10 coisas para ver e fazer em Palermo no Natal
dezembro em Palermo faz parte da época baixa da cidade, mas o Natal traz muitas actividades para descobrir a capital da Sicília e os seus arredores. Aqui estão as melhores opções para viver o espírito natalício no sul de Itália.
Palermo tem para oferecer os seus diferentes estilos arquitectónicos, excursões pela cidade para ver os edifícios emblemáticos como a Catedral e o Palazzo dei Normanni e também o melhor da gastronomia siciliana, mas também muitos planos que são activados durante a véspera de Natal.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Palermo no Natal incluem descobrir as decorações no Teatro Massimo, um dos principais edifícios da cidade, desfrutar de um espetáculo sinfónico no Teatro Politeama, viver as festividades da véspera de Natal na praia de Mondello ou assistir a eventos de Natal em Erice, Custonaci ou Cefalù, nos arredores da cidade.
1. Visitar as feiras da ladra e comprar uma recordação de Natal.
Palermo é famosa não só pela sua arquitetura e pela sua contribuição para o desenvolvimento artístico da Sicília, mas também pelos seus mercados de pulgas, especialmente os quatro principais, que se situam nos quatro bairros mais famosos da capital da ilha. Os mercados de Capo, Vucciria, Ballaro e a feira da ladra são zonas tradicionais da cidade que se tornam temáticas no Natal.
A visita a estes mercados é uma atividade comum aos habitantes locais durante todo o ano, mas na véspera de Natal vão lá para cumprir o folclore italiano de comprar uma lembrança para decorar a árvore ou para oferecer como presente antes da véspera de Natal, pelo que as principais bancas destes mercados são para decorações e presentes de Natal.
Nestes mercados também se podem comprar doces de Natal, comida típica, o famoso panetone e também alguns dos produtos oferecidos durante todo o ano, desde frutas e legumes a antiguidades.
As melhores visitas guiadas a Palermo incluem um passeio pelos mercados, pois é aí, sobretudo à noite, que se realizam as festividades da cidade e, na época natalícia, é possível assistir a concertos de rua de canções de Natal e a actuações de artistas locais.
2. Jantar de Natal nos restaurantes da Via Vittorio Emanuele.
A Via Vittorio Emanuele é uma das principais vias de Palermo e na véspera de Natal ilumina-se para receber os comensais nos restaurantes da avenida, que servem menus especiais da deliciosa cozinha siciliana. Esta é uma das actividades tradicionais de Natal da cidade e é ideal para os visitantes.
Ao longo da Avenida Vittorio Emanuele encontram-se alguns dos restaurantes mais distintos da cidade e muitos deles são frequentemente incluídos nos melhores tours gastronómicos de Palermo, mas alguns dos mais recomendados são o Cagliostro, o MEC e o Asmundo Bistro, que se destaca pelo seu menu de pratos tipicamente sicilianos.
Tenha em mente que, em muitos casos, os restaurantes são apenas por reserva na véspera de Natal, por isso é aconselhável contactar cada restaurante com antecedência para garantir o seu lugar para o jantar de Natal.
3. Apreciar as decorações de Natal do Teatro Massimo
O Teatro Massimo, localizado na Piazza Giuseppe Verdi, que é a praça principal de Palermo, é a maior casa de ópera de Itália e uma das maiores da Europa, e também um dos principais edifícios da cidade, especialmente desde que as cenas finais da trilogia O Padrinho foram filmadas nos seus degraus. Durante o Natal, a frente do teatro é decorada com luzes de Natal, tornando-se um dos espectáculos de Palermo.
Além disso, todos os anos é instalada uma árvore de Natal gigante nos jardins à esquerda da escadaria, onde os habitantes locais tiram frequentemente fotografias e a utilizam para deixar as suas cartas de Natal. O acesso às decorações do teatro é gratuito e a visita ao teatro é uma alternativa ideal se planear visitar Palermo com crianças.
As decorações de Natal são normalmente instaladas no Teatro Massimo desde os primeiros dias de dezembro até à Epifania e o espetáculo de luzes tem lugar todas as noites.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada para ver as decorações de Natal é gratuita.
- Localização... Piazza Giuseppe Verdi, Palermo.
- Como chegar lá... Com os autocarros N1, N2 e N5 e o autocarro turístico hop on hop off.
