Os 6 melhores passeios de Palermo

Palermo é a capital da Sicília e também um importante refúgio do património artístico e arquitetónico mundial, por isso, se planeia visitar a cidade, há muitas atracções para descobrir. Aqui estão algumas das melhores excursões.
Os 6 melhores passeios de Palermo

Mais sobre: Os 6 melhores passeios de Palermo

Palermo é a capital da ilha da Sicília e também um dos destinos mais importantes do sul da Itália, principalmente devido ao seu património artístico e arquitetónico e às influências da cidade, que vão desde os estilos árabe e normando ao barroco, neoclássico e Art Nouveau, pelo que as excursões a Palermo lhe darão muitas atracções para descobrir.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Palermo incluem um passeio pelos mercados de alimentos, um passeio pelos locais da trilogia da Máfia e do Poderoso Chefão, uma visita ao Palácio Normando e às assustadoras Catacumbas dos Capuchinhos, que é um impressionante cemitério vertical com múmias com mais de 500 anos de idade.

1. Participe numa excursão da Máfia em Palermo

Piazza Giuseppe Verdi|©Gábor Tikos
Piazza Giuseppe Verdi|©Gábor Tikos

Se é fã da trilogia O Padrinho e do tema da Máfia, não pode perder esta visita guiada que o levará a percorrer as esquinas que deram origem aos gangs do crime organizado e a relação que tiveram com os movimentos de resistência e os escândalos políticos em Itália durante o século XX. Estes passeios a pé começam normalmente na Piazza Giuseppe Verdi e continuam até ao Mercato del Capo.

O Mercado del Capo esconde muitos dos segredos da máfia siciliana e está rodeado por caminhos subterrâneos que, segundo a historiografia, eram utilizados por uma seita medieval conhecida como Beati Paoli e que poderia estar na origem da Cosa Nostra. Durante o passeio, também verá a Piazza della Memoria, a Catedral de Palermo e a Câmara Municipal.

Os melhores passeios da máfia em Palermo são também a desculpa ideal para conhecer alguns dos principais locais do centro histórico da cidade de uma forma divertida e também com um circuito e uma visita guiada alternativa. Estes passeios geralmente duram cerca de 3 horas e incluem uma paragem para almoço num restaurante ou bar representativo.

Detalhes interessantes

  • Preço destas visitas... Têm um custo inicial de aproximadamente 32 euros por pessoa. As crianças entre os 10 e os 17 anos pagam 16 euros.
  • Duração destes passeios... Aproximadamente 3 horas.

Reservar um Tour da Máfia em Palermo

2. Visita gastronómica de Palermo

Mercado de Palermo|©Rob & Ghislaine
Mercado de Palermo|©Rob & Ghislaine

Uma das melhores coisas que Palermo tem para oferecer é a sua gastronomia siciliana e pode descobri-la num passeio pelos mercados da cidade. A partir da Piazza Giuseppe Verdi, que é o epicentro da cidade velha de Palermo, pode explorar os mercados dos quatro bairros históricos de Palermo.

O Mercado del Capo é um dos mais conhecidos da cidade e, para além de ter uma história relacionada com a máfia siciliana, tem também uma das estruturas mais bonitas, pois é o típico mercado latino de frutas, legumes e todo o tipo de alimentos em bancas de rua. Mas também se pode visitar outros locais semelhantes.

Em Vucciria, pode visitar-se uma feira da ladra que, para além de alimentos, frutas e legumes, oferece também bancas de venda de artefactos usados de todo o tipo, segundo o antigo costume da cidade de trocar em tempos de crise . Além disso, durante a noite, torna-se também o epicentro da animação da cidade.

O Mercado Ballaro é também um dos principais centros da vida nocturna de Palermo e é também o mercado dos jovens, pelo que está repleto de estudantes, música e espectáculos de rua. O Borgo Vecchio, por outro lado, é um mercado noturno, mas é a opção ideal para descobrir a parte norte da cidade, menos turística . Nestas excursões, pode visitar todos eles e conhecer o melhor de cada um.

Detalhes interessantes

  • Preço das excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 45 euros por pessoa.
  • Duração destes passeios... Aproximadamente 2 horas e meia.

Reservar um tour gastronómico por Palermo

3. Visite o Palácio Normando numa visita guiada

Palácio Normando.|©santiago lopez-pastor
Palácio Normando.|©santiago lopez-pastor

O Palácio Normando, situado na parte monumental de Palermo, foi a residência dos soberanos normandos na cidade, por isso é considerado uma residência real que é também a mais antiga da Europa e também uma das mais belas, com uma arquitetura que combina os estilos árabe, normando e bizantino. Isto é comum numa cidade que foi influenciada por muitos conquistadores, mas o palácio é o melhor exemplo.

