10 coisas para fazer em Marrakech em setembro

setembro é o mês ideal para visitar Marraquexe: as temperaturas e o turismo são moderados, os preços são baixos e a oferta de actividades é muito variada.

María Cano

María Cano

leitura de 9 minutos

10 coisas para fazer em Marrakech em setembro

Marraquexe, Marrocos | ©Rigel

setembro é um dos melhores meses para viajar para Marraquexe: as temperaturas são quentes, mas não tão sufocantes como nos meses de verão, há muitas horas de sol para que possa aproveitar ao máximo os dias e, embora haja turismo, não é tão concorrido, pelo que pode visitar a cidade confortavelmente. Além disso, os preços são mais baratos do que em julho e agosto.

Aqui está uma lista das melhores coisas para fazer na sua viagem.

1. Mergulhe no coração das montanhas do Atlas e não perca a Fête des Novias (Festa das Noivas)

Montanhas do Atlas| ©Spixey
Montanhas do Atlas| ©Spixey

Em setembro, normalmente na terceira semana, tem lugar uma das festas mais curiosas do país: a Fête des Novias, também conhecida como o Moussem de Imilchil, que se realiza nesta cidade no coração da Cordilheira do Atlas, a cerca de 350 quilómetros da cidade de Marraquexe.

Por isso, reserve a sua excursão às montanhas do Atlas e ao deserto de Agafa e desfrute da dança, da música, dos souks e de muitas outras actividades criativas. Além disso, a grande curiosidade deste festival é que se realiza um grande casamento coletivo em que cerca de trinta jovens desta bela região casam livremente com uma pessoa. E se não ficarem satisfeitos com o casamento, podem regressar à família e casar novamente no ano seguinte.

Apesar de se situar a alguma distância de Marraquexe, é uma visita altamente recomendada se a sua viagem coincidir com este evento, uma vez que se trata de uma festa muito singular, na qual desfrutará de uma atmosfera única. É também uma forma única de mergulhar na cultura local. Os participantes usam trajes e penteados específicos de acordo com o seu estado civil.

Reserve a sua excursão aos Montes Atlas

2. Faça uma excursão ao deserto de Marraquexe, uma experiência única!

Acampar no deserto| ©Jaanus Jagomägi
Acampar no deserto| ©Jaanus Jagomägi

A melhor experiência que pode ter na sua viagem a Marraquexe em setembro é uma excursão ao deserto. As temperaturas mais baixas típicas deste mês tornam-no num plano ideal para todos os gostos e idades. Existem várias opções:

Se não tem a certeza de qual é a melhor opção, leia o post As melhores excursões ao deserto em Marrocos e ficará a saber com certeza. Também pode ler um artigo sobre as melhores actividades no deserto em Marrocos e terá todos os detalhes sobre a forma mais original de conhecer o deserto de Marraquexe, que é na verdade o deserto do Saara.

Reserve a sua excursão ao deserto de Marraquexe

3. Viva a aventura de andar de camelo no palmeiral de Marraquexe

Passeio no palmeiral ao pôr do sol| ©EliBet.
Passeio no palmeiral ao pôr do sol| ©EliBet.

Um plano ideal para o mês de outubro, quando as altas temperaturas começam a dar descanso aos visitantes, é reservar um passeio de camelo pelo Palmeiral de Marraquexe, uma opção perfeita para toda a família e uma óptima maneira de escapar à agitação de Marraquexe.

O Palm Grove é um enclave localizado a cerca de 10 quilómetros a nordeste de Marraquexe, com aproximadamente 13.000 hectares e 100.000 palmeiras que foram plantadas durante a dinastia Almorávida. Mais concretamente, este parque milenar data do século XVII, altura em que os almorávidas chegaram à cidade. Alguns dos campos de golfe mais importantes da cidade e vários hotéis de luxo estão localizados nesta área. Esta experiência custa cerca de 40 euros.

Também é possível fazer um passeio de camelo noutras zonas de Marraquexe.

Reservar um passeio de camelo pelo Palm Grove

4. Visitar o Jardim Majorelle, um oásis no meio da cidade

Jardim Majorelle| ©Kamal Hammadi
Jardim Majorelle| ©Kamal Hammadi

Uma das melhores coisas a fazer em setembro, a meio do dia, é reservar uma visita ao Jardim Majorelle, um dos locais mais visitados da cidade de Marraquexe.

