Como ir às Montanhas do Atlas a partir de Marrakech
Há várias maneiras de chegar ao Atlas durante a sua estadia em Marraquexe, por isso escolha a que melhor se adequa a si!
Se está a planear o que ver e fazer em Marraquexe, as montanhas do Atlas são um destino obrigatório. Trata-se de uma cadeia montanhosa de quilómetros de comprimento que se estende pelo noroeste de África, começando na Tunísia e atravessando a Argélia até Marrocos.
Marraquexe situa-se mesmo no sopé das montanhas do Atlas, pelo que existem vários pontos de entrada diferentes a partir da cidade. Existem vários meios de transporte a partir do centro de Marraquexe: visitas guiadas, autocarro, carro alugado e táxi. Eis como chegar a esta majestosa obra da natureza.
1. Uma visita organizada, a opção mais prática
Uma forma bastante prática de chegar às montanhas do Atlas a partir de Marraquexe num dia é através de uma excursão organizada. Esta inclui geralmente transporte e um guia especializado, que lhe contará a história do local. Não terá de se preocupar com mais nada a não ser desfrutar da experiência.
Existem várias excursões que lhe permitirão descobrir os destinos que fazem parte desta imponente cadeia montanhosa, que se estende a sul de Marraquexe.
Excursão à Cordilheira do Atlas a partir de Marraquexe com vista para o deserto de Agafay
Esta aventura na Cordilheira do Atlas é muito popular. Viajará despreocupadamente numa carrinha confortável, desfrutando de um percurso panorâmico espantoso. Além disso, será acompanhado por um motorista-guia, que lhe contará a história do local.
Partirá do centro de Marraquexe para o Vale de Imlil, no coração da Cordilheira do Atlas. O percurso tem uma extensão de cerca de 63 quilómetros, o que corresponde a cerca de 2 horas de caminhada. Este vale é o ponto de partida para as principais rotas de trekking para Jbel Toubkal.
Uma vez em Imlil, fará um passeio de camelo, visitará uma aldeia berbere e admirará o panorama deslumbrante da cordilheira, com picos que atingem os 4.167 metros. Além disso, esta excursão às Montanhas Atlas e ao Deserto de Agafay, a partir de Marraquexe, também contempla as dunas e as palmeiras da região desértica.
- Preço: cerca de 27 euros por pessoa.
- Tempo de viagem: cerca de duas horas de Marraquexe até ao vale de Imlil, nas montanhas do Atlas.
- Vantagens: Com esta experiência, não só se vê a Cordilheira do Atlas, mas também se desfruta de uma viagem ao deserto de Agafay a partir de Marraquexe.
- Desvantagens: A experiência não inclui actividades de caminhada nas montanhas.
Excursão a Ouarzazate a partir de Marraquexe
Outra forma de visitar a Cordilheira do Atlas é através de uma excursão a Ouarzazate a partir de Marraquexe. Visitará uma cidade na secção da cordilheira conhecida como Alto Atlas. Entrará num cenário natural único, liderado pelas belas montanhas cobertas de neve.
Viajará de carro durante cerca de 3 horas e 30 minutos, percorrendo o impressionante desfiladeiro de Tizi n'Tichkauna, que liga Marraquexe a Ouarzazate e oferece uma vista panorâmica privilegiada da cordilheira. Trata-se de um percurso de cerca de 200 quilómetros, que seguirá em segurança na companhia de um guia-motorista experiente.
Nesta cidade situada no sopé da cordilheira do Atlas, descobrirá alguns kasbahs berberes, como a fortaleza de Ait Ben Haddou. Além disso, graças ao guia, identificará os locais emblemáticos utilizados em produções cinematográficas como Jesus de Nazaré (1977), A Múmia (1999), O Príncipe da Pérsia (2010), etc.
- Preço: o custo da visita guiada começa em 35 euros por pessoa.
- Duração da viagem: a viagem de Marraquexe a Ouarzazate, no sopé da cordilheira do Atlas, dura normalmente entre 3 e 4 horas.
- Vantagens: Tratando-se de uma visita organizada, será acompanhado por um guia especializado, que lhe contará a história da região e o ajudará a explorar o máximo possível do local.
- Desvantagens: A comida e a bebida não estão geralmente incluídas na experiência, pelo que terá de levar provisões.