Durante a visita ao palácio, o seu guia local levá-lo-á numa viagem histórica pela rica cultura do edifício, pelos reis que aí viveram e pelas civilizações que aí reinaram. É também um dos locais turísticos mais visitados de Palermo e está situado num local de fácil acesso, quer através de autocarros de transportes públicos, quer através do autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade.

Entre os melhores locais para descobrir no interior do Palácio Normando estão os jardins reais, os pátios internos, os mosaicos e o teto de madeira incrustado com mármore, mas a principal atração é a Capela Palatina, que se encontra no piso térreo do palácio e é considerada uma das grandes jóias arquitectónicas da cidade.

Note-se que o palácio está aberto durante todo o ano, mas está fechado em vésperas festivas, por isso tenha isso em mente se planeia visitar Palermo no Natal ou na véspera de Ano Novo.

Pormenores interessantes

  • Preço das excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 35 euros por pessoa.
  • Duração destes passeios... Aproximadamente 1 hora e meia.

4. Faça uma visita guiada às Catacumbas dos Capuchinhos.

Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo|©mitsubishi
Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo|©mitsubishi

Se é daqueles que gostam de turismo alternativo, então vai adorar este passeio que, por mais estranho e assustador que possa parecer, é também uma das principais atracções de Palermo. Na visita guiada às Catacumbas dos Capuchinhos, percorre-se um dos maiores cemitérios subterrâneos do mundo, onde se observam múmias do século XVI.

As galerias deste cemitério contêm mais de 8000 múmias de frades, aristocratas, padres, bispos e outras personalidades eclesiásticas que, durante a sua vida, ocuparam uma posição de destaque na sociedade siciliana e que, durante mais de 5 séculos, escolheram ser sepultados nas cerimoniais Catacumbas dos Capuchinhos.

Durante esta visita, ficará também a conhecer os métodos de embalsamamento utilizados para preservar os corpos, as condições que as personalidades tinham de cumprir para serem sepultadas nas catacumbas e a história dos túmulos mais famosos, como o de Rosalia Lombardo ou Giovanni Pateriniti.

Note-se que, a fim de preservar o património, as catacumbas estão fechadas durante algumas estações do ano ou com horários de visita reduzidos, pelo que, se planear visitar Palermo no verão, poderá encontrar algumas limitações nestas visitas, uma vez que o calor afecta a preservação das múmias.

Detalhes de interesse

  • Preço das excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 15 euros por pessoa.
  • Duração destes passeios... Aproximadamente 40 minutos.

5. Faça uma visita guiada aos pontos mais importantes de Palermo

teatro massimo|©Daniele Motta
teatro massimo|©Daniele Motta

A melhor maneira de conhecer Palermo é com uma visita guiada a pé pelos principais sítios. Apesar de ser uma cidade muito grande, num passeio a pé de 2 ou 3 horas é possível ver as atracções turísticas mais importantes enquanto se aprende sobre a arquitetura dos edifícios da cidade, que se caracteriza por uma mistura de estilos.

Nestas excursões, poderá conhecer o Teatro Massimo, que é o maior teatro de Itália, o Mercado del Capo, a Catedral de Palermo, a Igreja barroca Del Gesu, a praça octogonal de Quattro Canti e a Martorana, que é um dos mais belos templos siciliano-normandos de Palermo, juntamente com o Mosteiro de Santa Caterina.

Durante o passeio, também se pode parar para almoçar e o passeio terminará na Piazza Giuseppe Verdi, que é o epicentro da maioria dos passeios, pelo que se pode combinar esta visita guiada com um passeio gastronómico em Palermo ou com outras actividades.

Estes passeios também são ideais se estiver a planear uma estadia curta na cidade, uma vez que em pouco tempo poderá visitar vários locais no centro histórico que definem a identidade da capital siciliana. Se é esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para conhecer Palermo em 3 dias.

Detalhes de interesse

  • Preço das excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 25 euros por pessoa.
  • Duração dos passeios... Cerca de 2 a 3 horas.

6. Passeio Gastronómico de Rua em Palermo

Panino|©Dirklaudio
Panino|©Dirklaudio

Uma das melhores maneiras de conhecer Palermo é através da sua comida, e num tour gastronómico noturno pode combinar os melhores sabores da cozinha de Palermo com as festividades da cidade. Estas excursões levam-no do Teatro Massimo à Piazza Fondeira, com uma paragem no Mercado Vucciria para degustações.

