O que ver e fazer em Palermo em 1 dia

Palermo, a vibrante capital da Sicília, é uma cidade de contrastes onde pode maravilhar-se com o seu imenso património histórico e perder-se nas suas ruas caóticas e estreitas.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Palermo em 1 dia

Palermo plaza |©Alessandro T.

Se há uma coisa que não falta a Palermo é charme, esta cidade do sul de Itália é conhecida tanto pela sua vida agitada e movimentada como pela sua variedade estilística, consequência de todos os povos que por ela passaram, incluindo gregos , romanos, bizantinos, árabes e espanhóis.

Quando se pensa em Palermo, a sua fama leva-nos inevitavelmente a imaginar um lugar decadente e barulhento, onde as catástrofes naturais e os crimes da máfia cobraram o seu preço. No entanto, nada disto conseguiu tirar a personalidade avassaladora e a incrível atração desta cidade, onde não faltam coisas interessantes para ver e fazer e uma deliciosa cozinha local para apreciar.

1. Comece o seu dia no pitoresco mercado Ballarò

Mercado de Ballaro' - Palermo|©TwoPointsCouture
Mercado de Ballaro' - Palermo|©TwoPointsCouture

Uma das vantagens de visitar Palermo, especialmente se tiver pouco tempo, é que as distâncias dentro do seu centro histórico são bastante manejáveis a pé, pelo que com este passeio não precisará de utilizar qualquer meio de transporte e poderá desfrutar de se perder nas ruas labirínticas que compõem o centro desta animada cidade.

No entanto, se preferir ser guiado por um especialista, pode sempre fazer uma visita guiada a Palermo e conhecer em profundidade a história da capital da Sicília.

O primeiro ponto da visita que preparei para si é o tradicional Mercado Ballarò, um dos mercados mais antigos e autênticos de Palermo. Desde manhã cedo, este lugar está cheio de habitantes locais e turistas, que se misturam no meio da azáfama e da explosão de cores dos produtos oferecidos.

Para além das frutas e legumes, este mercado caótico mas encantador oferece uma grande variedade de outros artigos, como lembranças, roupas e até artigos para a casa.

2. Visite o majestoso Palazzo dei Normanni e a Cappella Palatina

Palácio dos Normandos|©Andrea Guagni 2,9 Million
Palácio dos Normandos|©Andrea Guagni 2,9 Million

De seguida, vou pedir-vos que façam uma pequena caminhada desde a Via Ballarò, onde se encontra o mercado, até ao imponente Palazzo dei Normanni, também conhecido como o Palácio Normando, que é considerado o ponto turístico mais importante da cidade.

O Palazzo dei Normanni

O Palazzo dei Normanni é um dos monumentos mais importantes de Palermo e, atualmente, é a sede da Assembleia Regional da Sicília. No entanto, as suas origens remontam a 1130 e tem a honra de ser a residência real mais antiga da Europa.

Uma das características mais importantes do palácio é a mistura cultural e estilística da sua arquitetura, o que se deve ao facto de artistas bizantinos, normandos e até árabes terem estado envolvidos na sua construção e nas intervenções subsequentes.

Algumas das salas mais notáveis desta impressionante construção são a Sala dei Venti, admirada pelos seus delicados mosaicos, e a Sala di Ruggero II, que serviu de quarto de dormir à sua majestade.

A Capela Palatina

No entanto, a Cappella Palatina é considerada a atração principal do Palazzo. Situada no primeiro andar, esta bela capela é dedicada a São Pedro e a sua fama deve-se aos magníficos mosaicos dourados que decoram a sala e que retratam cenas do Antigo Testamento e do seu Cristo Pantocrator.

Para além disso, uma curiosidade desta capela é que na sua decoração é possível ver como se fundem elementos da arte islâmica e bizantina.

  • Onde: Piazza del Parlamento, 1, 90129 Palermo.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h30 às 16h30 e das 8h30 às 12h30. Recomenda-se a consulta do sítio Web oficial antes da visita, uma vez que o horário de abertura está sujeito a alterações e nem todas as áreas do palácio estão sempre disponíveis para entrada.
  • Preço: O preço de um bilhete com acesso total a todas as áreas do palácio situa-se entre cerca de 15 e 19 euros, consoante as datas.

3. Catedral de Palermo, uma visita obrigatória

Catedral de Palermo|©Ciriulloa Ulloa Garrido
Catedral de Palermo|©Ciriulloa Ulloa Garrido

Após a visita ao ilustre Palazzo dei Normanni, a sua próxima paragem no caminho será outro dos monumentos mais representativos da cidade, a Catedral de Palermo.

A poucos metros do palácio, encontra-se a imponente catedral, construída no século XII e que chama a atenção pelas suas grandes dimensões e pelo seu estilo arquitetónico árabe-normando original.

