualmente, a Befana está associada a Santa Lúcia, que é uma figura venerada na Sicília, pelo que no sul de Itália esta celebração tradicional é muito respeitada e chamará a sua atenção, especialmente se planear visitar Palermo com crianças, uma vez que durante as festividades os adultos oferecem doces às crianças e as casas são decoradas com figuras da Befana, que é representada pela figura de uma mulher idosa com uma vassoura.
Durante as festas, há também festivais, peças de teatro, concertos, espectáculos culturais, desfiles de máscaras, espectáculos de fogo de artifício e fogueiras tradicionais, nas quais se queima um trapo para representar a velha que purifica os males do ano que passou. Em Palermo, há também uma procissão em que a Befana percorre a cidade envolta num lençol branco e montada num burro, distribuindo presentes às crianças.
Pormenores interessantes
- Preço... As actividades da festa da Befana são gratuitas.
- Local... É organizada uma procissão tradicional em várias partes de Itália e em Palermo.
6. Celebrar o Dia de Reis
Embora em Itália, ao contrário de outros países, a 6 de janeiro de cada ano o protagonista principal seja a Befana, os Três Reis Magos continuam a ter uma fama considerável e distribuem presentes e doces às crianças. Para além disso, as ruas de Palermo são inundadas com os trajes de Melchior, Gaspar e Baltazar.
A tradição dos Reis Magos em Itália é mantida sobretudo pelos estrangeiros, em especial os albaneses, que seguem a fé ortodoxa, mas não deixa de ser um dia celebrado em todo o país. Em Palermo, há espectáculos de teatro de rua na cidade velha e, nos jardins do Teatro Massimo, as crianças podem tirar fotografias com os reis junto à árvore de Natal gigante.
Festejar o Dia de Reis é gratuito em Palermo e é uma das melhores coisas para fazer com as crianças na capital siciliana, basta sair pela cidade para encontrar as melhores actividades relacionadas com as celebrações do primeiro dia do ano.
7. Assistir a uma festa de Ano Novo
Outra caraterística da capital siciliana é a sua vida nocturna e, se planear visitar Palermo na véspera de Ano Novo , pode desfrutar de algumas das festas organizadas para dar as boas-vindas ao Ano Novo. Entre as coisas para fazer, pode visitar os mercados, os bares de Mondello ou as discotecas da Via Vittorio Emanuele.
Algumas das melhores excursões gastronómicas em Palermo são nocturnas e incluem também uma visita aos mercados e aos bares de festa, mas note que estas excursões não estão normalmente disponíveis na véspera de Ano Novo, pelo que terá de fazer a visita por sua conta, embora muitos dos bares da excursão estejam abertos ao público.
Se estiver a planear visitar Palermo com a sua família ou com crianças, poderá descobrir que os bares que organizam festas nas primeiras horas da manhã são apenas para adultos.
8. Participar no rito de bênção da água na Martorana
A Igreja de La Martorana é a mais importante das igrejas albanesas da Sicília e é também um belo edifício que impressiona pela sua arquitetura. Esta igreja, que tem quase 1000 anos, destaca-se pela sua mistura de estilos árabe, normando e barroco e pelos tectos de mosaico bizantino no seu interior. Além disso, se planeia visitar Palermo em janeiro, pode assistir à bênção das águas durante o mês de janeiro.
A bênção das águas é um rito muito difundido em todo o mundo, mas sobretudo nas aldeias piscatórias. Por um lado, a água é santificada, mas também indiretamente os rios e os mares são abençoados e reza-se por uma boa pesca. Na capital siciliana, durante esta bênção, celebra-se a festa da Teofania, que inclui uma missa durante o dia 6 de janeiro de cada ano, naquela que é uma das actividades mais marcantes de Palermo durante o inverno
A missa da Teofania dura cerca de uma hora e meia, pelo que é possível combiná-la com uma curta visita à cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades para que possa descobrir Palermo em 3 dias.
Detalhes interessantes
- Preço... Pode participar na missa da Teofania gratuitamente.
- Localização... Piazza Bellini 3, Palermo.
- Como chegar... Com as linhas de autocarro 109, 234 e 246 ou com os autocarros turísticos de Palermo hop on-hop off.
