13 coisas para ver em Veneza em dezembro
dezembro pode ser um ótimo mês para visitar Veneza: menos turismo, o ambiente natalício começa a iluminar a cidade e uma atmosfera mágica é criada pela luz de inverno e pela névoa que, por vezes, se esgueira pelos canais.
Passar alguns dias em Veneza é sempre uma óptima ideia, mesmo fora das datas habituais da primavera e do verão. O mês de dezembro, por exemplo, não só oferece aos visitantes as atracções habituais da cidade, como também poderão desfrutar de actividades que não se realizam noutras épocas do ano.
Se decidir viajar para Veneza em dezembro, encontrará uma cidade transformada pela beleza do seu inverno. As suas praças, ruas e parques enchem-se de atmosfera natalícia desde quase o início do mês, o que, misturado com o toque romântico da luz de inverno, muda totalmente a experiência.
1. Explorar a Basílica de São Marcos sem as multidões
dezembro é a altura ideal para descobrir o principal templo católico de Veneza com o seu bilhete para a Basílica de São Marcos, tirando partido da menor afluência de pessoas nesta altura do ano. Terá acesso rápido e sem filas a este edifício emblemático.
Também poderá visitar o Museu de São Marcos e, para que não perca nenhum detalhe, terá à sua disposição um áudio-guia descarregável que lhe dará todas as informações sobre este edifício sagrado.
Logia dei Cavalli e a Pala D'Oro são alguns dos pontos-chave que também verá nesta experiência. E o melhor de tudo é que do terraço terá uma vista incrível da Praça de São Marcos.
2. Descubra a história do Teatro La Fenice numa visita guiada
Uma das minhas coisas favoritas para fazer em Veneza é fazer uma visita guiada ao Teatro La Fenice. Com uma duração de cerca de uma hora, é a melhor forma de mergulhar num dos locais mais famosos da história do teatro italiano sem ter de se preocupar com a compra de bilhetes na bilheteira, evitando as longas filas à entrada.
Em grupos de cerca de 20 pessoas, conhecerá as histórias de músicos e cantores lendários e descobrirá o interior desta casa de ópera caracterizada por uma luxuosa e elegante decoração barroca, um caraterístico camarote real e varandas de madeira. Um espaço único que acolhe mais de uma centena de óperas todos os anos. Se é um amante de ópera, não pode perder.
3. Assistir a um concerto de música veneziana
Reserve o seu bilhete para o concerto de I Musici Veneziani e desfrute de nada menos do que uma atuação de "As Quatro Estações" de Vivaldi. Um espetáculo clássico interpretado pela célebre orquestra de Veneza, I Musici Veneziani, cujos membros estão vestidos com o típico traje veneziano da época...
Especificamente, o espetáculo, que dura uma hora e meia, apresenta quatro concertos para violino e cordas que representam cenas da natureza musicadas, inspiradas em cada estação do ano.
4. Fazer uma viagem a Murano
Se viajou para Veneza em dezembro, há um destino próximo que não pode perder: Murano. Nesta altura do ano, a ilha é um local de visita obrigatória, pois durante um mês inteiro transforma-se na capital da beleza do vidro. Também não faltam concertos musicais e exposições.
El Natale di Vetro celebra a arte que tornou Murano mundialmente famosa: a fabricação de vidro. O evento começa a 5 de dezembro com uma missa em honra de São Nicolau, padroeiro dos vidreiros. A partir desse dia, e durante um mês inteiro, as praças e as ruas da ilha enchem-se de esculturas de vidro e de demonstrações de sopro de vidro ao vivo por parte dos artesãos.
Um dos pontos altos desta celebração é o chamado Túnel das Luzes. Neste evento, os artesãos colocam dez candelabros feitos especificamente para o Natal no antigo pórtico do claustro de San Pietro. O efeito é absolutamente deslumbrante e posso garantir-lhe que ficará de boca aberta e com pouca vontade de abandonar o local.
5. Deixe-se envolver pela névoa veneziana num passeio de gôndola
Embora já aconteça em novembro, é em dezembro que o nevoeiro é mais comum em Veneza. É normalmente um nevoeiro que envolve os canais logo pela manhã, mudando completamente o aspeto das ruas. Em vez de ficar à espera que desapareça, o meu conselho é sair e deixar-se envolver pela atmosfera quase fantasmagórica da cidade.
Para além do simples passeio, há alguns pontos turísticos que são quase melhores nestas circunstâncias. Poucas vistas são mais mágicas do que as cúpulas da Basílica de São Marcos que surgem do nevoeiro. Compre um chocolate quente ou um bom expresso e sente-se numa esplanada para apreciar a vista.
