10 coisas para ver e fazer em Veneza no Natal

Se quer passar o Natal em Veneza, está com sorte. A cidade vive intensamente todas estas festividades, com muitas celebrações e tradições às quais se pode juntar.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Veneza no Natal

Praça de São Marcos, Veneza | ©Michele Ursino

Toda a cidade de Veneza se transforma durante o Natal, desde o centro histórico até aos bairros menos turísticos. A iluminação e as decorações tornam a cidade diferente do resto do ano e realçam ainda mais a sua atmosfera romântica clássica.

A iluminação não é a única grande razão para passar o Natal em Veneza. Para além das habituais atracções de Veneza, que ainda podem ser visitadas sem problemas, há uma série de festas, mercados e tradições que transformam as suas ruas num mundo mágico a descobrir com mais calma do que no verão.

1. Ver alguns dos concertos de Natal em Veneza

Teatro La Fenice, Veneza| ©Erin McCormack
Teatro La Fenice, Veneza| ©Erin McCormack

Uma das tradições mais consagradas em Veneza durante a época natalícia é a celebração de concertos. Não importa se é fã de música clássica ou não para assistir a um, pois só de ver os locais onde se realizam já vale a pena. Se decidir assistir a um destes espectáculos, deve planear com antecedência e comprar os seus bilhetes com bastante antecedência.

Alguns destes concertos realizam-se em igrejas da cidade. Pode escolher desde a música tradicional de Natal até, em alguns casos, música mais moderna. Sem dúvida, os concertos mais importantes são os oferecidos no Teatro La Fenice, um ponto de referência no mundo da ópera em todo o mundo e que merece uma visita. Embora as actuações sejam contínuas durante todo o período de Natal, o ponto alto é a noite de Ano Novo, com um concerto especial.

Os concertos também podem ser encontrados em alguns dos palácios da cidade ou em algumas das praças, como a praça da Basílica de São Marcos, onde pode ouvir composições de Natal únicas.

Reserve o seu bilhete para o concerto de I Musici Veneziani

2. Fazer uma viagem a Murano para viver o Natale di Vetro

Murano no Natal| ©Leandro Neumann Ciuffo
Murano no Natal| ©Leandro Neumann Ciuffo

Quem passar 3 dias ou mais em Veneza deve planear uma viagem às ilhas vizinhas de Murano e Burano. Se a visita for feita na época do Natal, a primeira surpreenderá com uma lista de actividades relacionadas com a sua atividade mais famosa: o sopro de vidro.

Este festival, chamado Natale di Vetro, realiza-se há vários anos. Toda a cidade está repleta de eventos, exposições, esculturas e workshops sobre o artesanato em vidro.

Várias das praças principais são adornadas com as mais belas esculturas de vidro e várias oficinas locais oferecem pequenas aulas para os interessados em aprender sobre o sopro de vidro tradicional.

Reserve a sua excursão a Murano e Burano

3. Dê as boas-vindas a São Nicolau e aproveite para fazer um passeio de gôndola

O Pai Natal em Veneza| ©Ajax News & Feature Service
O Pai Natal em Veneza| ©Ajax News & Feature Service

Se quiser ver a chegada de São Nicolau de uma forma original e diferente, Veneza é o lugar certo. Todos os anos, no dia 23 de dezembro, o santo chega à cidade da forma mais típica possível: de gôndola. Se vai a Veneza com crianças, elas vão adorar esta experiência, especialmente se ficarem para depois desfrutarem do chocolate quente e dos doces que são distribuídos aos mais pequenos.

A chegada de São Nicolau tem lugar no Campo San Vio. Para o receber, todos os gondoleiros usam gorros vermelhos e decoram as suas gôndolas com almofadas e outros objectos natalícios. É também uma das alturas mais agradáveis para dar um passeio pelos canais de Veneza, enquanto se deixa envolver pelo espírito natalício.

Reserve o seu passeio de gôndola em Veneza

4. Termine o ano em São Marcos com algumas lentilhas.

Guisado de lentilhas| ©Alesia Kozik
Guisado de lentilhas| ©Alesia Kozik

Há poucas celebrações de fim de ano mais especiais do que passar o fim do ano em Veneza. Para muitos, o inverno pode não ser a melhor altura para viajar para Veneza, mas viver a contagem decrescente na Praça de São Marcos e depois ver o fogo de artifício refletido nas águas dos canais é uma experiência que nunca esquecerá.

Para começar a noite, nada melhor do que ouvir os coros na Praça de São Marcos, num ambiente totalmente festivo. Depois, se tiveres tido a precaução de reservar com antecedência, poderás jantar num restaurante de Veneza sem perder as tradicionais lentilhas com que os italianos dão as boas-vindas ao novo ano.