Excursão às montanhas do Atlas a partir de Marraquexe com trekking no Monte Toubkal
A excursão de 2 dias ao Monte Toubkal, o pico mais alto do Norte de África, é outra forma de visitar as Montanhas Atlas a partir de Marraquexe. Desfrutará de uma confortável transferência de carrinha para esta importante cadeia de montanhas. Além disso, será acompanhado por um guia experiente, que o levará numa aventura de trekking através de um cenário natural de sonho.
A viagem começa no centro de Marraquexe, de onde seguirá cerca de 60 quilómetros até à aldeia de Imlil. Esta situa-se no coração da Cordilheira do Atlas e, para além do seu encanto particular, é o ponto de partida para a escalada do Monte Toubkal.
Durante a caminhada, verá o Santuário de Sidi Chamharouch, considerado um destino sagrado nestas montanhas, onde as pessoas costumavam ir no passado para curar o reumatismo e a infertilidade. Apreciará também as belas paisagens da subida ao pico do Toubkal, situado a mais de 4.000 metros de altitude na cordilheira do Atlas .
Nesta excursão de 2 dias ao Monte Toubkal, a partir de Marraquexe, verá um contraste natural deslumbrante. Deixará para trás a região desértica e entrará gradualmente no terreno nevado deste imponente pico.
- Preço: esta excursão pode custar cerca de 116 euros por pessoa.
- Duração do trajeto: A viagem de carrinha do centro de Marraquexe até às montanhas do Atlas (aldeia de Imlil) dura cerca de 2 horas.
- Vantagens: Existem alguns refúgios ao longo do caminho, onde pode recarregar as baterias.
- Desvantagens: Se não estiver em boas condições físicas, o percurso de trekking pode ser um pouco exigente.
2. Um carro alugado, uma opção para viajar ao seu próprio ritmo
Se, durante a sua estadia de 2 dias em Marraquexe ou mais, tenciona visitar a Cordilheira do Atlas ao seu próprio ritmo, alugar um carro é uma boa ideia. Poderá conduzir até esta importante cadeia montanhosa e parar para explorar qualquer uma das aldeias que conduzem às montanhas.
Em Marraquexe, encontrará um grande número de empresas de aluguer de automóveis no centro da cidade, no aeroporto internacional e nas áreas circundantes: Hertz Marrakech, Avis Marrakech, Europcar Marrakech, entre outras. Basta contactar uma delas através do site ou nos seus escritórios e selecionar o carro que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.
Pode apanhar a estrada a sul de Marraquexe, onde se estendem as montanhas do Atlas. Este percurso pode variar entre cerca de 30 quilómetros e mais de 200 quilómetros, dependendo de onde se queira ir no interior destas imponentes montanhas.
Por exemplo, pode ir à aldeia do planalto de Kik, que é a principal entrada para as montanhas do Alto Atlas; o vale de Ourika, a partir de Marraquexe, com belas cascatas e vegetação luxuriante. Pode também visitar o Parque Nacional do Toubkal ou o Parque Nacional do Alto Atlas Oriental, famosos pelos seus trilhos para caminhadas, entre outros.
Informações úteis
- Preço: o custo médio situa-se entre 30 e 50 euros por dia (consoante o modelo de carro).
- Duração da viagem: A duração da viagem entre Marraquexe e as montanhas do Atlas pode variar entre 2 e 4 horas ou mesmo mais. Dependerá dos locais que deseja visitar nesta extensa secção da cordilheira que atravessa Marrocos.
- Vantagens: Terá toda a flexibilidade para explorar os diferentes destinos no sopé da Cordilheira do Atlas.
- Desvantagens: Terá de pagar o seu próprio combustível para completar a viagem, o que pode aumentar o custo da experiência.
3. O autocarro, a opção mais barata, mas a mais demorada
O serviço de autocarro de Marraquexe para a Cordilheira do Atlas é a opção mais barata de todas, mas certamente a mais demorada. Encontrará várias rotas com paragens em alguns locais da cordilheira que se estende até à costa atlântica de Marrocos e outras com destinos específicos.
