10 coisas para ver e fazer em Palermo no verão
Se está a pensar visitar Palermo no verão, aqui está uma lista das melhores actividades que esta fantástica cidade tem para oferecer nos meses mais quentes.
Há realmente muito para ver e fazer em Palermo. A capital da Sicília é um local ideal para visitar durante os meses de verão, com muitas actividades ao ar livre para desfrutar e temperaturas que nunca são sufocantes, permitindo-lhe tirar o máximo partido da sua visita à cidade.
Desde a Festa das Hortaliças, com artistas e concertos de renome mundial, até às suas encantadoras praias paradisíacas e excursões pela natureza, Palermo é um destino radiante que não o deixará indiferente. Com séculos de história, passear pelas ruas do centro histórico, pelas suas igrejas e monumentos, vai deixá-lo apaixonado por Palermo. Acompanhe-me neste passeio pelas melhores actividades que a cidade tem para oferecer no verão.
1. Dar uma volta num autocarro turístico
Suba a bordo de um dos melhores autocarros turísticos de Palermo e visite os principais recantos da cidade com um guia áudio na sua própria língua. Além disso, graças ao modo hop on hop off, pode sair do autocarro as vezes que quiser, ir ao seu próprio ritmo e voltar a entrar em qualquer uma das paragens do percurso.
Embora seja verdade que este tipo de passeio pode ser feito em qualquer altura do ano, as temperaturas quentes fazem dele um plano perfeito para os meses de verão, uma vez que são autocarros abertos, o que lhe permite obter vistas de 360°. Sentirá a carícia do sol siciliano enquanto passeia pelos seus pontos de referência mais importantes. Esta é uma das melhores excursões para fazer em Palermo.
2. Aproveite o incrível Festival Mundial de Praia
Todos os verões, no bairro à beira-mar de Mondello, realiza-se o Festival Mundial da Praia, onde se pode assistir a espectáculos musicais e eventos desportivos. Realiza-se desde 1986 e dura uma semana inteira. As actividades incluem também stands de comida e bebida, o que faz com que seja uma desculpa ideal para passar o dia na praia, rodeado por uma atmosfera incrível.
Embora as actividades, e sobretudo as competições desportivas, se desenrolem por todo o bairro, a praça Valdesi é normalmente o coração da festa. De frente para o mar e rodeada de palmeiras, esta praça é o local perfeito para desfrutar do Festival Mundial da Praia. Na zona da praia, é possível assistir a competições de windsurf, kitesurf e voleibol, entre outras.
Informações úteis:
- Quando se realiza: nos primeiros dias do verão de Palermo.
- Localização: bairro de Mondello, Palermo.
- Preço: a entrada e o direito de assistir às provas desportivas, bem como aos espectáculos musicais, são gratuitos.
3. Viva todo o groove do Festival de Jazz de Palermo.
Durante os meses de julho e agosto, realiza-se em Palermo um dos festivais mais esperados pelos amantes do jazz. Nos meses de verão, a cidade enche-se de concertos com algumas das figuras mais importantes da cena jazzística atual. A cidade transforma-se numa verdadeira festa para ser desfrutada em família, em casal, sozinho ou com amigos.
O Sicilian Jazz Festival inclui também outras actividades, como um grande número de workshops e seminários para todas as idades. Se estiver de visita a Palermo no início do verão, não pode perder este festival. Durante o Festival de Jazz, realizam-se vários concertos em clubes noturnos e teatros como o Teatro Massimo ou o Teatro di Verdura. A maior parte deles é totalmente gratuita.
Informações úteis:
- Quando se realiza: durante os meses de julho e agosto, data a confirmar.
- Localização: em diferentes salas e teatros da cidade.
- Preço: a grande maioria dos eventos do festival são gratuitos.
4. Maravilhar-se com a popular Festa de Santa Rosalia
Durante a primeira quinzena de julho, Palermo presta homenagem à sua santa padroeira com cinco dias de celebrações. Esta é uma das festas mais coloridas e alegres da Sicília, pois todos os palermitanos saem às ruas para se divertir. A festa inclui, entre outras coisas, um desfile de carros alegóricos e de trajes, música e espectáculos de luz, bem como um impressionante espetáculo de fogo de artifício junto ao mar, no Foro Umberto.
Também é possível desfrutar de barracas de comida e bebida típicas da região. O ponto alto da festa ocorre na noite de 14 de julho, quando uma grande procissão é conduzida por uma carruagem gigante. A procissão vai da Catedral de Palermo até ao Foro Itálico. No dia 15, as relíquias de Santa Rosália são transportadas num andor e depois devolvidas para serem benzidas.