O pintor francês Jacque Majorelle, conhecido por ser um amante da natureza, foi o precursor deste jardim, que mais tarde foi adquirido por Yves Saint Laurent e que atualmente conta com mais de 300 espécies de plantas, entre palmeiras, cactos, roseiras, buganvílias, bambus, nenúfares e flores de lótus.

A visita custa cerca de 12 euros e está aberta das 11h às 17h.

Reservar uma visita aos Jardins Majorelle

5. Mergulhe na vida da praça Jamaa el-Fna

Praça Jemaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley
Praça Jemaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley

A Praça Jemaa el Fna, situada no coração de Marraquexe, atrai um número incomensurável de pessoas todos os dias. Na minha opinião, é um dos pontos turísticos mais espectaculares da cidade, e pode passar horas e horas enquanto desfruta dos vários espectáculos que a praça oferece, com encantadores de serpentes, músicos e outros artistas únicos. Um espaço único que recomendo que visite à noite.

Não hesite em reservar um passeio pela Medina de Marraquexe e aproveite a sua visita a Yamaa el-Fna para comer num dos restaurantes e bares que rodeiam a praça. Também pode reservar um passeio gastronómico por Marraquexe.

Reservar uma visita guiada à Medina de Marraquexe

6. Explorar o souk de Marraquexe

O souk em Marraquexe| ©n m
O souk em Marraquexe| ©n m

Se for a Marraquexe em setembro, não hesite em reservar uma visita ao souk de Marraquexe e leve para casa algumas recordações da sua viagem, desde acessórios de couro como chinelos, mochilas, pochetes ou sacos, a objectos de cerâmica, ou produtos cosméticos como o óleo de argão. Não terá dificuldade em comunicar, pois os vendedores falam fluentemente todas as línguas.

O souk, que ocupa um labirinto de ruas labirínticas a partir do norte da Praça Jamaa el Fna, é um dos pontos altos de Marraquexe e as bancas estão abertas das 10 às 17 horas. Um último conselho: não se esqueça de regatear porque, acredite ou não, conseguirá sempre um desconto.

Reservar uma visita guiada ao souk de Marraquexe

7. Descubra um dos tesouros de Marraquexe, os túmulos Saadianos.

Túmulos Saadid| ©Montse PB
Túmulos Saadid| ©Montse PB

setembro é o mês perfeito para ver os túmulos Saadid, um dos monumentos mais bonitos e mais visitados de Marraquexe. Com a diminuição do turismo, terá a oportunidade de os ver com conforto e sem multidões, algo praticamente impossível noutras alturas do ano.

Os túmulos Saadid, cuja capacidade é muito reduzida, datam da dinastia Saadid, que reinou entre 1524 e 1659 em Marraquexe. Foram descobertos no início do século XX e há várias áreas que podem ser visitadas: o Mausoléu de Lalla Massouda, o Salão das 12 colunas, o Salão das Orações, o Salão dos Três Nichos e os túmulos exteriores.

A taxa de entrada começa em 6,50 euros.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

8. Visitar os principais museus de Marraquexe

Museu Yves Saint Laurent:| ©Rainer Pidun
Museu Yves Saint Laurent:| ©Rainer Pidun

Outro dos planos que não pode perder na sua viagem a Marraquexe em setembro é uma visita a alguns dos principais museus da cidade, entre os quais:

  • O Museu Yves Saint Laurent, que alberga uma coleção permanente das obras mais marcantes do estilista.
  • O Museu das Confluências, instalado num dos mais belos edifícios de Marraquexe, um palácio do início do século XX que foi a residência oficial do Paxá de Marraquexe durante mais de quarenta anos.
  • Recomendo também uma visita à Casa da Fotografia que, promovida por Patrick Manac'h e Hamid Mergani, alberga uma coleção de mais de 10.000 fotografias de Marrocos desde o final do século XIX até à primeira metade do século XX.
  • O Museu Orientalista, uma galeria de arte com obras notáveis de Dalí, Delacroix, Lord Weeks e Jacques Majorelle. Todos eles pintores que captaram a beleza de Marrocos nas suas obras.

9. Fazer uma viagem no tempo na Madrasa de Ben Youssef

Madrasa de Ali Ben Youssef| ©Kees Kortmulder
Madrasa de Ali Ben Youssef| ©Kees Kortmulder

Outra visita obrigatória na sua viagem a Marraquexe em setembro é a Ben Youssef Madrasa, também conhecida como Ben Youssef Medersa. O que torna esta visita tão especial, perguntam vocês? É a maior e mais importante Madrasa de Marrocos, bem como um dos mais belos exemplos do património arquitetónico do país.

