O que ver e fazer em Palermo
Palermo é a capital da ilha da Sicília, uma das cidades mais importantes do sul de Itália e uma fonte inesgotável de atracções turísticas. Eis o que pode ver e fazer para a descobrir durante a sua visita.
Palermo é uma das capitais italianas da arquitetura e do património artístico. Com o seu choque de estilos, que cruza o românico com o barroco, o bizantino com o árabe, o neoclássico com o art nouveau, é capaz de surpreender os visitantes e basta passear pelas ruas do centro histórico para descobrir as jóias da cidade.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Palermo incluem visitar a Catedral, que é um dos edifícios mais representativos da cidade, passear ao longo da praia de Mondello, visitar o Mercado Vucciria, que é um dos epicentros da vida nocturna de Palermo, visitar as sombrias Catacumbas dos Capuchinhos e desfrutar da gastronomia siciliana.
1. Seguir os passos da Máfia na cidade da Cosa Nostra
Palermo é conhecida como uma das cidades que deu origem à máfia e ao crime organizado em Itália e se é fã de histórias deste género não pode perder uma das visitas temáticas sobre a máfia que a capital siciliana tem para oferecer ou, pelo menos, percorrer os principais locais da Cosa Nostra por sua conta.
Seguindo as pegadas da máfia em Palermo, pode visitar o Mercado del Capo, que está rodeado de passagens subterrâneas onde, segundo a lenda urbana, se movia uma loja medieval, a Piazza Magione, que era o ponto de encontro do juiz Giovanni Falcone, assassinado pelos chefes da Cosa Nostra, e o Teatro Massimo, um dos maiores da Europa e o local onde foi filmada a cena final da trilogia O Padrinho.
Optar por uma visita guiada permite-lhe fazer uma excursão interactiva enquanto conhece os principais locais de Palermo, uma vez que a maioria das atracções relacionadas com a Cosa Nostra estão localizadas dentro do centro histórico da cidade, sendo mesmo uma desculpa ideal para conhecer a capital siciliana de uma forma alternativa.
2. Fazer uma visita guiada ao Palazzo dei Normanni
O Palazzo dei Normanni é um dos edifícios históricos mais importantes de Palermo, com a sua combinação de estilos bizantino, árabe e normando, é o testemunho arquitetónico da cidade e das influências dos seus conquistadores. Este palácio foi a residência dos governantes normandos e é agora um dos melhores museus de Palermo.
Pode visitar o Palácio Normando com uma visita guiada ou por conta própria, mas em ambos os casos ficará certamente impressionado com os jardins reais, os enormes pátios interiores, a coleção de mosaicos e o teto de madeira coroado por incrustações de mármore.
A principal joia da residência palaciana é, no entanto, a Capela Palatina, situada no rés do chão do edifício. Esta capela, que está incluída na lista do Património Mundial da Unesco, é notável pela sua decoração com mosaicos e obras de arte, pelo santuário dedicado a São Pedro, pela cúpula da basílica e pelas colunas clássicas, típicas da arquitetura bizantina.
O palácio foi a sede do Parlamento siciliano e atualmente alberga a Assembleia Regional da Sicília, pelo que, durante as cerimónias oficiais, estará fechado ao público. O mesmo se aplica aos feriados públicos, por isso, se decidir visitar Palermo no Natal ou no dia de Ano Novo, também não poderá ver o interior do edifício.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no palácio tem um custo inicial de aproximadamente 8,5 euros por pessoa.
- Localização... Piazza del Parlamento 1, Palermo.
- Horário de abertura... Todos os dias, das 8h30 às 16h.
3. Perder-se em Villa Bonanno
O Parque Villa Bonanno é um dos pulmões verdes mais famosos de Palermo e também o lugar ideal para descansar ou relaxar durante o seu passeio pela cidade. Situado nos limites do centro histórico e próximo da Catedral, da Porta Nova, do Palácio Normando e da Igreja de San Giovanni degli Eremitti, é um ponto de passagem obrigatório para todos os que passeiam pela cidade.
A Villa Bonanno, com mais de 100 anos, é notável pelo seu palmeiral, pelo número de bancos e pela sombra que rodeia o perímetro, um bem raro numa cidade caracterizada por praças secas. Além disso, no interior do parque encontram-se escavações arqueológicas, incluindo mosaicos e fontes da época romana.
Villa Bonanno é também um ponto de referência porque uma das suas entradas principais alberga uma das paragens de autocarros turísticos hop-on-hop-off de Palermo e por causa do lago gigante em forma de estrela de cinco pontas que governa o centro do parque. Se está a planear um passeio pela cidade, Villa Bonanno será o seu melhor aliado quando se trata de descanso e sombra.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no parque é gratuita.