Outra experiência inesquecível é umpasseio de gôndola sob os cobertores fornecidos pelos gondoleiros no meio do nevoeiro. A forma das pontes, como a Ponte dos Suspiros, esbate-se e confunde-se com a névoa, tal como as mansões vizinhas.
6. Celebrar a festa da Imaculada Conceição
A festa da Imaculada Conceição é celebrada em Veneza, como no resto do mundo católico, a 8 de dezembro. Na cidade italiana, esta festa é também conhecida como a Festa da Senhora do Fogo e, para além das celebrações religiosas, é comemorada com numerosas actividades nas ruas, praças e parques.
O mais comum é participar nas procissões e festividades que se realizam no exterior se estiver em Veneza nestas datas. Em muitos locais são montadas bancas de comida tradicional e é costume abrir vinhos novos e bebê-los acompanhados de doces. Se conhece bem Veneza, sugiro que tente viver este dia em locais diferentes para sentir como é em cada bairro.
7. Passear pelo mercado do Campo Santo Stefano e aprender a fazer máscaras de carnaval
Festas, música, comida e atmosfera natalícia juntam-se num dos mais famosos mercados de Natal de Veneza, o Mercado de Santo Stefano. Se viajar em dezembro, não perca esta oportunidade e junte-se aos venezianos em todas as actividades.
Durante o Natal em Veneza, há vários mercados onde se pode mergulhar na atmosfera natalícia. O maior é o que se realiza no Campo Santo Stefano, muito perto do interessante Palazzo Grassi, que poderá ter visto se tiver reservado uma visita privada. Neste mercado, encontrará cerca de 30 barracas de madeira que oferecem todo o tipo de produtos locais, incluindo alimentos.
Uma das diferenças entre este mercado e outros semelhantes é precisamente a origem dos produtos vendidos. Em Santo Stefano, os produtos locais, muitos deles feitos à mão, são os mais populares. Nas suas bancas poderá encontrar desde brinquedos a peças para presépios, máscaras de carnaval venezianas e decorações feitas em vidro de Murano.
8. Gosta de doces? Não perca Il Paese di Cioccolato
Desde o início de dezembro e durante quase um mês, uma vez que o evento se prolonga normalmente até à primeira semana de janeiro, adultos e crianças podem desfrutar no Il Paese di Cioccolato da degustação de numerosas receitas feitas com chocolate, bem como de espectáculos musicais, animação infantil e artistas de circo.
Estas actividades têm lugar perto de Veneza, a menos de uma hora de transportes públicos, na cidade de Jesolo. Aí, em dezembro, surge uma verdadeira aldeia de chocolate para o deleite dos amantes do chocolate.
O local específico é a Piazzetta Casabianca, onde artesãos e mestres chocolatiers instalam 10 casas de madeira branca lindamente decoradas para oferecer os seus produtos.
9. Provar o melhor panetone
Se há um doce que define o inverno em Veneza (especialmente em dezembro), é o panetone. Ninguém que esteja na cidade nesta altura do ano deve deixar de o provar para descobrir a receita autêntica deste doce. A sua popularidade faz com que o encontremos em todas as lojas e em muitos cafés e restaurantes.
O doce é omnipresente durante a época festiva em toda a Itália, mas muitos venezianos afirmam que nenhum se aproxima da sua forma de o confecionar. O interior é recheado com uma mistura de laranja cristalizada, sultanas e raspas de limão, embora quase todas as famílias tenham os seus próprios truques.
Caso o panetone não o tenha convencido, existe um outro doce popular do Natal veneziano: o torrone. Pode dizer-se que é o equivalente italiano do nougat e existe em vários sabores e texturas. Em Veneza, há quatro especialidades diferentes que certamente o irão deliciar.
10. Atreva-se a celebrar o Hanukkah no Antigo Gueto
Se for ao antigo gueto judeu no início ou em meados de dezembro, iluminado ao pôr do sol por um grande menorah, poderá participar nas festividades que aí se realizam. Participar nas celebrações será uma das melhores formas de aproveitar a noite em Veneza. Todo o bairro ganha vida com música ao vivo e dança.
Embora Veneza, tal como o resto de Itália, seja uma cidade onde o catolicismo é muito forte, também se podem encontrar celebrações de outras denominações. Um bom exemplo é o Hanukkah, uma festa judaica que dura oito dias e, sobretudo, noites.
Este gueto é considerado o mais antigo bairro judeu segregado do mundo e, embora a população judaica da cidade tenha diminuído para cerca de 500 pessoas, ainda preserva as antigas tradições. Para além dos feriados acima mencionados, as cerimónias religiosas também têm lugar nas sinagogas. Como seria de esperar de uma celebração em Veneza, a comida também tem o seu lugar no Hanukkah. Uma grande variedade de comida kosher é oferecida durante as festas.
