Os melhores museus de Palermo
Palermo tem alguns dos museus mais interessantes de Itália, por isso seleccionei especialmente para si os que não pode perder durante a sua visita a esta bela cidade.
Situada no sul do país, a capital da Sicília é uma verdadeira joia que não deve ser perdida em nenhuma viagem a Itália. É uma terra repleta de história, tão rica quanto emocionante. Entre as melhores coisas para fazer em Palermo, sem dúvida, é visitar os seus museus. Com propostas para todos os gostos, como as Catacumbas dos Capuchinhos, o Museu e Palácio Asmundo e muitos outros, poderá deliciar-se com obras de arte e artefactos com mais de 10 séculos, maravilhas arquitectónicas e muito mais.
Palermo é famosa, entre outras coisas, pela sua relação íntima com o mundo da Máfia. Desde filmes como O Padrinho, a ilha da Sicília tornou-se um destino obrigatório para os amantes destas histórias. Claro que pode fazer uma visita guiada especializada para conhecer o passado mafioso da cidade, bem como visitar o Museu Memorial No Mafia, uma experiência única. Junta-te a mim neste passeio pelos melhores museus de Palermo, não te vais arrepender.
1. Museu das Catacumbas dos Capuchinhos
Definitivamente um dos lugares mais fascinantes da cidade, o Museu das Catacumbas dos Capuchinhos é um lugar absolutamente único. É um verdadeiro museu da morte, pelo que não é adequado para toda a gente. Desde o século XVI, a ordem dos Capuchinhos de Palermo começou a preservar os corpos dos falecidos e a expô-los ao longo dos corredores e nas salas.
Surpreenda-se com os inúmeros corpos e múmias em espantoso estado de conservação, pertencentes a alguns dos frades da ordem dos Capuchinhos, mulheres, crianças e profissionais.
Se se atrever a caminhar entre nada menos que 8.000 corpos, verá que este museu não tem comparação. Além de conhecer o mítico convento, poderá observar em pormenor uma parte importante dos costumes de Palermo no século XVI.
Informações úteis:
- Localização: Piazza Cappuccini, 1, Palermo.
- Preço: a partir de 3 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: aberto diariamente das 9h às 12h30 e das 15h às 17h30.
2. Museu da Máfia Siciliana No Memorial da Máfia
E como Palermo é a capital da Sicília, a viagem não estaria completa sem uma visita ao Museu Memorial No Mafia. Intimamente ligado à vida dos seus habitantes e parte indiscutível da história da região, o mundo da máfia cativa viajantes de todo o mundo, que aqui vêm para aprender tudo sobre o mundo do submundo siciliano e os seus códigos de honra.
E se é daqueles que já viu inúmeras vezes a trilogia O Padrinho, e a visita ao museu só o deixou ainda mais interessado no assunto, não pode perder uma das melhores visitas guiadas à máfia de Palermo. Neste passeio sensacional vais ficar a saber tudo sobre a cidade de Corleone e as figuras mais famosas da máfia italiana. Posso garantir-vos que não se arrependerão.
Informações úteis:
- Localização: Via Vittorio Emanuele, 353, Palermo.
- Preço: gratuito.
- Horário de abertura: aberto às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11 às 17 horas. Às terças-feiras, o museu está encerrado.
3. Pinacoteca della Fondazione Sicilia, em Villa Zito
Localizada em uma antiga vila da nobreza siciliana, a Pinacoteca da Fundação Sicília reúne em um só lugar o clássico e o moderno, nas mais de 1.000 obras de sua coleção permanente. Aqui podem ser apreciadas algumas das pinturas fundamentais da arte de Palermo do início do século XX, como as de Ettore de Maria Bergler, Antonino Leto e Francesco Lojacono.
A galeria de arte da Villa Zito merece uma visita, pois embora não seja um grande museu, a sua coleção é de uma qualidade verdadeiramente superior. Ficar cara a cara com obras como A erupção do Etna, de Renato Guttuso, com os seus rios de lava ardente, ou Harmonias da noite, de Aleardo Terzi, com as suas pinceladas frias, deixá-lo-á sem palavras.
Informações úteis:
- Localização: Via della Libertà, 52, Palermo.
- Preço: a partir de 5 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: aberto às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 8h30 às 13h30. Fechado às terças-feiras.
4. Museu e Palazzo Asmundo
A sua construção começou em 1615 e demorou mais de 150 anos a ser concluída. Garanto-vos que ficareis fascinados com os maravilhosos frescos que decoram as suas salas, obra do mestre palermitano Gioacchino Martorana, bem como com as diferentes colecções que o Palazzo Asmundo alberga.
Entre as suas salas e espaços a visitar, os mais importantes são a Sala de Concertos, a Sala das Alegorias, a Sala da Catedral e a Sala Gioacchino Martorana. O museu conserva também um grande número de carruagens e liteiras clássicas, postais e mapas antigos, bem como numerosos objectos e mobiliário que pertenceram à nobreza de Palermo do século XVIII. Um lugar fantástico a não perder.