O Mercado Vucciria é, juntamente com o Mercado Ballaro, o mercado mais animado da cidade à noite e o que tem os melhores bares de rua de Palermo. Aqui pode provar comida de banca, pizza, cerveja e outras especialidades locais antes de continuar ao longo da Via Vittorio Emanuele, uma das principais vias da cidade.

Se planear visitar Palermo no inverno, estas excursões incluirão uma paragem na feira da ladra Vucciria, bem como restaurantes e bares fechados para que se possa abrigar do frio antes de continuar a excursão, e durante o verão poderá desfrutar do agradável clima local à noite. Apesar de se tratar de um passeio alcoólico, é adequado para crianças, por isso, se planear visitar Palermo com crianças, pode incluí-las no passeio.

Detalhes interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 49 euros por pessoa, incluindo as degustações e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destes passeios... Aproximadamente 3 horas.

Reserve os melhores passeios gastronómicos em Palermo

Como reservar uma excursão em Palermo?

Mulher com bebé no computador|©Sarah Chai
Mulher com bebé no computador|©Sarah Chai

Pode reservar as excursões com antecedência online ou reservar uma excursão quando estiver na cidade, embora se estiver a planear visitar Palermo em agosto ou durante os meses de verão, que é a época alta, aconselho-o a reservar antes de chegar.

Além disso, se reservar online com antecedência, pode tirar partido dos descontos que muitos fornecedores de excursões oferecem para reservas online e também organizar um itinerário para a sua viagem que combine com as excursões que reservou. Isto pode ajudá-lo a tirar o máximo partido da sua visita, uma vez que a maioria das excursões começa e termina no centro histórico da cidade.

O que é que vou ver neste tipo de excursões?

Pessoas a passear em Palermo, Sicília|©Sura Ark
Pessoas a passear em Palermo, Sicília|©Sura Ark

A resposta dependerá do passeio escolhido, mas em qualquer um destes passeios poderá descobrir os principais locais de Palermo e também descobrir através deles o espírito da cidade, que é festivo e intimamente relacionado com as diferentes culturas que habitaram a cidade ao longo da sua história.

Nos passeios a pé pela cidade, será possível ver as atracções mais visitadas, como o Teatro Massimo ou a praça octogonal de Quattro Canti, enquanto nos passeios às Catacumbas dos Capuchinhos e ao Palácio Normando será possível visitar dois dos edifícios mais representativos da cidade.

O palácio também tem uma exposição de arte com afrescos e pinturas de artistas locais, tornando-o um dos melhores museus de Palermo.

Dicas para um passeio em Palermo

Rua com varandas em Palermo|©Maria Lelegianni
Rua com varandas em Palermo|©Maria Lelegianni

Palermo é uma cidade muito grande, mas a maioria das suas principais atracções estão concentradas no centro histórico, pelo que a melhor alternativa é passear por ele ou utilizar o autocarro turístico hop on hop off para viajar entre os diferentes bairros e depois passear por cada um deles.

A cidade também tem alguns passeios alternativos, como as Catacumbas dos Capuchinhos ou os passeios da Máfia, que eu recomendo fazer, pois eles vão ajudá-lo a entender a idiossincrasia de Palermo e as diferentes fases da sua rica e longa história.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar Palermo por conta própria?

Passeio de bicicleta em Palermo|©API abroad
Passeio de bicicleta em Palermo|©API abroad

Embora seja possível visitar a cidade por conta própria, Palermo tem muitos mistérios e uma arquitetura rica que pode passar despercebida se não fizer as visitas guiadas com a ajuda de um local, por isso, para tirar o máximo partido da sua visita, recomendo que opte pelas visitas guiadas.

A maioria das visitas dura, em média, entre duas e três horas, pelo que pode poupar tempo e ver mais sítios durante a sua visita, mesmo que esteja a planear uma visita curta à cidade.

Avaliações de outros viajantes

4.8
· 4135 Avaliações
  • D
    D.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei.
  • L
    L.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma óptima forma de visitar Palermo, é possível cobrir mais território em menos tempo.
  • C
    C.
    5
    (0 Avaliações)
    O facto de terem classificado o nível de ciclismo significava que éramos todos de um nível semelhante, pelo que não era estranho pedalarmos juntos na cidade.
  • A
    A.
    4
    (0 Avaliações)
    Leve água consigo, a rota deixá-lo-á um pouco sem fôlego.
  • W
    W.
    5
    (0 Avaliações)
    A cidade é um verdadeiro labirinto, se não fosse o guia ter-nos-íamos perdido em menos de 5 minutos.