O espetacular templo sofreu inúmeras alterações ao longo da sua vida, o que levou a que elementos de diferentes épocas e estilos coexistissem no mesmo edifício, como é o caso do interior da catedral, que foi renovado no século XVIII.

A Catedral de Palermo faz parte do conjunto de monumentos que constituem o Circuito Árabe-Normando da Sicília e foi mesmo declarada Património Mundial pela UNESCO.

Vale particularmente a pena visitar a cripta e os túmulos reais, onde repousam os restos mortais do rei Ruggero II e uma esplêndida coleção de jóias reais. No entanto, o acesso à cúpula e aos túmulos requer um bilhete de entrada separado.

  • Onde: Via Vittorio Emanuele, 90134 Palermo.
  • Horário de abertura: A catedral está aberta de segunda a domingo, das 9h30 às 18h. No entanto, o horário de entrada na cripta e noutras partes da catedral pode ser diferente e está sujeito a alterações, pelo que se recomenda a consulta do sítio Web oficial antes da visita.
  • Preço: A entrada na catedral é gratuita, no entanto, é necessário pagar para entrar noutras áreas do templo, como os túmulos ou o terraço. As taxas de entrada começam em 1,5 euros, dependendo do tipo de visita que decidir fazer.

4. Continue o seu passeio com um agradável passeio pela Calle Vittorio Emanuele até Quattro Canti.

Vittorio Emanuele|©Josep Maria Berengueras
Vittorio Emanuele|©Josep Maria Berengueras

Depois de ter visitado os dois edifícios mais representativos de Palermo, encorajo-o a dar um passeio pelo encantador centro histórico da cidade. Em particular, recomendo que percorra o pequeno troço que liga a catedral ao famoso cruzamento Quattro Canti, ao qual se chega pela Via Vittorio Emanuele.

Se preferir, também tem a opção de contratar um passeio de autocarro turístico por Palermo que o levará pelos lugares mais emblemáticos da cidade.

A Via Vittorio Emanuele é uma das principais ruas de Palermo e atravessa o seu centro histórico. Aqui encontrará cafés, livrarias, lojas e até passará pela fachada do Palazzo Riso, que alberga o Museu de Arte Contemporânea de Palermo e a Igreja de San Giuseppe dei Teatini.

Se viajar para Palermo no verão, pode experimentar o famoso gelado italiano numa das gelatarias da zona. Se seguires esta rua, quando chegares ao cruzamento da Via Maqueda com o Corso Vittorio Emanuele, encontrarás um dos lugares mais famosos e admirados de Palermo, o Quattro Canti.

As quatro fachadas côncavas que formam este cruzamento têm uma beleza muito especial. Cada uma tem uma fonte que simboliza as quatro estações do ano e no cimo de cada fonte estão os quatro vice-reis da Sicília e os santos padroeiros da cidade.

5. Visitar uma das principais praças da cidade

Piazza Prétoria|©Claude
Piazza Prétoria|©Claude

A poucos metros dos Quattro Canti encontra-se a emblemática Piazza Pretoria, conhecida sobretudo pela Fontana della Vergogna, que se traduz por "fonte da vergonha" e é uma gigantesca construção em mármore cujas figuras representam deuses, ninfas e tritões a dançar sobre a água total ou parcialmente nus.

A alcunha de "fonte da vergonha" deve-se ao pudor sentido pela sociedade perante a nudez da monumental fonte renascentista.

Outra caraterística que fez desta bela praça uma das mais importantes da cidade é o facto de estar rodeada por alguns dos edifícios mais representativos de Palermo, como o Palazzo Bonocore, o Palazzo Pretorio, que é a sede da Câmara Municipal, e a Igreja de Santa Caterina d'Alessandria.

6. Apreciar a requintada gastronomia siciliana

Cannoli Siciliano.|©Jorge Hernández Alonso
Cannoli Siciliano.|©Jorge Hernández Alonso

A gastronomia italiana é, sem dúvida, uma das mais admiradas e os seus pratos mais emblemáticos, como a massa, a pizza ou as focaccias, são conhecidos e apreciados em quase todas as partes do mundo. No entanto, a cozinha siciliana é uma das mais diferentes e variadas de Itália, em parte devido à sua mistura cultural e à sua proximidade com o mar.

Quando se aproximar a hora do almoço, recomendo que se dirija à Via Maqueda, pois nesta zona da cidade encontrará um grande número de bares e restaurantes de todos os preços onde poderá desfrutar da cozinha tradicional da Sicília.

Alguns dos pratos mais típicos são a pasta con le sarde, uma receita que combina massa com marisco típico de Palermo, ou a caponata, um delicioso guisado de beringela.

É claro que encontrarás uma grande variedade de pratos de massa e marisco. No entanto, se há algo que não se pode deixar de provar, é o famoso cannoli siciliano, que é um tubo de massa frita recheado com creme de ricota, embora existam algumas variações como os recheados com chocolate ou pistácios.

