Os melhores miradouros de Tóquio
Se quiser admirar Tóquio do alto, uma viagem a um dos seus miradouros é uma óptima opção. Aqui estão alguns dos melhores para desfrutar em grande estilo.

Julieta Navarro
Tóquio é uma cidade que cativa de todos os ângulos, mas vê-la de cima permite-lhe descobrir como os seus modernos arranha-céus se misturam com os seus antigos templos e parques.
Desde a Tokyo Skytree, que domina a linha do horizonte, até ao deck de observação gratuito no Edifício do Governo Metropolitano, as vistas de cima podem revelar a vastidão de Tóquio. Entre as muitas coisas paraver e fazer em Tóquio, uma visita a um dos decks de observação é uma experiência a não perder. Aqui estão os melhores para que possa planear a sua visita e tirar o máximo partido das vistas panorâmicas que podem desafiar o seu sentido de equilíbrio.
1. Tokyo Skytree: a torre mais alta do Japão
A Tokyo Skytree é uma das plataformas de observação mais impressionantes do mundo e uma das principais atracções da cidade, frequentemente incluída numa estadia de um ou dois dias em Tóquio. Inaugurado em 2012, o edifício é uma maravilha da engenharia moderna, oferecendo vistas panorâmicas de toda a cidade e até do Monte Fuji em dias sem nuvens. Com mais de 630 metros de altura, é a estrutura mais alta do Japão.
O Deck tembo, com 350 metros, é o principal observatório.
Se procura um pouco mais de emoção, pode ir ao convés superior, a 450 metros, cujo telhado parcialmente em vidro o fará sentir como se estivesse a caminhar sobre as nuvens. Para além das vistas, aTokyo Skytree é o centro de um complexo maior, chamado Solomanchi, que inclui lojas, restaurantes e até um aquário. Se tiveres tempo, recomendo que explores estes espaços antes ou depois de subires para completares uma visita perfeita.
Tenha em atenção que esta é uma atração muito popular, pelo que é aconselhável adquirir os seus bilhetes com antecedência para evitar longas filas de espera.
Factos interessantes
- Endereço: 1-chōme-1-2 Oshiage, Cidade de Sumida, Tóquio 131-0045, Japão.
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 8:00 às 22:00 horas, aproximadamente.
- Entrada: a partir de 24 euros para adultos, cerca de 16 euros para crianças com menos de 17 anos e a partir de 9 euros para crianças com menos de 11 anos.
2. Observatório da Torre de Tóquio
Conhecido pelo seu papel como torre de telecomunicações e deck de observação, o Observatório da Torre de Tóquio é um daqueles lugares que o faz apreciar a magnitude da cidade. Localizado no distrito de Minato e construído em 1958, é um exemplo do renascimento do Japão após a Segunda Guerra Mundial, inspirado na Torre Eiffel, mas com um estilo japonês próprio.
O observatório principal fica a 150 metros de distância, com vistas que se estendem desde a Baía de Tóquio até aos subúrbios mais calmos. Para além disso, a excitante Skywalk Window é uma janela de vidro onde se pode ver a cidade por baixo dos pés.
O Top Deck, o segundo observatório, tem 250 metros de altura e oferece as vistas mais deslumbrantes de Tóquio. No sopé da torre encontra-se o edifícioFootTown, um espaço de entretenimento de quatro andares com um aquário, lojas e museus. O seu telhado tem um pequeno parque de diversões e acesso à escadaria exterior de 660 degraus.
Se estiver em boas condições físicas, subir estas escadas até ao convés principal é uma óptima forma de apreciar as vistas durante a subida. A torre é também famosa pela suailuminação nocturna, que varia consoante a estação do ano ou eventos importantes. Sem dúvida, é uma óptima opção para visitar Tóquio à noite e tirar fotografias fantásticas.
Factos interessantes
- Endereço: 4-chōme-2-8 Shibakōen, Minato City, Tokyo 105-0011, Japão
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9:00 às 23:00, aproximadamente.
- Entrada: cerca de 9 euros para adultos e a partir de 5 euros para crianças com menos de 17 anos.
3. Céu de Shibuya
No coração de um dos bairros mais dinâmicos de Tóquio está o Shibuya Sky, um miradouro moderno e minimalista situado no topo da Shibuya Scramble Square, o edifício mais alto da zona.
De uma altura de 229 metros, é possível ver não só o famoso cruzamento de Shibuya, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, mas também muitos outros pontos de interesse da cidade. O Shibuya Sky é um dos poucosmiradouros ao ar livre em Tóquio, o que o torna perfeito para desfrutar nos meses de primavera ou verão em Tóquio, quando as temperaturas são mais quentes.
O seu design minimalista e moderno, com assentos para relaxar e plataformas a partir das quais se pode observar a cidade, cria uma atmosfera ideal para admirar as vistas de Tóquio. É também uma boa ideia visitá-lo à noite, quando se pode ver o espetáculoCrossing Light a iluminar o céu de Tóquio. As excursões fotográficas nocturnas são comuns no bairro de Shibuya, famoso pelos seus sinais de néon, embora nem todas incluam uma subida ao miradouro. Para além das vistas que se estendem desde Shibuya até além da Tokyo Skytree, o Shibuya Sky tem uma área multimédia onde se pode aprender sobre a história da cidade.
Factos de interesse
- Endereço: Shibuya 2-24-12, Shibuya Ward, Tóquio
- Horário de funcionamento: Normalmente aberto todos os dias do ano, das 10:00 às 22:30.
- Entrada: a partir de 13 euros para adultos e a partir de 3 euros para crianças com menos de 5 anos.
4. Torre Mori
Se tem um interesse especial pela arte e pela arquitetura, a Torre Mori é um destino a não perder. Tem uma altura de 238 metros e um design arquitetónico que procura integrar o ambiente urbano com espaços públicos e áreas verdes. Situa-se no bairro de Roppongi e, aos seus pés, encontra-se a famosa escultura da aranha gigante, uma das mais fotografadas de Tóquio.
A partir do Tokyo City View, situado no 52º andar, pode desfrutar de vistas inigualáveis sobre a cidade. O acesso é rápido e fácil, graças aos elevadores que o levam diretamente para o miradouro.
Ao contrário de outros miradouros, a Torre Mori distingue-se pela sua atenção àarte e à cultura contemporâneas.
O Museu de Arte Mori, localizado na própria torre, complementa perfeitamente a experiência com exposições de arte contemporânea. O bairro de Roppongi oferece mais do que apenas vistas e arte. Faz parte de umcomplexo de 11 hectares de cinemas, museus, parques e muitas opções de restauração, desde fast food a restaurantes com estrelas Michelin. Uma forma divertida de visitar a torre e os seus arredores é reservar um passeio de bicicleta, pois permite-lhe ver os principais pontos turísticos deste bairro e da área circundante.
Factos e números
- Localização: 6-chōme-10-1 Roppongi, Minato City, Tokyo 106-0032, Japão.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 22:00 aproximadamente, exceto às terças-feiras, quando encerra às 17:00.
- Entrada: entre 13 e 14 euros por pessoa.
5. Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio
O Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio, também conhecido como Tocho, é um dos edifícios mais imponentes da cidade. Com um design que lembra uma catedral moderna, é famoso por oferecer vistas panorâmicas gratuitas da cidade.
O edifício, projetado por Kenzo Tange, tem cerca de 243 metros de altura e possui dois miradouros, localizados no 45º andar de cada torre, que oferecem vistas panorâmicas de 360 graus da cidade a partir de 202 metros acima do nível do mar. De lá, é possível ver a Torre de Tóquio e a Tokyo Skytree. Há também uma cafetaria na torre norte, onde pode relaxar e desfrutar de um lanche enquanto admira a vista.
Depois de admirar a vista, pode explorar a área circundante de Shinjuku, o distrito onde este edifício está localizado, que é uma área animada com uma variedade de restaurantes, bares e lojas, tornando-a ideal para uma excursão gastronómica e para apreciar os pratos típicos de Tóquio.
Factos interessantes
- Localização: 2 Chome-8-1 Nishishinjuku, Shinjuku City, Tóquio 163-8001, Japão.
- Horário de funcionamento: O observatório norte está aberto das 9h30 às 22h00, enquanto o observatório sul está aberto das 9h30 às 17h30.
- Entrada: gratuita.
- Como chegar lá: pode apanhar o metro até à estação de Tochomae.
6. Observatório Sunshine 60
A norte de Tóquio, no bairro de Ikeburo, encontra-se o Observatório Sunshine 60, de onde se pode admirar edifícios como a Tokyo Skytree e a Tokyo Tower, e até o Monte Fuji em dias claros, como durante a primavera em Tóquio. Além disso, este miradouro não só lhe dá a oportunidade de ver a cidade de cima, como também é uma porta de entrada para experiências interactivas e jogos que podem complementar a experiência.
Ao entrar no Observatório Sunshine 60, encontrará um design moderno e acolhedor, ao estilo de um jardim interior, onde poderá desfrutar da tranquilidade e da beleza da natureza. A taxa de entrada é acessível e a experiência é mais do que apenas olhar pelas janelas.
Sunshine City é o lar de várias atracções que complementam a sua visita ao observatório, incluindo um planetário, museu, aquário, lojas e restaurantes. É também um local popular para eventos ao longo do ano, incluindo exposições, concertos e actividades interactivas. Está localizado perto da estação de Ikebukuro, uma das estações mais movimentadas de Tóquio, o que facilita o acesso ao complexo.
Informações úteis
- Localização: Japão, 〒170-8630 Tóquio, Cidade de Toshima, Higashiikebukuro, 3-chōme-1 Sunshine City Sunshine 60 Building 60F.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 11:00 às 21:00 horas, aproximadamente.
- Entrada: aproximadamente 4 a 7 euros para adultos e 3 a 4 euros para crianças.
