Melhor época para viajar a Veneza

Veneza, conhecida como a Cidade dos Canais ou a Pérola do Adriático, é uma daquelas cidades que tem de ser visitada pelo menos uma vez na vida. No entanto, há sempre certas alturas do ano que são melhores do que outras.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 10 minutos

Melhor época para viajar a Veneza

Veneza, Itália | ©Stijn te Strake

Não importa quando se viaja para a cidade, as atracções de Veneza estarão sempre à sua espera. Desde os seus palácios à extraordinária Basílica de São Marcos, passando pelos seus divertidos mercados, as suas belas pontes e, claro, os seus canais, esta cidade italiana nunca desilude.

Isto não significa que não haja melhores alturas para viajar do que outras. O clima, a afluência de turistas, os preços e outros factores fazem com que certas épocas do ano sejam melhores para desfrutar da sua estadia. Em geral, os meses da primavera e do início do outono são os mais confortáveis, tendo em conta todas as circunstâncias. Em todo o caso, se só puder ir no verão ou no inverno , aconselho-o a não hesitar.

Qual é a melhor altura para viajar para Veneza?

Vista da Praça de São Marcos| ©Artur Staszewski
Vista da Praça de São Marcos| ©Artur Staszewski

O clima é um dos principais factores que determinam a melhor altura para viajar para Veneza. Os Invernos em Veneza tendem a ser bastante frios, enquanto os meses de verão se caracterizam pelo calor e pela humidade. Em geral, se puder escolher, as melhores alturas para visitar Veneza são o final da primavera e o início do outono.

Em ambos os períodos, o tempo é ameno, com temperaturas suaves, embora a possibilidade de chuva esteja sempre presente. No entanto, em comparação com o verão, são épocas com um pouco menos turistas, o que lhe permitirá passear com mais calma pelas ruas e canais. O tempo nestas estações pode, no entanto, ser um pouco imprevisível, pelo que deve sempre consultar a previsão do tempo antes de viajar.

A título de resumo dos prós e contras, eis um breve resumo de cada estação:

  • primavera (março a meados de junho): com exceção da Páscoa, os preços são um pouco mais baixos e verá menos turistas do que no verão, embora aumentem à medida que a estação avança.
  • verão (de meados de junho a finais de setembro): a cidade está cheia de visitantes e as multidões são a norma. O clima é muito quente e os preços sobem. O aspeto positivo é a possibilidade de desfrutar de mais horas de luz do dia e da noite veneziana.
  • outono: (finais de setembro - meados de dezembro): as multidões começam a desaparecer gradualmente. O calor está a diminuir, mas o frio ainda não se instalou. No entanto, há uma maior probabilidade de chuva e o fenómeno da acqua alta.
  • inverno (fim de dezembro a meados de março): os meses mais frios e mais escuros do ano, pelo que as horas de luz são muito reduzidas. O Natal e o Carnaval são duas épocas muito concorridas, sobretudo este último.

Reservar um passeio de gôndola em Veneza

Viajar para Veneza na primavera: a melhor altura para explorar a cidade.

Fachada do Palácio Ducal, Veneza| ©Son of Groucho
Fachada do Palácio Ducal, Veneza| ©Son of Groucho

Os meses de primavera são a altura ideal para viajar para Veneza. As temperaturas são mais amenas e encontrará menos turistas nas ruas ou nas filas para entrar, por exemplo, no Palácio Ducal.

Dentro da estação, o mês de maio pode destacar-se. Durante este período, poderá aproveitar ao máximo os serões, uma vez que as horas de luz do dia aumentam gradualmente. As temperaturas, por sua vez, podem rondar os 20ºC, embora seja normal que sejam alguns graus mais baixas.

Em março e abril, por outro lado, pode haver algumas vagas de frio, mas são menos incómodas do que nos meses de inverno. O único problema é que este é um dos períodos mais chuvosos da cidade.

abril e maio são os melhores meses para passear pelas ruas e canais da cidade, bem como para fazer excursões de Veneza às vizinhas Burano, Murano e Torcello. A primeira, em particular, está no seu melhor graças ao efeito da luz da primavera nas suas casas coloridas.

No entanto, a primavera também tem o seu lado negativo. A partir do final de abril, os preços dos voos e do alojamento aumentam. Por isso, é necessário reservar com antecedência e até escolher hotéis numa cidade próxima, como Mestre. Felizmente, existem opções de transporte suficientes para se deslocar em Veneza e chegar a Veneza em apenas 15 minutos.

Actividades se viajar para Veneza na primavera

Se decidir ou puder viajar para Veneza na primavera, há algumas actividades que não deve perder, para além das habituais visitas turísticas, claro:

  • Su E Zo per i Ponti: trata-se de uma corrida aberta a todos que vai da Ponte das Palhas até à Praça de São Marcos. Ao longo do percurso, atravessam-se pontes de toda a cidade de Veneza.
  • Dia de São Marcos: no dia do santo padroeiro da cidade, 25 de abril, há uma interessante regata de gôndolas, entre outras celebrações.
  • La Sensa: esta festa mistura o seu carácter religioso com a celebração da relação de Veneza com o mar. É uma das festas mais queridas dos venezianos e está repleta de actividades culturais e de lazer.