Informações úteis:
- Localização: via Pietro Novelli, 3, Palermo.
- Preço: a partir de 6 euros por visitante.
- Horário de funcionamento: aberto de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h.
5. Museu Etnográfico da Sicília Giuseppe Pitrè
Visitar o Museu Etnográfico Siciliano Giuseppe Pitrè é uma das melhores maneiras de entrar em contacto com o passado e o presente da vida na ilha italiana da Sicília. Construído no início do século XX, este museu reúne cerca de 1.500 peças de mobiliário, objectos artesanais, ferramentas, vestuário e até um teatro de marionetas, pormenores que o ajudarão a compreender plenamente como era a vida em Palermo no passado.
Situado no centro histórico de Palermo, na Palazzina Cinese, o museu é uma verdadeira máquina do tempo, onde se pode desfrutar de todo o encanto da Sicília, enquanto se aprende sobre os costumes da região. É possível ver carruagens antigas, bem como a capela real dos Bourbon-Sicilianos.
Informações úteis:
- Localização: viale Duca degli Abruzzi, 1, Palermo.
- Preço: a partir de 8 euros por visitante.
- Horário de abertura: Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30m. O museu está encerrado às segundas-feiras.
6. Museu e Galeria de Arte Moderna de Palermo (GAM)
Situado no complexo arquitetónico de Sant'Anna, o Museu e Galeria de Arte Moderna de Palermo é um dos museus que não pode perder durante a sua visita à ilha siciliana. Com obras de pintores e escultores italianos dos séculos XIX e XX, percorrer as suas salas é uma aventura e uma forma de compreender o lugar central de Palermo no período modernista.
O GAM guarda obras de Antonio Leto, Francesco Lojacono, Massimo Campigli, Mario Sironi, Felice Casorati, Renato Guttuso, Ettore De Maria Bergler e a sua encantadora arte nova, bem como as enormes pinturas de Giuseppe Sciuti. Está dividida em 14 secções, cada uma com um tema diferente. Um lugar ideal para aprender tudo sobre a arte palermitana do século passado, principalmente da Belle Epoque.
Informações úteis:
- Localização: via Sant'Anna 21, Palermo.
- Preço: a partir de 8 euros por pessoa.
- Horário: Aberto de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. O museu está fechado às segundas-feiras.
7. Capela Palatina e Palácio Real
Maravilhe-se com este incrível monumento palermitano, a Capela Palatina é um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade de Palermo. O complexo monumental do Palácio Real e da Capela Palatina foi declarado Património Mundial pela UNESCO devido à sua grande beleza. Para além de admirar a sua imponente arquitetura bizantina, pode apreciar as belas decorações e obras de arte religiosas no seu interior.
A Capela Palatina está situada no piso térreo do Palácio Real, razão pela qual é considerada um complexo monumental. Este belo complexo foi construído em 1135, encomendado pelo monarca Rogério II da Sicília. Poderá ver a sua decoração surpreendente, com muitos mosaicos árabes e bizantinos, bem como as belas muqarnas que cobrem o teto da nave central da capela.
Também conhecido como o Palácio dos Normandos, o Palácio Real é atualmente a sede do Parlamento siciliano e uma das jóias monumentais da região.
Informações úteis:
- Localização: piazza del Parlamento, 1, Palermo.
- Preço: a partir de 19 euros por visitante.
- Horário de funcionamento: aberto de segunda a sábado das 8h30 às 16h30 e de domingo das 8h30 às 12h30.
8. Palazzo Abatellis e a Galleria Regionale della Sicilia
Outro local de visita obrigatória em Palermo é o Palazzo Abatellis. Construído no século XV num encantador estilo gótico catalão, este palácio é um dos monumentos mais importantes de Palermo e alberga a Galeria Regional da Sicília. Aqui poderá apreciar algumas das mais belas obras de arte medieval.
As mais famosas são sem dúvida: o Moisés de Novelli, a Anunziatta de Antonello de Messina, o busto de Eleonora de Messina de Francesco Laurana, ou o excecional fresco O Triunfo da Morte de um artista desconhecido. Um passeio pelas suas 16 salas deixá-lo-á maravilhado. Sempre incluídos nas melhores visitas guiadas de Palermo, tanto o Palazzo como a Galeria são verdadeiras jóias da cidade.
Informações úteis:
- Localização: Via Alloro, 4, Palermo.
- Preço: a partir de 8 euros por pessoa. Os menores pagam 50% do preço da entrada.
- Horário: Aberto de terça a sábado das 9h às 18h30 e domingo das 9h às 13h. Às segundas-feiras o museu está fechado.
9. Palácio do Arcebispo - Museu Diocesano de Palermo
Situado em frente à Praça da Catedral, à qual está ligado por um arco gótico-catalão, o Palácio do Arcebispo é outro lugar que vale a pena visitar em Palermo. No seu interior encontra-se o Museu Diocesano, que tem cerca de 15 salas com obras de arte religiosas e uma especialmente dedicada à padroeira de Palermo, Santa Rosália.