Outra opção fantástica para conhecer a fundo a gastronomia da cidade é reservar um tour gastronómico por Palermo.

Reservar um tour gastronómico por Palermo

7. Visitar o maior teatro de Itália

Teatro Massimo|©Joao de Mio
Teatro Massimo|©Joao de Mio

No final da Via Maqueda, na Piazza Giuseppe Verdi, ergue-se o magnífico Teatro Massimo, que tem a honra de ser o maior teatro lírico de Itália e o terceiro maior da Europa.

Construído no século XIX por Giambattista Filippo Basile, este majestoso edifício tem uma fachada neoclássica guardada por dois grandes leões de bronze.

No interior, o Teatro Massimo acomoda até 3200 espectadores e acolhe grandes espectáculos de ópera e ballet. Além disso, este edifício é conhecido por ser o palco onde foram filmadas as cenas finais do famoso filme O Padrinho III.

Se quiser visitar o interior do teatro, tem duas opções. A primeira é comprar um bilhete para um dos espectáculos que aí se realizam e a segunda é comprar um bilhete para uma visita guiada.

  • Onde: Piazza Giuseppe Verdi, 90138 Palermo.
  • Horários: o calendário dos espectáculos pode ser consultado no sítio Web oficial do Teatro Massimo. O horário de abertura para as visitas guiadas é de segunda a domingo, das 9h30 às 17h30, e o bilhete pode ser adquirido no mesmo sítio Web.
  • Preço: o preço de um bilhete com visita guiada é de aproximadamente 10 euros.

8. Visitar o animado Mercado Vucciria

Mercado da Vucciria|©Miguel Malpica
Mercado da Vucciria|©Miguel Malpica

Ao contrário da maioria dos mercados, o Mercado Vucciria ganha vida no final da tarde, já que o bairro Vucciria se tornou uma das áreas mais badaladas e animadas para sair para tomar uma bebida ou jantar.

Aí se pode encontrar um grande número de bancas e locais para provar a famosa comida de rua de Palermo, bem como numerosos restaurantes com esplanadas.

Para além de passear pelas suas ruas movimentadas e desfrutar do ambiente, pode aproveitar para relaxar com uma cerveja ou provar uma das comidas de rua mais famosas de Palermo, o arancini. Este prato consiste numa bola de arroz recheada com diferentes ingredientes, como ragù, mozzarella ou presunto, entre muitos outros, e finalmente frita em bastante óleo.

Uma alternativa muito interessante para conhecer os mercados da cidade e degustar a gastronomia siciliana é contratar uma visita guiada ao mercado local com uma experiência gastronómica, na qual, além de ser guiado por um especialista, terá a oportunidade de desfrutar de uma demonstração culinária exclusiva e provar a comida tradicional em casa de um local.

9. Termine o dia com um belo jantar num restaurante muito especial

mulher com uma bebida e uma refeição|©Elina Sazonova
mulher com uma bebida e uma refeição|©Elina Sazonova

Se ainda tiver espaço no estômago e quiser mimar-se, recomendo-lhe que vá jantar à Osteria Ballarò. Embora este restaurante tenha um preço algo elevado, a qualidade dos seus produtos faz com que valha bem a pena.

O restaurante está localizado dentro dos antigos estábulos do Palazzo Cattolica e o seu menu apresenta pratos típicos sicilianos com um toque criativo, sempre preparados com produtos locais e sazonais. Também pode desfrutar de uma grande variedade de vinhos de alta qualidade.

  • Onde: Via Calascibetta, 25, 90133 Palermo.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00 horas.
  • Preço: o preço médio por pessoa é de cerca de 25 a 40 euros.

Vale a pena visitar Palermo num dia?

Ruas de Palermo|©Cupido Tomasello
Ruas de Palermo|©Cupido Tomasello

Embora não esteja entre as cidades mais visitadas da Itália, Palermo tem muito a oferecer. A sua vasta gama de cultura, arquitetura interessante e atmosfera animada fazem dela um destino de férias fantástico, mas será que um dia em Palermo é suficiente para desfrutar dos encantos desta cidade caótica?

Se não tiver muito tempo e quiser apenas visitar os pontos altos de Palermo, a resposta é sim, é possível fazê-lo num dia. As curtas distâncias entre os principais monumentos do centro histórico desta cidade permitem visitar os seus locais mais emblemáticos num curto espaço de tempo.

No entanto, se quiseres conhecer a fundo a capital da Sicília e tiveres a oportunidade de prolongar a tua viagem, recomendo que passes pelo menos 3 dias em Palermo, pois assim poderás conhecer a cidade na perfeição e de uma forma mais descontraída.

Se o tempo permitir, pode até reservar uma viagem de um dia a partir de Palermo para conhecer outras partes da Sicília.

Reservar uma excursão de um dia a Monreale e Cefalù a partir de Palermo