Compre o seu bilhete para o Palácio Ducal

Veneza no verão: calor, multidões e grande ambiente

verão no Grande Canal, Veneza| ©Trish Hartmann
verão no Grande Canal, Veneza| ©Trish Hartmann

A maioria das visitas a Veneza ocorre durante o verão, quando a maior parte das pessoas pode tirar férias. A primeira consequência é que a cidade se enche de visitantes de todo o mundo. Espaços como a Praça de São Marcos tornam-se um pouco desconfortáveis, especialmente quando os passageiros dos cruzeiros desembarcam.

Esta sobrelotação provoca longas filas de espera para entrar nos monumentos mais importantes de Veneza, pelo que comprar bilhetes com antecedência e com a opção de evitar filas é mais essencial do que nunca. Quanto aos passeios de gôndola, nesta altura do ano é habitual haver muito trânsito no Grande Canal, o que torna a deslocação mais lenta e difícil.

Por outro lado, o clima em Veneza nesta altura do ano é bastante quente. É um calor húmido e pode ser desconfortável para alguns visitantes que não estão habituados a estas temperaturas. No entanto, também tem o seu lado positivo: a ausência quase total de chuva e as muitas horas de luz do dia que permitem longos serões.

Os preços, como é óbvio, tendem a aumentar bastante e é aconselhável planear com bastante antecedência.

Actividades se viajar para Veneza no verão

Como é época alta, Veneza oferece aos seus visitantes um grande número de eventos e festivais. Alguns deles são quase obrigatórios se estiver na cidade:

  • A Festa del Redentore: esta é a celebração mais importante do verão. Tem lugar na terceira semana de julho e, entre outras opções de entretenimento, oferece um extraordinário espetáculo de fogo de artifício.
  • Festival Internacional de Cinema de Veneza: na primeira semana de setembro, Veneza acolhe o seu famoso festival de cinema. Pode ir à ilha do Lido para ver algumas estrelas internacionais e, claro, assistir às estreias.
  • Ir à praia: Veneza está rodeada por várias ilhas com algumas das melhores praias de Itália. Se o calor for demasiado (ou se vier a Veneza com crianças), pode sempre passar algumas horas no Lido ou em Jesolo.

Reserve a sua excursão a Murano e Burano

Viajar para Veneza no outono: mais paz e tranquilidade e um clima ainda agradável

Veneza no outono| ©Matteo
Veneza no outono| ©Matteo

Nas primeiras semanas do outono, desde o final de setembro em V eneza até aos últimos dias de outubro em Veneza, Veneza oferece grandes vantagens aos seus visitantes. Para começar, as horas de luz do dia ainda são abundantes e as temperaturas são geralmente amenas. No entanto, tenha em atenção que as noites começam a ficar mais frias, com mínimas que podem descer até aos 8 graus Celsius.

novembro em Veneza e início de dezembro são meses mais frios, embora não o suficiente para tornar a visita demasiado desconfortável.

Um fenómeno que pode, no entanto, tornar os visitantes desconfortáveis é a acqua alta, o fenómeno que faz com que muitas zonas de Veneza fiquem inundadas durante duas ou três horas. Normalmente, o nível da água não sobe muito e a cidade está habituada a viver com isso. Só se tiver o azar de passar por um episódio grave é que terá de interromper o seu passeio até que tudo volte ao normal.

Com a passagem do outono, o número de turistas também diminui consideravelmente. Isto faz com que esta estação seja a melhor altura do ano para passear pelas ruas da cidade e para visitar atracções como a Basílica de São Marcos sem estar cheio de gente.

Actividades se viajar para Veneza no outono

Embora não sejam tantos como no verão, Veneza também tem alguns festivais importantes que se realizam no outono. Para além disso, o menor afluxo de turistas faz com que estas sejam festas em que os venezianos assumem um papel mais proeminente:

  • Regata Storica di Venezia: uma das maiores celebrações de Veneza. Para além da música, da bebida e da comida, poderá assistir a várias regatas espectaculares e a um desfile em trajes de época.
  • Halloween em Veneza: Nos últimos anos, os venezianos têm celebrado o Halloween em grande estilo. As suas ruas e praças estão repletas de disfarces e, claro, de máscaras venezianas.
  • Madonna della Salute: No dia 21 de novembro, Veneza celebra o fim da grande epidemia de peste do século XVII. Muitos venezianos atravessam a Ponte de Rialto para se dirigirem à esplanada da Basílica de Santa Maria della Salute. A celebração tem lugar na Basílica de Santa Maria della Salute.