9. Assistir a um concerto de música no Teatro Politeama
Se você está planejando visitar Palermo em janeiro, você pode descobrir que o Teatro Massimo está fechado ou não está em funcionamento, já que a abertura da ópera é em fevereiro, mas você poderá assistir a um concerto musical no Teatro Politeama, que é outro dos locais mais famosos da capital siciliana.
O Politeana é a sede da Orquestra de Palermo, mas também tem um calendário extenso e pode maravilhar-se com a arquitetura do local e do bairro, uma vez que o teatro está situado em Borgo Vecchio, uma zona colorida de ruas intrincadas que se destaca pelo seu mercado de rua com o mesmo nome e pela sua proximidade das docas do porto de Palermo.
Normalmente, devido ao pequeno número de visitantes a Palermo em janeiro, é possível obter bilhetes na bilheteira antes dos espectáculos, mas se quiser reservar o seu lugar, pode consultar o sítio Web oficial da sinfónica e reservar bilhetes para o espetáculo da sua escolha.
Informações de interesse
- Preço... Os bilhetes para os concertos do Politeama custam aproximadamente 18 euros por pessoa.
- Localização... Via Filippo Turati 2, Palermo.
- Como chegar lá.... Nas linhas de autocarro 101 ou nos autocarros turísticos hop on hop off de Palermo.
10. Participar nas festas litúrgicas do Papa Agatão
Agatão, juntamente com Sérgio I, são os dois únicos Papas da história que nasceram em Palermo e são, portanto, duas das maiores celebridades religiosas da Sicília. Agatão foi Papa da Igreja Católica no século XII e, embora não se saiba muito sobre a sua vida antes do seu papado, desempenhou um papel muito importante na reafirmação do estatuto divino da religião.
Agatão foi Papa durante quase 4 anos e a data da sua morte, registada a 10 de janeiro, é uma festa litúrgica celebrada com missas e peregrinações em Roma e Palermo. Se visitar a cidade em janeiro, poderá participar nestas festividades, que têm um carácter tradicional na capital siciliana, especialmente desde que Agathon foi canonizado.
Na noite de 10 de janeiro, é organizada uma missa especial na Catedral de Palermo para encerrar as festividades litúrgicas ordenadas pelo Vaticano. A missa é gratuita.
Temperaturas em Palermo em janeiro
janeiro é um dos meses mais frios do ano na cidade, com máximas de 14°C, mínimas de 9°C e temperaturas médias de 12°C, embora, ao contrário de outros meses de inverno, a chuva e a queda de neve sejam menos frequentes.
Se planear visitar Palermo em fevereiro, descobrirá que a queda de neve é persistente, uma vez que é o mês mais húmido do ano na capital siciliana, permitindo-lhe ver picos nevados e esquiar. Em janeiro também há queda de neve, mas é muito menos abundante e mais esporádica.
O número de turistas em Palermo em janeiro
janeiro faz parte da época baixa em Palermo, pelo que o número de turistas diminui significativamente, o que significa que pode desfrutar da cidade à vontade e não precisa de reservar excursões com antecedência.
É também o mês ideal para fazer excursões internas, como visitar os melhores museus de Palermo ou percorrer os principais edifícios da cidade, como a Catedral, o Palácio Normando ou as Catacumbas dos Capuchinhos.
Preços em Palermo em janeiro
janeiro faz parte da época baixa na capital siciliana, pelo que os preços são acessíveis, especialmente no que se refere ao alojamento e às excursões aos principais locais da cidade ou às principais actividades a realizar a partir de Palermo
Também se pode poupar dinheiro reservando antecipadamente online, uma vez que alguns operadores turísticos oferecem descontos para compras online. Além disso, é possível evitar aumentos de preços de última hora.
O que levar na mala para uma visita a Palermo em janeiro?
janeiro é um mês frio, com alguma chuva e queda de neve em Palermo, pelo que recomendo que inclua na sua mala o seguinte
- Casacos de inverno
- Botas impermeáveis e confortáveis
- Meias térmicas
- Luvas impermeáveis e tácteis
- Chapéus de lã
- Cachecóis de lã
- Óculos de sol
- Camisolas de lã
- Calças de lã
- Calças de lã