Por volta da meia-noite, o melhor sítio da cidade é, mais uma vez, a Praça de São Marcos. Aí, assistirá à contagem decrescente que marca o início do novo ano. Entre felicitações e beijos, um maravilhoso espetáculo de fogo de artifício iluminará o céu e os canais. Se conseguiu ficar acordado toda a noite ou se acordou cedo, a tradição é apanhar o vaporetto ou um táxi aquático para as praias do Lido. Aí, os mais corajosos dão o primeiro mergulho do ano, desafiando as baixas temperaturas.

Reservar uma excursão gastronómica em Veneza

5. Visite o mercado do Palazzo Ca'Zenobio e aprenda a fazer máscaras venezianas

Palazzo Ca'Zenobio na época natalícia| ©MDC
Palazzo Ca'Zenobio na época natalícia| ©MDC

Nem todos os mercados de Natal de Veneza são ao ar livre. Se quiser visitar um dentro de um palácio do final do século XVII e percorrer as bancas dedicadas ao artesanato de alta qualidade, o do Ca' Zenobio é a melhor escolha.

Neste palácio, e durante alguns dias em dezembro, artesãos de alto nível reúnem-se para oferecer os seus produtos. Obviamente, o preço é muito mais elevado do que nos mercados ao ar livre, mas a qualidade dos produtos expostos compensa o preço.

O Palazzo não é o único sítio para fazer compras. Durante o Natal, há sessões de cinema com temas natalícios, um atelier de perfumes, bem como leituras animadas para crianças e um atelier de máscaras venezianas.

Reservar um atelier de máscaras de Carnaval em Veneza

6. Passear sob as luzes de Natal por toda a cidade de Veneza.

Praça de São Marcos no Natal| ©Erin McCormack
Praça de São Marcos no Natal| ©Erin McCormack

As luzes de Natal da cidade de Veneza, para além da sua própria beleza, têm um efeito espetacular ao reflectirem-se nos canais. Passear pelas praças e ruas e contemplar os edifícios históricos é uma atração turística por si só.

Embora o local mais fabulosamente iluminado seja a Praça de São Marcos, o resto da cidade não fica muito atrás. Não pode faltar, entre outras coisas, a imagem da Ponte de Rialto iluminada no Grande Canal

Para ver a iluminação de um ponto de vista diferente, recomendo que faça um dos pequenos cruzeiros ao longo do Grande Canal. A partir do barco, é possível ver como as decorações de Natal adornam as melhores pontes, igrejas e palácios de Veneza.

Reservar uma visita guiada ao Grande Canal

7. Aprender a arte de soprar vidro nos mercados de Natal

Mercado de Natal em Veneza| ©Plaza Mayor.
Mercado de Natal em Veneza| ©Plaza Mayor.

Uma das melhores coisas para fazer em Veneza em dezembro é passear pelos mercados de Natal que estão instalados em vários pontos da cidade. Para além de admirar a beleza das decorações, poderá comprar uma grande quantidade de produtos típicos, tanto decorativos como alimentares. Alguns deles incluem atracções para que as crianças se divirtam ainda mais.

Os mercados venezianos estão cheios de espírito natalício e de calor humano, com uma interessante mistura de habitantes locais e de turistas italianos e internacionais. O mais conhecido é o de Campo Santo Stefano, embora os mercados de Campo San Bortolo, Campo dei Santi Apostoli e Mestre não fiquem muito atrás em termos de interesse.

Quem procura um presente ou um mimo será mimado pela escolha, com tudo, desde panetone a vinho, decorações de Natal a artigos de vidro de Murano e tecidos de Burano. E porque não? Aprenda a soprar vidro e leve para casa a sua própria peça de recordação.

Reservar um workshop de sopro de vidro em Veneza

8. Calce os seus patins e vá patinar no gelo!

Patinagem no Campo San Polo| ©lermont51
Patinagem no Campo San Polo| ©lermont51

Depois de visitar os monumentos mais famosos de Veneza, pode experimentar uma atividade divertida e de aquecimento: a patinagem no gelo. A partir dos primeiros dias de dezembro, a segunda maior praça da cidade, o Campo San Polo, tem uma grande pista de patinagem para crianças e adultos se divertirem.

Embora a pista não feche muito tarde (no dia 25 às 20:00 e nos restantes por volta das 19:00), passar um bom bocado nela pode ser um ótimo começo para desfrutar da noite veneziana.

Para além da patinagem propriamente dita, quem estiver disposto a fazê-lo poderá admirar a beleza dos edifícios que compõem a praça histórica. Também há bancas de venda de comida e bebida na zona. Assim, quando sair do ringue, pode provar alguns bons doces acompanhados por um vin brulè, um bom vinho quente.

9. Divirta-se a ver ou a participar na corrida do Pai Natal.

Maratona do Pai Natal| ©Santa to the Sea
Maratona do Pai Natal| ©Santa to the Sea

Em meados de dezembro, quando estiver a passear por Veneza, poderá começar a ver muitas pessoas vestidas de Pai Natal (ou Babbo Natale, em italiano). Não pense que se passa algo de estranho: é apenas a corrida que se realiza todos os anos na cidade e na qual pode participar se quiser.