Viajar para Veneza no inverno: frio, chuva e um ambiente especial

Veneza na neve, San Sebastiano| ©Drew de F Fawkes
Veneza na neve, San Sebastiano| ©Drew de F Fawkes

O inverno em Veneza é considerado a pior altura para visitar Veneza, embora, paradoxalmente, seja a altura em que se realiza o evento mais importante da cidade: o Carnaval. Não há dúvida de que o frio e a chuva que caracterizam esta estação fazem com que muitos turistas evitem visitá-la, mas viajar nesta altura também tem o seu encanto.

Assim, a cidade adquire um aspeto mais sombrio e não é raro haver nevoeiro nos seus canais. O lado positivo é que isto dá à cidade uma atmosfera diferente, quase fantasmagórica, que agrada a muita gente.

É também nesta altura do ano que se encontram os melhores preços, com exceção do Carnaval e do Natal em Veneza. Além disso, passear pelas ruas e canais é muito mais cómodo, assim como visitar os monumentos.

Actividades se viajar para Veneza no inverno

O frio do inverno não impede os venezianos de celebrarem duas das suas maiores festas: o Natal e o Carnaval. No entanto, durante o Natal e o Carnaval, a tranquilidade da cidade é quebrada e pode ser difícil encontrar um lugar num hotel:

  • Carnaval: durante cerca de 10 dias em fevereiro, em Veneza, a cidade vive intensamente a sua festa estrela. Os eventos, as festas, os bailes e os desfiles são contínuos, mas as multidões são enormes.
  • Natal: a partir da segunda semana de dezembro, Veneza decora e ilumina as suas ruas para celebrar o Natal. Durante estes dias, é possível ir às feiras da ladra, patinar numa grande pista de gelo ou celebrar o fim do ano.
  • Dia da Bruxa Befana: A Befana é responsável por trazer presentes às crianças venezianas. No dia 6 de janeiro, realiza-se uma regata em que todos os membros da tripulação se vestem de Befana.

Comparação das diferentes épocas para visitar Veneza

Aqui está uma tabela com informações sobre as diferentes épocas para visitar Veneza, para que tenha a informação na ponta dos dedos.

  • primavera
  • março-junho
  • Máxima 21º C
  • Mínima 12º C
  • O melhor: o clima e menos turistas do que no verão.
  • O pior: a possibilidade de chuva
  • verão
  • junho-setembro
  • Máxima 28º C
  • Mínima 18º C
  • O melhor: mais horas de luz do dia e o ambiente.
  • O pior: o calor e as multidões
  • outono
  • setembro-dezembro
  • Máxima 15º C
  • Mínima 10º C
  • A melhor coisa: menos multidões e mais paz e sossego.
  • O pior: humidade e menos horas de luz do dia
  • inverno
  • dezembro-março
  • Máxima de 9º C
  • Mínima 0º C
  • O melhor: a ausência de turistas e o efeito da luz de inverno.
  • O pior: o frio, a humidade e o nível elevado da água

Vale a pena viajar para Veneza durante o Carnaval?

Carnaval em Veneza| ©Enrico Strocchi
Carnaval em Veneza| ©Enrico Strocchi

A resposta curta é sim, mas a resposta longa é muito mais matizada. Durante a sua festa mais importante, todas as ruas e praças de Veneza se enchem de pessoas fantasiadas e com as populares máscaras de Carnaval. Há também muitos bailes, alguns exclusivos e outros a que se pode assistir como visitante.

Durante os dias da festa, os visitantes encontrarão um grande número de eventos, embora seja talvez durante a noite veneziana que a celebração está no seu melhor.

No entanto, este período não é o melhor se quiser visitar os monumentos e museus clássicos. A quantidade de turistas por todo o lado torna difícil a deslocação.

Além disso, os hotéis ficam lotados e provavelmente terá de procurar um hotel longe da cidade.

A melhor altura para viajar em Veneza se quiser andar de gôndola

Gôndolas em Veneza| ©whatleydude
Gôndolas em Veneza| ©whatleydude

Uma das experiências que a maioria dos visitantes tem em mente quando viaja para Veneza é um passeio de gôndola. Os passeios de gôndola estão disponíveis durante todo o ano, mas há algumas épocas do ano melhores do que outras.

O verão, por exemplo, é uma altura muito movimentada para os visitantes da cidade. Não é raro que se formem engarrafamentos de barcos nos canais e que a experiência perca algum do seu encanto.

As melhores alturas para alugar uma gôndola são o início da primavera ou o outono, quando os canais estão bastante limpos.

O inverno é uma altura muito interessante, mas negligenciada, para os passeios de gôndola. Os gondoleiros costumam emprestar um cobertor para que os interessados se cubram a bordo e a luz ténue contribui para o romance da experiência.

Reserve o seu passeio de gôndola em Veneza