10 coisas para ver e fazer em Palermo em fevereiro
O inverno faz parte da época baixa de Palermo, mas a capital siciliana não oferece menos para descobrir e em fevereiro a cidade celebra a abertura do Teatro Massimo e os carnavais, entre outras actividades.
A época alta em Palermo é durante o verão e os meses de verão são a melhor altura para explorar a ilha, desfrutar das praias próximas e dos festivais, mas no inverno a capital siciliana também oferece muitas alternativas, especialmente em fevereiro , quando o tempo é ideal para esquiar, percorrer os picos cobertos de neve do Etna e para uma experiência de windsurf em Mondello.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Palermo em fevereiro incluem assistir à abertura da ópera no Teatro Massimo, participar nos carnavais em Acireale, viver as festividades da padroeira de Sant'Agata, participar no Festival das Amendoeiras em Flor em Agrigento e aproveitar ao máximo os descontos sazonais nas lojas ao longo da Via Vittorio Emanuele.
1. Comprar com descontos sazonais nas lojas da Via Vittorio Emanuele
Palermo, como muitas outras cidades em Itália, é caracterizada pela moda e pelas grandes lojas de roupa. Se visitar a capital siciliana em fevereiro, pode aceder aos descontos sazonais nas lojas da Via Vittorio Emanuele, algumas das quais são muito exclusivas, pelo que é uma boa oportunidade para poupar comprando produtos de uma forma mais económica.
As lojas incluem roupa para toda a família, pelo que também pode ser uma opção ideal se estiver a planear visitar Palermo com crianças, e pode aproveitar ao máximo a sua visita reservando alguns dos melhores passeios gastronómicos ou outras excursões na cidade, uma vez que a Via Vittorio Emanuele está entre as principais artérias de Palermo.
Note que também pode reservar excursões de compras que o levarão a outros locais de compras na cidade, ou pode explorar a cidade por conta própria ao seu próprio ritmo para obter os melhores descontos.
2. Participe da comemoração da Constituição de 1848
Em 1848, a primavera dos Povos deu início a uma vaga constitucionalista em toda a Europa que procurava erradicar o poder das monarquias e dos Estados autocráticos governados por ditadores. Esse movimento começou em 12 de janeiro com uma revolta em Palermo e acendeu o rastilho para a explosão europeia, mas também desencadeou uma insurreição na Sicília que levou à promulgação de uma constituição local em 11 de fevereiro, menos de um mês após o primeiro conflito.
Algum tempo depois da promulgação da constituição, o exército nacional reconquistou a Sicília e restaurou o absolutismo, mas a revolta de Palermo foi suficiente para revolucionar a Europa. Se visitar a capital siciliana em fevereiro, poderá viver as comemorações da Constituição de 1848 e aprender mais sobre os movimentos independentistas da ilha.
Entre as festividades da cidade, poderá assistir a desfiles, ver exposições nos melhores museus de Palermo e conhecer muitos sicilianos que continuam a defender a autonomia da ilha e a validade da Constituição de 1848, ainda considerada uma das primeiras cartas liberais do mundo.
3. Participar no Carnaval de Acireale
fevereiro é o mês dos carnavais em todo o mundo e a Sicília não é exceção, pois pode assistir ao famoso Carnaval de Acireale, um dos mais antigos e pitorescos de Itália, com o seu desfile de carros alegóricos de papel machê florido e grupos de mascarados. Acireale situa-se na costa oriental da ilha, a uma hora e meia do centro de Palermo.
Em Acireale, o carnaval contrasta com a cidade medieval, de estilo barroco, que empresta as suas ruas a esta celebração secular, que, para além do espírito festivo, se destaca pela sua gastronomia e pelo número de visitantes que enchem as ruas para seguir o itinerário dos coloridos carros alegóricos.
O Carnaval de Acireale tem uma tradição de mais de 500 anos e o desfile de carros alegóricos atrai todos os anos muitos turistas, sobretudo do sul de Itália. Se quiser participar nas festividades, pode comprar um bilhete para ter acesso também aos concertos musicais e aos bailes de máscaras.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes para os espectáculos completos de carnaval custam cerca de 5 euros por pessoa.
- Localização... Acireale, Catania.
- Como chegar... De carro ou de transporte privado.
4. Assistir à inauguração do Teatro Massimo Opera House
O Teatro Massimo é o maior teatro da Itália e um dos maiores da Europa e, juntamente com a Catedral e o Palácio Normando, um dos principais edifícios de Palermo, que se destaca pela sua contribuição para o património arquitetónico e cultural. O teatro abre a sua temporada de ópera todos os anos em fevereiro, por isso, se visitar a cidade durante esse mês, pode participar nos concertos de abertura.
Durante a abertura da ópera pode assistir aos concertos com bilhetes com desconto e também ver alguns dos melhores espectáculos do calendário, uma vez que mestres clássicos e coristas de todo o país são convidados a atuar durante os espectáculos numa cerimónia que se tornou uma tradição na capital siciliana.