4. Assistir a um dos espectáculos sinfónicos da Orquestra da Sicília
A Orquestra Sinfónica da Sicília dá concertos ao longo de todo o ano no Teatro Politeama, no centro de Palermo, e durante a época do Natal oferece espectáculos temáticos especiais com os melhores músicos e coristas sicilianos, que estão disponíveis com bilhetes com desconto.
Estes espectáculos têm lugar durante o mês de dezembro e a semana anterior à véspera de Natal inclui normalmente um programa alargado. Além disso, durante a véspera de Natal, a Orquestra Sinfónica da Sic ília também actua frequentemente na Catedral de Monreale, nos arredores de Palermo, e noutras cidades sicilianas.
Assistir aos concertos da Orquestra Sinfónica da Sicília é uma das melhores coisas para fazer em Palermo no inverno e é também uma das mais interessantes para os visitantes, uma vez que se pode ver o interior do Teatro Politeama, que é um dos mais tradicionais numa cidade muito envolvida em movimentos artísticos.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes para os espectáculos de Natal da Orquestra Sinfónica da Sicília custam cerca de 25 euros por pessoa.
- Localização... Via Filippo Turati 2, Palermo.
- Como chegar... .... Com os autocarros N2, N5 e N7 e o autocarro turístico hop on hop off.
5. Visitar o Mercado de Natal de Erice
Entre as melhores excursões a partir de Palermo, uma das melhores é visitar a vila medieval de Erice, que fica a uma hora da capital siciliana e que durante a época natalícia se torna protagonista com o seu mercado temático, que está aberto desde os primeiros dias de dezembro até aos primeiros dias de janeiro.
Neste mercado podem comprar-se lembranças e doces de Natal, mas também se pode desfrutar de concertos de gospel, viver o espírito natalício com os presépios à entrada do mercado e também com os espectáculos de rua de cânticos de Natal que têm lugar em todos os cantos da cidade, uma vez que Erice se transforma completamente durante a véspera de Natal.
O principal espetáculo do mercado de Natal tem lugar no dia 24 de dezembro de cada ano, mas pode desfrutar do espírito natalício de Erice durante todo o mês , num local ideal para viagens em família ou com crianças.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no mercado é gratuita.
- Localização... Erice, Sicília.
- Como chegar... De carro ou de autocarro de transporte privado.
6. Assistir às festividades da véspera de Natal na praia de Mondello
A praia de Mondello, situada a 10 quilómetros do centro de Palermo, é um dos principais pontos turísticos da capital siciliana e também um dos epicentros das festividades locais. Esta praia paradisíaca de areias brancas e águas cristalinas torna-se protagonista em dezembro, porque é o local onde os palermitanos celebram o Natal e também dão as boas-vindas ao Ano Novo.
No Modello, as festividades começam à meia-noite de 24 de dezembro e prolongam-se até de madrugada. Há música, barracas de comida e bebida e uma festa de rua que ilumina o céu com fogo de artifício. Algumas pessoas também optam por celebrar tomando um banho, apesar das condições climatéricas frequentemente frias, embora este seja um costume mais típico da passagem de ano.
Note-se que Mondello se situa na periferia da cidade e que, durante a véspera de Natal, os serviços de transportes públicos e os autocarrosturísticos hop-on-hop-off de Palermo são normalmente interrompidos, pelo que, se o seu alojamento não se situar na zona da praia, terá de utilizar transportes privados.
Informações interessantes
- Preço... A entrada na praia é gratuita.
- Localização... Mondello, Palermo.
- Como chegar... De autocarro, linhas N1, N2 e N5.
7. Assistir à missa da véspera de Natal na Catedral de Palermo
A Catedral de Palermo, com a sua combinação de estilos arquitectónicos normando e românico, é um dos edifícios mais visitados e mais famosos da cidade, e todos os dias 24 de dezembro abre as suas portas para a missa da véspera de Natal, que é uma das missas mais populares do ano, uma vez que a capital siciliana tem um grande número de crentes católicos.
Se estiver interessado em fazer parte de um evento típico dos palermitanos e quiser vivê-lo localmente, pode assistir à celebração da missa na Catedral, que normalmente está cheia e mantém as suas portas abertas para que também aqueles que ficaram sem espaço no interior possam assistir à cerimónia.
