10 coisas para ver e fazer em Palermo em setembro
Em setembro, as actividades na capital da Sicília estão relacionadas com a mitologia grega, a escalada de vulcões e as festas locais. Junte-se a mim para descobrir o que pode fazer.
Juntar-se às festas da padroeira Santa Rosália, assistir à Feira Jónica de Acireale ou à maior feira de artesanato de Palermo, participar num grande passeio a cavalo ou encerrar o verão das alturas do Etna, o vulcão mais alto da Europa, são apenas algumas das actividades que pode fazer em setembro na Sicília, que é um carrossel de festas, festivais e tradições.
Neste post encontrará um top 10 das melhores coisas para fazer em Palermo durante o último mês do verão. Vamos lá!
1. Passar o dia numa vinha em Palermo
Faça uma pausa durante a sua visita à capital siciliana em setembro, é tempo de sair da cidade e ir para o campo! Imagine-se sentado no terraço de uma vinha, rodeado pelo sol, pelo aroma das uvas e por panoramas de sonho sobre o campo, é o que lhe oferecem os passeios nas vinhas de Camporeale, a zona vitivinícola por excelência de Palermo.
Beberá um copo de vinho e degustará a comida, preparada no local numa aula de cozinha siciliana ou talvez numa demonstração culinária e almoço - isto varia consoante o tipo de passeio que escolher. Em Camporeale, a comida é preparada com cuidado, utilizando ingredientes locais e produtos frescos da própria vinha.
Muitas vezes, estas excursões incluem uma prova de 4 ou 5 variedades de vinho, degustação de uma seleção de tapas, uma visita à adega local, almoço e até um serviço de transporte. Esta é uma das melhores coisas para fazer em Palermo, especialmente em setembro, uma vez que a época das vindimas italianas começa no início deste mês. Vai perder a oportunidade de a desfrutar?
2. Descobrir Palermo durante as festas de Santa Rosalia
Se procura uma forma de viver a cultura siciliana, não perca as festas de Santa Rosalia em Campofelice di Roccella durante os primeiros cinco dias de setembro, mas especialmente no dia 4 de setembro, quando o evento eclesiástico tem lugar durante o chamado Dia da Memória. As ruas vestem-se de festa com concertos, teatro de rua, feiras, mercados de rua e a melhor camaradagem siciliana para celebrar o milagre da "santuzza".
Em 1624, quando a peste assolou grande parte da cidade, Palermo, depois de ter confiado a tarefa à santa, ficou rapidamente livre da doença. O fervor popular em torno da Virgem cresceu e, como agradecimento, a data do seu desaparecimento, 4 de setembro de 1160, foi marcada no calendário como a festa anual da "santuzza".
Em 1699, quando Don Gaspare La Grutta Guccio fundou a cidade e lhe deu o nome da sua mulher, Rosalia, construiu a Igreja de Santa Rosalia em sua honra, que se tornou a padroeira da Sicília.
Em setembro, milhares de pessoas da cidade e das aldeias vizinhas reúnem-se em Campofelice di Roccella para celebrar a sua padroeira com desfiles, fogo de artifício e outras festividades. Também os emigrantes que partiram regressam a casa para este evento. A melhor altura para conhecer a cultura local é sem dúvida durante as festas de Santa Rosalia em Campofelice di Roccella.
3. Vem à Feira de Artesanato de Palermo
Todos os anos, depois de 20 de setembro, chega a Feira de Artesanato de Palermo, um encontro com Mia Sicilia - Mostra de Excelência Artesanal, uma iniciativa com sotaque de Palermo que se dedica a destacar as melhores produções artísticas sicilianas. O evento tem lugar nos principais palácios da cidade e muda anualmente de local para descobrir tesouros em locais diferentes.
O Palazzo Pantelleria-Varvaro, bem como o encantador Palazzo Drago Ajroldi di Santacolomba, no coração de Palermo, acolheram o evento em várias ocasiões. A entrada é gratuita e as instalações estão abertas ao público. A feira é organizada pela Associação ArtisticaMente, que há anos se dedica a promover e apoiar o artesanato local.
O evento contará com a presença de artesãos locais que apresentarão os produtos de qualidade que produzem nos diferentes sectores de transformação: da joalharia à pintura, da carpintaria à marcenaria, sem esquecer a tecelagem e muitas outras expressões artísticas. Por outro lado, aqueles que desejam comprar algumas peças de vestuário vintage ou desfrutar de uma peça de música têm a oportunidade de o fazer com as orquestras presentes.