Em Marraquexe, encontrará rotas de autocarro operadas pela Supratours, localizada na Avenida Mohammed V, e pela CTM, na Avenida Hassan II. Ambas cobrem a maior parte das aldeias do sopé da cordilheira do Atlas: Ourika, Imlil, Asni, Ouirgane, etc.
Por exemplo, se o seu destino for o vale de Ourika, pode lá chegar em pelo menos duas horas na linha da Supratours. No entanto, se o seu destino for o Parque Nacional do Alto Atlas Oriental, que faz parte da cordilheira, terá de apanhar um autocarro da CTM para Midelt, que é a cidade mais próxima. A viagem dura normalmente cerca de 7 horas, mas depois terá de apanhar um táxi durante mais 3 horas até ao parque.
A viagem de autocarro para as montanhas do Atlas é uma boa alternativa se tiver tempo e quiser conhecer Marraquexe e os seus arredores. É, sem dúvida, uma experiência que pode ser integrada no seu itinerário juntamente com outras actividades, como uma visita gastronómica a Marraquexe, um passeio de balão de ar quente em Marraquexe, etc.
Informações úteis
- Preço: o preço do transfer de autocarro pode variar entre 10 € e 15 € por pessoa.
- Duração do trajeto**:** a duração do trajeto de autocarro de Marraquexe para o Atlas depende do local para onde pretende ir, pelo que poderá estar no autocarro entre 2 horas e 7 horas.
- Vantagens: Poupará dinheiro e viverá uma experiência diferente ao percorrer a costa atlântica de Marrocos de autocarro.
- Desvantagens: Dependendo do local para onde se dirige na Cordilheira do Atlas, poderá ser necessário complementar o percurso de autocarro com um transfer de táxi.
4. Táxi, a opção mais rápida e mais cara
Se dispõe de pouco tempo no seu itinerário, mas não quer perder as montanhas do Atlas a partir de Marraquexe, o serviço de táxis da cidade é a alternativa de transfer mais rápida. Irá diretamente para o destino escolhido na cadeia montanhosa. É também ideal se não quiser conduzir por si próprio, seguir o itinerário de uma determinada excursão ou lidar com os autocarros públicos.
Na cidade, encontrará grandes táxis, que são carros grandes utilizados para transferências fora da cidade. Ao contrário dos petit taxis, que operam no interior de Marraquexe, não utilizam taxímetro, pelo que terá de regatear um pouco o preço.
Basta contactar uma empresa de táxis como a Roby Taxi, entre muitas outras, e eles vão ter consigo à porta do seu hotel. Pode também dirigir-se à movimentada Praça Koutoubia e à Praça Jemaa el-Fnaa, onde encontrará dezenas de táxis com disponibilidade imediata.
Com este serviço de táxis, não só pode viajar para os diferentes destinos dentro das montanhas do Atlas. É também um meio de transporte adequado para os transferes entre o aeroporto e Marraquexe ou para se deslocar na cidade a tempo das atracções e actividades do seu itinerário, como uma visita aos souks de Marraquexe, etc.
Informações úteis
- Preço: O custo do transfer é de cerca de 50 € a 100 €, aproximadamente. No entanto, isso pode variar de acordo com a distância do destino dentro das montanhas.
- Duração da viagem**:** a partir de 2 horas. Dependerá do destino a visitar na Cordilheira do Atlas.
- Vantagens: A viagem para a Cordilheira do Atlas é rápida, poupando tempo no seu itinerário. Além disso, se estiver em Marraquexe com crianças, é ideal para as pôr o mais à vontade possível.
- Desvantagens: Os grandes táxis utilizados para ir de Marraquexe para o Atlas não têm taxímetro, pelo que os preços dependem do motorista e da sua capacidade de regatear.
Outros meios de transporte
Se gosta de aventuras em duas rodas, nomeadamente de mota, este é outro meio de transporte que pode utilizar para chegar às montanhas do Atlas a partir de Marraquexe. Viajará de uma forma diferente, divertir-se-á e terá uma perspetiva única da estrada.
Pode alugar uma mota em qualquer uma das empresas que prestam este serviço, localizadas no centro da cidade e nos arredores do aeroporto. Algumas delas são a Riderly, Rentalmotorbike.com, entre outras.