A missa da véspera de Natal em Palermo é normalmente um pouco mais curta do que as cerimónias tradicionais, mas é uma atividade típica dos sicilianos no período que antecede as celebrações do Natal.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada na catedral é gratuita.
- Localização... Via Vittorio Emanuele, Palermo.
- Como chegar... .... Com os autocarros N5 e N7 e o autocarro turístico hop on hop off da cidade.
8. Apreciar o panetone e os doces de Natal de Cefalù
Cefalù, a 30 minutos de carro de Palermo, é outra cidade tradicional nos arredores da capital siciliana e, em dezembro, acolhe um festival de pastelaria dedicado ao panetone, um tipo de pão doce à italiana e bolo de fruta, que é também o doce típico local.
Neste festival, é possível experimentar diferentes interpretações do panetone, que é originário de Milão, mas varia de acordo com cada região de Itália. A feira também inclui bancas de doces de Natal, pelo que é também uma alternativa ideal se estiver a planear visitar Palermo com crianças.
No festival pode fazer degustações, comprar comida local, aprender os segredos dos pasteleiros e também conhecer a história de um dos produtos típicos de Itália, que é mais frequentemente consumido na véspera de Natal, mas que está disponível durante todo o ano.
Em Cefalù também se pode fazer uma das melhores visitas guiadas sobre a máfia, para que se possa aproveitar ao máximo a visita à cidade a partir de Palermo.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no festival tem um custo inicial de aproximadamente 8 euros.
- Localização... Cefalù, Sicília.
- Como chegar... De carro ou de autocarro privado.
9. Conheça o presépio vivo de Custonaci
Se está a planear visitar Palermo durante o Natal ou o inverno, não deve perder uma visita à pequena aldeia de Custonaci, situada no sopé da Reserva Natural do Monte Cofano, uma das maiores da Sicília, e famosa pelos seus presépios vivos, que se realizam em várias datas de dezembro na zona das grutas naturais.
Estes presépios são considerados um dos maiores presépios vivos do mundo, sendo por vezes compostos por mais de 160 pessoas, num espetáculo único e típico desta cidade siciliana. Se visitar Custonaci no dia 24 de dezembro, poderá também assistir ao presépio vivo mais famoso, que é habitual e tradicionalmente assistido pelo presidente da Câmara de Palermo.
Embora seja um dos eventos de Natal mais populares na Sicília, não é necessário reservar com antecedência, uma vez que o local das Grutas de Mangiapane, onde se realiza o presépio vivo, é muito grande e o palco pode ser visto de diferentes sectores. Além disso, o evento inclui normalmente concertos e jogos para crianças em cada espetáculo.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada nos espectáculos tem um custo inicial de cerca de 10 euros para os adultos e de 5 euros para as crianças com menos de 12 anos.
- Localização... Custonaci, Sicília.
- Como chegar... De carro ou de autocarro privado.
10. Maravilhar-se com as luzes de Natal de Taormina
Taormina, no sopé do vulcão Etna, é uma das cidades históricas da Sicília e, na época do Natal, destaca-se pelas luzes de Natal da ilha e pelas decorações dos seus edifícios e espaços públicos, tornando-se uma das principais atracções da ilha na véspera de Natal. É possível chegar a Taormina a partir de Palermo numa viagem de um dia.
Em Taormina, também se pode almoçar ou jantar num restaurante tradicional siciliano que, durante a época natalícia, oferece um menu de Natal, com sabores típicos da costa oriental da Sicília, que tem paisagens e costumes muito diferentes dos de Palermo, pelo que se pode aproveitar ao máximo a visita para viver experiências muito interessantes durante a visita.
Uma vez que os espectáculos de luzes de Natal só são verdadeiramente o seu melhor à noite, se decidir visitar Taormina durante o dia de Natal pode visitar o Teatro Grego, o Palazzo Corvaja e Villa Mons Pons, um bairro construído em terreno elevado que também é caracterizado por luzes e decorações, incluindo uma árvore de Natal gigante, e casas coloridas.
Detalhes interessantes
- Preço... As decorações e as luzes de Natal são gratuitas.
- Localização... Taormina, Sicília.
- Como chegar... De carro ou de autocarro privado.