Verá que se trata de uma festa muito pitoresca, pois os milhares de pessoas que participam nas festividades são contagiantes. É habitual atirarem-se confettis das varandas à medida que a procissão avança, e todo o percurso é belamente iluminado.
Informações úteis:
- Quando se realiza: durante a primeira quinzena de julho.
- Local: o cortejo de carros alegóricos e de trajes percorre as ruas da cidade velha.
- Preço: É uma festa popular e absolutamente gratuita.
5. Desfrutar de Mondello, a melhor praia de Palermo
Palermo é uma cidade com uma história e cultura ricas, mas outra das suas atracções é a sua costa. Com algumas das mais belas praias de Itália, a capital da Sicília brilha ao sol de verão.
Os meses mais quentes são ideais para um dia de praia, e nenhuma é melhor do que a praia de Mondello. É um paraíso de areia branca e fina e mar azul-turquesa. Situada muito perto do centro de Palermo, Mondello tem tudo o que é necessário para um dia perfeito em família no verão siciliano.
A praia tem espreguiçadeiras e guarda-sóis, bares de praia e aluguer de gaivotas. Ao longo de toda a costa é possível passear pelo passeio marítimo, onde se encontram lojas e uma grande variedade de restaurantes. Ideal para se sentar e comer qualquer coisa enquanto observa os barcos e veleiros no cais.
6. Fazer um passeio gastronómico a pé pelas ruas de Palermo
É claro que não se pode deixar a Sicília sem provar a sua deliciosa comida, e para isso não há nada melhor do que fazer um dos melhores passeios gastronómicos de Palermo. Com o seu guia, percorrerá as ruas da cidade e conhecerá o melhor da gastronomia local, os mercados ao ar livre e toda a atmosfera da vida nocturna de Palermo.
É claro que este tipo de passeio pode ser feito em qualquer época do ano, mas no verão é sempre muito melhor, já que, estando a pé, as temperaturas agradáveis que a cidade oferece nestes meses são perfeitas para aproveitá-la ao máximo.
7. Participe do Festival Internacional de Dança do Fogo em Palermo
O Festival Teatro del Fuoco em Palermo é um daqueles eventos a não perder se estiver na capital siciliana no final de julho.
O festival inclui vários espectáculos de dança, música e teatro, bem como workshops e exposições, onde pode maravilhar-se e divertir-se como um siciliano. Danças nocturnas com centenas de milhares de luzes coloridas e, claro, fogo. Um espetáculo incomparável que o deixará sem palavras, não é por acaso que foi declarado pela revista Forbes como um dos 12 melhores festivais do mundo.
Informações úteis:
- Quando se realiza: durante o verão, de 12 de julho a 1 de agosto.
- Localização: Teatro di Verdura, Viale del Fante, 39, Palermo.
- Preço: a partir de 16 euros por pessoa.
8. Fazer um passeio pela natureza a partir de Palermo
Há muitas opções para uma escapadela a partir de Palermo. Pode escolher entre o famoso vulcão Etna e a pitoresca cidade de Taormina, a Villa Romana ou o Vale dos Templos, que podem ser visitados num dia. Uma excursão pela natureza é sempre melhor com temperaturas mais quentes, e é por isso que o verão siciliano é ideal para isso.
Inscreva-se numa das melhores excursões de um dia a partir de Palermo e conheça o passado da região de uma forma única. A Sicília tem de tudo e, embora as suas cidades recebam geralmente todos os aplausos, os seus espaços naturais são verdadeiramente belos. Um dos destinos mais populares é, sem dúvida, uma visita ao majestoso Monte Etna, o maior vulcão ativo da Europa. A excursão demora todo o dia, mas vale bem a pena.
9. Visite o incrível Palazzo della Zisa, um dos monumentos mais maravilhosos de Palermo
Declarado, juntamente com as catedrais de Monreale e Cefalù, Património Mundial da UNESCO, o Palácio de Zisa, também chamado La Zisa, é um belo palácio situado na região ocidental da cidade de Palermo. É um edifício do século XII em estilo árabe. Aqui pode deliciar-se com as decorações mouriscas, enquanto observa como a realeza vivia naquela época, uma vez que foi concebido como residência de verão para os reis normandos.
