O que ver e fazer em Palermo em 4 dias

Palermo é uma das cidades mais importantes da Sicília e uma excursão de 4 dias permite-lhe ver os principais locais, embora seja necessário organizar um itinerário para tirar o máximo partido da sua visita.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

O que ver e fazer em Palermo em 4 dias

Edificios en Palermo |©José Barbosa

Palermo é uma das cidades mais importantes da Sicília e também da Itália, em grande parte graças à sua arquitetura que combina os estilos árabe e normando, mas também devido à sua animada vida nocturna, ao número de atracções que oferece e porque é uma cidade ideal para usar como base na ilha para explorar as cidades periféricas.

Aqui estão as melhores coisas para ver e fazer em Palermo para descobrir a cidade em 4 dias:

Dia 1: Visitar a Catedral, visitar o Palácio Normando, almoçar no Mercado del Capo, fazer uma visita guiada à máfia e passear pela Via Vittorio Emanuele

Catedral de Palermo|©nuria.dani
Catedral de Palermo|©nuria.dani

Para o primeiro dia da sua visita a Palermo, sugiro que comece pela cidade velha para ver alguns dos principais sítios, como a pitoresca Catedral, o Palácio Normando e o Mercado del Capo, onde pode almoçar.

Também pode fazer um passeio pela máfia, que é um dos melhores passeios em Palermo, caminhar pela Via Vittorio Emanuele, que é a principal e mais antiga artéria da cidade, e jantar nos restaurantes da área.

Visitar a Catedral de Palermo

A Catedral de Palermo é o templo católico mais importante da cidade e também um marco arquitetónico, combinando o estilo bizantino com as influências aragonesas das reformas posteriores. Atualmente, é um dos edifícios mais visitados da Sicília.

Durante a sua visita à Catedral, poderá descobrir o Sacramento, decorado com pedras preciosas e azulejos, e a capela de Santa Rosália, que é a padroeira da cidade e cuja festa se celebra em setembro, pelo que, se planear visitar a cidade durante esse mês, poderá participar nas celebrações.

O carácter ostentoso do edifício, que é o que atrairá a sua atenção no início, deve-se ao facto de o arcebispo de Palermo o ter mandado construir no século XII para competir com a Catedral de Monreale.

  • Preço: A entrada na Catedral é gratuita.
  • Localização: Via Vittorio Emanuele, Palermo.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 7:00 às 19:00 horas.

Reserve os melhores passeios em Palermo

Visite o Palácio Normando e conheça a Porta Nuova

O Palácio Normando é um dos edifícios mais bonitos da cidade, não só por causa de sua mistura de estilos bizantino, árabe e normando, mas também porque é o único palácio real na Sicília e foi a residência dos governantes normandos. Atualmente, é um dos melhores museus de Palermo.

Pode chegar ao Palácio Normando a partir da Catedral numa caminhada de 5 minutos através de 5 ruas, uma vez que está localizado do outro lado de Villa Bonanno. Durante a sua visita, pode também visitar os jardins reais e a principal joia da residência, que é a Capela Palatina, considerada Património Mundial da UNESCO.

Do lado direito do palácio, pode também encontrar a Porta Nuova, que é uma das mais belas de Palermo e simboliza a opulência da cidade no passado e preserva atualmente uma das lendas mais interessantes, segundo a qual no Ano Novo é preciso atravessá-la para obter boa sorte.

  • Preço: A entrada nas catacumbas custa cerca de 8,5 euros por pessoa.
  • Localização: Piazza del Parlamento 1, Palermo.
  • Horário de abertura: Todos os dias, das 8h30 às 16h.

Reservar bilhetes para visitar os melhores museus de Palermo

Almoço no Mercato del Capo

Uma vez terminada a visita ao Palácio Normando, sugiro que visite o Mercado del Capo, que é um dos mercados mais tradicionais da cidade e costuma estar incluído nos melhores tours gastronómicos de Palermo. Neste mercado podes encontrar bancas de fruta, legumes e comida de rua e podes comer os produtos na hora.

Também tem uma ligação histórica com a cidade, pois reza a lenda que foi aqui que a Cosa Nostra começou a tomar forma na Idade Média, com a participação de uma loja secreta que percorria os caminhos subterrâneos do mercado. Em todo o caso, é possível desfrutar de um bom almoço no Capo antes de continuar a visita.

O mercado pode ser alcançado através de uma caminhada de 10 minutos ao longo dos 7 quarteirões que o separam do palácio ou utilizando o autocarro N5.

  • Preço: A entrada no mercado é gratuita.
  • Localização: Via Capuccinele, Palermo.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 7:00 às 20:00 horas.

Fazer uma visita guiada à máfia

A partir do Mercado del Capo, pode participar em algumas das excursões da máfia que são muito comuns em Palermo e que vai adorar se for um fã da trilogia O Padrinho e dos segredos da Cosa Nostra. Pode desfrutar de excursões que o levam aos cantos da cidade onde se formam os bandos do crime organizado.

Estas excursões costumam levá-lo a um passeio a pé pela Piazza Giuseppe Verdi, Piazza della Memoria, Catedral de Palermo e Câmara Municipal e, em todos os casos, falar-lhe-ão sobre a relação da máfia com estes locais e a importância da Cosa Nostra no passado desenvolvimento industrial da cidade.

Durante as melhores excursões da máfia em Palermo, também conhecerá o centro histórico da cidade em excursões que duram aproximadamente 3 horas e terminam após o pôr do sol.

Reserve as melhores excursões da máfia em Palermo

Caminhe pela Via Vittorio Emanuele e jante em alguns dos melhores restaurantes sicilianos

A Via Vittorio Emanuele é a principal e mais antiga artéria da cidade, por isso não pode terminar o seu primeiro dia em Palermo sem caminhar ao longo dela para entrar no espírito local. Aqui encontrará alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, bem como lojas que vendem uma variedade de produtos.

Se planear visitar Palermo na época do Natal, verá que a avenida está completamente iluminada com decorações natalícias e, durante a primavera, as flores das árvores tornam-se as protagonistas da paisagem com as suas cores, mas em todos os casos a Via Vittorio Emanuele cruzará o seu caminho.

Para terminar o dia, pode jantar num dos muitos restaurantes sicilianos, entre os quais recomendo o Buatta Cucina Popolana e a Osteria Ballaró.

Dia 2: Visite as Catacumbas dos Capuchinhos, perca-se na Villa Bonanno, faça um passeio gastronómico e veja o pôr do sol na praia de Mondello

Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo|©mitsubishi
Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo|©mitsubishi

Para o segundo dia, sugiro que continue com o passeio pelo centro histórico, mas desta vez para visitar as imperdíveis Catacumbas dos Cap uchinhos e apreciar a Villa Bonanno, que é um dos parques mais famosos da cidade.

Pode também fazer um passeio gastronómico e assistir ao pôr do sol a partir da Praia de Mondello, que se destaca pelas suas águas cristalinas, areia dourada e pelos serviços que oferece à sua volta, incluindo alguns restaurantes onde pode jantar para terminar o segundo dia.

Visitar as Catacumbas dos Capuchinhos

As Catacumbas dos Capuchinhos são um dos maiores e mais assustadores cemitérios subterrâneos do mundo, com mais de 8000 múmias de frades, padres, bispos e aristocratas dos últimos 500 anos. Se é adepto do turismo alternativo, pode percorrer os corredores que o levarão através das paredes cobertas de corpos mumificados.

Nesta atração, pode também visitar alguns dos túmulos mais famosos do mundo, como o túmulo da menina Rosalia Lombardo, que é normalmente conhecida pela sua beleza e pelo gesto calmo do seu rosto.

Esta visita não é recomendada para crianças, por isso, se estiver a planear visitar Palermo com crianças, aconselho-o a ter isto em conta. A visita total às catacumbas demora aproximadamente 2 a 3 horas.

  • Preço: A entrada nas catacumbas tem um custo inicial de cerca de 15 euros por pessoa.
  • Localização: Piazza Cappuccini 1, Palermo.
  • Horário: diariamente das 9:00 às 12:30 e das 15:00 às 17:30 horas.

Perder-se nos jardins da Villa Bonanno

Das Catacumbas dos Capuchinhos chega-se a Villa Bonanno em 15 minutos a pé ou de autocarro nas linhas 309, 389P e N4 para descobrir um dos mais famosos e belos parques da cidade, onde se pode descansar antes de continuar o passeio.

Este parque é conhecido pelos seus caminhos limpos, vegetação colorida, especialmente se planear visitar Palermo durante os meses de primavera, e também pela sua proximidade com o bairro de Albergheria, conhecido pelo seu carácter boémio e casas coloridas.

A entrada nos jardins é gratuita e há também uma paragem para os autocarros turísticos hop-on-hop-off de Palermo.

Fazer um passeio gastronómico

Uma das melhores actividades que pode fazer em Palermo é desfrutar da sua gastronomia, por isso, durante o segundo dia, sugiro que faça um tour para que possa descobrir os sabores da cidade e as suas histórias num percurso diferente para conhecer outro perfil da capital da Sicília.

Entre os passeios disponíveis, podes fazer um passeio a pé pelas ruas do centro histórico, fazer degustações nos mercados de rua da cidade, ter uma aula de culinária siciliana com degustação, fazer excursões que incluem visitas a gelatarias, padarias e cafés, e até passear pelas bancas de rua da cidade.

Qualquer que seja a opção escolhida, pode reservá-la com antecedência ou reservá-la durante a sua visita à cidade. Se estiver a planear visitar Palermo no inverno, aconselho-o a optar por uma alternativa interior.

Reservar um passeio gastronómico por Palermo

Ver o pôr do sol na praia de Mondello

A praia de Mondello, localizada a apenas 10 quilómetros do centro de Palermo, é conhecida pelas suas águas cristalinas e areia dourada e é o local ideal para alugar barcos a pedal e explorar o pequeno golfo em que se encontra, especialmente se planear visitar Palermo no verão.

Independentemente da época do ano em que se visite, Mondello oferece um dos melhores pores-do-sol da cidade, tornando-se uma alternativa aos edifícios bizantinos e à arquitetura normanda, onde se pode desfrutar da brisa do Mar Tirreno e do pôr do sol.

A praia pode ser alcançada através dos autocarros 101 e 107 e pode também utilizar os serviços locais para jantar nos restaurantes locais e terminar o segundo dia de visita.

Dia 3: Descobrir Quattro Canti, passear ao longo da Fontana Pretoria, visitar o Museu Internacional das Marionetas e viver as festas de Palermo na feira da ladra de Vucciria

Quattro Canti|©tonykliemann
Quattro Canti|©tonykliemann

Para o terceiro dia, sugiro um passeio por dois dos locais públicos mais interessantes de Palermo, nomeadamente a praça octogonal de Quattro Canti e a Fonte Pretória, que se situa na praça com o mesmo nome e se caracteriza pela sua decoração.

Pode também visitar o Museu Internacional das Marionetas para cumprir uma das tradições locais e desfrutar da vida nocturna de Palermo na pitoresca feira da ladra de Vucciria.

Descobrir a praça octogonal Quattro Canti

Se quiser descobrir um dos lugares mais impressionantes de Palermo, deve visitar a Piazza Quattro Canti, que se caracteriza por uma praça octogonal que marca a confluência de duas das principais artérias da cidade, nomeadamente a Via Maqueda e a Via Vittorio Emanuele, a rua mais antiga de Palermo.

Em Quattro Canti pode também apreciar os espectáculos de rua, a árvore de Natal gigante, os concertos de canções de Natal ao ar livre e as decorações nas esquinas da praça. E se estiveres em Palermo em fevereiro ou nos meses de inverno, podes abrigar-te do frio nos cafés próximos.

Em Quattro Canti também se podem tirar algumas das melhores fotografias da cidade, especialmente se se focar nas fachadas côncavas dos edifícios que marcam as esquinas mais famosas de Palermo.

Passeio pela Fontana Pretoria

Situada no centro histórico da cidade, a Pretoria é uma das principais praças de Palermo e é também famosa pela sua alcunha, "a praça da vergonha", uma vez que contém várias esculturas de nus, mas também alberga algumas das melhores estátuas de animais da cidade, pelo que é muitas vezes um espaço que maravilha as crianças.

A Fontana Pretoria está rodeada por um anel inferior e superior que contém não só figuras de animais, mas também deuses e monstros, permitindo-lhe tirar algumas das melhores fotografias da cidade.

Pretoria está localizado em frente ao Quattro Canti, pelo que pode caminhar até lá e desfrutar do almoço depois nos restaurantes da zona, incluindo Malox, Ke Pale e Capocollo.

Visite o Museu Internacional das Marionetas e maravilhe-se com a opera dei puppi

As marionetas em Palermo fazem parte da cultura popular e o Museu Internacional das Marionetas reflecte os laços dos pupi, como são chamadas as marionetas articuladas utilizadas em peças de teatro em miniatura.

Este folclore é ideal para aproximar as gerações e para as crianças compreenderem como as gerações mais velhas se divertiam, antes dos jogos de vídeo, dos computadores portáteis e dos telemóveis.

O Museu Internacional de Marionetas tem também um teatro onde se realizam diariamente espectáculos de marionetas que podem ser assistidos por toda a família sem qualquer custo adicional, uma vez que estão incluídos no preço do bilhete.

O museu pode ser acedido a partir de Pretória através de uma caminhada de 15 minutos ao longo das 9 ruas que separam os dois pontos de Palermo.

  • Preço: A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 8 euros por pessoa.
  • Localização: Piazza Antonio Pasqualino 5, Palermo.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 18:00 horas.

Experimente a vida nocturna de Palermo na feira da ladra Vucciria.

Embora existam quatro grandes mercados em Palermo, um em cada um dos quatro bairros históricos da cidade, o mercado Vucciria destaca-se dos restantes porque não é apenas um mercado de frutas, legumes e alimentos, mas também é considerado um mercado de pulgas, uma vez que oferece todo o tipo de artigos e sempre foi um mercado informal de trocas, além de ser o local de referência para os adolescentes palermitanos.

Vucciria é o local ideal para descobrir a vida nocturna de Palermo e para desfrutar dos bares e restaurantes ao ar livre com a sua música e cocktails. É também o ponto de encontro dos artistas da cidade.

Pode chegar a Vucciria a partir do Museu Internacional de Marionetas, numa caminhada de 10 minutos pela Via Vittorio Emanuele.

  • Preço: a entrada no mercado é gratuita.
  • Localização: Piazza Caracciolo, Palermo.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 7.00 às 20.00 horas.

Dia 4: Excursão aos arredores de Palermo para visitar Corleone e Portella della Ginestra e despedir-se da cidade com um concerto no Teatro Massimo

Teatro Massimo. Palermo|©JoseluBilbo.
Teatro Massimo. Palermo|©JoseluBilbo.

Para o último dia, depois de ter explorado completamente os principais sítios da cidade, sugiro uma viagem aos arredores da cidade para visitar as aldeias de Corleone e Portella della Ginestra, que é um dos lugares mais pitorescos da Sicília.

A despedida da cidade será no Teatro Massimo, que é o teatro mais antigo da cidade, um dos maiores da Europa e também o cenário de algumas das melhores óperas clássicas de Itália.

Excursão a Corleone e Portella della Ginestra

Uma excursão a Corleone e Portella della Ginestra interessar-lhe-á se ainda estiver interessado no tema da máfia, mas não só, porque estas excursões partilhadas em pequenos grupos também o ajudarão a conhecer a história do bandido Salvatore Giuliano e a visitar algumas das mais belas paisagens da ilha.

Em Corleone, pode também visitar o centro histórico, visitar o Museu da Máfia, almoçar em alguns dos locais típicos da região e provar vinhos das adegas sicilianas. Durante o passeio, ficará também surpreendido com as paisagens rurais situadas no meio das colinas.

Em Portella della Ginestra, pode aprender sobre a história das revoltas e revoltas independentistas que procuraram durante anos, sem sucesso, a independência da Sicília e a influência que a Cosa Nostra teve nestes movimentos.

Assistir a um concerto no Teatro Massimo

O último destino da sua excursão de 4 dias a Palermo será o Teatro Massimo, um dos maiores da Europa, onde a temporada abre todos os anos em fevereiro. Aí poderá apreciar os espectáculos de ópera clássica, bem como a arquitetura do edifício.

Pode reservar bilhetes para os espectáculos no Teatro Massimo no sítio Web oficial com antecedência ou comprá-los no momento da sua visita. Em qualquer caso, recomendo que se dirija ao teatro algum tempo antes do espetáculo, uma vez que a fila na bilheteira é normalmente muito longa.

O Teatro Massimo pode ser acedido por transportes públicos através das linhas de autocarro 104, 108, 118 e N5. Depois de ver a cidade, pode jantar nos restaurantes da zona.