Esta corrida existe há apenas alguns anos, mas já se tornou um evento obrigatório durante a época natalícia veneziana. O seu sucesso levou à participação de cerca de 1000 pessoas, tanto profissionais como amadores (incluindo crianças e, por vezes, até cães mascarados). A ideia é simplesmente divertir-se a correr pelo centro da cidade desta forma.

Mesmo que não se atreva a participar, o ambiente na rua é suficientemente divertido para valer a pena juntar-se à festa. A meta situa-se habitualmente na Praça de São Marcos, junto à basílica, e a imagem de centenas de Pais Natal a chegar é uma fotografia para mostrar a todos os amigos.

10. Não perca a regata Befana!

Regata da Befana| ©Mondo Del Gusto
Regata da Befana| ©Mondo Del Gusto

Outro espetáculo a não perder durante o Natal em Veneza é a famosa Regata da Befana. Realiza-se no dia 6 de janeiro, mas só se nota quando se começa a ver um grande número de adultos e crianças vestidos de mulher idosa. A Befana é uma tradição italiana relacionada com a Epifania. Trata-se de uma bruxa que, voando numa vassoura, deixa presentes para as crianças que se portaram bem e carvão para as que se portaram "menos bem".

Veneza, naturalmente, adaptou esta tradição ao seu urbanismo particular e, todos os anos, realiza-se uma regata em que todos os participantes se vestem de Befana. A regata, que é verdadeiramente espetacular, tem lugar no Grande Canal. Naturalmente, não faltam barracas de comes e bebes, música e um ambiente festivo.

No mesmo dia, é possível assistir a um evento exclusivo que só se realiza duas vezes por ano. Por volta do meio-dia, o mecanismo do sino da Torre dell'Orologio, na Praça de São Marcos, é ativado e o painel lateral abre-se. Através deste painel aparece um carrossel de estátuas de madeira que representam um espetáculo de Natal, com os Reis Magos a desfilar em frente da Virgem Maria.

Como é que está o tempo em Veneza no Natal?

Acqua Alta no Natal em Veneza| ©Francesca Cappa
Acqua Alta no Natal em Veneza| ©Francesca Cappa

A verdade é que o clima de Natal em Veneza não é dos mais atractivos para os viajantes. Para começar, as temperaturas são baixas, com o vento e a humidade a aumentar o frio.

Durante esta época do ano, não se esperam máximas acima dos 8 graus Celsius, enquanto as mínimas rondam os 0 graus Celsius. Claro que estas são as médias mais comuns, mas recomendo que consulte sempre a previsão do tempo pouco antes de viajar.

A Acqua Alta

Por outro lado, em dezembro, e portanto no Natal, pode ocorrer um episódio de acqua alta, ou seja, uma subida da maré que inunda parte da cidade. Na maior parte das vezes, estas inundações não ultrapassam alguns centímetros e a cidade está mais do que preparada para elas.

Só nas ocasiões em que o acqua alta é particularmente prejudicial, com inundações que afectam a vida quotidiana da cidade, é que os visitantes têm de interromper os seus passeios até que tudo volte ao normal, em apenas 2 ou 3 horas.

Existe um sítio Web que alerta para a possibilidade deste evento e para o seu grau de gravidade. Infelizmente, só é fiável durante 72 horas, pelo que, depois disso, terá de contar com a sua sorte. Quando é provável que as inundações sejam elevadas, a cidade é avisada por sirenes que soam de manhã.

Reservar um passeio de gôndola em Veneza

O que vestir em Veneza no Natal?

Veneza no Natal.| ©Pierpaolo
Veneza no Natal.| ©Pierpaolo

Se vai visitar Veneza no Natal, leve roupa quente. Um casaco grosso (impermeável, se possível), várias camisolas, um chapéu, luvas e um cachecol são indispensáveis. Se sentir frio, deve levar também uma t-shirt térmica.

O calçado deve ser confortável, impermeável e quente. É aconselhável levar um par de galochas, para o caso de se sentir frio.

Reservar uma visita guiada a Veneza

Vantagens de viajar para Veneza no Natal

Natal em Veneza| ©Juanedc
Natal em Veneza| ©Juanedc

Apesar das condições climatéricas, Veneza continua a ser um destino muito atrativo para o Natal. As vantagens vão para além da redução do preço dos voos e dos hotéis e fazem-se sentir durante a sua estadia.

Para começar, o ambiente que vai encontrar no Natal é muito menos turístico. São os venezianos que enchem as ruas e desfrutam de todos os eventos, algo que é quase impossível de encontrar em Veneza no verão.

Este menor número de turistas traz consigo outra vantagem importante: evitar as longas filas de espera para entrar nas principais atracções turísticas. Assim, poderá passear por São Marcos, visitar a Basílica de São Marcos ou o Palácio Ducal sem as multidões.

Reservar uma visita guiada privada a Veneza