O que ver e fazer em Palermo em 3 dias
Três dias em Palermo é tempo suficiente para visitar os destinos mais atraentes da cidade, mas é preciso aproveitar ao máximo o tempo para não perder um só minuto. Aqui está como se organizar!
Na ilha italiana da Sicília, encontra-se a capital Palermo, cujas ruas estão repletas de monumentos arquitectónicos de grande importância histórica e cultural. De facto, muitos deles foram nomeados pela Unesco como Património Mundial.
Entre as melhores coisas para fazer em Palermo durante a sua estadia de três dias, terá a oportunidade de visitar as praias da cidade costeira de Mondello, o Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas, a Catedral de Palermo, as Catacumbas, entre outros destinos.
Dia 1: Visita à Igreja da Imaculada Conceição, à Catedral de Palermo, ao Palácio Normando, às Catacumbas e ao Castelo de Zisa
No seu itinerário do primeiro dia em Palermo, poderá visitar alguns locais religiosos e monumentos arquitectónicos de grande importância histórica para a cidade. Tudo depende dos seus gostos e interesses.
Igreja da Imaculada Conceição
A primeira paragem proposta para iniciar o seu itinerário em Palermo é a Igreja da Imaculada Conceição. É um recinto dedicado ao culto católico, onde se pode contemplar um importante exemplo de arquitetura inspirada no estilo barroco romano.
A igreja tem um coro alto sobre duas colunas de pedra cinzenta. Existe também uma zona de abóbada com três frescos do pintor Olivio Sozzi, inspirados no Triunfo das Ordens Religiosas.
Na nave da igreja, encontram-se quatro capelas. Duas delas do lado direito, dedicadas a São Bento e Santa Rosália. Enquanto o par restante, no extremo esquerdo, honra a Madonna Libera Inferni e o Crucifixo. Todas elas são decoradas em pedra dura e mármore policromado.
Informações úteis
- Preço: o preço médio de entrada é de 2 euros por pessoa.
- Horário de abertura: todos os dias (9.00 às 17.00 horas). Feriados (das 9h às 13h).
- Endereço: Via Porta Carini, 38, 90134 Palermo.
Catedral de Palermo
O percurso do seu primeiro dia em Palermo continua até à Catedral de Palermo. A partir do destino anterior, só terá de caminhar cerca de sete minutos, percorrendo uma média de 550 metros.
Descobrirá um dos principais locais de culto de Palermo, considerado Património Mundial da UNESCO. Um monumento que lhe permitirá conhecer a história da cidade, através das transformações arquitectónicas que sofreu.
Ficará maravilhado com a fachada da igreja, em cujos pilares se encontram as estátuas de São Paulo, São Pedro, São José e São Francisco de Paula. Entretanto, no portal principal, encontrará um relevo da Virgem e do Menino e, no pórtico, três arcos com duas colunas, nos quais verá um relevo do Corão.
Outra das grandes atracções desta Catedral costuma ser:
- Os Túmulos Reais, pertencentes ao Imperador Frederico II, ao Imperador Henrique VI de Hohenstaufen. Todos eles estão localizados na primeira e segunda capela do corredor sul.
- O Meridiano Solar, criado para contar a passagem das horas em 1794.
- A estátua da Madonna Libera Inferni. Uma obra renascentista esculpida em 1469.
- A abóbada do transepto. Aí, verá um fresco que representa a Assunção da Virgem.
Informações úteis
- Preço: o acesso ao local é gratuito, mas se desejar subir aos telhados ou ver os túmulos reais, deve pagar uma taxa de entrada de 1,5 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado (7h às 19h). Domingo (das 8:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00).
- Endereço: Via Vittorio Emanuele, 90134 Palermo.
Palácio Normando
Depois de terminar a sua visita à Catedral de Palermo, pode dirigir-se ao Palazzo dei Normanni. Esta é uma das mais antigas residências reais registadas na Europa e fica apenas a 6 minutos a pé do destino anterior.
A visita ao palácio tem uma duração aproximada de 90 minutos. No entanto, se desejar, pode gastar mais tempo para explorar cuidadosamente todo o local.
Algumas das salas que poderá ver incluem:
- Sala de los Virreyes, em cujas paredes se encontram 21 retratos dos vice-reis mais destacados.
- Sala Pompeyana, com decoração alusiva às descobertas arqueológicas de Pompeia.
- Sala d'Ercole, onde se reúne habitualmente o parlamento da cidade.
- Sala Duca di Montalto, com vários frescos dedicados a Santa Rosália de Palermo.
Também se pode passear pelo jardim do palácio para respirar ar fresco enquanto se contempla a flora subtropical e mediterrânica da zona.
Informações úteis
- Preço: a partir de 15€ por pessoa (o preço varia consoante as zonas que se pretendam visitar no interior do palácio).
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado (8h30 às 16h30). Domingos e feriados (das 8h30 às 12h30 e das 16h às 19h).