Fundado pelo sultão Abou al Hasam, este centro educativo de ensino superior data da segunda metade do século XVI e conta com mais de uma centena de celas que albergavam até mil alunos que se dedicavam ao estudo do Corão.

10. Bem-estar, relaxamento e música no Oasis Festival

No Oasis Festival| ©puffin11k
No Oasis Festival| ©puffin11k

Para os amantes da música eletrónica, o Oasis Festival realiza-se em meados de setembro, um festival de música com uma importante presença de DJ internacionais, mas também de arte contemporânea, moda e gastronomia norte-africana.

Vários locais emblemáticos da cidade, como o Jardim Secreto, juntam-se a este evento cultural, que também organiza sessões de ioga e tardes de piscina, spa e shisha. Tudo isto com uma grande variedade de música de fundo. Uma experiência completa de bem-estar e relaxamento.

A temperatura em Marraquexe em setembro

Nas ruas da Medina| ©Carlos Felipe Pardo
Nas ruas da Medina| ©Carlos Felipe Pardo

Em setembro, as temperaturas em Marraquexe baixam consideravelmente, com máximas a rondar os 33-35ºC e médias diárias entre os 25 e os 28ºC. Os dias continuam a ser muito longos, com o nascer do sol por volta das 7h15 e o pôr do sol depois das 19h30, pelo que há mais de 12 horas de luz por dia. Para além disso, quase não chove. De facto, chove em média um dia por mês.

Se tem dúvidas sobre visitar Marraquexe em setembro, leia o post Quando viajar para Marraquexe e verá que é um mês perfeito. E se procura informações mais gerais sobre a cidade, visite o artigo O que ver e fazer em Marraquexe.

Fluxo turístico de Marraquexe em setembro

Ruas da Medina, Marraquexe| ©Carlos Felipe Pardo
Ruas da Medina, Marraquexe| ©Carlos Felipe Pardo

O número de turistas em Marraquexe em setembro é consideravelmente menor do que em julho e agosto, mas continua a haver um grande número de visitantes e as principais excursões são muito procuradas, pelo que é aconselhável reservar com bastante antecedência. Mesmo assim, nem tudo está tão cheio como nos meses anteriores, pelo que é uma boa opção para a sua viagem.

Antes de iniciar a sua viagem, não hesite em ler os posts segurança em Marraquexe e como se deslocar em Marraquexe, são muito práticos.

Preços em Marraquexe em setembro

Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth
Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth

Os preços em Marraquexe em setembro são consideravelmente mais baixos do que em julho e agosto, tanto nos voos como nos hotéis e mesmo na vida quotidiana. As taxas turísticas são muito reduzidas e os preços também baixam diretamente. Por isso, se tiver oportunidade, não hesite em visitar a cidade nesta altura do ano - não se arrependerá!

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

A melhor altura para viajar para Marraquexe

Leia o post quando viajar para Marraquexe e perceberá que setembro é, sem dúvida, uma excelente opção.

E se procura informações mais detalhadas sobre outros meses do ano, aqui estão os posts sobre Marraquexe em janeiro, Marraquexe em fevereiro, Marraquexe em março, Marraquexe em abril, Marraquexe em maio, Marraquexe em junho, Marraquexe em julho, Marraquexe em agosto, Marraquexe em outubro, Marraquexe em novembro e Marraquexe em dezembro.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

O que levar na mala para a sua visita a Marraquexe em setembro

Bagagem de viagem| ©Dids
Bagagem de viagem| ©Dids

Se viajar para Marraquexe em setembro, o melhor é levar roupa leve, de linho ou algodão, para o meio do dia e um casaco, cardigan ou camisola para depois de escurecer, pois as temperaturas podem descer até aos 20ºC e há um grande contraste de temperatura ao longo do dia. Por outro lado, não se esqueça de trazer um chapéu ou boné e óculos de sol para as alturas em que o sol está mais quente.

Não se esqueça que Marrocos é um país muçulmano e não é aconselhável que as mulheres usem roupas decotadas, sem alças ou curtas. Desta forma, evitará olhares incómodos. Mesmo assim, é um dos países mais ocidentalizados, pelo que o código de vestuário não é tão rigoroso como noutros locais.

Por fim, não hesite em consultar os posts Marraquexe num dia, Marraquexe em dois dias, Marraquexe em três dias, Marraquexe em quatro dias, Marraquexe em cinco dias e Marraquexe em sete dias e criar um itinerário para aproveitar ao máximo a sua viagem.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe