10 coisas para ver e fazer em Palermo em agosto

O carrossel de festas, festivais e tradições da capital siciliana destaca as suas tradições culinárias, praias e espectáculos medievais. Confira as melhores coisas para fazer em agosto em Palermo.

Camilla Graciano

Camilla Graciano

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Palermo em agosto

Edificio en Palermo |©Giota Sakellariou

Palermo é uma das mais belas cidades da Europa e merece uma boa escapadela em agosto. Embora os seus locais históricos, como o Teatro Massimo ou Quattro Canti, as quatro fachadas simétricas, sejam normalmente marcos regionais em agosto, praias como Mondello, Altavilla e Cefalù oferecem uma série de coisas para ver e fazer em Palermo e não são as únicas.

Para além destas opções, há gelados de assinatura sazonal, um paraíso para os surfistas e até festivais medievais. Descubra neste post quais são as actividades nesta cidade selvagem, mas refinada e impetuosa.

1. Subir a Escadaria dos Turcos - Scala dei Turchi - e apreciar a vista para o mar

Escada dos Turcos|©Emanuel Di Francia
Escada dos Turcos|©Emanuel Di Francia

A Scala dei Turchi, ou "Escada dos Turcos", é um belo penhasco rochoso com vista para o mar em Realmonte, a 18 quilómetros de Agrigento e a duas horas de carro do centro de Palermo.

A marca distintiva deste belo penhasco é, sem dúvida, a sua cor: é formado por uma pedra chamada Marga, um calcário sedimentar de um branco puro. Com o passar do tempo, o vento e a chuva esculpiram largos degraus na rocha.

Esta escarpa ergue-se no meio de belas praias de areia fina, às quais só se chega descendo os degraus de marga. É, no mínimo, um lugar exuberante e muito convidativo que impressiona mesmo antes de chegar. A fusão do mar com o brilho da rocha transforma os caminhos numa poderosa marca a guardar na memória!

2. Mime o seu paladar com um bom gelato em Palermo

Gelato de vários sabores num servidor|©Lukas
Gelato de vários sabores num servidor|©Lukas

agosto é o mês mais quente do ano e, embora os palermitanos comam gelato durante quase todo o ano, curiosamente até ao pequeno-almoço, os turistas esperam apenas baixar a temperatura corporal com alguns deliciosos cones, tubos ou o famoso gelato servido num pão brioche Hércules.

Onde provar o melhor gelato em Palermo? Existem várias opções, mas começo por mencionar o marco do Times para L'Olivella, a gelataria Il Signor di Carbognano, delicie-se com os sabores, cores e métodos tradicionais do gelato siciliano, apenas a 600 metros do Bed & breakfast mencionado.

Outra paragem vibrante é o Cappadonia Gelati, onde o chef Antonio Cappadonia desde 1987 varia a sua seleção de gelados com frutas da época, como resultado, eles entregam iguarias de deuses de referência mundial. Continuando com os clássicos, experimente os gelados da Gelateria Ciccio Adelfio, que abriu as suas portas em 1930, a 20 metros da Stazione Centrale, uma instituição no sector.

Reservar um tour gastronómico por Palermo

3. Desfrute do melhor marisco de Palermo

Massa com le sarde|©A and J SeppySills
Massa com le sarde|©A and J SeppySills

Durante todo o ano é possível fazer um tour gastronómico pela capital siciliana, mas se quiser fazer um dos melhores tours gastronómicos de Palermo com o marisco como ingrediente principal, agosto é o melhor mês para provar as suas iguarias.

Basta passear pelos mercados de Palermo, como o Mercado de Rua Capo, mais conhecido como Il Capo, parar nas bancas de La Vucciria ou ir a Ballaró. Entre arancinis e panelles, descobrirá o sarde a beccafico - anchovas de sardinha com emulsão de laranja -, a pasta con le sarde - massa com sardinhas - e o polvo bollito - polvo al dente com sumo de limão - acompanhados, claro, pelo doce mais famoso de Palermo, o cannolo.