Para além do museu, o palácio é uma obra de arte em si mesmo, construído no século XV por encomenda do Arcebispo Simone Beccadelli di Bologna, a beleza do seu estilo gótico-catalão deixá-lo-á sem palavras. No interior, a capela Borremans, cujo nome deriva dos frescos do pintor flamengo Guglielmo Borremans, faz lembrar algumas das salas do palácio francês de Versalhes. É certamente um local onde se pode ver como vivia a nobreza palermitana no século XVI.
Informações úteis:
- Localização: via Matteo Bonello, 2, Palermo.
- Preço: a partir de 5 euros por visitante.
- Horário de abertura: de terça a sexta-feira das 9h30 às 13h30, sábado das 10h00 às 18h00, domingo e feriados das 9h30 às 13h30. O palácio e o museu estão encerrados à segunda-feira.
10. Museu das Marionetas Antonio Pasqualino
Finalmente, um dos museus mais tipicamente sicilianos, onde se encontra viva uma das suas tradições mais antigas. O Museu das Marionetas Antonio Pasqualino é um desses lugares fascinantes. Poderá descobrir a sua incrível coleção de Pupis, as tradicionais marionetas de tipo articulado que representavam os cavaleiros palladianos.
O museu foi reconhecido pela UNESCO como uma obra-prima do património imaterial e oral da humanidade. Este é, sem dúvida, um dos melhores sítios para fazer em Palermo com crianças, que encontrarão aqui um lugar mágico como poucos. Para além de poderem ver as marionetas, há alguns espectáculos verdadeiramente imperdíveis.
O museu está localizado no antigo Hotel de Francia, uma joia arquitetónica por si só, por isso vai encontrar toda a beleza da história de Palermo.
Informações úteis:
- Localização: Piazza Antonio Pasqualino, 5, Palermo.
- Preço: a partir de 11,50 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: aberto de terça a sábado das 10h às 18h, domingo e segunda-feira das 10h às 14h.
Alguns conselhos úteis para visitar os museus de Palermo
Antes de mais, vale a pena dizer que se vai divertir muito em qualquer um dos museus desta incrível cidade siciliana. A sua oferta cultural é realmente muito ampla e interessante. No entanto, para que a sua experiência seja completa, há algumas coisas a ter em conta, e aqui as reuni para si.
Organize as suas visitas por zonas
Em cidades como Palermo, que têm tanto para ver, é importante planear um itinerário coerente por zonas, desta forma conseguirá otimizar o seu tempo e tirar o máximo partido da sua visita. Para o fazer, pode consultar o Google maps e organizar-se melhor. Não vale a pena atravessar a cidade inteira à procura de um museu se tiver de voltar para visitar outro.
Verifique os horários de abertura e encerramento de cada museu
É comum os museus estarem fechados num ou mais dias da semana, por isso, para evitar desilusões, aconselho-o a verificar o horário de funcionamento dos museus que pretende visitar antes de os visitar. Tenha também em conta que, se visitar a cidade num feriado, é muito provável que os museus estejam fechados.
Comprar os bilhetes em linha
Se comprar os seus bilhetes online , evitará filas e tempos de espera. Isto é essencial se estiver de férias ou não tiver muitos dias livres na cidade, e ainda mais se estiver a viajar com crianças, pois as filas em frente à bilheteira podem ser um pesadelo com crianças pequenas.
Verifique se há eventos especiais
No caso de museus como o Museu das Marionetas Antonio Pasqualino, onde, para além da exposição, há espectáculos e eventos especiais, recomendo que visite o seu sítio Web, para organizar a sua visita numa altura que lhe permita desfrutar destes espectáculos.
Se os museus de Palermo te interessam, certamente também te interessarão
Faça um passeio pelos principais pontos de referência de Palermo num autocarro turístico
Suba num dos melhores autocarros hop on hop off de Palermo e descubra todo o encanto de uma das cidades mais atraentes de Itália. Com duas rotas diferentes à escolha, poderá apreciar a arquitetura clássica, os monumentos e toda a beleza da capital siciliana num só dia.
Além disso, graças ao modo hop on-hop off, poderá sair do autocarro onde quiser e voltar a entrar numa das muitas paragens ao longo do percurso. Naturalmente, estes autocarros têm um guia áudio em espanhol, para que não perca nada desta magnífica cidade. Verás o Palácio Real, a Catedral, o centro histórico e muito mais.
Fazer um passeio gastronómico
Junta-te a um dos melhores passeios gastronómicos de Palermo e vive uma experiência única. Prove os sabores e pratos típicos da Sicília, onde o azeite está sempre presente. Delicie-se com uma visita guiada aos melhores restaurantes de Palermo, aos mercados ao ar livre e descubra porque é que esta região é considerada uma das melhores no domínio da culinária.