Ao longo dos anos, sofreu modificações estruturais, como a adição de ameias no século XIV e a reconstrução de sectores que se tinham deteriorado no final do século XX. Este monumento siciliano é ideal para visitar no verão, pois tem belos jardins à volta do castelo onde se pode passear.
O Zisa é considerado um dos melhores museus de Palermo, pois no seu interior é possível ver peças de arte islâmica, bem como objectos artesanais da zona mediterrânica. Não percas os seus mosaicos de estilo mourisco, são absolutamente incríveis.
10. Desfrutar de uma visita guiada à Máfia siciliana
Finalmente, deixe-me dizer-lhe que não pode deixar a Sicília sem fazer uma visita aos pontos-chave do mundo da máfia. É, sem dúvida, uma das características mais reconhecidas da ilha. Graças a filmes como O Padrinho, a fama da região cresceu consideravelmente.
Palermo tem alguns dos melhores passeios sobre a máfia siciliana, por isso recomendo que não percas esta grande oportunidade de aprender tudo sobre ela.
Como estes são passeios a pé pelas ruas de Palermo, é sempre melhor fazê-los nos meses de verão, pois as temperaturas agradáveis farão da tua experiência uma aventura inesquecível. Esta é uma das melhores coisas para fazer em Palermo em meses como agosto, por exemplo, quando a temperatura média é de 27 graus Celsius.
11. Experimente o Ca' Food, o festival gastronómico de San Piero Patti, muito perto de Palermo.
Todos os anos, durante o mês de agosto, a cidade siciliana de San Piero Patti recebe centenas de milhares de visitantes, que se juntam aos locais para desfrutar da melhor gastronomia da Sicília. Ca' Food é um festival que reúne arte, espectáculos musicais, degustações de comida de rua siciliana, cultura e tradição, actividades para os mais pequenos e muito mais.
Localizado a cerca de 2 horas de Palermo, esta escapadela é a melhor desculpa para conhecer um pouco dos arredores da capital e toda a beleza da região costeira. O festival é um evento gastronómico de grande qualidade, com vários locais e stands à escolha, comida confeccionada com produtos locais. E, claro, um ambiente de festa inigualável.
Informações úteis:
- Quando se realiza: em meados de agosto, em pleno verão siciliano.
- Local: San Piero Patti, a 2 horas de Palermo,local a determinar.
- Preço: trata-se de um evento popular com provas e espectáculos gratuitos. É claro que, para além das provas, se quiser comer um prato, tem de o pagar.
Perguntas mais frequentes
A seguir, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre o verão em Palermo.
Como é o clima em Palermo durante os meses de verão?
As temperaturas de verão em Palermo variam entre os 23 e os 30 graus Celsius, o tempo é bastante seco e agradável. No entanto, lembre-se sempre de consultar um sítio Web de meteorologia para não ter surpresas na sua viagem.
O que devo ter em conta ao fazer a minha mala se viajar para Palermo no verão?
Ao fazer a sua mala, deve ter sempre em conta a sua experiência subjectiva, pois ninguém melhor do que você para saber se é daqueles que sofrem com o calor ou se o tolera bem. O verão em Palermo não tende a trazer muita chuva, pelo que não é necessário levar um guarda-chuva ou um impermeável. Com temperaturas a rondar os 25 graus Celsius, não se esqueça de levar sapatos confortáveis e roupas frescas, um fato de banho e uns bons chinelos de dedo.
Palermo é uma boa cidade para visitar com crianças?
Embora não seja uma das cidades mais amigas das crianças do mundo, existem várias actividades e museus que as crianças irão certamente apreciar, como o Museu de Marionetas Antonio Pasqualino ou a praia de Mondello, onde podem praticar desportos aquáticos. Para além disso, em qualquer canto da cidade pode saborear a deliciosa granita siciliana, os incríveis cannolis e a pizza, pois aqui em Itália é quase obrigatório.
Pode não ser uma cidade muito confortável para visitar com crianças muito pequenas que ainda usam os seus carrinhos de bebé, pois as ruas são bastante antigas, muitas delas empedradas, especialmente na zona do centro histórico, pelo que pode ser mais prático levá-las ao colo.
Palermo é uma cidade cara para visitar?
Não, dentro das cidades europeias, Palermo não é uma cidade cara de todo, pode comer-se por cerca de 10 euros por pessoa. Claro que dependerá sempre do tipo de sítio que escolheres. Há opções para todos os orçamentos, tal como acontece com o alojamento. Um hostel, airbnb ou hotel mais afastado do centro histórico será sempre mais em conta, uma vez que esta é a zona mais popular da cidade.