Testemunhe os segredos e as curiosidades destes mercados emblemáticos, como os sorteios de cestos de peixe que ainda se realizam entre os compradores do Il Capo. Visite Palermo a pé e prove a sua comida de rua em agosto, quando o mar sorri aos pescadores e aos comensais.

Reservar uma excursão gastronómica a Palermo

4. Visite Cefalù durante as festividades do seu santo padroeiro

Vista de Cefalù|©marius972
Vista de Cefalù|©marius972

De 2 a 10 de agosto é a festa do Santíssimo Salvador da Transfiguração, o santo padroeiro de Cefalù e esta cidade de Palermo veste-se a rigor desde o Templo de Diana, passando pela Piazza Garibaldi, Piazza Duomo até à sua Catedral Basílica de Cefalù, declarada Património Mundial pela UNESCO.

Quer se trate de um passeio gastronómico, de provar a comida de rua nos mercados, de admirar os mosaicos da catedral, de passear pelas suas ruas medievais, de percorrer os caminhos do parque La Rocca, de nadar nas praias, de fazer parapente ou de visitar a Osteria Magno, o palácio preferido de Ruggero II, a bela Cefalù tem muito para ver e fazer, especialmente durante as festividades do seu santo padroeiro.

Reservar uma excursão a Cefalù a partir de Palermo

5. Nadar nas melhores praias dos arredores de Palermo

Praia de Mondello|©Elio buscemi
Praia de Mondello|©Elio buscemi

Palermo é uma cidade com uma rica história e cultura, mas é também um lugar ideal para aqueles que amam a serenidade, o mar cristalino e a areia dourada, estas são as principais razões pelas quais a maioria dos turistas se aventuram em Palermo em agosto.

Entre as suas praias de referência estão Santa Flavia, Pollina, Ficarazzi, Capaci e, claro, a Praia Lascari, um paraíso para os surfistas. Como os gostos variam, aqui estão três das melhores praias de Palermo:

Praia de Mondello

A praia de Mondello é uma das mais famosas e populares desta faixa costeira, e não é por acaso que se encontra frequentemente no topo das listas de praias recomendadas em Itália.

Possui areia branca e águas cristalinas, bem como um promontório rochoso cheio de vegetação que proporciona um cenário incrível para as suas fotografias. É um ótimo local para a prática de snorkelling, uma vez que é possível ver peixes coloridos a nadar na água a poucos centímetros de distância.

A linha costeira alberga várias praias pagas, onde é possível alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras, se preferir relaxar confortavelmente em vez de trazer o seu próprio equipamento. Fica a apenas 20 minutos do centro de Palermo e tem uma grande variedade de restaurantes, bares e lojas.

Praia de Altavilla

Um paraíso de areia dourada e mar vir gem que se confunde com o horizonte. Para aqueles que querem incluir uma praia entre as suas coisas para fazer em Palermo com crianças, devem saber que tem água turquesa, limpa e pouco profunda. Além disso, a zona costeira está rodeada de promontórios decorados com vegetação exuberante que tornam a experiência num momento mágico.

No meio da praia, a afluência de turistas é elevada no verão. Para quem procura tranquilidade, um par de enseadas rochosas a 400 metros a sul oferecem refúgio e silêncio para quem prefere afastar-se do intenso tráfego turístico.

Praias de Cefalù

Cefalù tem não uma, mas várias praias que fazem parte da reserva natural do Parco delle Madonie e são tão bonitas e variadas que estão entre os destinos internacionais recomendados pela Business Insider.

Em torno da aldeia medieval de Castelbuono está a Praia Castel di Tusa, também chamada Praia Fiumara d'Arte, que oferece um parque de esculturas ao ar livre e águas cristalinas. É um refúgio tranquilo, onde guarda-sóis e espreguiçadeiras estão disponíveis para aluguer a preços razoáveis.