- Localização... Piazza della Vittoria, Palermo.
- Horário de funcionamento... Aberto 24 horas.
4. Visitar a praia de Mondello
Situada a 10 quilómetros do centro de Palermo, na periferia da cidade, a praia de Mondello está situada num pequeno golfo e destaca-se pela sua areia branca, pelos barcos a pedal para alugar e pela quantidade de serviços que a rodeiam. Se planeia visitar Palermo no verão, não pode perder esta praia, mas também pode visitá-la no inverno.
Mondello não é muito longa, pelo que se pode facilmente fazer um passeio completo por todas as estâncias, e se o tempo não for ideal para nadar, pode caminhar ao longo da costa e desfrutar da brisa do Mar Tir reno. Em todo o caso, Mondello é uma alternativa aos edifícios bizantinos da cidade e às praças secas da cidade velha.
A praia é facilmente acessível e pode ser alcançada através de transportes públicos nas linhas de autocarro 101 e 107 ou em alguns dos autocarros turísticos que incluem paragens na zona de Mondello. Também estão disponíveis serviços de transferes privados.
Detalhes interessantes
- Preço... Mondello é uma praia pública, a entrada é gratuita.
- Localização... Mondello, Palermo.
5. Visitar a Catedral de Palermo
A Catedral de Palermo não é apenas o templo de culto católico mais importante da cidade, mas é também um tesouro arquitetónico que combina o estilo oriental da conquista bizantina com as influências aragonesas das reformas posteriores, resultando num dos edifícios mais bonitos da Sicília, pelo que não pode perdê-lo durante a sua viagem.
No interior da Catedral, construída em planta de cruz latina, encontra-se o Sacramento, decorado com pedras preciosas, e a capela de Santa Rosália, padroeira da cidade. O carácter ostentoso do edifício deve-se ao facto de ter sido construído por ordem do Arcebispo de Palermo para competir com a Catedral de Monreale no século XII.
A visita à Catedral é gratuita e, se visitar Palermo em setembro, poderá assistir às festividades da padroeira Santa Rosalia, que é uma das celebrações mais representativas da cidade.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada na Catedral é gratuita.
- Localização... Via Vittorio Emanuele, Palermo.
- Horário de abertura... Todos os dias das 7.00 às 19.00 horas.
6. Visitar o Mercado Vucciria
Em Palermo existem quatro grandes mercados, um em cada um dos quatro bairros históricos da cidade, mas o mercado de Vucciria destaca-se dos restantes porque não é apenas um mercado de frutas, legumes e alimentos, mas também é considerado um mercado de pulgas, porque todos os tipos de artigos são oferecidos lá e sempre foi um mercado informal de troca.
Em Vucciria também se pode descobrir a vida nocturna de Palermo, porque quando o sol se põe os bares e restaurantes de rua juntam-se ao mercado para animar a noite e transformar as ruas da cidade numa discoteca ao ar livre, com música, artistas e espectáculos de todo o tipo.
Vucciria também é frequentemente incluído como um destino nos melhores tours gastronómicos de Palermo e é o local ideal para almoçar ou fazer uma pausa durante o seu passeio pela cidade. Nas proximidades, pode continuar o seu passeio na pitoresca praça octogonal Quattro Canti, no Palazzo Riso ou no Teatro Massimo, que é um dos maiores da Europa.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no mercado é gratuita.
- Localização... Piazza Caracciolo, Palermo.
- Horário de abertura... Todos os dias, das 7h às 20h.
7. Visita às Catacumbas dos Capuchinhos
As Catacumbas dos Capuchinhos são um dos maiores cemitérios subterrâneos do mundo, mas também uma das atracções mais fascinantes e sombrias da Europa, uma vez que no seu interior se encontram mais de 8000 múmias de frades, padres, bispos e personalidades importantes da nobreza eclesiástica que decidiram ser aí sepultados.
Se gosta de turismo alternativo e de excursões curiosas, nas Catacumbas dos Capuchinhos pode combinar ambas as opções e percorrer os corredores cujas paredes estão cobertas de corpos mumificados desde o século XVI até ao século XX.
Esta atração assustadora é uma das mais visitadas de Palermo e tem alguns dos túmulos mais famosos do mundo, como o da menina Rosalia Lombardo. Por favor, note que esta visita não é recomendada para crianças, por isso, se planeia viajar em família ou com menores, terá de se organizar.
Informações úteis
- Preço... A entrada nas catacumbas custa aproximadamente 15 euros por pessoa.
- Localização... Piazza Cappuccini 1, Palermo.
- Horário.... Todos os dias das 9.00h às 12.30h e das 15.00h às 17.30h.