11. Encontre os melhores presépios no Boxing Day
Depois de um Natal mais íntimo e familiar em Veneza, os venezianos voltam a sair à rua para celebrar o dia de Santo Estêvão, a 26 de dezembro. Nesse dia, pode juntar-se a eles, indo aos teatros que costumam programar peças para esse dia, aos concertos que se realizam nas igrejas ou, mais tradicionalmente, admirando os presépios.
Com os mercados de Natal no seu auge, a melhor coisa a fazer nesse dia é passear pelas ruas da cidade. Em muitos dos seus recantos encontrará fabulosos presépios, mas possivelmente nenhum como o que está instalado na própria lagoa desde há alguns anos. Infelizmente, a instalação nem sempre tem sido bem sucedida, uma vez que tem sido ocasionalmente destruída pelo mau tempo e pela água alta. No entanto, se tiver a sorte de a poder ver, aconselho-o vivamente a fazê-lo.
Outra possibilidade de aproveitar o dia é ir à Basílica de São Marcos para ver uma obra de arte que só está exposta durante o Natal. Trata-se de um quadro de Tiepolo chamado A Adoração do Menino, que se encontra na sacristia da basílica.
12. Despedir-se do ano na Festa di San Silvestro (véspera de Ano Novo)
A passagem de ano veneziana também está ligada à Festa di San Silvestro (véspera de São Silvestre). Para se despedir do ano, pode escolher entre as duas grandes festas que se realizam na cidade, na Praça de São Marcos e na Piazza Ferretto del Mestre.
Naturalmente, os venezianos não perdem de vista a sua festa mais famosa, o carnaval, mesmo na passagem de ano. Por isso, não se surpreenda se vir muitas pessoas nas praças com as típicas máscaras venezianas ou fantasiadas. Se estiver disposto a isso, procure algum tipo de disfarce para se juntar às festividades.
Por outro lado, em ambas as praças não faltam bebidas, comida e fogo de artifício. Especificamente, em San Marco há uma contagem decrescente para dar as boas-vindas ao novo ano, seguida de espectaculares fogos de artifício.
Dica de viagem do Joaquín:
A tradição em Itália para dizer adeus ao ano é comer lentilhas. Se quiseres sentir-te como um veneziano, não hesites em participar neste costume.
13. Passe a Vigilia di Natale (véspera de Natal) quase como um veneziano!
Como escurece bastante cedo nesta altura do ano, as festividades da véspera de Natal começam cedo. Neste dia, recomendo que vá à Praça de São Marcos depois de escurecer, onde alguns coros animam a noite. Normalmente, tocam música de Natal, embora por vezes surpreendam com composições mais modernas. Apesar das datas, a zona está normalmente cheia de turistas que se misturam com os habitantes locais.
O próximo passo do passeio é ir até à zona onde se encontra a Ponte Rialto. Aqui encontrará um grande número de bares e restaurantes baratos que se tornam cada vez mais cheios à medida que as horas passam. Deixe-se envolver pelo ambiente e peça um copo de vinho e alguma comida antes que os bares fechem.
A noite não termina com o jantar. Depois do jantar, muitos venezianos e turistas vão à missa da meia-noite. O melhor local é, sem dúvida, a Basílica de São Marcos, mas se não chegar com bastante antecedência, será impossível encontrar um lugar. Em alternativa, esta missa também é celebrada em quase todas as igrejas da cidade.
O tempo em Veneza em dezembro
Uma das maiores preocupações dos viajantes que planeiam visitar Veneza em dezembro é o tempo.
Em princípio, este é um dos períodos mais frios do ano, com temperaturas médias que não ultrapassam os 9 graus Celsius. As temperaturas mínimas, por sua vez, podem descer até apenas 1°C em média. Por outro lado, não são raros os dias de chuva.
Em todo o caso, o melhor conselho antes de chegar a Veneza é sempre verificar o estado do tempo com alguns dias de antecedência para poder fazer a mala em conformidade.
O que levar na mala para Veneza em dezembro
O tempo em Veneza em dezembro significa que terá de levar na mala roupa quente. Um casaco grosso é obrigatório, bem como camisolas, luvas e um cachecol. É também importante que o casaco seja impermeável.
Não se esqueça também de um guarda-chuva e de sapatos ou botas impermeáveis mas confortáveis.
Multidões de turistas em Veneza em dezembro
O tempo frio, os dias mais curtos e, sobretudo, a ausência de navios de cruzeiro fazem com que o turismo em Veneza diminua significativamente em dezembro. É provável que encontre multidões em alguns dos principais eventos de Natal, mas a maioria dos participantes serão venezianos ou de outras partes de Itália.
Entre as vantagens desta situação está o facto de poder conhecer a cidade de uma forma muito mais confortável, sem as filas intermináveis do verão.