7. Caretta Shiodome Sky
A Caretta Shiodome Sky View está localizada no distrito de Shiodome, no sul de Tóquio. Este ponto de vista é uma excelente escolha se preferir um lugar menos turístico e mais calmo para desfrutar da paisagem urbana. O miradouro situa-se no 46º e 47º andar do complexo Caretta Shiodome, a cerca de 200 metros acima do nível do mar, num edifício que combina escritórios, lojas, restaurantes e espaços culturais, e é gratuito.
Este miradouro distingue-se pelas suas janelas altas que permitem uma vista desobstruída da Ponte Arco-Íris, que liga Odaiba ao centro da cidade, e dos Jardins Hamarikyu, entre outros.
Perto deste edifício encontra-se o Relógio do Studio Ghibli, com 12 metros de altura, que é de particular interesse para os fãs de animação. Desenhado por Hayao Miyazaki, é imperdível, especialmente durante a época natalícia, quando se enche de luzes e o ambiente festivo melhora a experiência. Situa-se na Torre Nitele e está normalmente em funcionamento todos os dias às 12h, 15h, 18h e 20h.
Factos interessantes
- Localização: Japão, 105-0021 Tóquio, Minato City, Higashishinbashi, 1-chōme-8-1, Catetta Shiodome, 46F.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 11:00 às 23:00 horas, aproximadamente.
- Entrada: gratuita.
8. Centro Cívico de Bunkyo
O Centro Cívico Bunkyo é notável pelo seu design de deck de observação. Localizado no 25º andar no distrito de Bunkyo, este deck de observação oferece uma vista de 330 graus da cidade, desde a famosa Cúpula de Tóquio até os tranquilos jardins que cercam a área.
A subida ao miradouro é rápida e fácil, pois basta apanhar alguns dos elevadores comuns até ao 25º andar, situado a uma altura de cerca de 105 metros.
Para lhe proporcionar vistas desobstruídas de pontos de referência reconhecíveis, como os arranha-céus de Shinjuku, o miradouro tem janelas inclinadas para reduzir o brilho da iluminação interior. Este local é perfeito para umavisita fotográfica a Tóquio, uma vez que está menos cheio de turistas, dando-lhe muito tempo para captar imagens deslumbrantes sem interrupções. A entrada é gratuita, por isso é uma óptima opção se estiver a viajar com um orçamento limitado.
Factos úteis
- Localização: 1 Chome-16-21 Kasuga, Bunkyo City, Tóquio 112-8555, Japão.
- Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 às 23:00 aproximadamente.
- Entrada: gratuita.
9. Hachitama, a plataforma de observação do edifício da Fuji TV
O edifício da Fuji TV em Odaiba é uma obra-prima da arquitetura futurista japonesa. A sua distinta esfera gigante, que parece estar suspensa no ar, alberga o miradouro Hachitama, com 123 metros de altura. A partir destas alturas, as vistas da baía de Tóquio são espectaculares. Se fores a 10 coisas para ver e fazer em Tóquio no inverno
O que o distingue dos outros miradouros é a sua estrutura, pois estar dentro de umaesfera metálica suspensa no ar é uma experiência única.
Uma vez lá dentro, o miradouro oferece muito mais do que apenas vistas, uma vez que são frequentemente exibidos conteúdos relacionados com os programas e a história da Fuji TV. A taxa de entrada é acessível e não há necessidade de reservar bilhetes com antecedência, uma vez que normalmente não há filas nem multidões de visitantes. Se desejar, podereservar uma visita privada a Tóquio e incluir uma paragem no Edifício da Fuji TV para apreciar as vistas e ver um lado mais moderno da cidade.
Factos úteis
- Localização: 2-4-8 Odaiba, Minato, Tóquio.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00 horas, aproximadamente.
- Entrada: a partir de 4 euros.
10. Miradouro do Centro Cultural e de Informação Turística de Asakusa
Asakusa é um bairro que se destaca por ainda conservar vestígios da sua história. Nesta zona não se encontram arranha-céus e torres altas, por isso, embora o miradouro do Centro Cultural e de Informação Turística de Asakusa não seja tão alto como os outros, oferece vistas inigualáveis e mais detalhadas, e a entrada é gratuita.
O design é obra do arquiteto Kengo Kuma, conhecido pelo seu estilo que mistura o tradicional e o moderno. A sua estrutura assemelha-se a uma pilha de casas, destacando-se na paisagem urbana de Tóquio.
A partir deste edifício de 8 andares, é possível ver o famoso Templo Senso-Ji e a área circundante do Rio Sumida, entre outros. Ao contrário de outros observatórios de Tóquio, este não se concentra em alturas vertiginosas, mas dá-lhe uma visãopróxima e detalhada do distrito de Asakusa. É também um local conveniente se estiver a visitar Tóquio com crianças, uma vez que existem áreas de descanso.
Factos interessantes
- Localização: 2-chōme-18-9 Kaminarimon, Cidade de Taito, Tóquio 111-0034, Japão.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 09:00 às 20:00, aproximadamente.
- Entrada: Gratuita.