A praia de Sant'Ambrogio e a praia de Caldura oferecem um paraíso selvagem e intacto. Não têm instalações, mas os seus seixos aguardam as toalhas das celebridades que fogem dos paparazzi. E não se esqueça da praia de Mazzaforno, com uma boa extensão de areia em frente a uma rede de bares de praia e bares bem abastecidos.

Reservar uma excursão a Cefalù a partir de Palermo

6. Surf na praia de Isla Mujeres

Praia de Isla Mujeres|©Damian Merrill
Praia de Isla Mujeres|©Damian Merrill

Gosta de uma praia onde pode explorar a vida selvagem marinha, surfar numa ponta da ilha, comer um delicioso gelado e divertir-se com uma série de actividades? Então, é preciso ir à praia de Isla Mujeres, mais conhecida pelos locais como Isola delle Femmine.

Visitar esta ilha é um dos melhores passeios de um dia a partir de Palermo, pois é um mundo longe da agitação da cidade. Situada na Isola delle Femmine, esta faixa costeira fica a 35 minutos de carro do centro de Palermo. As suas enseadas e praias oferecem um contraste de águas calmas numa extremidade, enquanto do outro lado o vento sopra em agosto para criar a ondulação perfeita para surfistas, windsurfers e kitesurfers.

É possível fazer mergulho e explorar grutas subaquáticas, naufrágios e artefactos helénicos. Há também prados de posidonia oceanica onde se podem ver corais vermelhos e espécies de peixes únicas.

E se não lhe apetecer molhar-se de todo? Não há problema. Há muitas maneiras de desfrutar da praia de Isla Mujeres. Os passeios de barco com fundo de vidro permitem-lhe explorar o fundo do mar enquanto admira a sua beleza. Há muitas coisas para fazer na praia de Isla Mujeres.

7. Assistir à Festa do Queijo Collesano em Palermo

Queijos de vários tipos|©Pixabay
Queijos de vários tipos|©Pixabay

Depois do Ferragosto, o Festival do Queijo Collesano é a derradeira experiência para os amantes de queijo.

Prepare-se para ser intoxicado por aromas e sabores que lembram a tradição culinária siciliana de 16 a 18 de agosto. O festival tem lugar na Piazza Mazzini, que é o cruzamento das rotas turísticas de Madonie. O ambiente convida a um excelente aperitivo enquanto se desfruta de uma jornada de degustação de queijos, compotas, madonas e muito mais, tudo animado por orquestras e espectáculos musicais.

Assista ao evento a apenas 10 minutos da Catedral de Palermo.

Reservar uma prova de vinhos e queijos sicilianos em Palermo

8. Participar no Palio dei Normanni

Praça Armerina|©Pachelbel Canon
Praça Armerina|©Pachelbel Canon

O Palio dei Normanni é um evento de verão que tem lugar na capital da Sicília. É celebrado todos os anos desde 1060, quando os normandos, liderados por Roger de Altavilla, expulsaram os sarracenos e libertaram a Piazza Armerina.

Todos os Verões, este evento histórico tem lugar na Piazza Armeno, a 9 km da Catedral de Palermo, 3 dias antes do Ferragosto (Festa da Assunção, a 15 de agosto). Trata-se de uma festa que nos transporta no tempo e exalta a liberdade desejada.

No primeiro dia, as armas são apresentadas na praça da Câmara Municipal, enquanto os cavaleiros são abençoados com uma justa. O segundo dia continua com as comemorações da entrada do rei Ruggero de Altavilla em Palermo e da sua aceitação como governante da cidade, com a entrega das chaves da cidade na Piazza Armenia.

Em seguida, desfiles históricos animam as ruas, recordando a entrada das tropas normandas em Palermo. Finalmente, no terceiro dia, tem lugar a Quintana del Saracino, o torneio medieval.