Se está a planear visitar Palermo no inverno e é um fã de música clássica, recomendo que não perca estes espectáculos, que estão entre os melhores do seu género em Itália. Tenha também em atenção que os bilhetes podem esgotar, pelo que recomendo que os reserve com antecedência.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes para os espectáculos de abertura da ópera têm um custo inicial de cerca de 25 euros por pessoa.
- Localização... Teatro Massimo, Palermo.
- Como chegar lá... De autocarro, nas linhas 104 e 108, ou nos autocarros turísticos de Palermo, do tipo hop on hop off.
5. Assistir às festas da padroeira de Sant'Agata
Palermo tem muitas festas de padroeiros, mas uma das mais conhecidas é a de Sant'Agata, que se celebra todos os anos entre 3 e 6 de fevereiro. Segundo a tradição católica, Sant'Agata foi uma santa e virgem martirizada durante as perseguições do imperador Décio e é atualmente venerada em Itália, em São Marinho e na ilha de Malta.
As festividades da padroeira têm lugar em toda a ilha, embora o epicentro principal se situe em Catânia, onde se encontra a Catedral de Sant'Agata. Catânia é considerada a terceira festa religiosa mais importante do mundo e, na Sicília, é tradição que os fiéis iniciem as festividades em todos os cantos da ilha e façam uma peregrinação à catedral para dar graças a Sant'Agata.
Durante estas celebrações, é possível ver como os centros das cidades são iluminados e decorados com as insígnias de Santa Ágata e as suas cores, e como os devotos peregrinam atrás das imagens da Virgem vestidas com o tradicional pano de saco siciliano. Sem dúvida, visitar a Catedral de Catânia para viver as celebrações no epicentro das festividades é uma das melhores coisas a fazer a partir de Palermo.
Detalhes interessantes
- Preço... A participação nas festividades do santo padroeiro é gratuita.
- Localização... Em diferentes pontos da Sicília, embora o epicentro das festas seja em Catânia.
- Como chegar... De carro ou de transporte privado.
6. Fazer uma excursão aos picos nevados do vulcão Etna
O Etna é um dos maiores vulcões vivos do mundo e uma maravilha natural, localizado na parte oriental da ilha. Se é fã de passeios de aventura ou apenas quer ter uma experiência diferente durante a sua viagem, em fevereiro pode fazer uma excursão para descobrir os picos nevados do vulcão.
Estas excursões são normalmente de dia inteiro e pode optar por ver o vulcão a partir da base ou subir até ao topo. Se quiser descobrir os picos cobertos de neve, recomendo que escolha a segunda opção para se maravilhar com uma das imagens mais incríveis da natureza, que é proporcionada por este vulcão em constante erupção que derrete a neve com os seus fluxos de lava.
Se quiser aproveitar ao máximo a sua visita, pode também visitar Taormina, que é uma cidade histórica caracterizada pelo seu teatro grego e ruínas helenísticas. Também pode optar por fazer o passeio por conta própria.
Note-se que, se optar por uma excursão de dia inteiro, terá dificuldade em combiná-la com uma curta estadia na cidade, uma vez que o Etna fica a cerca de 2 horas de carro de Palermo. Se for este o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para conhecer Palermo em 2 dias.
Pormenores interessantes
- Preço... As excursões para chegar ao cume nevado do vulcão Etna têm um custo inicial de aproximadamente 220 euros por pessoa e incluem o aluguer de equipamento e a assistência de um guia local especializado.
- Localização... Catânia, Sicília.
- Como chegar... De carro ou de transporte privado.
7. Esquiar nas pistas do Parco delle Madonie
Embora neve na Sicília durante o inverno, a precipitação não é muito forte e o único mês em que é possível utilizar a neve para desportos radicais é fevereiro. Piano Battaglia, a única estância de esqui formal da ilha, está situada no coração do Parco delle Madonie e oferece não só paisagens imperdíveis, mas também experiências de esqui, snowboard e raquetes de neve.
O Parco delle Madonie é famoso na ilha porque, se visitar Palermo na época do Natal, pode lá ir para ver o espetáculo de fogo de artifício, mas a sua verdadeira atração é a acumulação de neve na pista de esqui, que é utilizada por muitos visitantes em fevereiro para a prática de esqui e snowboard.
No Piano Battaglia pode pagar uma taxa de entrada e depois utilizar o seu próprio equipamento ou alugar o equipamento completo de esqui, que é a opção escolhida pela maioria dos visitantes.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no Piano Battaglia tem um custo inicial de cerca de 25 euros. O aluguer do equipamento completo custa a partir de 55 euros.
- Localização... Madonia, Palermo.
- Como chegar... De carro ou de transporte privado.