Finalmente, são oferecidas visitas guiadas ao Palácio dos Residentes e aos monumentos circundantes. A Feira de Artesanato de Palermo tornou-se um evento cada vez mais apreciado, com manifestações que falam de coragem e resistência, qualidades distintivas dos artistas que diariamente fundem as suas habilidades manuais com inteligência e criatividade para enfrentar os desafios do sector.
4. Junte-se às ruas dos tesouros (Le Vie dei Tesori)
Palermo é uma joia da Sicília e há décadas atrás, para celebrar as suas raízes, nasceu o projeto As Ruas dos Tesouros (Le Vie dei Tesori), um evento onde as atracções turísticas, as paisagens, as experiências e o património, incluindo o legado da Grécia em Palermo, são destacados a partir da última semana de setembro.
Uma centena de passeios, mais de 80 lugares emblemáticos, experiências especiais, festivais, festivais de teatro e de música representando a história, a arte, a arquitetura, a gastronomia e os vinhos fazem parte de um dos melhores circuitos de Palermo. É um tesouro que há séculos espera ser descoberto pelo mundo e que agora revela os seus segredos para terminar o verão!
Pode explorar a cidade por terra ou por mar, do céu ou do subsolo, como preferir. Pode escolher entre passeios a pé, visitas aos melhores museus de Palermo a preços especiais, cruzeiros, passeios de helicóptero... há até experiências especiais, como a transformação de edifícios históricos com videomapping ou aulas de comida tradicional e limoncello conduzidas por chefs especializados.
Informe-se sobre as datas, os percursos, os painéis de peritos, as actividades e o itinerário no seu sítio Web e participe neste festival que tem algo para todos.
5. Participar na Grande Cavalgada de San Eligio
A Grande Cavalgada de San Eligio é uma celebração do santo padroeiro de Sciara, uma pequena cidade na província de Palermo, na Sicília. A celebração tem lugar no último domingo de setembro de cada ano e é organizada pela Associação Equestre Sciarense (a mais antiga associação equestre da Sicília), com o apoio do município.
O evento começa nas primeiras horas da manhã, quando cavalos, burros, póneis e outros animais são selados e preparados para a procissão pela cidade. Alguns são mesmo adornados com imagens do santo padroeiro pintadas nos seus corpos.
A procissão começa com uma imagem em baixo-relevo à frente dos paroquianos para representar o milagre de San Eligio (padroeiro dos ourives, ferreiros e cavaleiros). Ao seu lado, um senhor que solicitou expressamente o privilégio de dirigir o evento e que tem a bênção do pároco.
No final da procissão, os padres abençoam todos os animais participantes, bem como os seus cavaleiros, que podem desafiar-se mutuamente em provas de perícia e velocidade ao longo da tarde.
6. Deliciar o paladar na Feira Mediterrânica
Se procura uma experiência gastronómica única, a Feira Mediterrânica tem tudo para si em setembro.
Durante o evento, é oferecida uma série de degustações de alimentos típicos através de um percurso destinado a descobrir as tradições e a cultura gastronómica siciliana. As autênticas cozinhas itinerantes oferecem uma experiência gastronómica única, absolutamente inovadora e actualizada. Além disso, é possível coincidir com uma das edições do "Palermo Food Festival", a edição local do festival.
É possível saborear iguarias locais como a caponata, o cannolo siciliano, o polvo bollito, o sfincione e muito mais, todos pratos típicos da região, para além das propostas internacionais apresentadas por cada chef convidado. E se quisermos saber qual é a comida predominante, é a comida de rua, expressão máxima das culturas e especificidades culinárias transmitidas de geração em geração.
Além disso, entre um prato e outro, há oficinas de culinária, espectáculos e uma série de eventos paralelos para completar o dia. Onde são apresentados? No Ente Autonomo Fiera del Mediterraneo, localizado na Via Anwar Sadat, 13.
7. Participar na festa do peixe em Palermo
Quando os palermitanos dizem que a sua cidade tem algo para todos os gostos, não estão a mentir. É o caso da Festa do Peixe, mais conhecida por Sano come un pesce, um evento que tem lugar no último fim de semana de setembro no cais de Cala di Palermo.
O objetivo deste evento é dar a conhecer a todos os gostos a bondade do peixe azul, também conhecido localmente como o "peixe dos pobres". Todos os anos, as pessoas envolvidas na atividade piscatória - desde pescadores a peixeiros - bem como turistas, chefes de cozinha e amantes de marisco, reúnem-se para desfrutar da época de pesca sustentável da região.
Durante este evento, terá a oportunidade não só de provar pratos deliciosos servidos por restaurantes locais, mas também de aprender sobre a cozinha tradicional siciliana através de workshops com chefes locais. O evento é gratuito, mas é necessário fazer uma reserva com antecedência no site do Facebook, por isso não perca.