8. Conhecer Porta Felice e o porto
Palermo é uma cidade construída de frente para o mar e Porta Felice é uma porta monumental, a mais importante da capital siciliana, que marca a entrada do Tirreno para a Via Cassaro, a principal e mais antiga artéria da cidade. A porta combina os estilos renascentista e barroco e obras de arte na base das suas colunas.
A Porta Felice, pela sua importância histórica e também pelo seu excelente estado de conservação, é uma das principais atracções da cidade e do distrito de Castellammare, que inclui também a zona portuária, uma das mais importantes do sul de Itália para a prática de iatismo.
A zona portuária é frequentemente o ponto de partida para algumas das melhores excursões de Palermo, que incluem também uma visita a uma das ilhas do Tirreno.
Se planeia visitar Palermo em agosto ou durante os meses de verão, pode reservar um passeio de barco para explorar o Mar Tirreno ou para fazer actividades ao longo da costa da capital siciliana.
Informações úteis
- Preço... A visita ao portão é gratuita.
- Localização... Castellammare, Palermo.
9. Apreciar a gastronomia siciliana
Não terá conhecido definitivamente Palermo até ter sido seduzido pela gastronomia siciliana, por isso, independentemente da duração da sua visita, recomendo que reserve algum tempo para apreciar os pratos típicos do sul de Itália. Se for um amante de massas, será o grande vencedor do passeio gastronómico, mas há também outras opções que valem a pena.
Entre os pratos tradicionais de massa palermitana estão o maccheroni alla norma, que inclui tomate fresco, ricota e manjericão, ou o busciate com pesto. Pode também experimentar o cous cous alla trapanese, a caponata, a arancina, a scacciata e o cannolo siciliano, que é o doce por excelência da gastronomia local.
Para apreciar a comida de Palermo, pode optar por fazer um dos melhores tours gastronómicos de Palermo, visitar os mercados ou bancas de rua típicos ou explorar os restaurantes do centro histórico. Se escolheres esta última opção, recomendo uma visita ao Florio ou à Pescheria Marcello, especializada em outra das iguarias locais, o peixe e o marisco.
Se é um apreciador de comida, pode também escolher um passeio que inclua uma experiência de restaurante, onde pode cozinhar o seu próprio prato e depois comê-lo num terraço com uma vista aberta para os principais pontos turísticos da cidade.
10. Fazer uma excursão aos arredores de Palermo
Palermo está localizado muito perto de outras atracções famosas em Itália, por isso, se tiver tempo suficiente na cidade, recomendo que faça uma excursão de dia inteiro para visitar outros destinos próximos, como Agrigento e a Escadaria Turca, Monreale, Cefalù e Castelbuono, Corleone e Portella della Ginestra, Segesta, Erice e Trapani ou Etna e Taormina.
Qualquer um dos destinos que escolher para viajar a partir de Palermo irá surpreendê-lo pelas suas diferenças e também pelas suas características particulares. Poderá descobrir montanhas, vulcões, ruínas arqueológicas e castelos medievais e viver uma experiência muito mais abrangente para além dos estilos arquitectónicos da capital siciliana.
Note-se que todas as excursões a destinos próximos em Palermo são excursões de dia inteiro, pelo que podem não ser convenientes se estiver a planear uma estadia curta na cidade.
Escolha sabiamente a data da sua viagem a Palermo
A capital siciliana oferece tantas coisas para fazer como o número de turistas. Não só no verão, que é a época alta e também a mais quente, há actividades para fazer em Palermo, mas também uma escapadela de inverno ou mesmo de janeiro ou fevereiro para a cidade sem tantos turistas pode ser uma óptima ideia.
No entanto, se há uma altura especial para escolher este destino, é o Natal, quando toda a cidade está envolta naquele espírito natalício que vai adorar. Além disso, a visão do Monte Etna coberto de neve nesta altura do ano ficará certamente na sua memória para sempre.
Para ver a cidade e os seus arredores, precisará de cerca de três ou quatro dias, mas isto é sempre relativo, pois depende da sua forma de viajar. Algumas pessoas preferem condensar tudo num ou dois dias e depois continuar a desfrutar de outros destinos dentro do país. Por esta razão, na Hellotickets criámos estes guias para o ajudar a planear a sua viagem de acordo com o número de dias que vai ficar:
- O que ver e fazer em Palermo em 1 dia
- O que ver e fazer em Palermo em 2 dias
- O que ver e fazer em Palermo em 3 dias
- O que ver e fazer em Palermo em 4 dias
Como última dica, recomendo que dê uma vista de olhos aos transfers entre o aeroporto e Palermo para que, uma vez aterrado, possa chegar confortavelmente ao centro da cidade e começar a sua aventura.