8. Assistir às conferências do Prémio Mondello
O Prémio Mondello é um dos concursos literários mais prestigiados do Sul de Itália e é atribuído todos os anos em novembro, em Palermo. Este prémio distingue os melhores escritores sicilianos em diferentes segmentos e, após o Natal e o Ano Novo, os vencedores retomam as suas actividades de apresentação.
Em fevereiro, no Teatro Politeama, realizam-se conferências com os vencedores do Prémio Mondello, pelo que se está a planear visitar a capital siciliana no inverno e é um amante da literatura, pode participar neste evento, que é gratuito e visa promover a cultura na cidade.
As datas das conferências costumam ser na segunda quinzena de fevereiro e, além dos vencedores, os colóquios também costumam contar com oradores influentes da literatura italiana, por isso, se procura um plano cultural alternativo em Palermo, este ciclo de exposições pode ser o ideal para si.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada nas conferências é gratuita, embora em fevereiro seja necessário inscrever-se no sítio Web do Prémio Mondello para garantir o seu lugar.
- Localização... Teatro Politeama, Palermo.
- Como chegar lá... Autocarros 101, 107 e N5 ou autocarros turísticos de Palermo hop on-hop off.
9. Participar na Festa das Amendoeiras em Flor em Agrigento
A Festa das Amendoeiras em Flor é uma feira popular que se realiza todos os anos, durante a primeira semana de fevereiro, em Agrigento, nos arredores de Palermo. Esta festa celebra a floração das amendoeiras no prelúdio da primavera e atrai um grande número de grupos folclóricos do sul de Itália.
O principal acontecimento do festival tem lugar durante o encerramento do festival, quando grupos desfilam com carros sicilianos e bandas de marcha da cidade de Agrigento até ao Vale dos Templos, que é uma das principais atracções da Sicília e também uma das mais importantes ruínas helénicas fora da Grécia.
Além disso, a Festa das Amendoeiras em Flor encerra oficialmente com a entrada do Prémio Templo de Ouro, que premeia o produtor mais destacado. Durante a feira, para além dos desfiles e dos concertos musicais, são também montadas bancas de comes e bebes na zona do recinto da feira.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no recinto da feira tem um custo inicial de cerca de 5 euros por pessoa.
- Localização... Agrigento, Sicília.
- Como chegar... De carro ou de transporte privado.
10. Abrigue-se do frio visitando os melhores museus da cidade
fevereiro é o mês mais frio do ano em Palermo e também o que tem mais dias de chuva e neve, pelo que em mais do que uma ocasião terá de optar por planos de interior. As melhores opções para os dias de mau tempo são os museus, entre os quais se destacam a Capela Palatina e as Catacumbas dos Capuchinhos.
A Capela Palatina situa-se no rés do chão do Palácio Normando e , com as suas colunas internas e decorações de mosaicos árabes e bizantinos, é um dos edifícios mais bonitos de Palermo, enquanto nas Catacumbas dos Capuchinhos se podem visitar os túmulos de múmias de frades, bispos e personalidades eclesiásticas com mais de 500 anos.
Também se pode visitar o Museu Internacional de Marionetas, que em fevereiro abre a sua temporada anual de ópera dei pupi, a Galeria de Arte Moderna, o Museu Etnográfico e o Museu da Máfia Siciliana, que são frequentemente incluídos nos melhores passeios da máfia em Palermo.
Temperaturas em Palermo em fevereiro
fevereiro é o mês mais frio do ano em Palermo, com máximas de 14°, mínimas de 8° e temperaturas médias de 11°, com muita neve e dias de chuva. É também um mês muito ventoso.
Se está a planear visitar Palermo em fevereiro, aconselho-o a levar sempre roupa quente e impermeável, pois as chuvas são muitas vezes surpreendentes.
Número de turistas em Palermo em fevereiro
O inverno na capital siciliana é a época baixa, pelo que se verificará que o número de turistas diminui substancialmente e as principais atracções estão livres de visitantes, à semelhança do que acontece se visitar Palermo em janeiro.
Devido ao baixo número de visitantes, poderá reservar excursões à última hora e também ter acesso a preços mais baixos durante a sua visita.
Preços em Palermo em fevereiro
Como faz parte da época baixa, se visitar Palermo em fevereiro poderá ter acesso a preços mais baixos do que durante o resto do ano, especialmente no alojamento e nas excursões. Pode também aproveitar os descontos sazonais nas lojas de roupa.
fevereiro é uma época económica para visitar Palermo, especialmente se quiser poupar dinheiro durante a sua visita. Também pode reservar excursões com antecedência online para aceder a outros descontos e congelar o preço antes da sua visita.
O que levar na mala para uma visita a Palermo em fevereiro?
fevereiro é um mês frio e chuvoso em Palermo, pelo que recomendo que leve na mala o seguinte
- Casacos de inverno
- Botas impermeáveis e confortáveis
- Meias térmicas
- Luvas impermeáveis e tácteis
- Chapéus de lã
- Cachecóis de lã
- Óculos de sol
- Camisolas de lã
- Calças de lã
- Calças de lã