Conduzirá ao seu próprio ritmo a sul de Marraquexe, ao longo de toda a costa atlântica de Marrocos, que é o troço da Cordilheira do Atlas. Poderá penetrar na cordilheira e parar nas aldeias e locais do seu interesse (planalto de Kik, vale de Ourika, Imlil, Ouarzazate, etc.).
Depois desta aventura no Alto Atlas em moto, regressará à cidade para continuar a desfrutar das melhores actividades de Marraquexe. Talvez um passeio pela Medina, um banho e uma massagem num hammam tradicional de Marraquexe, etc.
Informações úteis
- Preço: o preço do aluguer de uma mota em Marraquexe começa em cerca de 30 euros por dia. O custo pode aumentar em função do modelo selecionado.
- Duração da viagem**:** a viagem de Marraquexe para as montanhas do Atlas de mota pode variar de 2 a 6 horas ou mais. Tudo depende da distância a percorrer nas montanhas.
- Vantagens: A aventura é diferente da oferecida pelos meios de transporte tradicionais, pois a viagem até ao Atlas é feita de mota.
- Desvantagens: Este meio de transporte não é muito conveniente durante a estação das chuvas, ou seja, de dezembro em Marraquexe até fevereiro.
Comparamos as opções para chegar à Cordilheira do Atlas a partir de Marraquexe
- Excursão organizada
- Excursão à Cordilheira do Atlas (Vale de Imlil) na Cordilheira do Atlas
com vista para o deserto de Agafay
- Preço: cerca de 27 euros por pessoa
- Duração: a viagem do centro da cidade até ao Vale de Imlil na Cordilheira do Atlas demora 2 horas.
- Vantagem: com esta excursão só tem de se preocupar em desfrutar do destino.
- Desvantagem: a excursão não costuma incorporar actividades de caminhadas nas montanhas.
- Aluguer de automóveis
- Preço: em média 30 euros a 50 euros por dia (dependendo do modelo)
- Duração: 2 a 4 horas é a duração da viagem para as montanhas do Atlas a partir de Marraquexe. Este tempo varia de acordo com o destino selecionado e o número de paragens que faz ao longo do caminho.
- Vantagem: Poderá viajar ao seu próprio ritmo na Cordilheira do Atlas.
- Desvantagem: As despesas de combustível são por sua conta.
- Grande Táxi
- Preço: geralmente a partir de cerca de 50 euros a 100 euros por transferência (dependendo da distância)
- Duração: o tempo de transferência de Marraquexe para as montanhas do Atlas começa em 2 horas (dependendo do destino selecionado nas montanhas do Atlas)
- Vantagem: você viajará rapidamente, confortavelmente e sem interrupção.
- Desvantagem: as tarifas são frequentemente caras.
- Aluguer de motos
- Preço: o custo mínimo do aluguer é de 30 euros (aprox.)
- Duração: pode conduzir entre 2 e 6 horas de Marraquexe até às montanhas do Atlas (dependendo do destino selecionado na cordilheira).
- Vantagem: viverá uma aventura diferente em que o itinerário é decidido por si.
- Desvantagem: este meio de transporte não é adequado durante o inverno em Marraquexe, pois as chuvas são imprevisíveis.
Conselhos para a viagem entre as montanhas do Atlas a partir de Marraquexe
Se decidiu ir para as montanhas do Atlas a partir de Marraquexe em excursão, autocarro, táxi, carro ou moto alugada, deve ter em consideração alguns conselhos básicos. Evitará inconvenientes e melhorará a sua experiência.
- Reserve as excursões, os carros e as motas de aluguer com antecedência. Isto se planear viajar na época alta, ou seja, de março em Marraquexe até maio. Além disso, os meses de setembro e outubro em Marraquexe são muito concorridos para os turistas.
- Se tenciona conduzir sozinho, certifique-se de que possui uma carta de condução internacional válida. Isto aplica-se tanto a automóveis como a motociclos.
- Conduza com cuidado. Tenha em atenção que as estradas de Marraquexe são estreitas e que alguns troços não estão em muito boas condições.
- Consulte o sítio Web do posto de turismo para conhecer melhor a cidade quando planear a sua visita às montanhas do Atlas.
- Se alugar uma mota, lembre-se de seguir as regras de segurança para andar de mota em Marraquexe. Use capacete, luvas e tenha cuidado com a velocidade.