- Endereço: Piazza del Parlamento, 1, 90129 Palermo.
As Catacumbas
Se é um entusiasta do tema da mumificação, deve saber que esta prática cerimonial é considerada uma tradição na cidade. Por isso, depois de visitar o Palazzo dei Normanni, deve dirigir-se às Catacumbas do convento dos Capuchinhos.
Pode viajar de autocarro (16 minutos) ou caminhar uma distância de 1,6 quilómetros (20 minutos). Assim, chegará à espantosa galeria, onde se conservam em média 8000 cadáveres, do século XVI aos anos 20 do século XX.
Percorrerá um enorme salão, enquanto observa os corpos mumificados nas suas paredes. Todos eles estão organizados por categorias (idade, profissão, sexo) e vestidos de forma adequada. Por exemplo, verá um frade do convento com o seu hábito e cordas, a pequena Rosalia Lombardo, entre outros.
A visita dura normalmente 30 minutos e, embora não tenha um guia, encontrará uma placa informativa em cada uma das múmias. Desta forma, ficará a conhecer a história de cada uma delas.
Informações úteis
- Preço: a partir de 3€ por pessoa (os bilhetes só podem ser adquiridos na bilheteira).
- Horário de funcionamento: todos os dias (das 9:00 às 12:30 e das 15:00 às 17:30).
- Endereço: Piazza Cappuccini, 1, 90129 Palermo.
Castelo de Zisa
A última paragem do primeiro dia deste itinerário é o Castelo de Zisa, a cerca de 11 minutos (900 metros em direção à Via Cipressi e Vicolo Zisa) a pé das Catacumbas.
Este palácio histórico sofreu várias modificações desde o século XIV e alberga atualmente o Museu de Arte Islâmica. Aqui encontrará os traços multiétnicos que fizeram parte da Palermo medieval.
Durante a sua visita a este museu, considerado um dos melhores museus de Palermo, terá a oportunidade de ver uma interessante coleção de artefactos, mobiliário, ferramentas e outros objectos.
Por exemplo:
- Tigelas e bacias com inscrições árabes.
- Portas e janelas de madeira com moucharabieh (técnica arquitetónica caraterística dos países árabes).
- A placa quadrilingue; trata-se de uma inscrição cristã sobre pedra em quatro línguas (árabe, bizantina, grega, hebraica e latina), cuja história data de 1149.
- Decorações mouriscas nas cúpulas e nos arcos da Sala de la Fuente.
Informações úteis
- Preço: a partir de 6 euros por pessoa (os bilhetes só podem ser adquiridos na bilheteira).
- Horário de funcionamento: diariamente (das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h30).
- Endereço: Piazza Zisa, 90135 Palermo.
Dia 2: Teatro Massimo, Museu Arqueológico, Bairro de La Kalsa, Castello a Mare e Porto de La Cala
Para o seu segundo dia em Palermo, o objetivo é continuar a descobrir o passado da cidade através dos seus monumentos, bairros e museus. Além disso, desfrute das paisagens e prove a gastronomia local.
Teatro Massimo
Nesta oportunidade pode começar o itinerário a partir do Teatro Massimo de Palermo, que se encontra entre o centro antigo e o novo da cidade, na Piazza Giuseppe Verdi.
Trata-se de uma antiga casa de ópera onde se pode admirar uma combinação de elementos arquitectónicos pertencentes ao Renascimento e ao Neoclassicismo.
A visita dura normalmente cerca de 30 minutos, durante os quais se visita a Sala Grande, o Foyer, a Sala anexa ao Palácio Real, a Sala dos Brasões e a Sala Pompeiana. Todas elas com frescos e ornamentos impressionantes, que conferem uma beleza imponente ao edifício.
- Preço: a partir de 10 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (das 9h30 às 18h00).
Museu Arqueológico Regional António Salinas
Se você está interessado nos achados arqueológicos preservados em Palermo, então você deve aproveitar a oportunidade para visitar o Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas. Só tem de caminhar cerca de 260 metros (2 minutos) a partir do destino anterior.
Entre os destaques deste edifício encontrará:
- A fonte com a estátua de Tritão, em frente à entrada do claustro.
- A Sala de Epigrafia, com interessantes inscrições antigas.
- Osarcófago das Amazonas, datado de 170 d.C.
- A estátua gigante de Zeus Ourios, realizada no final do século I d.C.
Verá também exposições de esculturas, sarcófagos, mosaicos, relevos, vasos, entre outros exemplos da arte fenícia e da civilização grega antiga.
- Preço: a partir de 10 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira (9:00 às 18:00) e de sábado a domingo (9:00 às 13:00).
- Endereço: Piazza Olivella, 90133 Palermo.
Bairro La Kalsa
A próxima parada é o Barrio La Kalsa, localizado a 15 minutos do Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas. Para lá chegar, caminhe na direção da Via Roma e da Via Alessandro Paternostro.