Os cavaleiros representam os distritos de Monte, Canali, Castellina e Casalotto no campo de Sant'Ippolito para disputar o pálio papal representando Santa Maria della Vittoria, o vencedor leva o estandarte triunfante para a igreja do seu distrito até à próxima justa. Clique aqui para mais pormenores.

9. Experimente um verão de séries em Palermo

Ponto de vista em Palermo|©Lapo Vitali
Ponto de vista em Palermo|©Lapo Vitali

As histórias que chegam à televisão e ao streaming mantêm-nos atentos, especialmente aquelas que estabelecem um marco, como fez The White Lotus com a vencedora do Globo de Ouro Jennifer Coolidge ao leme. Afinal, a inspiração e o local defilmagem é a capital siciliana.

Villa Elena, o palácio do século XVII que Quentin ostenta entre as suas "humildes propriedades", fica em Palermo. Da mesma forma, o cais pára os fotogramas em Cefalù, para não falar de Taormina ou Noto, duas cidades próximas cuja beleza decadente levou Mike White a contar a história a partir dos mais belos recantos da cidade no verão.

agosto representa o pico do verão e trouxe um comboio de celebridades, incluindo Aubrey Plaza e Meghann Fahy, à capital siciliana. Vai perder a oportunidade de o experimentar por si próprio?

10. Celebrar o Ferragosto

Multidões na praia|©Tarta(r)Ugo
Multidões na praia|©Tarta(r)Ugo

Em Palermo, duas festas juntam-se para formar um festival que celebra a Assunção da Virgem Maria a 15 de agosto de cada ano. Esta celebração chama-se Ferragosto, que se traduz literalmente por "jejum de agosto". Sim, eu sei que em Espanha se pode festejar o Ferragosto, mas mesmo nos dias em que tais eventos são menos populares, em Itália é celebrado com o mesmo fervor, e Palermo não é exceção.

Todos os anos, um membro da família decora o seu barco para esperar que o mar acalme com tochas acesas. À beira-mar, o artesanato é exposto e os produtos típicos podem ser degustados. As festas e os concertos espalham-se pelas principais ruas e praças da cidade.

De seguida, realiza-se a tradicional corrida "Antena a Mare". À tarde, realiza-se uma festa do peixe, seguida de uma missa e de uma procissão com a imagem da Virgem pelas ruas estreitas da cidade. É uma boa altura para ver a Catedral de Palermo a brilhar em todo o seu esplendor.

Ferragosto é uma festa que representa o fim do trabalho agrícola em honra da deusa Diana e do ciclo de fertilidade e maturidade. Também celebrada como festa das colheitas em conjunto com a Assunção da Virgem Maria, esta fusão de acontecimentos marca uma das mais importantes festas religiosas da Sicília.

Temperaturas em Palermo em agosto

agosto em Palermo|©francesca ventricelli
agosto em Palermo|©francesca ventricelli

A temperatura máxima em Palermo é de 31°C e a mínima de 24°C em agosto. É o mês mais quente do verão na capital, mantendo uma temperatura média de 28°C. É o mês perfeito para passear pela costa, passar o dia na praia e desfrutar das refrescantes bebidas locais.

Preços em Palermo em agosto

Ponto de venda com cartão|©Jack Sparrow
Ponto de venda com cartão|©Jack Sparrow

agosto é o mês mais quente do ano em Palermo. Os veraneantes enchem as praias, os passeios de barco, as actividades ao ar livre, os eventos e os festivais da época e os preços de todos os serviços reflectem este pico.

O preço médio do alojamento em Palermo em agosto ronda os 85 euros por noite. Se decidir experimentar os melhores pratos de cous cous di pesce alla trapanese, Arancini di riso, pasta con le sarde ou parmigiana di melanzane, deve saber que o preço médio dos alimentos é de cerca de 33 euros por dia. Para eventos e transportes, o orçamento é de cerca de 40 euros por pessoa e por dia.