8. Fazer um passeio de barco por Palermo
setembro é o último mês do verão, por isso, dependendo da data da sua visita, ainda há tempo para aproveitar o calor da estação e visitar locais evocativos como a praia da Virgem Maria, Addaura, Grotta Dell'olio, a Ilha das Mulheres ou Isolotto delle Femmine num cruzeiro de meio dia a partir de Palermo.
Desfrute de uma agradável excursão à volta da capital siciliana em passeios de barco de dia inteiro, de meio dia ou ao pôr do sol para apreciar o pôr do sol com as melhores vistas panorâmicas enquanto come um aperitivo, bebe vinho ou talvez goste de um limoncello.
O melhor destas excursões é que normalmente têm tudo incluído e combinam, entre as suas paragens, grutas, praias e enseadas onde tem a oportunidade de dar um mergulho nas águas cristalinas, fazer snorkel ou apreciar o som do mar a partir do convés do barco. Será uma experiência inesquecível.
9. Caminhada pelo Vale dos Templos Gregos
Estamos em setembro e o tempo está bom para caminhadas - que melhor maneira de passar as férias do que explorar sítios antigos e passear por florestas exuberantes? Pode fazer as duas coisas no novo percurso pedestre a caminho do Vale dos Templos Gregos.
De acordo com as lendas locais, no sopé das colinas sicilianas encontra-se um tesouro escondido entre penhascos e grutas a que só se pode aceder quando "três escolhidos" sonham simultaneamente com a marca do local. O caminho para os templos gregos esteve esquecido durante algum tempo, mas as autoridades locais e as dioceses católicas uniram esforços para recuperar o espaço cujo tesouro se destaca em cada curva.
Foi concebido para reavivar caminhos seculares ao longo dos quais os peregrinos caminhavam em busca de iluminação espiritual. O Vale dos Templos Gregos em Agrigento é deslumbrante e idílico, mas não é a única coisa que torna este percurso especial. É também uma oportunidade para ver alguns dos locais históricos mais importantes da Sicília.
O caminho para o monumento faz parte da impressionante herança helénica da Sicília, e uma visita a estes templos é uma obrigação para completar as coisas a fazer em Palermo no verão, quando o tempo é bom para caminhadas.
10. Visitar o Etna e Taormina durante a Feira Jónica em Acireale
Entre 2 e 11 de setembro tem lugar uma das mais antigas e importantes feiras sicilianas, a Feira Jónica de Acireale. O evento tem lugar nas imediações do centro histórico de Acireale, desde a Piazza Duomo, em torno da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Anunciação, até à Villa Belverde.
Ao longo dos dias de festa, há noites de cabaré, espectáculos equestres, espectáculos de marionetas, orquestras, grupos de dança, venda de artesanato, provas de vinhos e queijos sicilianos, têxteis e até parques de diversões e espectáculos todos os dias.
Esta feira começou a realizar-se em 1932, quando Alfonso, o Magnânimo, a instituiu como forma de celebrar a antiga Fiera Franca di Santa Venera, um evento que se realizava no território de Acireale para trocar produtos do Monte Etna.
Para compreender a importância do evento, é aconselhável começar por uma visita ao Monte Etna, Castelmola e Taormina. Explorar as encostas deste Património da Humanidade, percorrer a cratera a pé - ou de teleférico, se preferir - e depois passear pelas ruas para ver em primeira mão os produtos tradicionais.
Este é um dos melhores eventos familiares na Sicília em setembro, onde todos se divertem ao sol quente do Mediterrâneo.
Temperaturas em Palermo em setembro
A temperatura mínima é de 21 °C e a máxima de 28 °C. Em geral, Palermo tem bom tempo em setembro. Neste mês, ainda se pode desfrutar do sol de verão, embora com uma temperatura média mais agradável graças aos seus 23 °C, pelo menos até meados do mês, uma boa altura para actividades ao ar livre. No entanto, a partir da segunda metade do mês, começam a cair as chuvas.
Preços em Palermo em setembro
Como a cidade começa a despedir-se do verão e, com ele, da vaga de turistas que chegam à capital siciliana entre julho e agosto, tende a encontrar melhores preços em setembro.
No que diz respeito ao alojamento, alguns bed&breakfasts estarão disponíveis a partir de 35 euros, os taxistas começarão a mostrar novamente os seus taxímetros - embora eu continue a recomendar que apanhe o elétrico ou os autocarros - e as lojas começam a oferecer pechinchas.