Este é um local muito pitoresco onde irá descobrir:
- A igreja de Santa Maria dell'Ammiraglio e os seus mosaicos bizantinos.
- OPalazzo Abatellis com a sua bela arte renascentista e o seu estilo arquitetónico gótico-catalão.
- A Fontana Pretoria, que é uma fonte do século XVI com belas estátuas de mármore.
Além disso, neste bairro encontrará muitos restaurantes e bares, onde poderá parar para descansar e saborear a gastronomia local. Há também lojas que vendem têxteis, carpintaria e outros artesanatos.
Castello a Mare
A cerca de 15 minutos do bairro de La Kalsa, encontra-se a próxima paragem. Trata-se do Castello a Mare, uma fortaleza que outrora protegia a entrada do porto da cidade.
Este monumento data do século IX e foi construído na época árabe-normanda. No entanto, ao longo dos anos, sofreu várias transformações e chegou a ser ocupado como residência dos vice-reis.
Atualmente, as ruínas desta importante fortaleza estão totalmente abertas ao público. É possível passear pelo local, tirar fotografias e contemplar uma incrível vista panorâmica do mar a partir de algumas zonas do castelo.
La Cala - Porto Antigo de Palermo
O Porto Antigo de Palermo, conhecido como "La Cala", é o último destino a visitar durante o segundo dia da sua estadia. Esta zona marítima fica a apenas 9 minutos a pé do Castello a Mare.
Em La Cala encontrará uma série de terraços onde se pode sentar para comer, beber e desfrutar de uma vista privilegiada do pôr do sol, do mar e da cidade em geral. De facto, se desejar, pode fazer a sua própria rota culinária através dos restaurantes circundantes ou ligar-se a um passeio gastronómico em Palermo.
Entre as opções estão A'Cala com comida mediterrânica, o lounge bar Calamida, entre outros. Também tem a opção de provar alguma da melhor comida de rua se se dirigir à Via Pannieri (a 9 minutos do porto).
Dia 3: As praias de Mondello e o Museu Arqueológico Qanat Gesuitico Alto
No terceiro dia em Palermo, desfrutará de águas cristalinas e de belas paisagens naturais. Conhecerá também o sistema subterrâneo da cidade.
Visite as praias da vila costeira de Mondello
Para o último dia na cidade, terá de viajar até à vila de Mondello, situada a cerca de uma hora e vinte minutos de autocarro do centro da cidade. Esta atividade é considerada um dos melhores passeios em Palermo e o percurso pode ser feito ao seu próprio ritmo.
À chegada, pode explorar a vila ou ir diretamente para as praias para passar um dia num ambiente diferente, rodeado de belas paisagens naturais. Neste sentido, as opções de estâncias balneares são:
- Apraia de Lido Valdesi, com as suas águas cristalinas e areia branca. Encontra-se a 17 minutos do centro de Mondello.
- A praia Spiaggia di Mondello, a 21 minutos a pé de Mondello e a apenas 4 minutos da praia de Lido Valdes. Aí, é possível alugar um barco para um passeio nas águas calmas.
Museu Gesuítico do Alto Qanat
Uma vez terminada a sua viagem de um dia de Palermo para as praias de Mondello, ainda tem tempo para uma última atividade. Trata-se do museu arqueológico Qanat Gesuitico alto.
É possível visitar o antigo sistema subterrâneo da cidade, que tem cerca de 1100 metros de comprimento. A estrutura remonta aos tempos do domínio árabe até ao final do chamado domínio normando, com o objetivo de realizar o abastecimento de água.
Percorrerá o túnel estreito, onde o nível da água ainda pode atingir uma profundidade máxima de até um metro.
Depois desta aventura, pode jantar nos restaurantes próximos ou regressar diretamente ao hotel para o transfer para o aeroporto de Palermo.
Autocarro turístico para visitar Palermo
O autocarro turístico de Palermo é uma excelente forma de se deslocar pela cidade durante a sua estadia. Pode subir e descer quantas vezes quiser durante um período de 24 horas com o mesmo bilhete.
Desta forma, pode explorar as atracções mais populares da cidade por sua conta. Além disso, poupará tempo e dinheiro ao deslocar-se, uma vez que o autocarro turístico faz um percurso circular com paragens estratégicas a horas específicas.
Destaques da atividade de 3 dias em Positano
- Dia 1
- Catedral de Palermo
- A partir de 1,5€ por pessoa
- Segunda-feira a sábado (7:00 às 19:00 horas). Domingo (das 8:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00)
- Localização: Via Vittorio Emanuele, 90134 Palermo
- Dia 2
- Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas
- A partir de 10€ por pessoa
- Terça-feira a sexta-feira (9:00 - 18:00) e sábado a domingo (9:00 - 13:00)
- Localização: Piazza Olivella, 90133 Palermo.
- Dia 3
- Visita às praias da aldeia costeira de Mondello.
- Grátis
- Todos os dias do ano
- Localização: Mondello, Palermo, Itália.